Reforma de Mostradores

  • 12 Respostas
  • 14825 Visualizações
Reforma de Mostradores
« Online: 30 Novembro 2008 às 18:26:10 »
Olá mais uma vez amigos.
É sempre um agradável prazer trocar idéias sobre relógios com vocês.
Estou muito satisfeito, pois consegui restaurar um antigo Sicura, que já está sendo usado por mim com muita alegria. E, no embalo, adquiri recentemente no Mercado Livre um "Techinos Automatic Select Swiss", em péssimo estado. Mas, depois de polida a caixa e desmontado e revisado todo o mecanismo, peça por peça, lubrificado com óleo e graxa Mobius com todo cuidado, ele passou a funcionar perfeitamente, tanto que estou usando-o agora. O problema é o mostrador, que de tão detonado merece uma nova pintura. Então, gostaria que os amigos pudessem informar como posso aprender a pintá-lo, seja através de "dicas" dos amigos, ou, indicação de sites, etc. Só não quero seguir o caminho mais fácil que seria mandar para a "Sarica", pois quero fazê-lo eu mesmo como satisfação pessoal...
Obrigado amigos, por qualquer informação que possam dar. :D ;)

Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #1 Online: 30 Novembro 2008 às 19:11:58 »
Amigo
Desculpe, mas acredito que para ficar 100%, somente na Sarica!!!
Eles têm toda uma gama de tintas, decalques e outras "coisinhas" que não vai ser fácil de você reproduzir!!!
Desconheço sítios na rede mundial que mostrem como se faz.
Aliás, creio que na América Latina seja somente ela que reforma mostradores...estou errado?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #2 Online: 30 Novembro 2008 às 23:44:43 »
Obrigado pela informação Paulo. Sei que é muito difícil, mas, desmontar relógios, depois montá-los e ajustá-los com precisão também era e eu aprendi. É claro que levou alguns anos, mas, aprendi. Talvez, com um pouco de sorte eu aprenda também a reformar mostradores. Claro que sem a pretensão de ficarem perfeitos, mas, ficando do meu agrado já está bom. Para mim é um hoby bem agradável. A propósito, a Fornitura Nova Campinas também reforma mostradores  e até ponteiros, sendo que eles já estão divulgando este serviço no site deles:
http://www.fornituracampinas.com.br/Servicos.asp

Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #3 Online: 01 Dezembro 2008 às 09:27:03 »
Obrigado pela informação Paulo. Sei que é muito difícil, mas, desmontar relógios, depois montá-los e ajustá-los com precisão também era e eu aprendi. É claro que levou alguns anos, mas, aprendi. Talvez, com um pouco de sorte eu aprenda também a reformar mostradores. Claro que sem a pretensão de ficarem perfeitos, mas, ficando do meu agrado já está bom. Para mim é um hoby bem agradável. A propósito, a Fornitura Nova Campinas também reforma mostradores  e até ponteiros, sendo que eles já estão divulgando este serviço no site deles:
http://www.fornituracampinas.com.br/Servicos.asp

Oi Advogado,

O problema, no caso dos mostradores, é que exige um material bem especifico... e é impossivel trabalhar sem esse material !!

A técnica prar mostradores é a "tampografia", que funciona mais ou menos como um carimbo. Inicialmente, você precisa de um "clichê" por cor que vai estar presente no teu mostrador. com esse clichê, você faz mais ou menos como se fosse gravar um circuito impresso, e expoe uma placa à luz, nao sei bem como funciona, depois coloca no acido, e o aço ataca somente o que foi exposto, ou vice-versa... passa-se a tinta na placa, e so onde houve a corrosao a tinta pode ficar. Depois, pega-se uma espécie de bola de borracha, aperta-se na placa com tinta, e reaplica-se a mesma bola no mostrador... a tinta passa da placa pra bola, e da bola pro mostrador !

espera-se secar, e recomeça-se o mesmo processo pra cada cor...

algo mais ou menos assim :

http://www.tampoprint.com/fr/3techniken_fr/tampondruck_fr.html

Quer dizer, se vc. quer fazer mostradores, vai precisar se equipar !

abraços,

Bruno

*

Enéias

Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #4 Online: 01 Dezembro 2008 às 09:30:30 »
Já tive notícias de reforma de mostradores em porcelana restaurados por (pasmem) dentistas! A reforma de um mostrador convencional, feita por uma pessoa eu desconheço... Sei de alguns que tentaram e desistiram.

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #5 Online: 01 Dezembro 2008 às 09:47:09 »
Advogado, Bom Dia !

Trata-se de algo muito especifico e que requer, conhecimento, técnica, tempo, equipamentos, etc  ;)

Mas como vc está disposto, vá em frente mas eu sugiro que primeiro vc faça uma visita na Sarica e bata um papo com o pessoal de lá ! ;)

Grande Abraço e Boa Sorte !!

Ps.: Eu, no seu lugar, mesmo depois de entender o processo como um todo ... mandaria reformar o mostrador na Sarica.
      Só para vc ter uma idéia do Know How da Sarica ... ela recebe mostradores para reforma de vários lugares do mundo ! ;) :D


Marcos Lima

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #6 Online: 01 Dezembro 2008 às 10:21:23 »
 Olá Advogado,

  Só a sua predisposição já vale a pena.
    Não estou bem certo se a Sarica utiliza este método, mas uma das maneiras que pode ser feita a reforma de mostradores seria a TAMPOGRAFIA.
      A grosso modo trata-se da transferência de imagem através de uma "base" de borracha, como um carimbo, isso permite a impressão em superfícies irregulares.
      É claro que devem ser consideradas as a forma de obtenção da matriz, o tipo de tinta a ser utilizado, etc... além disso creio que detalhes como cifras luminosas devam passar por outros processos, pois certa vez na Sarica vi algumas moças fazendo este tipo de acabamento com pincel mesmo.
     O importante como disse no começo é a sua força de vontade, o resto é só técnica e isso se aprende e se aperfeiçoa ...não esmoreça. ;)
 
    Abs
 

Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #7 Online: 02 Dezembro 2008 às 03:43:47 »
Amigos...
Por falar na Sarica, foi comentado este ano, ainda no FórumPQPNow, que ela "estaria fechando", ou "sendo vendida", ou outra coisa.
Alguém sabe de mais algo?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #8 Online: 02 Dezembro 2008 às 19:26:11 »
Salve, amigos!

Advogado,
A Sarica usa exatamente o processo descrito pelo Bruno.

Para as matrizes, onde apos a erosâo a(s) tinta(s) se acumulam para a transferencia, a Sarica usa placas de aço, ...ou de vidro!

Tambem sem nenhuma pretençâo de desestimula-lo, muito ao contrario   8), mas uma das dificuldades tecnicas eh justamente o processo de erosâo em si (quimica, por acidos, etc).
Fazer a coisa com o grau de precisâo necessaria (a "finura" dos traços, por exemplo) exige, como disse o Bruno, equipamentos e materiais bem especializados.
Para a transferencia das imagens a serem atacadas pelo acido, por exemplo, a Sarica usa um processo fotografico.

Eneias,
Realmente, ha materiais usados na restauraçâo dentaria que em tese poderiam "quebrar o galho", pelo menos em termos meramente esteticos, numa eventual "restauraçao" de mostradores esmaltados.
Sao materiais ativados por ultra violeta. etc.
Mas um dos problemas eh que em geral sao caros paca's e necessitam de equipamentos tambem especificos.

Abraços a todos!

Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #9 Online: 03 Dezembro 2008 às 21:22:57 »
Obrigado amigos, pela participação de todos. Este forum, sem dúvida, é uma verdadeira escola, onde todos somos professores e amigos ao mesmo tempo. Isto só me estimula e vou tentar alçar este desafio, e, quem sabe, se o mostrador ficar bonito ao elevado nível dos amigos, eu posto fotos "antes e depois".
Obrigado, mais uma vez, amigos.

Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #10 Online: 13 Dezembro 2008 às 19:12:50 »
Novidades????
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #11 Online: 16 Dezembro 2008 às 14:42:46 »
Salve!

Amigo Advogado,

Há uma técnica de restauração de mostradores, que eu esqueci de comentar antes.
Talvez seja uma "alternativa" inicial para o amigo tentar, antes de partir para algo que exija muito equipamento, como foi comentado.

Trata-se dos mostradores em papel.
Sim, em papel.  ;) :)

A própria Sarica faz restaurações assim, em mostradores grandes (relógios de parede, mesa, etc.).
A técnica consiste em copiar, ou criar, a imagem de um mostrador, imprimi-la em um papel adequado (para impressão em "qualidade fotográfica") e depois colar sobre a chapa do mostrador antigo (devidamente lixada), aplicando em seguida um verniz (sintético), para brilho e proteção.

Eu nunca vi um mostrador de relógio "pequeno" (bolso ou mesmo pulso) restaurado assim, mas eu creio que com paciência e material adequado (papel e impressora de alta resolução, adequados) talvez até fique "razoável".

Eu já pensei em experimentar esta técnica, mas ainda não o fiz.

Abraços e boa sorte nas suas pesquisas e tentativas.

Re: Reforma de Mostradores
« Resposta #12 Online: 16 Dezembro 2008 às 19:41:49 »
Bem lembrado amigo Alberto...  :D  :D  :D
Eu tenho um Omega de bolso, calibre 161, que adquirí com o mostrador todo acabado...digo isso pois esse calibre Omega é mais "novo", com o mostrador original, creio, pintado, em um fundo de aço (ou outro "ferroso"), e não em cobre como os antigos esmaltados. Assim, fui obrigado a restaurá-lo. O serviço foi feito na Sarica, e ficou uma maravilha, 100%, e é de papel, como uym decalque!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio