Menu principal

Cronógrafos

Iniciado por jos, 27 Outubro 2009 às 20:36:13

tópico anterior - próximo tópico

jos

Amigos, após este breve "review" sobre  Longines Avigation Crono http://www.relogiosmecanicos.com.br/longines.html, do M. Flávio, surgiu-me uma dúvida.

Confrontando o artigo acima com outro (excelente) artigo do Igor sobre Cronógrafos [urlhttp://www.relogiosmecanicos.com.br/cronografo.html][/url], pergunto a vocês:

1- o Igor refere "basicamente", que interpreto como "normalmente". Isto significa que só existem esses três tipos de cronógrafo, ou o modular e o integrado representam a esmagadora maioria?

2- pergunto-lhes isto, pois como vocês viram o Flávio relata que o módulo do Avigation utiliza "sistema de roda de colunas", mesmo tendo "construção modular".

Então, deixando de lado o Lemania 5100, teríamos:

1-cronógrafo que já nasce cronógrafo, ou seja, projeto e construção totalmente integrados;

2- módulo de cronógrafo, com sistema de cames, adicionado a um movimento qualquer;

3- módulo de cronógrafo, com sistema de roda de colunas, adicionado a um movimento qualquer.

Seria isso, pessoal? Ou será que viajei?

Abs, jos

igorschutz

Jos,

Vamos por partes:

1 - Sob o aspecto "tipo de construção" só existem duas espécies de cronógrafo: a) modular; b) integrado; isto é, ou desde o início a máquina foi pensada como um cronógrafo (no caso, este seria da espécie "integrado), ou então construiu-se um módulo cronógrafo que é adicionado à um movimento base (sendo, portanto, um cronógrafo "modular").

2 - Quando o Flávio diz que "o módulo do Avigation utiliza "sistema de roda de colunas", mesmo tendo "construção modular"", é porque a maioria esmagadora dos cronógrafos modulares utiliza o sistema de acionamento por came, portanto, um cronógrafo modular com acionamento por roda de colunas é um fato um tanto exótico, daí o destaque.

Assim, tanto faz se o cronógrafo é integrado ou modular, ele pode ter acionamento por came ou por roda de colunas:


  • 1) integrado + roda de colunas
  • 2) integrado + came
  • 3) modular + roda de colunas
  • 4) modular + came

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Complementando a explicação do amigo Igor, explico que o uso de roda de colunas em módulos não é comum pois a roda de coluna consome espaço vertical consideravelmente maior que um came. Como a altura total tanto do módulo quando do mecanismo são críticos, o uso do came surge como opção mais viável.

Além disso, falando-se em cronos, há 3 características básicas que são tema de comparação:

- Concepção: modular ou integrado;
- sistema de acionamento: roda de colunas ou cames;

e mais um, que acho importantíssimo e discuti em minha matéria da revista Pulso há alguns anos:

- sistema de acoplamento: pinhão/roda basculante ou embreagem vertical.


Abraços!

Adriano

jos

Céus!Que aula.

Muitissimo Obrigado!

jos.




flávio

E eu também fiz questão de ressaltar o lance das colunas no Avigation porque era um mistério (até mesmo porque o módulo, segundo a ETA, não é para ser desmontado, mas descartado, pois a tarefa não vale a pena - para eles, diga-se) a construção do módulo, até uns caras no The Purists o desmontarem. E sim, construção modular e as rodas de coluna mais toscas já vistas em algo produzido em série no mundo (o relógio é muito bonito, diga-se de passagem. Já o movimento...).

Pois bem, salvo engano, o primeiro módulo com rodas de coluna que surgiu no mercado foi o da GP, que é usado até hoje. Mas comparar o módulo da GP com o da ETA é igual puteiro: uma sacanagem.


Flávio

jos

E voces poderiam confirmar se os atuais Longines, que carregam o L 651, ainda vêm com esse módulo contendo a tal "roda de colunas"?

Pergunto-lhes isso, pois possuo um modelo com esse calibre ( Spirit). Foi adquirido há uns tres anos.

A página da ETA informa que o 2894-2 tem o mecanismo do crono acionado pelo sistema de cames. Como o Avigation crono é mais antigo fico na torcida de que o Spirit (que não aparece mais na página da Longines) tenha o mecanismo do crono acinonado pelo sistema de cames.

Flávio acompanhei a "novela" do seu Longines, no Fórum antigo. Na época eu fiquei muito triste, pois eu considero esse modelo da Longines um dos mais belos de tudo aquilo que já vi dessa marca. A propósito, como está o desempenho dele atualmente?
abs, jos