Menu principal

Trocando o bezel de um Rolex

Iniciado por mestreaudi, 10 Novembro 2009 às 14:27:57

tópico anterior - próximo tópico

mestreaudi

Olá amigos, só quero compartilhar com vocês esse interessante tutorial de como trocar o bezel de um Rolex Submariner ou de um Sea Dweller.

Mesmo para aqueles q não tenham Rolex na coleção ou simplesmente não dão a mínima pra eles  :) vale a pena dar uma olhada pq realmente é muito legal e bem feito!  ;)

Espero q gostem.

http://www.vikbobil.se/bezel.html

Abraços!
Rafael.

nilomis

"Aviso aos navegantes" (nossa! parece a voz do Brasil),

O artigo faz parecer mais simples do que é.

Já tive uma troca de "adesivo" de um GMT que meu relojoeiro, com todas as ferramentas, suou bastante.

Depois de montado o bezel ficava duro demais, por conta de uma pequena variação na dimensão do "adesivo" (que é original).

Abs,

Nilo

jfestrelabr

Citação de: nilomis online 10 Novembro 2009 às 14:33:43
"Aviso aos navegantes" (nossa! parece a voz do Brasil),

O artigo faz parecer mais simples do que é.

Já tive uma troca de "adesivo" de um GMT que meu relojoeiro, com todas as ferramentas, suou bastante.

Depois de montado o bezel ficava duro demais, por conta de uma pequena variação na dimensão do "adesivo" (que é original).

Abs,

Nilo

Nilo , uma vez eu tive que solicitar a troca de um disco de luneta de um Sub 16613 preto que eu tinha, o cara tava com tanto medo de fazer a substituição que parecia que ia quebar o relógio hehehehe, mas realmente não é tão simples assim não, quem tem muita pratica e segurança faz rapido , porem se o cara não tiver não é uma coisa facil não.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

mestreaudi

Nilo, eu nunca troquei o bezel dos Rolex.

Pra falar a verdade, ainda não foi necessário.

Mas um dia quando tiver um GMT na coleção irei atrás dos diferentes tipos de bezel para mudar o visual do relógio! Ou assim eu espero...
Rafael.

Fabricioab

Bom tutorial mesmo.

Porem como já foi falado, n acredito que seja tao simples assim!

abs
What the next step ?

nilomis

Boa,

É meio decepcionante ver o mecanismo absolutamente tosco que "controla" um bezel de GMT (não cerâmico) ou de um Sub.

O "adesivo" é uma coisinha de alumínio que fica no lugar por simples pressão e o "click" é feito por uma mola que parece (ou é) um arame.

Depois de ver a retirada e a colocação fiquei bem paranoico e toda vez fico olhando o bezel para ver se ele (ainda) está por lá.

Abs,

N

igorschutz

O que importa é que funciona.

Penso que qualquer coisa muito mais sofisticada que isso só acarretará em possíveis problemas e em maiores gastos com reparo.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flaviobsb

bom tuto, tomara que algum dia eu consiga uma maquina dessas :-\

César-HT

Olá para todos.

Rafael, bem legal esse tutorial. Eu já tinha visto há muito tempo, lá no Fórum antigo, mas é sempre bom recordar, valeu pela postagem  :D ;).

Sobre o debate que foi levantado, realmente, tem coisas que as vezes a gente vê na internet e parecem fáceis de serem feitas, mas na hora do vamos ver é que são elas  ;D :o.

Sobre o sistema utilizado pela Rolex para o click do bezel, sim, aquele fio de aço parece tão simples que até um bom relojoeiro pode fazer uma peça igual............e ai eu acho que está a grande sacada  :o :o 8).

Um sistema que funciona e ao mesmo tempo é de uma simplicidade espartana. Eu não vejo isso como defeito, mas como uma virtude, alguém pode pensar "puxa, um relógio caro com um sistema simples assim", mas acho que a facilidade de manutenção seja a grande qualidade dele.
Pelas fotos da peça me pareceu que até um bom relojoeiro (e porque não nós mesmos, com uma boa dose de habilidade e as ferramentas certas) pode fazer uma igual, para servir numa eventual emergência.

Me pareceu também que ele é menos suscetível a quebras que aquele sistema tão comum em marcas que vão desde um Orient até um Breitling, onde se tem aquele famigerado aro com partes de sua borda cortados e elevados para fazerem o click e travar o bezel. Esse sistema sim, eu acho uma grande porcaria, pois apesar de funcionar, não é difícil quebrar a borda do aro (já aconteceu com um Orient que tenho), que fica mais estreita nos pontos onde tem o seguimento elevado, quando a quebra acontece, parece que o bezel fica meio solto, frouxo. Pra cosertar isso só com a exata peça pra substituir. Nesse aspecto o sistema da Rolex dá de dez a zero, apesar de ser bem mais simples até que esse do aro de aço.

É isso então.
Abraço a todos e até mais.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

nilomis

Turma,

Não disse que não funciona mas eu esperava algo mais sólido em um relógio desta categoria.

Sério mesmo, parece coisa de brinquedo.

Abs,

N

mestreaudi

Citação de: nilomis online 10 Novembro 2009 às 16:39:41
Turma,

Não disse que não funciona mas eu esperava algo mais sólido em um relógio desta categoria.

Abs,

N

Hoje nos GMT cerâmica e nos TOG não usam mais o arame e sim um tipo de rolamento com umas 4 bolinhas.
O mecanismo ficou mais complicado q este. Lembro q vi um esquema da Rolex, se achar eu posto aqui.

Abraços!
Rafael.

mestreaudi

Opa!

Achei uma foto na minha pasta de acidentados.

Dá pra ver mais ou menos o esquema novo.
Rafael.

César-HT

Citação de: nilomis online 10 Novembro 2009 às 16:39:41
Turma,

Abs,

N

Olá para todos.

Olá para todos.

Nilo, com relação aos comentários que eu fiz, eu entendi sim o que você quis dizer, eu também achei estranho o sistema tão simples que eles usavam, apesar de não ter nenhum Rolex, eu também imaginava que o sistema do bezel fosse algo mais complexo e de aparência mais resistente.

Até mais e abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Talvez seja desnecessário dizer, para aqueles com mais experiência...  ::)

Mas aqui vai um "lembrete" para os menos experientes.

Com relação à montagem.
A coisa é simples.
Sim, é!

Mas, independente de marcas...
Essas peças montadas por interferência, ou seja, coisas como "adesivos" (como bem ressaltou o Nilo) que não "aderem" (não há cola), etc...

Bem,...
Digamos que elas têm que ser tratadas com muito cuidado e carinho...
Daí o fato já comentado de vermos um técnico "suar" e um leigo achar "moleza"...  :D

A questão é que basta uma empenadinha de leve, basta uma entortadinha no tal "aro" (o tal "adesivo") e, bau-bau... Já não monta direito.  :P

Ou fica caindo ou fica "enjambrado"

Facinho, facinho...  Podem crer. :(

Abraços a todos!
Alberto

jos

Amigo Alberto

acho que voce só reforçou o que o Fabrício disse.

Tudo é (parece) fácil quando se sabe.
abs, jos