Menu principal

Fotografando nossos relógios

Iniciado por nilomis, 17 Setembro 2009 às 14:06:32

tópico anterior - próximo tópico

vinigrando

Valeu Nilo,

Acho que eu vou ter que acabar comprando um polarizador pra ajudar e mais pra frente uma lente macro.

Algumas das fotos eu tirei com uma 35mm (cam aps-c) e outras com uma 200mm (cam aps-c).
Mas a distância mínima de foco é bem grande nos 2 casos, tive que cropar pra elas ficarem melhores.

Amanhã tem mais!

Abraço
Vini

igorschutz

Vini,

A lente macro ajuda bastante, mas não faz milagres.
As fotos estão muito legais, bonitas mesmo!

Na primeira e na segunda, o reflexo do vidro atrapalhou um pouco, e o mostrador perdeu detalhes.
É provável que um filtro polarizador melhorasse muito estas fotos. Se você puder, adquira um, já que é um acessório relativamente barato e que é uma mão na roda.

A terceira foto está excelente, digna de vencer um dos nossos Concursos.
Se eu tivesse que forçar uma crítica, diria para você colocar o relógio um pouco mais para esquerda, e não tão no canto, já que ele é a estrela da foto.

A quarta foto também está legal, mas não sei se a escolha da cor dos reflexos foi proposital ou apenas aleatória. Se foi proposital, eu escolheria outras cores.
O lado amarelo ficou muito bom, inclusive para ressaltar o polimento do relógio. Já o lado vermelho ficou "chapadão" demais. Talvez se você tivesse girado o relógio um pouquinho mais para a direita a coisa teria melhorado.

É muito bom ver mais colegas participando deste tópico. Mantenha-o atualizado, sim? Vá mandando suas fotos!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

vinigrando

Valeu Igor,

Acho que vou começar a postar mais aqui, as vezes a gente não vê alguns detalhes, como por exemplo o reflexo vermelho dum lado e amarelo do outro (isso tinha passado despercebido por mim).

Quanto a lente eu sei que não faz milagres, mas eu sei que ajuda e muito. Meu problema é que eu não consigo chegar perto do relógio pra tirar as fotos porque minhas lentes não focam de perto. Ai não consigo ver todos os detalhes e reflexos no viewfinder.

Mas hoje de tarde vou praticar mais... já adiantando vou levar o RM2 pra piscina! ;D

Dei uma mudada nas fotos (aquela em P&B e uma outra).
Na em P&B eu não consigo puxar o relógio muito pro centro porque eu tirei a foto muito pro lado.

Ai vai

nilomis

Vini,

Melhorou bastante. Acho que v. gostaria de dar uma olhada neste artigo sobre composição fotográfica. Artigos como esses me ajudaram a olhar fotos com outros olhos.

Bom, o dia de hoje, e todos antes do natal) foi cheio e somente tive uns 15 minutos para tentar uma composição.

Coisa feita nas "carreiras", sem muito capricho. Esqueci de limpar os relógios ...

Meu objetivo hoje era o de tentar (incrível como é difícil) capturar a luz da forma como ela estava (fim de tarde).

Vamos lá:

Edição (só ajustes mínimos) via Apple Aperture (ainda tenho que ler o manual).

Abs e que todos tenham uma excelente semana,

Nilo

rlessa

Uma foto dessa do 3706, mas não consigo nem a pau... :-\ :-\ :-\ :-\
Esse e o Speedmaster são de desistir de fazer foto... :-[

Nilo qual é a dica para não ter reflexo? pouca luz?

nilomis

Citação de: r.lessa online 20 Dezembro 2009 às 20:58:33
Nilo qual é a dica para não ter reflexo? pouca luz?
Lessa,

O "pulo do gato", se é que tem, é:

a) Fotografo no final da tarde usando uma parede branca como "refletor".
b) Uso, quase que sempre, um filtro polarizador. Sobre este filtro, v. gira e o reflexo some (as vezes). Compre um, serão os dólares mais bem gastos que v. fará (aí deve custar "peanuts").

Abs,

Nilo

rlessa

Citação de: nilomis online 20 Dezembro 2009 às 21:05:36
O "pulo do gato", se é que tem, é:

a) Fotografo no final da tarde usando uma parede branca como "refletor".
b) Uso, quase que sempre, um filtro polarizador. Sobre este filtro, v. gira e o reflexo some (as vezes). Compre um, serão os dólares mais bem gastos que v. fará (aí deve custar "peanuts").

Abs,

Nilo

Eu tenho o filtro, olha só a ultima que tentei... o maldito reflexo lá...

nilomis

Citação de: r.lessa online 20 Dezembro 2009 às 21:13:21
Eu tenho o filtro, olha só a ultima que tentei... o maldito reflexo lá...

Lessa,

Neste foto está visível que o 3706 está virado para um lado que tem um reflexo não uniforme.
Tente virar o mostrador para uma coisa branca, localize um ângulo onde o mostrador fique uniformemente iluminado e ... bingo.

Agora se v. quer um bom desafio, tente fotografar um Longines Diver (Heritage) -- Acho que v. tem um. Este nem o filtro tira os reflexos.

Abs,

Nilo 

rlessa

Citação de: nilomis online 20 Dezembro 2009 às 21:23:53
Lessa,

Neste foto está visível que o 3706 está virado para um lado que tem um reflexo não uniforme.
Tente virar o mostrador para uma coisa branca, localize um ângulo onde o mostrador fique uniformemente iluminado e ... bingo.

Agora se v. quer um bom desafio, tente fotografar um Longines Diver (Heritage) -- Acho que v. tem um. Este nem o filtro tira os reflexos.

Abs,

Nilo 

Nilo achei ele mais fácil que o 3706... mas fiz poucas fotos dele...

Eu não tenho a "mesa do Igor", mas vou pensar em algo para refletir a luz no 3706 e speedmaster... esses dois me deixam desanimado :-[

nilomis

Citação de: r.lessa online 20 Dezembro 2009 às 21:38:18
Nilo achei ele mais fácil que o 3706... mas fiz poucas fotos dele...

Eu não tenho a "mesa do Igor", mas vou pensar em algo para refletir a luz no 3706 e speedmaster... esses dois me deixam desanimado :-[
Lessa,

Note, na foto do Longines, que ainda há reflexos e a borda/bezel polido está refletindo tudo ao redor do relógio. É aí que mora o perigo.

Quanto a "mesa do Igor" ela não só não resolve os reflexos como cria outros. Há que se fazer um enorme investimento, em tempo, até achar uma forma correta de difundir a luz. Tenho usado a mesa muito pouco (ela fica "lá em baixo" e da preguiça descer até lá) mas tive que colocar uns tantos difusores até acertar tudo.

Abs,

Nilo

nilomis

Lessa, Turma,

As vezes um reflexo até que da uma certa vida na imagem:

Amanhã, cedo, o 3706 dará entrada no SPA para um belo e merecido polimento.
Fotografando é que vi o estado da lateral do mesmo.

Abs,

Nilo

rlessa

Ficou show esse reflexo no vidro, já é preparatório para o espelho? ;D

Ontem a noite fiquei brincando com luz artificial e hoje pela manhã com a natural, fiz uma cacetada de foto e de cada 30... aproveitava 4... ;D ;D

Outro que dá trabalho é esse JLC o mostrador reflete luz pra caramba...

Esse 3255 é fácil de fotografar... acho ::) ::)

igorschutz

Estas últimas fotos ficaram bacanas Lessa.

O negócio é esse mesmo, ir tirando um monte de fotos para pegar experiência. Quando você estiver manjando bem, esta relação entre fotos tiradas e fotos aproveitadas aumentará bem!

Em relação àquela foto do 3706 acima, o problema é que tem alguma coisa branca refletindo no mostrador (um quadro, será?). As vezes, quando acontece isso comigo, abro uma cartolina preta na direção do reflexo, para cortá-lo.

Um abraço,

Igor

nilomis

Lessa,

Nas duas fotos acima v. está usando "auto exposure" com "shutter priority". Sim, Igor, eu olho o EXIF das fotos.  8)

Baseando-se nas minhas "brigas" com a Canon (primeiro com uma XTi e depois com a 50d) o "seu" Canon não se da bem com fotos macro (acho que nem o "seu" Nikon) em qualquer um dos modos automáticos.
Por inacreditável que possa parecer, uma "point and shoot" Sony e outras, funcionam melhor em modos automáticos.

Eu sei que é um pé, mas tente passar para modo manual, incluindo o foco, e veja as diferenças em termos de detalhes.
A tua XTi pode e deve dar resultados muito melhores em manual.

Tente, também, tirar o relógio do centro da foto, dando espaço (para a esquerda ou direita).
Os meus "gurus" do Time Zone "Time Exposure" sempre me puxam as orelhas, quando não deixo espaço para o relógio respirar.

Veja meu comentário acima sobre a composição.

Abs,

Nilo

igorschutz

Citação de: nilomis online 21 Dezembro 2009 às 08:15:37
Eu sei que é um pé, mas tente passar para modo manual, incluindo o foco, e veja as diferenças em termos de detalhes.

Isso é uma verdade!

Para fotos de relógio, o ideal é que você use a câmera no "M" ou, no máximo, "Tv" ou "Av", dependendo das condições de luz.
Usar as programações da câmera é furada, a não ser que você queira fazer apenas aquela foto rápida e sem qualidade, só para deixar registrado o momento.

Independente da opção selecionada, o foco manual é imprescindível para uma foto de qualidade.

Um abraço,

Igor

nilomis

Turma,

Como o Igor não está mais postando (quebrou a máquina?), estou com a foto de hoje.

Estou fazendo uma fotos para um amigo (isqueiros) e aproveitei a "mesa do Igor" para uma foto rápida.

Sub 1680 depois da troca dos ponteiros (um dia eu chego lá)

Abs,

Nilo

igorschutz

Citação de: nilomis online 23 Dezembro 2009 às 13:53:01
Como o Igor não está mais postando (quebrou a máquina?)...

Pelo visto, só vou poder tirar novas fotos de relógio ano que vem.
Neste restinho de 2009, só fotos de Natal e Ano Novo...  :'( :'( :'(

Um abraço,

Igor

nilomis

Natal com chuva

Aproveitando uma manhã calma e chuvosa em SP: (E com o Igor não verificando o ruído das minhas fotos :o)

(Na chuva)

(Nesta foto deu para pegar os 10:08!!)

Abs,

Nilo

igorschutz

Citação de: nilomis online 25 Dezembro 2009 às 10:25:53
E com o Igor não verificando o ruído das minhas fotos :o

Nessas épocas de festividades a gente fica mais manso e acaba relevando essas coisas... ;D

Um abraço,

Igor

P.S.: Passando o Natal em família aqui em Brasília, o pessoal tomou nota que agora virei "fotógrafo". Então já viu né? Fui incumbido de registrar todas as festas... :P

nilomis

Já que o "seu Igor" está em Brasília (coitado), vamos aprontar:

(Chuva verdadeira - o nome do vaso, aprendi ontem com quem me deu, é Banksia!)

Notem que o IWC 3706 voltou renovado do "SPA".

Foi o último grande trabalho/milagre do ano de Mestre Gabriel.

Abs,

Nilo