OT - Mestres Cucas de final de semana

  • 3 Respostas
  • 2702 Visualizações
*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
OT - Mestres Cucas de final de semana
« Online: 09 Novembro 2009 às 08:28:42 »
Olá amigos



Mais alguém gosta de ir para a cozinha nos finais de semana e inventar pratos diferentes?

Eu aprecio muito esta atividade! É incrível poder misturar ingredientes e criar sabores completamente diferentes daqueles ditos "normais".

Minhas experiências são voltadas mais para a culinária japonesa (sushis e sashimis) e carnes (principalmente embutidos).

Ontem eu fiz uma experiência que achei muito saborosa, uma linguiça de pequi, sem usar tripa.

Para quem quiser tentar, ai vão as dicas:

- 2 kg de lombo suíno
- 800 g de toucinho
- 250 g de purê de pequi
- 200 g de aveia em flocos finos
- 2 colheres de sopa de emulsificante (encontra-se em lojas de produtos para açougueiros)
- 2 colheres de sopa de sal de cura (compra junto com o emulsificante)
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- pimenta e sal a gosto


Moer o lombo e o toucinho.
Diluir o emulsificante, o sal de cura e o açúcar em meio litro de água e misturar muito bem na carne.
Deixar em uma vasilha coberta dentro da geladeira por umas 6 horas.
Misturar manualmente a aveia em flocos, o sal e a pimenta (se for utilizar tripa não precisa misturar a aveia - não abuse do sal, o sal de cura já é salgado).
Usando o moedor com o cone de enchimento de tripa, moldar as linguiças. A massa fica um pouco grudenta, é normal.

É como se fosse um croquete, mas não precisa empanar.

Para preparar, é só fritar em gordura bem quente. Deixe dourar e está pronta.


Apesar de não ter utilizado tripa e nem ter empanado, a massa fica muito consistente, fritando sem se desmanchar e o principal, sem ficar "encharcada".

Obviamente que este tipo de linguiça não serve para ser grelhada. Se a intensão for grelhar, tem que usar tripa.






Quem mais tem "receitas secretas" para compartilhar?




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: OT - Mestres Cucas de final de semana
« Resposta #1 Online: 09 Novembro 2009 às 11:28:21 »
Rapaz eu gosto de cozinhar, mas o básico, bife, arroz e batata frita.
Já me arrisquei a fazer strogonoff, capeletti, purê de batata, mas nada muito mais refinado que isso não.

Gosto mesmo é de comer, experimentar sabores novos, kkkkk.

Obrigado pela receita.
Um abraço
Fábio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: OT - Mestres Cucas de final de semana
« Resposta #2 Online: 09 Novembro 2009 às 14:50:09 »
Cara essa receita deve ser tão saborosa que tenho medo de fazer e comer muito e voltar a forma fisica que eu tinha antes (135Kg) 1 ano atrás, todo mundo sabe que almoço sem carne não é um almoço ainda mais quando se trata de fritura ai é perdição mesmo ai o consumo desenfreado rsrsrs !!


Obrigado por compartilhar, vou imprimir e passa para o caderno de receitas da minha mãe, isso é com a sua permissão !!
O véio (meu pai) vai adorar rsrs!! ;D ;D ;D

Abraços,
Citano !!!
Abraços,
Cigano!

Re: OT - Mestres Cucas de final de semana
« Resposta #3 Online: 15 Novembro 2009 às 22:05:42 »
Pessoal,


Para quem mora em apartamento e não tem uma churrasqueira, aqui vai uma receita de costela de boi.

Primeiro é interessante ter uma assadeira com grelha, mas se não tiver também dá para fazer numa assadeira comum só que ficará mais gorda.

Vamos lá;
1 - Compre um pedaço de costela uns 5cm menor que assadeira ou menor

2 - Faça uma papa de óleo com sal grosso e um pouco de pimenta calabreza seca.
o lance dessa papa é que o óleo ajuda o sal a grudar na carne e diminuindo a quantidade usada
eu não tenho uma medida, vai no olhometro, mas imagino que o básico para uns 4kg de carne seja umas 4 colheres de sopa de sal.

3 - abra papel alumínio ponha a costela com os ossos para cima e passe uma pequena parte da papa, vire a carne e passe o restante da papa.

4- com a carne já na posição embrulhe no papel alumínio. O interessante é embrulhar em 2 camadas de papel alumínio.

5- No caso de estiver usando uma assadeira com grelha, ponha na assadeira 1/2 litro de agua, se não ponha uma segunda assadeira com 1/2 de agua na grelha de baixo do forno.

6- Forno médio-alto por umas 4 a 5 horas, use um garfo para testar a maciez da carne até estar no ponto desejado.

7- Se estiver usando uma assadeira com grelha abra a parte de cima do papel alumínio e fure o fundo dele para escorrer toda gordura e aumente o forno para alto por uns 10 minutos até dourar.
Se a assadeira não tiver a grelha o trabalho é maior, tire a assadeira do forno e tire todo o papel alumínio, vai escorrer muita gordura para a assadeira. Recolha essa gordura e retorne a costela para o forno na mesma assadeira por uns 10 minutos fogo alto para dourar.

Para servir faça salada temperada do vegetal ou legume e use vinagre. Sirva como quiser, arroz branco, feijão carreteiro, etc. fica a gosto do cozinheiro.
Um detalhe com carne gordurosa o vinagre na salada é quase uma obrigação, pois ele ajuda a queimar o colesterol.

Para finalizar, teve membro aqui do fórum que já comeu isso aqui em casa e quis levar marmita para MG.  ;D

Abraços,



Paulo


 
 
Meu novo hobby Plantas Carnívoras