Menu principal

Fotografando nossos relógios

Iniciado por nilomis, 17 Setembro 2009 às 14:06:32

tópico anterior - próximo tópico

nilomis

Turma,

Gostei das três fotos:

Pavanato: Grande idéia. Como é que v. parou os relógios? Controle da mente?

Tang: Gostei do conceito de usar como "prop" (o controle remoto, no caso) uma coisa do dia dia.

Fernando: Tipo da foto que eu gostaria de ter tirado.

Abs,

Nilo

igorschutz

Citação de: Sá online 27 Fevereiro 2010 às 13:31:33
Pela criatividade, votaria nela se estivesse no concurso.

Somos dois!

Um abraço,

Igor

P.S.: Inclusive comentei com o Pavanato, antes dele postar a imagem aqui, para que postasse no Concurso, mas acho que ele não chegou a ler minha mensagem, deixada no Flickr. Esta seria uma foto pra ganhar!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Marcelo Costa

com certeza Pavanato...essa vc. deveria ter aproveitado para o concurso que aliás está terminando o prazo.

Agora pergunto... se ele tirasse outra foto do mesmo assunto, apenas mudando o ângulo valeria?

Ou tem que ser tudo inédito?

Abs

Marcelo

nilomis

Citação de: Marcelo Costa online 27 Fevereiro 2010 às 19:49:09
Agora pergunto... se ele tirasse outra foto do mesmo assunto, apenas mudando o ângulo valeria?
Ou tem que ser tudo inédito?
Na minha modesta opinião, pelas regras, se ele mudar um só "bit" na foto, vale.

Palpite:

Pavanato: Ponha um número menor de relógios e tente melhorar o foco.

Abs,

Nilo

Alberto Ferreira

Salve!

Legal mesmo, Pavanato!
Grande sacada.

Eu também gosto assim, uma câmera e uma idéia na cabeça!

Eu creio que a "fila" saindo gradativamente do foco ficaria legal.

Abraços!
Alberto

ACPavanato

Muito obrigado meus amigos Sá, Nilo, Marcelo, Igor, Alberto,   ... então quando a gente não tem o que fazer, fica inventando moda!  ;D  ;D  ;D
Esta agora é sem luz nenhuma, apenas com o reflexo da luz de uma lâmpada do corredor, mas esta muito "granulado" mas mesmo assim gostei do resultado.

Amanhã vou tirar a foto do Concurso, tenho uma idéia em mente e se der certo vai ser "a foto"!  ;)  ;)  ;)

Abraços!

ACPavanato

leon

Citação de: Marcelo Costa online 27 Fevereiro 2010 às 12:13:23
Igor....Photoshopada nela!

Cortei e borrei as bordas:

Abs

Marcelo

Parabéns amigo Marcelo , sem comentários.........
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

nilomis

Homenagem ao Pavanato:

MASP, em um domingo bem com cara de São Paulo, tinha levado a minha G11 para mostrar para um amigo e vendo uns relógios numa barraca ...

Canon G11, tudo no automático.

Abs,

Nilo

Jefferson

Olá pessoal,

Muito legais as fotos do Pavanado e do Nilo. Parabéns!

Então este é o tipo de coisa que se encontra na feirinha Nilo?! Gostei.  :D

Sua foto meu deu uma idéia: um dos colegas do fórum poderia fazer uma "reportagem" com muitas fotos, mostrando como é a Feira do Masp, para postar no Fórum. Assim, o pessoal que, como eu, está longe de São Paulo, poderia conhecer um pouco da feira.

O mesmo é válido para colegas que conheçam outras feiras pelo Brasil.

Fica a sugestão.

Abraços,

Jefferson

ACPavanato

Citação de: nilomis online 28 Fevereiro 2010 às 15:36:29
Homenagem ao Pavanato:

MASP, em um domingo bem com cara de São Paulo, tinha levado a minha G11 para mostrar para um amigo e vendo uns relógios numa barraca ...

Canon G11, tudo no automático.

Abs,

Nilo

Obrigado pela lembrança Nilo - gostei muito da homenagem!  :-*  :-*  :-*

Gostei também das fotos, assim mato um pouco da saudade de Sampa e do MASP. Valeu!  :D

Imagino que esta é a banca do nosso amigo J.A. Moraes, tô certo?

Abraços!

ACPavanato

nilomis

ACPavanato

Mais uma da série   ...Na fila!

Abraços!

ACPavanato

igorschutz

Tirei umas fotos de um movimento Longines 431 (high beat, 36.000 bph, utilizado na linha Ultra Chron), mas não gostei nem um pouco do resultado.

Segue para apreciação:

Alguém teria alguma sugestão?

Eu tô achando mesmo é que vou arrumar uma desculpa para comprar uma lente MP-E 65mm... ::)

Um abraço,

Igor

Marcelo Costa

Igor, as fotos se prestam bem para mostrar alguns detalhes do movimento mas realmente se pensarmos em termos de "arte" elas não ficaram muito legais mesmo.

Fotos de movimentos não tem muito o que fazer em termos de composição mas talvez se tentar alguns angulos diferentes e melhorar a iluminação a foto "apareça". Você usou flash, né? Acabou destacando muito as irregularidades e defeitos do movimento.

Se pediu um "pitaco", já dei o meu!  ;)

Abs

Marcelo

Alberto Ferreira

Salve!

Bem,...
Como pedido pelo Igor, aí vai o meu "comentário".

Na verdade, as fotos macro de movimentos correm muito o risco de fugir do aspecto artístico e, na minha opinião, elas sempre entram mais no técnico. Digamos, no aspecto de mostrar (enfatizar) detalhes, etc.

Aí, a menos que seja uma reportagem para mostrar os defeitos, aquele tipo de foto em que se mostra algo defeituoso ou feio, eu creio que o movimento tem que estar impecavelmente limpo.
Caso contrário o efeito é mesmo "desagradável".

Abraços!
Alberto

PS: Voces reoararam uma ilusão de ótica que ocorre nesta foto?

Ao fazer um scroll, pelo menos no meu monitor, parece que a roda central gira.
;)

igorschutz

Obrigado amigos!

Alguns comentários:
- Não usei flash. Nesse caso foi luz contínua mesmo.
- Estas fotos estão no máximo de aproximação que minha lente (EF 100 mm Macro) aguenta. Mais próximo que isso, só com a tal MP-E 65mm.
- O movimento está totalmente sujo e sem manutenção há muitos anos (décadas). O relógio tem crostas de sujeira. Um horror! Vai para revisão já, só estou aguardando uma pulseira de couro (veio com uma original de aço).
- Gostaria de fazer fotos bonitas de movimento, iguais as do SteveG.
- Acho que eu deveria ter usado uma abertura menor, a fim de focar todo o movimento.
- Acho, também, que está faltando tridimensionalidade às minhas fotos. Não sei se isso se resolve com ângulo e iluminação (pode ser que sim). Tenho que estudar para ver como faz.
- Tirar fotos [boas] de movimento é muito mais difícil do que parece. Não é só apontar e tirar.

Um abraço, e continuo aberto à críticas e comentários!

Igor

nilomis

Igor, Turma,

Sobre as fotos, concordo com todos os comentários.

Acrescentaria que, para ter mais profundidade de foco, v. não deveria fotografar com a distância mínima.
O artigo sobre Profundidade de Foco (Wikipedia) nos informa que: "Quanto mais próximo se está do assunto a se fotografar, menor será a profundidade de campo que se obterá".

Com os 15+ milhões de Megapix da tua máquina, v. bem que pode fotografar o movimento com um pouco mais de distância e fazer o corte do detalhe (movimento, no caso) desejado. Uma foto com 15 Megapix contém (peguei um exemplo meu) 4752 x 3168 pontos. Da para cortar bastante e ainda publicar a foto sem qualquer ajuste de resolução.

Fotos de movimentos pertencem a duas categorias:

a) Análise do movimento

São fotos como as do Walt Odets, onde ele usa um microscópio, e cujo princípio é de mostrar partes e peças de movimentos:

(Foto by Walt Odets - TimeZone)

Nestas fotos a iluminação e o ângulo da lente são intencionalmente feitas para exibir todo e qualquer detalhe.

b) Estética do movimento

São fotos onde se pretende mostrar a beleza do movimento.
Nestes casos os detalhes, embora importantes, são menos relevantes interessando mais a harmonia do conjunto.

(Copyright 2005 - 2008 Paul Delury - TimeZone)

Neste tipo de foto o uso de novas (ou não tão novas) técnicas como o "High Dynamic Range" (HDR, ou Grande Alcance Dinâmico, em português) podem se mostrar úteis.

Juntando tudo e o resto:

O Harry SK Tan, um fotógrafo de Singapore me parece que consegue juntar as duas coisas.

Sigam este link aqui. Demora para carregar mas, depois, pode-se fazer zoom do movimento e ... morrer de inveja tanto da foto como do movimento :P.

Abs,

Nilo

Nota: Ontem, "jogando conversa fora no MASP" fiquei sabendo que há pessoas que, por motivos inexplicáveis, reduzem na própria máquina as fotos. Isto é um erro básico (a máquina irá jogar fora informações) e deve-se, sempre, fotografar na resolução e tamanho no máximo, deixando para depois um eventual ajuste de tamanho.

igorschutz

Nilo,

Ótimos comentários, como sempre! Obrigado.

Eu procurei tirar as fotos de perto para obter o melhor foco possível, o que não sei se eu conseguiria tirando fotos mais distantes (será que este é o segredo?).

Morro de raiva por nunca conseguir tirar uma foto focada (sharp) o bastante, mesmo em f/8 e com ajuda de tripé, trilho para macro, etc., etc. Sempre acho que minhas fotos estão mais borradas (soft) do que normalmente vejo por ai na internet.
Não sei se o problema é comigo ou com a câmera, mas acho que é a segunda opção.

Vou fazer mais testes no próximo fim de semana pra ver no que dá.

Muito obrigado pelos comentários.

Um abraço,

Igor

nilomis

Citação de: igorschutz online 01 Março 2010 às 10:10:56
Eu procurei tirar as fotos de perto para obter o melhor foco possível, o que não sei se eu conseguiria tirando fotos mais distantes (será que este é o segredo?).
Morro de raiva por nunca conseguir tirar uma foto focada (sharp) o bastante, mesmo em f/8 e com ajuda de tripé, trilho para macro, etc., etc.
Igor,

Duas ou três coisas:

a) V. está ainda tirando fotos com a máquina ligada ao micro? Eu uso o "Live View" da 50d (acho que a tua tem o mesmo recurso) e uso o zoom do "live view" para acertar o foco.

b) A abertura f/8, assumindo que v. esteja usando a Canon 100mm, não é a melhor delas. Estudei esta lente e fiz testes. Achei que o ponto ótimo está entre f/10 e f/14 ou ainda f/16.

c) V. está com o último "firmware" para a tua máquina? Tem um novinho, aqui.

Abs,

Nilo

Gravina

Citação de: ACPavanato online 27 Fevereiro 2010 às 13:27:41
Sábado sem tem o que fazer  ;D  ;D  ;D, fiz esta foto aqui:

- NA FILA PARA REPAROS, ou seria melhor - NA FILA DO SUS  ;D  ;D  ;D

Vou procurar ainda um melhor ângulo, mas estou testando as qualidades da nova aquisição - Sony H20 -  :D

Abraços!

ACPavanato

:o :o :o :o :o :o :o :o
CASPTAROLA!!!!

Não entendo PN de fotos, mas respeito e admiro os detentores da técnica, bem como gosto de apreciar o que é belo!
Com certeza, esta é uma das fotos mais belas que já vi sobre o tema relógios!!!!
Parabéns Pavanato!!!

Um abraço

Gravina