Menu principal

Seiko 5 calibre 6119 C

Iniciado por Alexsander, 25 Novembro 2009 às 09:33:41

tópico anterior - próximo tópico

Alexsander

Depois que mostrei meu recém-adquirido automático [1], um amigo lembrou de um Seiko 5 que ganhou do pai. Ele achou o relógio e veio me mostrar, com o que estava escrito na tampa ele descobriu tratar-se de um calibre 6119 C. O relógio tem pulseira de aço, estilo social e está com o mostrador desgastado, deve ter quase 40 anos. Vou pedir pra ele tirar umas fotos do relógio pra postar aqui.

Pelo que ele sabe o relógio nunca recebeu manutenção. O relógio funciona, exceto pelo dia da semana que parou em "JUE" (de Jueves?). O que poderia ser? Alguma sugestão de relojoeiro em Porto Alegre?

[1] http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,2241.0.html

paulorocha

Alexsander, este é um dos relógios que mais aprecio! :D

É resistente, preciso, clássico. Um dos melhores (se não o melhor) custo/benefício em matéria de relógios.

Vale muito a pena recuperá-lo.

O problema no calendário pode ser tanto de alguma engrenagem quebrada quanto a simples acúmulo de sujeira. O certo é levá-lo a um relojoeiro para fazer uma revisão completa.

Quanto a indicação de um relojoeiro, infelizmente não poderei ajudá-lo...
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alexsander

Fui com meu amigo no relojoeiro Ricardo, que fica na Galeria Santa Catarina (esquina Voluntários da Pátria e Cel. Vicente), o mesmo em que levei meu Technos. O relojoeiro abriu o Seiko 5 e comentou que o mecanismo está com bom aspecto, sem marcas nos parafusos nem sinais aparentes de desgaste. Há uma inscrição por dentro da tampa, "F981", que parece indicar que houve uma revisão em Set/81. A "revisão geral" foi orçada em R$ 60 mais peças se necessário, o relógio deve ficar pronto até o final da semana.

bfskinner

Realmente valeu a pena... Vc. está com um dos melhores calibres produzidos que muitos afirmam ser superior a qualquer Omega. Eu tenho um 6119 e ele ganha em precisão de todos os meus relógios automáticos (incluindo Omega). Ele compete pau-a-pau com meu Rolex Submariner em nível de precisão... A vantagem do 6119 é o grande números de peças para reposição e além disso, a manutenção é barata.

Como vc. mandou arrumar em 2009, talvez em 2040 ele necessite de um pequeno ajuste.

Depois, poste fotos dele aqui... Existem muitos fãs deste calibre aqui no fórum (eu sou um deles)...

Alexsander

Só pra esclarecer, este relógio pertence a um amigo. O mostrador está com várias "manchas" e os ponteiros parecem estar com algum tipo de fungo. O relojoeiro disse que não tinha aquele mostrador para trocar e que mandar pintar não valia a pena.

Cigano

Olha esse calibre é referência quando se fala em relógios Seiko, eu ainda estou atras do meu eu tenho um 6319 que pelo que eu vi é muito raro até porque eu não achei muitas informações sobre o tal calibre!!

Mais no seu caso tem muitas sucatas boas de 6119 com dial muito bom e sem fungos por ai !! Agora eu acho que compensa sim a reforma do dial até pq relógio vai ser todo refeito (revisão com lubrificação, vedação e troca do crystal) esses critérios são de prache em um inicio de restauração então não vejo o pq do relojoeiro dizer que não compensa renovar o dial !!

Boas sorte no 6119 !!
Abraços,
Cigano!

paulorocha

Cigano, desculpe-me mas não concordo contigo...

Uma coisa é trocar o mostrador por outro ORIGINAL em bom estado. Outra muito diferente é repintar o mostrador. Em um relógio vintage, onde a possibilidade de se encontrar um novo mostrador é muito pequena, até que pode ser e ainda assim com muitas restrições. Num relógio em que o mostrador pode ser encontrado facilmente, repintar o mostrador realmente não compensa.

Sem falar que um trabalho decente neste mostrador (leia-se: sarica), vai ficar mais caro que o próprio relógio...
Um grande abraço

Paulo Rocha

Cigano

Citação de: paulorocha online 25 Novembro 2009 às 17:18:15
Cigano, desculpe-me mas não concordo contigo...

Uma coisa é trocar o mostrador por outro ORIGINAL em bom estado. Outra muito diferente é repintar o mostrador. Em um relógio vintage, onde a possibilidade de se encontrar um novo mostrador é muito pequena, até que pode ser e ainda assim com muitas restrições. Num relógio em que o mostrador pode ser encontrado facilmente, repintar o mostrador realmente não compensa.

Sem falar que um trabalho decente neste mostrador (leia-se: sarica), vai ficar mais caro que o próprio relógio...

Sim concordo contigo Paulo nesse caso eu até retiro o que eu tinha dito antes, se a reforma sair cara não compensa mesmo !! O melhor é correr atras de outro como eu tinha dito tem muitos dial em bom estado o dificil é achar um igual ao original !!

Nós sabemos que você é um dos grandes conhecedores e adoradores de seiko, nesse caso eu ainda sou um adorador porque tenho muito á aprender!! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

paulorocha

Opa! Questão de ordem! Adorador de Seiko eu sou sim, mas CONHECEDOR mesmo é o zÉ!

Brincadeiras a parte, o custo de se restaurar um mostrador gira na faixa de uns 50 a 100 reais. Com este valor você compra facilmente um 6119 em ótimo estado.

Quanto a ser identico ao original originalmente instalado no relógio eu concordo contigo, pode ser difícil mesmo. Mas, pelo menos na minha opinião, a troca por outro mostrador, mesmo que com desenho diferente daquele que veio no relógio, mas desde que seja um mostrador ORIGINAL da série 6119 não fere a originalidade do relógio.
Um grande abraço

Paulo Rocha

Cigano

Citação de: paulorocha online 26 Novembro 2009 às 09:18:27
Opa! Questão de ordem! Adorador de Seiko eu sou sim, mas CONHECEDOR mesmo é o zÉ!

Brincadeiras a parte, o custo de se restaurar um mostrador gira na faixa de uns 50 a 100 reais. Com este valor você compra facilmente um 6119 em ótimo estado.

Quanto a ser identico ao original originalmente instalado no relógio eu concordo contigo, pode ser difícil mesmo. Mas, pelo menos na minha opinião, a troca por outro mostrador, mesmo que com desenho diferente daquele que veio no relógio, mas desde que seja um mostrador ORIGINAL da série 6119 não fere a originalidade do relógio.

Grande Paulo Rocha isso eu concordo tbm de trocar mesmo que não tenha a mesma cor mais sendo da mesma série, puxa como é caro para restaurar um mostrador, eu achava que era mais em conta, compesa mais para relógios mais caros mesmo !!

Falows
Abraços,
Cigano!

Alexsander

Mas onde encontrar mostradores de modelos antigos?

Alberto Ferreira

Salve!

A Sarica, aqui em Sampa, tinha muitos (de várias marcas, N.O.S. inclusive), agora tem muito poucos.

A 777 Comercial Sérgio Yoo Ltda (E-Mail: fornitura777@terra.com.br, fone/fax: 11-3104 6554), também aqui de Sampa, tem uns poucos (Seiko).

Abraços!
Alberto

Jeff

Esta formitura "777" é concorrente da Sarica, ou seja, também restaura?

Alberto Ferreira

Citação de: Jeff online 27 Novembro 2009 às 23:16:10
Esta formitura "777" é concorrente da Sarica, ou seja, também restaura?

Não.
Não restauram. São uma fornitura. E o Ségio Yoo é um relojoeiro.

Abraços!
Alberto

rlessa

No eBay vc encontra mostradores, e outras partes... com certeza!!!!

Paulo Sergio

Dependendo do modelo, por vezes, não se encontra um mostrador NOS... portanto, não se deve descartar uma restauração!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alexsander

Quando o meu amigo pegar o relógio (está prometido para sexta-feira) vou pedir pra tirar uma foto, eu posto aqui pra ver se vocês ajudam a identificar o modelo certinho pra poder procurar um mostrador.

Geso Jr.

Estou muito satisfeito em adquirir mais um 6119. Um achado é de 1970 e com duas janelas. Calendário em japonês e inglês. Está internado sábado que vem eu pego ele. Vai fazer compania ao outro 6119 que tenho que foi do meu avô. Abraço a todos amigos do fórum.

Cigano

Citação de: Geso Jr. online 22 Setembro 2012 às 15:36:39
Estou muito satisfeito em adquirir mais um 6119. Um achado é de 1970 e com duas janelas. Calendário em japonês e inglês. Está internado sábado que vem eu pego ele. Vai fazer compania ao outro 6119 que tenho que foi do meu avô. Abraço a todos amigos do fórum.

Parabéns pela aquisição, quando puder, mostre uma imagens dele para nós !!
8) 8)
Abraços,
Cigano!

Paulo Sergio

Estive em Sampa na semana passada... fui à Sarica para mandar reformar alguns mostradores... fiquei pasmo com os preços... não que esperasse "galinha morta"... sei que é caro e trabalhoso reformar e sempre valorizei o serviço da Sarica, a quem respeito deveras (sou cliente há MUITOS anos).
Mas digo tranquilo - adquirir um relógio e "TER A CERTEZA DE UMA REFORMA"... hoje há que se pensar!!!
Tomo como exemplo um Seiko que estou restaurando... polimento, manutenção, reforma de mostrador... tudo somado, faz pensar...  :-\ :-\ :-\
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio