Menu principal

Curiosidade sobre o Rolex Daytona x Mergulho profissional!!!!

Iniciado por jfestrelabr, 12 Novembro 2009 às 15:08:49

tópico anterior - próximo tópico

jfestrelabr

Prezados, passeando por um fórum sobre Rolex (rolexforums.com) me deparei com essa curiosidade sobre o Rolex Daytona, uma pergunta que os participantes estavam fazendo era se o Daytona poderia ser usado em mergulho profissional , e se usado ,com a trava dos botões desenroscadas a sua vedação não ficaria comprometida, bom, eis que um mergulhador profissional postou as conclusões e fez os seguintes testes:

1° Ele submeteu o relógio a uma profundidade de 100m e desenroscou a trava do botão do crono, e o relógio permaneceu impermeável.(vide foto) :o

2° Ao questionado sobre se acionássemos o crono abaixo d'agua se o relógio ficaria com a impermeabilidade comprometida , a resposta é NÃO, ele fez esse teste a 30 metros e nada de água dentro do relógio.

Ele tirou essa foto a 100m com um Daytona e seu companheiro estava com um SD.

Então o Daytona é definitivamente um relógio que pode ser usado em condições de mergulho profundo.

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

paulorocha

Um grande abraço

Paulo Rocha

jfestrelabr

Citação de: igorschutz online 12 Novembro 2009 às 15:11:16
Agora a pergunta é: "Por quanto tempo?"

Um abraço,

Igor

É isso ai ele não respondeu heheheh, mas ja é alguma coisa ele ter se segurado a essas profundidades .
Rolex ou Rolex.

jfestrelabr

Citação de: paulorocha online 12 Novembro 2009 às 15:17:12
Pergunta 2: pra que arriscar?  ;D

Tem pessoas que estão sempre dispostas a desafiar os limites dos equipamentos que usam, nesse caso não acho que foi um desafio ao limite do relógio e sim mais uma duvida geral que os participantes do fórum tinham, pois como sabemos tem muito relógio por ai escrito que resiste a 100m ou até menos que não aguente uma entrada em uma piscina, eu mesmo não tiro o relógio que esta no meu pulso para entrar na água.

Ps. As vezes o que achamos idiotice , para alguns não passa de pesquisa hehehehe.
Rolex ou Rolex.

O Cara

Bom, nunca mergulhei há mais de uns 3 metros de profundidade, mas já acionei crono a essa profundidade num Citizen Mini Combo e num Technos Skydiver, nunca tive problema com a vedação de nenhum dos dois e tenho ambos há mais de 10 anos e funcionando perfeitamente (troquei a máquina do Technos mas por defeito, nada a ver com entrada de água).

Se não me engano, isso já foi discutido aqui, não é apenas a coroa rosqueada que define um diver, existem relógios sem coroa rosqueada que possuem uma boa vedação e aguentam o tranco de um mergulho profisisonal.

Eu mesmo tenho um Tag Heuer resistente à 200m e não possui coroa rosqueada, alguém duvida que a Tag faria uma propaganda falsa?
Eu não confio no meu relógio especificamente porque o mesmo foi comprado usado e ainda não passou por revisão, mas quando novo na loja confiaria 100%.

Usei só como exemplo, acredito que existam dezenas de outros relógios sem coroa rosqueada que possam ser usados em mergulho profissional sem nenhum problema.
Um abraço
Fábio

Matheus13

Ah, apesar disso acredito que, por uma questão de adequação, um Daytona não cola muito com mergulho...

um abraço,

Adriano

Um detalhe: a rosca dos botões não têm papel nenhum na vedação. Rosqueado ou desrosqueado, o botão veda a mesma coisa. A rosca serve apenas para travar o botão e evitar que ele seja acionado.

Abraços!

Adriano

flávio

Eu estou num dilema mortal...Mês que vem viajo e, ao contrário das minhas férias passada, em que levei dois relógios e me deu um puta trabalho nos aeroportos (um no bolso, outro no pulso, já viram...Neura de perder um...), só vou levar um. E relógio comigo em férias, sobretudo em Floripa, tem que aguentar o tranco, pois não sou lá muito cuidadoso com este lance de mar vs relógios. Normalmente, então, viajo de Rolex ou Omega Planet, com coroas rosqueadas e estanqueidade a toda prova.

O problema é que meu Ebel E Type Chrono precisa de uma revisão e, com todo respeito, não vou mandar para autorizada nem fazer aqui em Brasília, o que me custaria uns 700 paus. Aliás, se for possível apenas revisar o escapamento e o sistema de carga, é o que farei (e os caras das autorizadas são meio "intransigentes" neste tipo de pedido, sabem como é).

Vou de Ebel, portanto, que segundo o fabricante, é resistente a água a 100 metros, mas não tem nada de coroa rosqueada. Finda a revisão, vou colocá-lo o teste da autorizada (fica no mesmo prédio onde o "meu relojoeiro") trabalha. Se passar, vou metê-lo na água sem dó.

Mas confesso que sem levá-lo ao teste, ficarei meio desconfiado...

Flávio

Desotti

Realmente há relógios que não são divers mas aparentemente aguentam, digamos, "abusos aquáticos" mais intensos.

Meu primeiro relógio "estilio diver" foi um Casio AMW-320C (à esquerda na foto), sem coroa nem fundo rosqueados e declarado como estanque a apenas 100m mas que resistiu (e continua a resistir) e a muitos anos de atividades em praia e piscina, incluindo natação e motonáutica, sem nunca ter permitido a entrada d'água em seu interior.

Assim como o Fabio também tenho um Tag sem coroa rosqueada (apenas fundo) que é declarado estanque até 200m e, embora nunca o tenha utilizado n'água não vejo porquê duvidar que ele dê conta do recado ao menos para atividades aquáticas corriqueiras.

Abraços!

Marcelo.

FALCO

Citação de: Adriano online 12 Novembro 2009 às 16:24:13Um detalhe: a rosca dos botões não têm papel nenhum na vedação. Rosqueado ou desrosqueado, o botão veda a mesma coisa. A rosca serve apenas para travar o botão e evitar que ele seja acionado.
Abraços!
Adriano

Adriano, pensando por outro lado, se o acinamento dos botões do crono em baixo d'água comprometerem as vedações, as roscas tem papel importante. Digo isto porque existem relógios que são feitos para terem os botões do crono acionados até determinada profundidade, e o Daytona não é. Tem lógica ??
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

Citação de: broker online 12 Novembro 2009 às 21:33:38
Citação de: Adriano online 12 Novembro 2009 às 16:24:13Um detalhe: a rosca dos botões não têm papel nenhum na vedação. Rosqueado ou desrosqueado, o botão veda a mesma coisa. A rosca serve apenas para travar o botão e evitar que ele seja acionado.
Abraços!
Adriano

Adriano, pensando por outro lado, se o acinamento dos botões do crono em baixo d'água comprometerem as vedações, as roscas tem papel importante. Digo isto porque existem relógios que são feitos para terem os botões do crono acionados até determinada profundidade, e o Daytona não é. Tem lógica ??

Claro! É exatamente isso que você falou. É na verdade o que eu quiz dizer, mas devo ter me expressado mal.

Vou tentar colocar de outra maneira: a rosca dos botões serve para evitar que entre água! Em que situação? Caso o botão seja pressionado debaixo da água ou sob um jato forte de água ou algo assim. Então sim, ele tem papel de garantir a vedação!

O que eu quiz dizer é que ele não é o elemento responsável por evitar que a água entre no relógio. O botão não fica mais ou menos resistente estando rosqueado ou não. É a junta de vedação dentro do botão que impede a água de entrar.

Ou seja: é a rosca que veda? Não. Mas ela é fundamental para garantir a vedação debaixo da água? Sim!

É o mesmo princípio dos antigos Seiko 6105-8110 com a famosa coroa com trava. A trava não veda nada: ela apenas impede o giro acidental da coroa, que não é rosqueada, e pode girar com o atrito contra o verso da mão. Por isso colocaram um pininho ali que impede ela de girar. E ficando assim, imóvel, é mais segura. Logo, a trava não veda nada, mas é fundamental para bom funcionamento da vedação interna da coroa, que é o elemento que faz o papel vedante.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Adriano,

Certa vez você comentou que desistiu de deixar seu 6105 a prova d'água pois não deu jeito com a coroa.
Você chegou a ver este tópico do SCWF e tentou fazer igual?

Se sim, o que lhe impediu de realizar o mesmo procedimento? Não encontrou O-rings compatíveis?

Um abraço,

Igor

Adriano

Sim, esse tópico é velho conhecido. Eu tentei, o relojoeiro também tentou. Tirar essa arruela não é tão fácil como parece, e de todas as juntas de vedação, nenhuma chega a ser seque parecida com essa aí.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Essa junta parece um donut, de tão gordinha! ;D ;D ;D

Um abraço,

Igor

Adriano

É que nem aquela "almofadinha" que você falou!  ;D ;D ;D

E tirar a tal arruela é muito difícil pois o único apoio é o tubo central onde a tige vai rosqueada. E é preciso força, sob o risco de amassar o tubo central. Essa tal arrela é muito espessa e resistente. Eu tentei fazer isso tanto no ref 8110 como no ref 8000, e desisti.

A tal junta é totalmente fora de qualquer padrão. O Randall ou garimpou como um louco, ou nasceu com o ** virado para a Lua para achar uma junta tão exata. Eu desmontei até coroa de Seamaster Professional para ver se a junta servia... sem chance.

Abraço!

Adriano

mestreaudi

Interessante!  :)

Se eu tivesse um Daytona (devidamente em ordem e dos modernos) entraria na água sem medo!!! Assim como já fiz com Speedmasters....  ;)
Rafael.

Mario_Fpolis

Flávio,

Queres carona lá do aeroporto?

Estarei de férias a partir de 08 de dezembro, com tempo de sobra e nada para fazer.

Seria um prazer poder prestar assistência ao dono do boteco.

Amplexos, Mário
Amplexos do Mário

flávio

Citação de: Mario_Fpolis online 13 Novembro 2009 às 13:39:16
Flávio,

Queres carona lá do aeroporto?

Estarei de férias a partir de 08 de dezembro, com tempo de sobra e nada para fazer.

Seria um prazer poder prestar assistência ao dono do boteco.

Amplexos, Mário

kkkk! Obrigado!

Vou de Ebel! kkkk

Flávio

Daniel Eira

Citação de: mestreaudi online 13 Novembro 2009 às 10:08:17
Interessante!  :)

Se eu tivesse um Daytona (devidamente em ordem e dos modernos) entraria na água sem medo!!! Assim como já fiz com Speedmasters....  ;)

Acho que não teria coragem. Eles não possuem coroa rosqueada e a resistencia é só de 30m correto?
Ah! Você tentou apertar os acionadores do crono, só de curiosidade?  ;D

Abs

Daniel

Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy