Menu principal

OT: Para quem gosta de facas

Iniciado por Clélio, 09 Novembro 2009 às 14:13:01

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Citação de: igorschutz online 25 Fevereiro 2010 às 09:18:37
Pô, Paulo, bem que você podia colocar umas fotinhas para ilustrar o texto, o que acha?
De cabeça, só conheço faca de cozinha e a do Rambo...

Um abraço,

Igor

Posso sim Igor, mas só a noite... É que estou no trabalho e aqui as imagens são bloqueadas (não me pergunte porque, também não sei...).

Citação de: sat online 25 Fevereiro 2010 às 10:25:06

Paulo. E, em que classificação entraria essa minha? 21 cm de lâmina, mais cabo? A pergunta é porque achei, na internet, uma farinheira sua, por sinal, linda e não estou conseguindo visualizar a diferença entre uma campeira e uma farinheira.

Abraços,

SANDRO

Sandro, a diferença básica é na questão da largura da lâmina e no peso geral da faca. A farinheira é uma faca mais larga e mais pesada, normalmente utilizada para cortar ossos (como se fosse um cutelo). A campeira é uma faca mais apropriada a lidas mais leves (como churrasquear, por exemplo). Mas realmente não é muito fácil diferenciar elas...

A tua eu chamaria de campeira.
Um grande abraço

Paulo Rocha

dekkardnexus5

Paulo,

Ok! Obrigado pela informacao.
Na internet encontra-se locais que informam justamente o contrário, mas eu confio mais na sua palavra, afinal trata-se de um apaixonado por facas, conforme demonstrado pelo seu conhecimento no assunto.
Uma dúvida: nas facas de aço carbono, se eu nao protege-las com oleo, ela enferruja e fica inutilizavel, ou dá para utiliza-las, apenas perdendo o aspecto estético?

sat

Essa resposta, eu posso começar, para o Paulo concluir. O óleo serve para evitar a ferrugem, sim. Mas, não tenho o hábito de lubrificar as facas e elas estão perfeitas e ficarão por muito tempo. Perder o aspecto estético é relativo, pois, há quem goste da lâmina negra (eu gosto). O feio é quando a pátina começa, pois fica meio negra e meio polida, toda manchada. Com o tempo, o processo fica uniforme (existes procedimentos artificiais para uniformizar mais depressa). O principal imigo das facas de carbono, não é a ausência de lubrificação, mas, a umidade. É só secar bem, imediatamente após a lavagem. O único hábito que tenho é passar um polidor (pasta) da Tramontina, que nem é indicado para isso. não deixa a faca novinha, mas, remove as manchas superficiais e algum eventual princípio de ferrugem. Paulo, agora é com você, mestre!
Abraços,

SANDRO

paulorocha

Citação de: dekkardnexus5 online 25 Fevereiro 2010 às 12:43:23
Paulo,

Ok! Obrigado pela informacao.
Na internet encontra-se locais que informam justamente o contrário, mas eu confio mais na sua palavra, afinal trata-se de um apaixonado por facas, conforme demonstrado pelo seu conhecimento no assunto.
Uma dúvida: nas facas de aço carbono, se eu nao protege-las com oleo, ela enferruja e fica inutilizavel, ou dá para utiliza-las, apenas perdendo o aspecto estético?

Oha, se você se refere a dificuldade ou facilidade de afiação, isto é bem relativo...

Deixa eu tentar explicar: o que determina a retenção do poder de corte de uma lâmina (o fio) é a sua dureza. Quanto mais dura, mais tempo irá permanecer afiada. E a principal variável (embora não seja única) para a obtenção de dureza é a concentração de carbono na liga de aço. Mais carbono = Mais dureza.

Isto não significa que um aço de altíssimo teor de carbono será o ideal para uma lâmina, pois a dureza traz junto uma maior tendência a quebra. Ou seja, se a faca for muito dura, será também muito frágil. O segredo é dosar corretamente o binômio dureza-resistência. E para cada tipo de faca esta relação é diferente.

Por exemplo: uma faca de cozinha não precisa ser afiada como uma navalha e deve ser fácil de reafiar. Um facão de mato precisa ser muito resistente a pancadas, mesmo que perca o fio com relativa facilidade e uma faca para sushi precisa ser extremamente afiada (às vezes mais do que uma navalha), mesmo que isto a torne mais frágil.

Se pegarmos duas facas idênticas, temperadas para possuirem exatamente a mesma dureza, uma de aço inox e uma de aço carbono (tendo em mente os aços mais comuns dos dois tipos), a faca de aço carbono irá reter o fio por mais tempo e será mais difícil de ser afiada. Isto se deve a forma como o aço inox é produzido, com menor teor de carbono e maior teor de cromo. Como o óxido de cromo é mais "mole" que os carbonetos, mesmo que a dureza total da lâmina seja a mesma, a dureza da área do fio será maior na faca de aço carbono. Mas a diferença não é muito grande não. E como o óxido de cromo é "escorregadio", tem-se a impressão de que as facas de aço carbono seriam mais fáceis de afiar.

Porém, o que se encontra no mercado são facas de aço inox de dureza muito baixa, ressaltando a diferença para aquelas de aço carbono. E aí não tem como fugir, as de carbono são BEM mais difíceis de afiar...

Ferrugem. Você pode até se assustar com a minha próxima afirmação mas TODAS AS FACAS ENFERRUJAM! Mesmo (e principalmente) as chamadas "inox".  :o

O que ocorre é que a "ferrugem" numa faca inox é composta por óxido de cromo, que tem a mesma cor do aço, e portanto é, digamos assim, "invisível"... Mas ele está ali (aliás, tem que estar, por que é esta característica que determina um aço como sendo inox). Sem falar que as facas de inox podem também sofre de ferrugem propriamente dita (óxido de ferro). O problema é que quando isto acontece o processo se dá de dentro pra fora (por baixo da camada de óxido de cromo) e quando se torna visível o estrago é normalmente grande.
Um grande abraço

Paulo Rocha

sat

E, só confirmando o que o Paulo disse, EU, EU MESMO, há três meses, comprei um faqueiro, em inox, de determinada marca nacional e uma e apenas UMA das facas componentes do faqueiro, após usado três vezes, está com um microponto de ferrugem, na lâmina. Certamente, deve ter surgido da forma comentada pelo Paulo, mas, independentemente, isso confirma que o inox também enferruja. Quando ganhei a primeira faca artesanal, de aço carbono, fabricada com disco de arado (se não me engano, aço 1075), pensei que, pelo perigo da ferrugem, a faca duraria menos de um ano. Hoje, após alguns meses e já bem manchadinha pela pátina, tenho certeza que ela vai ser utilizável por muuuuuitos anos e não apenas por um.
Abraços,

SANDRO

paulorocha

Cumprindo com o prometido, seguem algumas fotos:

Verijera

Campeira

Farinheira (note que a lâmina é bem mais larga)

Bowie

Sorocabana

Punhal nordestino
Um grande abraço

Paulo Rocha

dekkardnexus5

Sat,

Obrigado pelas dicas quanto ao escurecimento da lamina

Paulo,

Ok! pelo jeito vou ter que aumentar o meu arsenal de afiar as facas entao. Atualmente utilizo pedra, chaira e um afiador de ceramica. A minha chaira está bem gasta, as ranhuras quase que sumiram, por isso nao esta funcionando mais.
Eu devo ser um pessimo afiador, pois mesmo a minha spyderco feita com aço AUS-8 e que teoricamente deveria ser facil de afiar eu tenho dificuldades na afiacao.

sat

Protesto! Essa farinheira não vale! Paulo, coloque uma foto da sua, 3000000000000000000 de vezes mais bonita.
Abraços,

SANDRO

paulorocha

Citação de: dekkardnexus5 online 25 Fevereiro 2010 às 21:37:19
Sat,

Obrigado pelas dicas quanto ao escurecimento da lamina

Paulo,

Ok! pelo jeito vou ter que aumentar o meu arsenal de afiar as facas entao. Atualmente utilizo pedra, chaira e um afiador de ceramica. A minha chaira está bem gasta, as ranhuras quase que sumiram, por isso nao esta funcionando mais.
Eu devo ser um pessimo afiador, pois mesmo a minha spyderco feita com aço AUS-8 e que teoricamente deveria ser facil de afiar eu tenho dificuldades na afiacao.

O seu conjunto de afiação é suficiente, amigo. Não precisa de nada além disto. E vou te contar um segredo: chairas lisas são melhores que as estriadas...

O problema é que a maioria das pessoas acham que a chaira serve para afiar a lâmina, o que não é verdade. A finalidade dela é tão somente alinhar o fio.

Quando a faca está afiada, a área do fio é extremamente fina e com o uso fatalmente ira dobrar, fazendo com que a faca pareça estar cega. A chaira irá "desdobrar" o fio fazendo com que a faca volte a cortar como antes. Mas para isto acontecer a chaira tem que ser feita de um material muito mais duro que a lâmina da faca. Eu utilizo uma chaira de porcelana, completamente lisa. O mesmo efeito pode ser obtido com uma tira de couro, como os antigos barbeiros faziam com suas navalhas. Para lâminas delicadas eu prefiro o couro.

Sandro, obrigado pelo elogio. A noite eu providencio uma foto da minha farinheira de uso pessoal. Não é a que você viu não. É um pouco mais curta que o tradicional, porém mais larga e pesada, quase um cutelo.
Um grande abraço

Paulo Rocha

ACPavanato

Olá pessoal, mas uma do "ajuntamento":

Em tempo: As bainhas em couro, são feitas por um grande amigo e complementa a beleza do conjunto.

Abraços!

ACPavanato

igorschutz

Citação de: paulorocha online 25 Fevereiro 2010 às 20:50:54
Cumprindo com o prometido, seguem algumas fotos:

Obrigado, Paulo!

Muito bonita as facas, a Verijera em especial.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

O Cara

Eu já gostei mais da farinheira.

Eu ontem afiei umas facas minhas, estão cortando bem, mas não chegam a "fazer barba", fiz algo de errado ou algumas facas de qualidade duvidosa não chegam a esse nível mesmo?

Usei uma pedra de 2 lados (grosso / fino para acabamento) + chaira.
Um abraço
Fábio

ACPavanato

Filmes com seus atores famosos, também são lembrados portando facas maravilhosas e não apenas relógios, vejam este exemplo:

Abraços!

ACPavanato

sat

Essa farinheira que o Paulo postou é chinfrim, da marca, se não me engano Cascavel, industrializada, bem comum e barata. Similar às Coqueiros da vida. Por isso, protestei. O Paulo fez uma farinheira, que gosto muito. Se eu tivesse uma boa grana para gastar numa faca, já teria encomendado uma para ele. E mais, sobre a história do cuteleiro que ele não gosta e cobra caro prá burro, em vez de procurar o tal cuteleiro, teria procurado o próprio Paulo Rocha, que me cobraria o mesmo e, por ser conhecido nosso e mais competente, eu teria mais confiança.
Abraços,

SANDRO

dekkardnexus5

Ola Paulo,

Ok! Mais uma que aprendo a respeito das chairas!

abs!

paulorocha

Como prometido, estas são as minhas facas de churrasco.

Campeira. Esta faca foi confeccionada por um grande amigo meu, o cuteleiro Gustavo Engel.

É a que mais eu uso, pois apesar do tamanho (35 cm) é bastante leve e equilibrada. E mantem um fio assustador!

Farinheira. Esta foi confeccionada por mim e para mim  ;D. Ela tem a lâmina mais curta que o normal deste tipo de faca, porém é bem pesada. O cabo e a lâmina são consideravelmente mais grossos do que em outras facas deste tamanho. Uso ela como um cutelo.

Para efeito de comparação, duas fotos delas juntas, mostrando as principais diferenças entre estes tipos:

Um grande abraço

Paulo Rocha

paulorocha

Citação de: ACPavanato online 26 Fevereiro 2010 às 08:40:46
Olá pessoal, mas uma do "ajuntamento":

Em tempo: As bainhas em couro, são feitas por um grande amigo e complementa a beleza do conjunto.

Abraços!

ACPavanato

Linda faca Pavanato!
Um grande abraço

Paulo Rocha

Cigano

CitarCigano. Onde você consegue encontrar facas artesanais, por aqui? (moramos na mesma cidade).
Só numa loja encontrei facas Zakharov, mas caras prá burro! Aliás, são facas que me pareceram boas de fio, mas, frágeis, dorso fino, meio moles...
Abraços,

Caro SAT, me desculpe pela demora, é que tem vez que esqueço do butequim rsrs, olha tinha um chegado que arranjava lindas facas artesanais, tinha um kit para churrasco que era um espanto de beleza e nos bolso tbm, mais eu perdi o contato com ele !

Olha perto do mercado municipal tem alguns vendedores de facas e algumas ferramentas artesanais, faz um tempinho que não vou para aqueles lados !!
Tem uma feira no bairro das moreninhas que tinha uns cuteleiros lá, eles expões as facas lá mesmo na feira não me lembro em qual dias as feiras acontece por lá, vou ver com meu avô ele tem algumas artesanais, vou perguntar á ele onde ele as consegue por aqui !!

Abraços,
Cigano!

O Cara

Que mané chaira e pedra nada, o negócio é pedra picada com madeira.

http://www.youtube.com/watch?v=9yCBURatnHQ
Um abraço
Fábio

sat

Citação de: paulorocha online 26 Fevereiro 2010 às 21:44:31
Como prometido, estas são as minhas facas de churrasco.

Campeira. Esta faca foi confeccionada por um grande amigo meu, o cuteleiro Gustavo Engel.

É a que mais eu uso, pois apesar do tamanho (35 cm) é bastante leve e equilibrada. E mantem um fio assustador!

Farinheira. Esta foi confeccionada por mim e para mim  ;D. Ela tem a lâmina mais curta que o normal deste tipo de faca, porém é bem pesada. O cabo e a lâmina são consideravelmente mais grossos do que em outras facas deste tamanho. Uso ela como um cutelo.

Para efeito de comparação, duas fotos delas juntas, mostrando as principais diferenças entre estes tipos:

Agora sim, uma bela farinheira! Ainda vou ter grana para comprar uma faca sua! A outra também é 10! Mas, Paulo, notei uma coisa: para serem usadas como cutelo, muitas facas dão conta do recado. Até a minha faca Criolla, já postada aqui e claro, muito inferior à sua farinheira, dá conta desse serviço.
Abraços,

SANDRO