Dúvida: o que é "PIVOT WIRE"?

  • 2 Respostas
  • 6841 Visualizações
Dúvida: o que é "PIVOT WIRE"?
« Online: 28 Outubro 2008 às 17:11:45 »
Boa tarde senhores,
estou lendo o excelente livro "Practical Clock Repairing" do Donald de Carle (mais uma grande dica do Flávio) e me deparei com um termo que ele usa sempre.
O termo é "pivot wire", que apesar de me parecer óbvio fiquei em dúvida, pois wire é arame, armação etc - seria isto a designação para a haste na qual é torneado o pivô? Mas pelo que me pareceu é tipo um arame bem fininho e delicado, e não suportaria o esforço! Então pra que serve isto?
Tem algum nome para isso em português? ???

Abraço a todos,
Lourival

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Dúvida: o que é "PIVOT WIRE"?
« Resposta #1 Online: 28 Outubro 2008 às 20:43:09 »
Lourival, me dá a impressão que seja o arame, pedaço de aço que será usado para tornear e repivotar. Mas poderia colocar um trecho do texto ou indicar alguma página onde ele fala isso para eu pegar o sentido da frase?


Flávio

Re: Dúvida: o que é "PIVOT WIRE"?
« Resposta #2 Online: 29 Outubro 2008 às 07:50:36 »
Oi Flávio,
no texto ele diz algo como pegar um pedaço de "pivot wire" e dar uma ligeira cutucada na roda de escape para testar os pivôs. Dá pra ver que é um araminho pois no desenho ele aparece pregado com uma massa (que imagino seja o Rodico) na ponta de um palito (que também tem um nome, mas agora não estou lembrando!)
Mas, na hora do almoço, pego lá em casa o trecho onde ele diz isto e coloco aqui. Vou ver se consigo escanear a página pra pegar o desenho também.
Abração
Lourival