Menu principal

Comprando Vintages

Iniciado por O Cara, 23 Setembro 2009 às 21:41:04

tópico anterior - próximo tópico

O Cara

Quais os cuidados que vocês tomam na hora de comprar um relógio vintage?

Digo mais com relação ao estado do mesmo, necessidade de fazer revisão, conserto, reforma etc
.

E também com relação à falsificações, existe falsificação de vintages?

Não quero entrar em detalhes sobre pesquisar idoneidade do vendedor, pois assumo que isso é uma prática já comum à qualquer comprador que se preocupe com seu dinheiro.

Estava conversando com o Zé e me desanimei um pouco de comprar vintages, pois geralmente se gasta o preço pago (ou até o dobro do preço pago) em uma revisão com alguma eventual troca de peças, gastos que dificilmente se tem com os relógios novos.
Vou tomar mais cuidado daqui pra frente ao comprar um vintage.
Um abraço
Fábio

solano

Amigo

Só uma palavra me basta : SORTE !!!! :D :D :D Eu tive, e acho que vale MUITO à pena ! Os vintages são baratos, fiáveis e bonitos.

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

igorschutz

Fábio,

Infelizmente, comprar relógio vintage é um exercício de paciência.
Se você não estiver falando com um entendido, que saiba e esteja disposto a lhe dar todas as informações, o negócio é meio na sorte mesmo. Não existe "dicas"...

Muita gente já deixou os vintages de lado por causa dessas surpresas que, não importa quão diligente você seja, inevitavelmente ocorrerão!

Eu não abri mão totalmente de comprar relógios antigos, mas já perdi muito do meu interesse por eles.
Só compro vintage se realmente for um relógio excepcional em termos de exoticidade/raridade/destaque. Prefiro os modernos, até mesmo em razão de resistência a água, conservação, etc.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

É verdade! Comprar vintages pode ser uma caixinha de surpresas. Mas vou dar algumas dicas/opiniões:

- esse negócio de comprar por X e gastar mais X é relativo. Procure (e isso serve para todos) desvincular o preço pago com o preço do conserto. O que é melhor: pagar 50 e gastar 300 para consertar (total 350), e no final ter um relógio de 700, ou comprar por 600, gastar 50 (total 650) e ter um relógio dos mesmos 700? Exemplo pessoal: meu Seiko 6105-8110 me custou uns 500, gastei mais uns 300 (mais da metade) para deixá-lo zero. No fim, ele ficou em um estado absurdamente excepcional, estéticamente, técnicamente, e no quesito originalidade, como raros exemplares NO MUNDO.

- preocupe-se com a marca do relógio. Umas disponibilizam peças de reposição até hoje. Outras, as peças são raras no mundo todo. Como saber qual é qual? Experiência.

- para umas marcas e modelos, dê preferência para aqueles cujas máquinas e caixas estão em melhor ordem. Todo o resto dá-se um jeito.

- para outras marcas e modelos, dê preferêcia à mostradores, ponteiros e pulseiras intactos. Na máquina e na caixa, dá-se um jeito.

- quase tudo tem jeito. É uma questão de $$$.

- por exemplo, vidros são peças que praticamente tem-se jeito sempre. É um item de menor importância. É fácil adaptar um igual. EXCETO Seiko: são os relógios com os vidros mais complicados, cujas adaptações ou ficam uma merda tecnicamente ou matam com o visual do relógio. É um dos raros relógios em que o vidro, quando mineral, é de suma importância que esteja em ordem e/ou seja original.

- falsificações são raras, mas frankensteins são comuns. Tá cheio de relógio "montado" por aí. Tudo original, mas uma peça de um , outra de outro, de épocas diferentes, referências diferentes, e por aí vai. Tecnicamente e esteticamente o resultado pode ser ótimo, mas no quesito originalidade fica uma droga.

- e com isso, estabeleça seu critério: prefere um vintage com visual impecável, mesmo que com peças reformadas ou não originais, ou um todo original, mesmo que meio feinho?

- porque se quiser as duas coisas, é caro. Muito caro. Exemplo pessoal: meu Seamaster 300. Custou caro na compra, custou caro na restauração, mas ficou aquela coisa que vocês viram. Modéstia à parte, está como raros exemplares no mundo também. Todas as peças, sem exceção, são originais da Omega. Até os pinos da pulseira, até a graxa usada nos cliques do bezel e o silicone usado na junta de vedação.

É viadagem também? É. Mas para mim, vintage fodido é só mais um relógio fodido. Não me interessa, não gosto, não uso e não quero nem de graça, nem que seja o único exemplar no mundo.

São as coisas que me lembrei assim nesta hora.

Abraços!

Adriano

Arrais

MUUUUIIIITOOOOO BOM, Adriano. Gostei de ler as dicas. Como vc não gosto de vintages detonados..se é para ter um- tem q ser 100% e não tem jeito :é caro pra caramba. Mas vale a pena...

;D ;D ;D ;D ;D

até agora só tenho um e depois q voltou do Carregalo está 110%.

LUW

Antes de mais nada, a coisa mais importante é achar o dito cujo que vc quer... ::)
Estar atrás de qualquer coisa, desde que lhe seja interessante, é bem mais fácil do que estar atrás de alguma marca ou modelos específicos. Aí é um teste de paciência (e sorte!) para achar aquilo que vc quer, do jeito que vc quer e no preço que vc acha que deve pagar  :-\.
[ ]s
Luciano

Cigano

Então tive sorte com 3 antigos que comprei 1 Orient 3 estrelas 21J cal 4694 automatic está em boas condições, +1 Orient 3 estrelas 21j cal.1942 automatic que comprei como "no estado" porem está funciando normal mais deixei de usar ele para mandar fazer uma revisão e outro que chegou hoje um Ruhla á corda manual antimagnético em ótimo estado todo original com selo do IPÌ ainda no fundomuito zero, disse o vendedor ter usado pouquissímas vezes!!
Eu adoro os Seiko´s e os Orient´s antigos tomara que o próximo seja um Orient KD no qual acho muito bonito!!

Abraços
Cigano!!
Abraços,
Cigano!

automatic

Procuro comprar no melhor estado possível.
Aqueles que só precisam de polimento e troca de vidro no máximo.

E aprendi uma coisa: Quando a peça está boa é cara mesmo !!! Não existe peça boa baratinha...

Cigano

Citação de: automatic online 24 Setembro 2009 às 00:17:20
Procuro comprar no melhor estado possível.
Aqueles que só precisam de polimento e troca de vidro no máximo.

E aprendi uma coisa: Quando a peça está boa é cara mesmo !!! Não existe peça boa baratinha...

Isso é verdade quando o preço está muito baixo do praticado pelo peça é pq ai tem algo para se fazer nele !!
Abraços,
Cigano!

rlessa

Prefiro pagar mais (e já paguei...} e ter a peça em condição e original... concordo com o Adriano.

Veja meu UG Polirouter... todo bonito, mas sem a coroa original... aí se pensa.. uma coroa é fácil.....e quem disse que eu consigo achar a m**** da coroa????? 3 meses de procura e nada!!!!!!!

Clélio

Bem, eu acho que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso, pois os meus relogios são quase todos antigos, novos só os que ganho, invariavelmente de propaganda  ;D
    Alguns que comprei não estão nas melhores condições, por exemplo um Aquastar, cujo mostrador perdeu o verniz...sei que encontrar um mostrador para esta peça é quase impossivel... :'( poderia enviar pra Sarica... mas tenho medo do resultado :-\
    Mas mesmo assim gosto muito desta peça, mesmo tendo usado rarissimas vezes, isso se dá por empatia, sei lá  ???

Abs

O Cara

Eu não comprei muitos vintages e decidi que daqui pra frente só vou comprar algumas raras peças que me interessarem mesmo, pagando o preço que for preciso para elas ficarem em excelente estado.

Eu me conheço, se comprar um vintage meia boca vou acabar não usando mesmo e não me interessa relógio só para fazer número.

To com 2 pepinos aqui e um meio pepino que to vendo que vai sair mais caro do que eu esperava, sem contar o famoso Aseikon de R$1,00 que arrematei, paguei 13,50 de frete (R$14,50 no total), cheguei a conclusão que teria sido melhor encher meu cilindro de GNV com esse dinheiro, daria para encher 2 vezes.

Resumindo, vou me voltar mais para os relógios novos mesmo e vintage só se a peça valer muito a pena pois além de tudo, não tenho conhecimento apurado para avaliar um vintage, saber se terá uma restauração fácil, se será cara a revisão dele, etc.
Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Eu concordo com o que disse o Adriano, em especial na questão do "investimento" na peça e na sua reforma.

Por outro lado, a meu ver, a questão é mesmo aquela...

A "Ética" ou a "Estética"?

No primeiro caso, eu me refiro à priorização da parte da história, não exatamente ao fato de ser histórica, mas sim ao de se aceitar as suas marcas (de uso e natural envelhecimento).
Particularmente, eu acho isso perfeitamente aceitável e em muitos casos não tentaria restaurar.

No segundo caso, deixar a peça como no dia em que saiu da fábrica...
Não é impossível. Mas em geral exige tempo, conhecimentos, sorte e grana.
Se é "caro"? Eu não sei.

Mas se a peça adquirida não tiver "condições mínimas" (estado geral, originalidade, disponibilidade de peças, etc...), não dá não!

Ou melhor, dá...
...frustrações e aborrecimentos.

Abraços a todos!
Alberto

solano

Tudo certo, MAS certas marcas são mais fiáveis... Eu dei muita sorte com os ETERNAMATIC, são ótimos na compra e a revisão não é cara, além de achá-los lindos !!!! :D :D :D

Abs,

sat

Eu, na maioria das vezes, dei sorte. Mas, em alguns casos, foi preciso muuuuita paciência. Possuo relógios que ainda não estão como eu quero, vou usando e arrumando devagar. Alguns estão comigo há dois anos ou mais e já estão funcionando perfeitamente, mas, esteticamente, ainda não estão como quero, faltando um banho de ouro, uma reforma no mostrador, uma coroa...
Mas, vou arrumando... Tenho um amigo que me orienta nas compras, por isso, as vezes, consigo vintages muito baratos. Tem também um relojoeiro aqui que é roleiro. Pega celulares velhos, entre outras coisas, em troca de relógios. Aí consegui alguns relógios bonitos, ou faltando pouco para ficarem bonitos com ele e todos revisados, com garantia de um ano e funcionando impecavelmente.
Agora, alguns, é gosto mesmo. Apesar do mostrador já caidinho, não vou reformar.  Como aquele conhecido Tissot dos anos 30, com caixa em alpaca. Reformei a caixa toda em São Paulo, mas, não vou reformar o mostrador. O mostrador com 70 anos tem lá seu charme... Mesmo apagadinho. E um dos detalhes que me faz gostar dele é o formato da coroa, que é diferente do usual. Outros como meu Omega de ouro, um automático de aço, um Mafil e um crono Bovet, reformei totalmente, de acordo com o original, sendo que o Omega martelo de ouro, foi o Carregalo que reformou. Agora, alguns anos depois, está precisando de uma restauração nos ponteiros. Outros já comprei com o mostrador restaurado, como o Studio e só mandei cromear a caixa. Outros, como um Felipe Rene, chegou a ser engraçado, pois a caixa estava toda corroída, máquina em ótimo estado e mostrador original quase novo. Restaurei a caixa.
A maioria dos meus relógios são suíços genéricos, sem valor de mercado, coisa que eu não ligo, pois não sou comerciante. Isso porque, normalmente, a restauração é mais fácil e barata. Esse Felipe Rene é um exemplo: Valor do relógio: R$ 50,00. Valor da restauração da caixa: R$ 40,00. Total R$ 90,00. Vários eu comprei em estado de sucata, por preços bem baixos, como, por exemplo, um Orient KD, que comprei por R$ 35,00, com mostrador em estado muito bom. Não lembro bem o valor do relógio pronto, mas, não chegou a R$ 80,00.
Mas, me dei bem nesses casos porque um amigo, que já fez parte do antigo fórum e tem um ótimo conhecimento, me orientou nas compras.
Mas, já me dei muito mal também.
Mas, para mim, existe uma coisa, que parece doença: o prazer da recuperação. Pegar uma sucata velha e fazer dela um relógio usável, para mim, é muito prazeiroso.
E, como sou um péssimo fotógrafo, as fotos que posto depõem contra meus relógios. Não consigo mostrar o real estado de alguns deles. Sempre dá a impressão de que estão piores, ou quase sempre.
Abraços,

SANDRO

Daniel

Olá !!

Os colegas já disseram tudo ! mas em minha opinião, relógio vintage ( que são os que gosto e que tenho ) é informação ! Tem que pesquisar muito antes de comprar. Se você pesquisar, certamente terá, menos chances de comprar errado. Não em relação a relógios "montados" que também é um risco, mas em relação a peças de reposição ou possíveis consertos. Eu como exemplo, comprei uma vez um Omega muito antigo !! com o eixo do segundeiro quebrado, esse inclusive era o motivo da venda, paguei barato, gastei uma graninha ( quase o preço que paguei no relógio ) com um pivotador e ficou 10 !! mas eu comprei sabendo que poderia consertar.  ;)

E sempre que vou comprar, consulto o meu relojoeiro, sobre preço, máquina, peças, etc. Nunca compro nada sem consultá-lo primeiro.

Então o pouco que posso acrescentar neste tópico é isso, informação ( pesquisa ) e achar um bom relojoeiro que conheça de vintages e os arrume, que não vai ter erro. 8)

Abraço,

Daniel

O Cara

Um dos problemas pra mim é que não conheço um relojoeiro no qual eu possa confiar.

Conheço alguns, já fiz uns orçamentos para consertar meu Eska e mandei no que me cobrou mais barato, mas daí a dizer que ele é meu relojoeiro eu estaria mentindo.

Me indicam alguem do RJ?
Um abraço
Fábio

LUW

[ ]s
Luciano

solano

" O melhor relojoeiro do Rio é o Sr. José Carregalo em.................................................................... São Paulo " !!!!!!!!! :D :D :D :D :D

Abs,

O Cara

Kkkkk, vocês são f***.....

Eu gostaria de ir pessoalmente, conversar com o cara, trocar figurinhas, por isso gostaria de alguem aqui do RJ mesmo.

Mas valeu a dica, já tenho o telefone dele, vou dar uns telefonemas pra fazer uns orçamentos (isso ele faz pelo telefone né?)
Um abraço
Fábio