Menu principal

Certiifcado COSC

Iniciado por Correia, 26 Dezembro 2009 às 22:05:06

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Só para clarificar, uma coisa é o certificado, outra coisa é o boletim de marcha. O certificado é uma papeleta, cartão e etc. que o fabricante manda com o relógio e pode ou não emitir uma nova via a pedido do cliente.

O papel que tem os resultados dos testes é o boletim de marcha e raras marcas vendem o relógio acompanhado do boletim. Outras, fornecem uma via do boletim mediante pedido, pagando-se um valor, e só até um certo tempo após a venda.

E outras nem sob pedido.

Mas é só para distinguir o certificado do boletim de marchas.

Abraços!

Adriano

JotaA

Valeu por esclarecer Adriano. Consegui o certificado da Breitling. Vou tentar o boletim.

Abraços.

Adriano

Humm, relendo minha mensagem, pode ser que alguém não entenda. Vou dizer de outro modo: o certificado é só um documento (em forma de cartão, papeleta, etc.) que confirma que aquele relógio é um cronômetro. Não mostra o resultado dos testes.

Só o boletim traz esse resultado.

Abraços!

Adriano

Julio Celes

Sei o que vou dizer pode não fazer sentido mais vamos lá

O que me garante que o certificado realmente é cosc?

Pois posso pensar que um cara na Omega imprime o certificado e tá tudo beleza.

somete uma dúvida.

Grande abraço

Julio Celes

flávio

O boletim de marcha emitido pelo COSC vem em papel moeda. Quem tem um, por favor, poste foto. É bem diferente de algo impresso normalmente.

Flávio

michelim

Citação de: flavio online 27 Julho 2012 às 10:08:01
O boletim de marcha emitido pelo COSC vem em papel moeda. Quem tem um, por favor, poste foto. É bem diferente de algo impresso normalmente.

Flávio

Segue o do Tissot Janeiro

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

flávio

Thiago, acredita que tenho o Janeiro e o dono, quando me vendeu, não quis de modo algum me dar a caixa e certificado? Chorei mas ele não me deu...Mas também, comprei por 1200 pilas, nem resmunguei. O que ele queria com a caixa é o mistério.

Flávio

michelim

Citação de: flavio online 27 Julho 2012 às 10:36:25
Thiago, acredita que tenho o Janeiro e o dono, quando me vendeu, não quis de modo algum me dar a caixa e certificado? Chorei mas ele não me deu...Mas também, comprei por 1200 pilas, nem resmunguei. O que ele queria com a caixa é o mistério.

Flávio

Ele pode ter tranformado a caixa em humidor de charutos, uma caixinha de jóias pra mulher... A caixa é uma graça...

Quanto ao certificado, aí sim é um mistério, pois lá consta o número de série do relógio...
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

JotaA

O da Breitling é o certificado amarelo emitido por eles, igual a este abaixo:

Já o boletim de marcha, igual ao postado pelo amigo Michelin, não sei se emitem.

Alguém já tentou? Vou entrar em contato com eles e depois posto aqui.

jfestrelabr

Os PANERAI também vem com o boletim de marcha , eu ja postei aqui a alguns meses, tanto os antigos quanto os novos possuem.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Adriano

Bom, é uma hipótese absurda que uma marca emita um certificado falso para tapear o cliente.

De todo modo, o que garante a autenticidade da certificação é algo bem simples: número de série. É obrigatório que todo mecanismo sujeito ao COSC possua número de série. Mesmo marcas que não se utilizam de numeração serial como padrão, nos modelos com COSC, a máquina tem que ter númeração.

O certificado é emitido para aquele número. O número vem marcado no certificado. Na dúvida se um certificado é original ou não, você pode consultar diretamente o COSC e perguntar se eles certificaram mesmo aquele mecanismo.

E não custa lembrar: só o mecanismo é certificado, não o relógio todo. E os mecanismos são reavalidos antes de irem para dentro dos relógios, e são re-regulados e re-ajustados se preciso for. Por isso, jamais esperem que seu relógio se comporte como o resultado do boletim.

Abraços!

Adriano

Julio Celes

Obrigado Adriano.

Abraços

Julio Celes

Neme

Como dúvida, pergunto?
Por quanto tempo podemos dizer que nossos relogios são Cosc? Apenas quando são novos? Ou sempre? O que pode determinar isso?

Abs.
Neme
Abs.
Neme!

vinniearques

Tenho quase certeza que sempre, já que basta fazer a revisão periodica e regular bem que ele funciona dentro dos padrões!

Tenho Rolex cosc 1969 que está no padrão até hoje!

Revisado claro!

Adriano

Citação de: Neme online 19 Janeiro 2013 às 19:03:35
Como dúvida, pergunto?
Por quanto tempo podemos dizer que nossos relogios são Cosc? Apenas quando são novos? Ou sempre? O que pode determinar isso?

Abs.
Neme

O COSC comprova que aquele é um relógio que possui uma qualidade tal que é capaz de atender aos rigores de precisão por ele estipulado. Essa qualidade depende uma parte de projeto, materiais, tolerâncias, e isso não muda nunca, por quanto tempo o relógio durar DESDE QUE seja devidamente mantido, cuidado, sem porradas, sem revisões por curiosos, sem negligenciar a manutenção... A outra parcela depende dos ajustes de fabrica. Esse é um parâmetro mais sensível ao tempo, mas mesmo assim, se bem cuidado, pode ser mantido e "restaurado" numa manutenção de qualidade.

Logo, o relógio que um dia recebeu o certificado, terá eternamente potencial de se manter dentro dos parâmetros. Mas isso depende do dono do relógio. O COSC não garante nem que o mecanismo chegue de volta ao fabricante  com a mesma precisão após o teste. Pois vale lembrar que só o mecanismo é testado. Ele vai montado com mostrador e ponteiros especiais só para o teste. Quando volta para a fábrica, precisam ser removidos e montados em um relógio de verdade, e por isso, passam por uma nova bateria de ajustes e regulagens antes de saírem a fábrica. Isso garante que você receba ainda um relógio dentro dos padrões.

O quanto do desempenho depende da qualidade física e o quanto depende de ajuste, não dá para dizer. Mas um Omega 8500 por exemplo, é quase totalmente qualidade física, e uma regulagenzinha. Pois ajuste mesmo, ele nem permite, por causa da espiral de silício. Todas as espirais são praticamente perfeitas e idênticas. Não precisam de ajuste do ponto de fixação na virola, nem no pitão, nem concentricidade, nem planicidade... muito menos pareamento com os balanços. Nada. O "talento" do regulador é de mínimo impacto. Um 8500 só não passa no COSC se tiver defeito. Creio que índice de reprovação deles deve ser zero.

Agora, se o camarada bate o relógio e usa ele por uma década a fio até o relógio parar e depois leva para uma revisão de R$ 50,00, R$ 100,00 ou que sejam R$ 200,00, esquece. É capaz de nunca mais chegar nem perto de ser um COSC. Isso é fato. Pois numa revisão desse preço, com certeza nem corda é trocada. E sem isso, jamais volta a ser um COSC. Estabilidade de marcha começa na fonte de energia, ou seja, corda e tambor. Curiosamente, muitos "relojoeiros" negligenciam isso, como se trocar corda fosse uma bobagem, uma "frescura" de assistência técnica autorizada. É como ter um carro de alta performance e colocar nossa maravilhosa gasolina, que é a fonte de energia. Não dá para esperar o desempenho ótimo assim.

Marcas como a Breguet, por exemplo, não vendem cordas: é tambor completo, pré-montado e pré-lubrificado de fábrica. Obrigatório em toda revisão. Ponto.

Abraços!

Adriano

jokr82

Nossa  :o Que aula que eu recebi agora, mas nossa, quantas palavras difíceis que o Adriano disse, demorei pra conseguir ler!!  :P

Correia

Citação de: jokr82 online 22 Janeiro 2013 às 16:59:46
Nossa  :o Que aula que eu recebi agora, mas nossa, quantas palavras difíceis que o Adriano disse, demorei pra conseguir ler!!  :P

Eu acho que o Adriano não usa quaisquer palavras difíceis.

Tem  um dom - além de ser uma enciclopédia relojoeira de bitola estrelar, que é o de resumir, de condensar num português clarinho, cristalino, uma pequena parcela do que sabe na matéria.(Muitos professores, colegas, amigos, que tive e tenho sabem muito da matéria X, mas por vezes não conseguem transmitir essa sapiência de forma natural, simples, isso é um outro dom! 8))

O amigo Adriano escreve, resume, nos dá a "papinha feita" de uma forma espectacular. Isso, meu amigo, é ouro! :D

Abraços!
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Paulo Sergio

mas nossa, quantas palavras difíceis que o Adriano disse, demorei pra conseguir ler!!  :P

Veja o que alguém escreveu em um tópico:
" e eles(Drzyun) não será mais a revendedora Omega, portanto aproveitem!
PS: fazem 2 minutos que ela me ligou, ligou as 17:00"

Também demora para que possamos entender!!! ::) ::) ::)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

DonPepe

Citação de: Correia online 22 Janeiro 2013 às 20:57:58
Nossa  :o Que aula que eu recebi agora, mas nossa, quantas palavras difíceis que o Adriano disse, demorei pra conseguir ler!!  :P

...

O amigo Adriano escreve, resume, nos dá a "papinha feita" de uma forma espectacular. Isso, meu amigo, é ouro! :D

Abraços!
Correia

Concordo contigo e em tempos de Internet essa habilidade parece estar cada vez mais rara... A comunicação do nosso amigo é clara com texto simples e acessível, mesmo se tratando de um assunto tão técnico e denso. Conheço poucas pessoas que têm esse dom.

wilbor

+1

Citação de: DonPepe online 22 Janeiro 2013 às 23:12:26
Citação de: Correia online 22 Janeiro 2013 às 20:57:58
Nossa  :o Que aula que eu recebi agora, mas nossa, quantas palavras difíceis que o Adriano disse, demorei pra conseguir ler!!  :P

...

Abraços!
Correia

Concordo contigo e em tempos de Internet essa habilidade parece estar cada vez mais rara... A comunicação do nosso amigo é clara com texto simples e acessível, mesmo se tratando de um assunto tão técnico e denso. Conheço poucas pessoas que têm esse dom.