Eterna Matic

  • 12 Respostas
  • 9158 Visualizações
Eterna Matic
« Online: 10 Dezembro 2008 às 21:56:11 »
olá a todos !

estou interessado em um relógio desta marca e gostaria de saber se seria uma boa aquisição
para um relógio vintage (1º  :)). Pela informação foi revisado, está funcionando e apenas o
mostrador está com o desgaste do tempo (seria de +/- 1940). Algumas fotos:




gostaria de "ouvir" os comentários dos amigos, se possível, grato.

abs

Glauco

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic
« Resposta #1 Online: 10 Dezembro 2008 às 23:16:03 »
Oi Glauco,

  Esta marca é uma otima opção, eles fizeram modelos que marcaram época, creio que o modelo mais conhecido e cobiçado seja o Kon-Tiki, um modelo produzido até hoje e que teve diversas versões, além de bonito os Kon-Tiki tem uma história especial.
 Outros que merecem destaque são o Centeneire, o Concept e os Eterna mais antigos ( que ainda não tinham o nome Matic ).

 Com relação ao modelo abaixo creio que seja do final dos anos 60 inicio dos 70, a não ser que o preço seja muito bom não recomendaria, pois não é dificil encontrar modelo da marca em melhor estado de conservação a bons preços.
 Um dado interessante, em SP a marca não fez tanto sucesso, mas no RJ existe uma maior oferta.

Abs

*

Enéias

Re: Eterna Matic
« Resposta #2 Online: 11 Dezembro 2008 às 09:13:14 »
Sou fã da marca, mas endosso o que o Clélio opinou: o preço estando baixo, vale comprar. Caso contrário é bom ter calma pois sempre será possível conseguir um em excelente estado. :)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic
« Resposta #3 Online: 11 Dezembro 2008 às 09:32:21 »
Realmente o relógio das fotos é bem mais novo do que o imaginado. Creio ser do meio para o final da década de 70. O mecanismo é um 2824-1, primeira geração, com antichoque Kif e sem Etachron.

Abraços!

Adriano

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic
« Resposta #4 Online: 11 Dezembro 2008 às 10:47:08 »

Amigos,

 Aproveitando o conhecimento de vcs gostaria de confirmar uma duvida: A Eterna criou o sistemas automatico com o rotor por esferas ? Antes disso havia apenas mecanismos automaticos martelo ou alguma outra empresa usava outro tipo de rotor livre ?  Um pergunta que, se for ingenua demais,  peço desculpa antes de formular: A Eterna é a ETA ?

Adriano,
 
 O mecanismo da foto não é era produzido pela Eterna ?

 Jean,
 
 Se vc procurar com calma verá algumas peças bem interessantes no ML, salvo engano há um com mecanismo de 28.000 alternancias.

Abs

Re: Eterna Matic
« Resposta #5 Online: 11 Dezembro 2008 às 11:11:26 »
Sou fã da marca, mas endosso o que o Clélio opinou: o preço estando baixo, vale comprar. Caso contrário é bom ter calma pois sempre será possível conseguir um em excelente estado. :)

Caros Clélio, Enéias e Adriano, muito obrigado pelos comentários !

só que agora fiquei com uma dúvida  :-\, o que seria preço justo por este relógio ?
não tenho a mínima idéia e agradeceria se alguém puder comentar (para se respeitar
as regras do fórum, fvr me mandar uma MP se póssível).

abraços

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic
« Resposta #6 Online: 11 Dezembro 2008 às 11:16:15 »
Fala Clélio! O sistema de rolamento não tem a ver com ele ser martelo ou rotor livre de 360º, mas sim o sistema de fixação do rotor apenas. Existe o de rolamento de esferas, como nós conhecemos nos ETA, nos Seiko, nos Orient, nos Citizen e tantos outros, e há o sistema de eixo comum, como nos Omega 565, na maioria dos Rolex, Tissot série 700 e tantos outros. O rotor, ao invés de girar sobre um rolamento de esferas, gira diretamente sobre um eixo e é preso com um grampo ou presilha parafusada. Embora em teoria o sistema de eixo seja mais sujeito a desgastes, não é bem o que se nota na prática: o rolamento também sofre grande desgaste de não fôr dada a manutenção adequada e há incontáveis mecanismos com sistema de eixo, usados por décadas, sem grandes desgastes, ainda mais se usado um rubi como mancal. Então do ponto de vista da manutenção, o rolamento precisa tanto quanto o eixo e não vejo problemas de eficiência do sistema de eixo, apesar de ser considerado antiquado.

O mecanismo da foto já é um ETA e não um clássico Eterna. E são duas empresas diferentes, embora a ETA desde o princípio utiliza basicamente o mesmo layout desenvolvido pela Eterna, especialmente do sistema de carregamento bidirecional. O sistema do 2892 é basicamente o mesmo sistema inventado pela Eterna há mais de 60 anos, com apenas uma roda inversora. Logo a Eterna modificou o sistema para o clássico de duas rodas inversoras, que ficam bem visíveis e tornam o visual das máquinas Eterna quase inconfundível. Sistema este que está aí até hoje nos ETA 2824. É excelente, ainda que antiquado e longe de ser um exemplo de eficiência.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 11 Dezembro 2008 às 11:17:55 por Adriano »

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic
« Resposta #7 Online: 11 Dezembro 2008 às 11:47:19 »
 Amigo

 Tenho um parecido !




 Gosto da marca, que para os " vintages " é excelente ! :D

 Se quizer uma opinião de custo me envie uma MP, certo ?
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic
« Resposta #8 Online: 11 Dezembro 2008 às 12:47:40 »

 Opa... aprendi mais um monte de coisas... Valeu Adriano...
      Eu sou um fã da marca, fui influenciado pelo saudoso José Carlos Sequeira, um amigo virtual conhecido como Pato Preto, comprei dele 02 dos 03 que possui sendo um deles um Kontiki Diver diapasão que adoro.
      A algum tempo troquei um Kontiki médio num Seiko 6139 (UFO) A pessoa que trocou comigo deve ter ficado sorrindo por dentro, porém o Seiko era um modelo que eu cobiçava a tempos...
      Ainda vou comprar outro Kontiki, se possivel um modelo militar.

Abs
 

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic
« Resposta #9 Online: 11 Dezembro 2008 às 12:50:46 »

Compre djá!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Eterna Matic
« Resposta #10 Online: 11 Dezembro 2008 às 19:38:34 »
 Tenho o " Robinho " !!!! :D :D :D




 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Eterna Matic
« Resposta #11 Online: 12 Dezembro 2008 às 02:00:10 »
Apenas para participar com os amigos, tenho um Technos calibre FHF 90 05, que utiliza rotor com eixo, cuja lubrificação recomendada é apenas uma fina camada de graxa mobius. Ele é tão silencioso que nem parece ser automático. Faz bem menos barulho que um Orient com rolamento de esferas que tenho. No item silêncio e discrição, o eixo dá de 10 a 0 no roalmento.

Re: Eterna Matic
« Resposta #12 Online: 13 Dezembro 2008 às 18:49:56 »
Concordo com o amigo Advogado...mas digam uma coisa: se lubrificado, o sistema "de pino" também não é uma boa, ou seja, não tem uma boa durabilidade?
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio