Meu novo Watch Winder que acabei de montar!

  • 45 Respostas
  • 23340 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re: Meu novo Watch Winder que acabei de montar!
« Resposta #40 Online: 17 Dezembro 2008 às 14:28:02 »
Salve!

Amigos,
Apenas mais algumas "dicas".

1) O ângulo, com a vertical, a meu ver fica melhor no entorno de 20 - 30 graus (60 - 70 graus com a horizontal).
Ele não é "crítico", mas é importante.
Nós não podemos esquecer que é a resultante da força, o peso do rotor, que irá "acionar" o carregamento da corda.

Em outras palavras, se o giro fosse na horizontal, nada aconteceria. Na vertical, a resultante do peso do rotor é máxima.
Lembrem-se porém que é a caixa do relógio quem gira, e que na verdade a gravidade apenas mantém o rotor "parado", na parte de baixo.

O compromisso da inclinação está mais ligado a uma outra questão prática (e construtiva), a de diminuir o esforço sobre o eixo do motor (o que faria com que a caixa onde está montado o relógio “tombasse” para frente, acarretando desgastes após algum tempo).
Os motores de micro-ondas não têm rolamento no eixo para suportar este esforço, posto que foram projetados para acionar um prato que trabalha na horizontal.
Uma carga centralizada, com apenas um relógio montado por caixa (aquela que suporta e gira o relógio) minimiza o problema.


2) A velocidade de rotação também não é critica. Mas em geral os motores disponíveis para fornos de micro-ondas giram de 3 a 6 rpm. Sendo perfeitamente adequados.
Na verdade, a idéia é que em cada período ligado (girando) seja acumulada corda suficiente para o período parado seguinte.
Um valor "típico" do número de voltas do rotor necessárias para um carregamento completo seria de 800 a 900 giros. Mas cada movimento tem os seus próprios parâmetros, incluindo aqui a direção do carregamento.


3) O uso dos motores mencionados "resolve" um outro problema. O do giro alternado para cada lado (aleatório) após cada parada determinada pelo timer.
Os tais motores já possuem um sistema interno que faz isso. Ou seja, cada vez que reiniciam o movimento eles "tendem" a inverter a direção com que estavam girando antes. Isso ocorre por construção desses motores.
Caso isso não ocorresse, os relógios com carregamento unidirecional não seriam carregados, se o giro do motor fosse contrário ao seu.

Abraços e boa sorte!
« Última modificação: 17 Dezembro 2008 às 14:30:26 por Alberto Ferreira »

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Meu novo Watch Winder que acabei de montar!
« Resposta #41 Online: 17 Dezembro 2008 às 16:24:52 »
Alberto,

Já que vc citou "relógios com carregamento unidirecional ...."
Das marcas mais conhecidas quais seriam os fabricantes deste tipo de calibre ?

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Meu novo Watch Winder que acabei de montar!
« Resposta #42 Online: 17 Dezembro 2008 às 17:05:05 »

O ETA Valjoux 7750 é o mais popular.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Alberto Ferreira

Re: Meu novo Watch Winder que acabei de montar!
« Resposta #43 Online: 17 Dezembro 2008 às 18:08:29 »
Alberto,

Já que vc citou "relógios com carregamento unidirecional ...."
Das marcas mais conhecidas quais seriam os fabricantes deste tipo de calibre ?


Salve, Automatic!

Bem,...
Não há todos os movimentos, mas boa parte deles...  :)

Veja neste site, a tabela informa, por fabricante e modelo, o sentido de carregamento, se horário, anti-horário ou bidirecionais.

http://www.orbita.net/pages/17101.htm

Nele tambem pode ser visto o número de voltas que cada movimento necessita para o carregamento completo da corda.
 8)

Abraços!

*

Alberto Ferreira

Re: Meu novo Watch Winder que acabei de montar!
« Resposta #44 Online: 17 Dezembro 2008 às 18:37:48 »
Salve, amigos!

Após todas as brincadeiras que fizemos e as informações e dicas (sucintas) que demos, eu fiquei aqui pensando...

O meu lado "brincalhão" estava adorando fazer aquelas piadas, mas o técnico dava muxoxos de reprovação.
 ;)  ::)


1) Será que nós não "simplificamos" demais a questão?

2) Será que, se assim não fosse, não correríamos o risco de "assustarmos" os menos "técnicos", com relação à engenharia envolvida em um bom watchwinder?


Bom,...
Eu deixo a questão para a decisão de cada um.



Mas,...
Para aqueles que dominem o inglês e que tenham interesse em ler algo um pouco mais aprofundado conceitualmente e considerem que o projeto de um bom watchwinder não é apenas algo que produza um mecanismo que apenas faça os relógios ficarem dando voltas em uma "mini-roda-gigante".  ;) ;D, eu recomendaria a leitura deste excelente artigo, cujo próprio título já coloca claramente a questão:

Watches and Winders: It's Not Only About Turns per Day

Vejam,

http://people.timezone.com/msandler/Articles/ArnsteinWinder/Winder1.html


Mas isso não quer dizer que os modelos expeditos e simplificados não funcionem.
Sim, eles o fazem, e bem. Se a questão for apenas dar (ou manter) corda num movimento automático, bem entendido.

E qual seria então a grande diferença?
Nos projetos mais elaborados, simplesmente procura-se manter o movimento do relógio funcionando com maior (ou melhor) precisão. Apenas isso.

E é aí que entra toda aquela "filosofada" técnica do senhor Arnstein.

Um grande abraço a todos!


PS:
Quanto ao artigo "Effect of Winder Spindle Elevation on Watch Winding", infelizmente o link existente no texto está partido.
Mas quem tiver interesse (ou, como diriam os nossos craques do futebol, "determinação"  ;D) talvez ainda seja possível encontrar algo perdido em "cache" aí pela NET.
« Última modificação: 17 Dezembro 2008 às 18:55:10 por Alberto Ferreira »

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Meu novo Watch Winder que acabei de montar!
« Resposta #45 Online: 17 Dezembro 2008 às 19:01:32 »
Salve, amigos!

Após todas as brincadeiras que fizemos e as informações e dicas (sucintas) que demos, eu fiquei aqui pensando...

O meu lado "brincalhão" estava adorando fazer aquelas piadas, mas o técnico dava muxoxos de reprovação.
   


1) Será que nós não "simplificamos" demais a questão?

2) Será que não correríamos o risco de "assustarmos" os menos "técnicos", com relação à engenharia envolvida em um bom watchwinder?  ....


Alberto


Oi Alberto!

Estou perfeitamente incluído no grupo dos "não técnicos", e achei extremamente interessante as brincadeiras!

Como professor que um dia fui (troquei o magistério pelo marketing há quase 25 anos...) acho extramente útil a junção de conhecimento com diversão. Aprendi um pouco sobre os WW e, se o assunto tivesse sido tratado de maneira somente didática, talvez tivesse ficado um pouco enfadonho e menos instrutivo.

Acho que professores divertidos (como vcs estão mostrando ser), ao invés de assustar, atrem cada vez mais iniciantes (como eu) para o mundo da horologia. Por favor, continuem nos ensinando brincando.
 
Viva o bom humor!


Marcos Sá
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel