Menu principal

Diminuindo coleção

Iniciado por Arrais, 16 Janeiro 2010 às 12:08:18

tópico anterior - próximo tópico

Arrais

Meus caros,

Estou decidido a diminuir meu ajuntamento. No começo desta mania de relógios, comprei um monte de peças que não uso muito. Fui fazendo uma coleção sem foco e simplesmente gastando um bocado de dinheiro. Agora, vou diminuir o ajuntamento e fica só com três peças. Meu plano é vender o que tenho "sobrando" por aqui e comprar um rolex ( que ainda falta), ficar com um omega e algum relógio mais classico.

Bem, alguém ai já pensou em fazer o mesmo? O quanto você conseguiria reduzir sua coleção?

Vou restringir a minha a três peças.

abraço

Arrais
Easily satisfied with the Best

igorschutz

Já pensei nisso diversas vezes, a ponto de querer ficar apenas com dois relógios: um bom e um G-Shock. Mas esse bom teria de ser bom MESMO, e infelizmente, se eu vendesse todos os meus relógios, o dinheiro não daria pra pagar nem metade de um relógio do nível que eu gostaria.

Então vou ficando com os meus mesmo, e se um dia eu puder ter um puta relojão, vendo todos os restantes.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

FALCO

Estou nesta fase também, em 2009 vendi 16 relógios (para viabilizar algumas vendas, 4 entraram).
Apesar de não seguir esta regra, acho correto quando se diz: "se não usa, venda".
Não sei se é TOC, fase "zen" ou maturidade, mas certos gastos meio "consumistas" e sem propósito estão começando a incomodar.
Para quem não lê a revista "WIRED", recomendo... ano passado ela publicou uma reportagem muito interessante entitulada:
"The Good Enough Revolution: When Cheap and Simple Is Just Fine"
segue o link:
http://www.wired.com/gadgets/miscellaneous/magazine/17-09/ff_goodenough?currentPage=all
vale ler.

PS. Arrais pelo que entendi, mais do que reduzindo você está apurando (saindo de alguns médios, menos desejados para um rolex), acho um sábio caminho.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

Eu já venho fazendo isso. Os relógios que eu não uso me dão remorso, pois muitos são legais, colecionáveis, em ótimo estado e há gente no meio procurando por eles. Além disso, é dinheiro parado.

Então ando me desfazendo de peças bem legais, mas que não uso, por uma série de razões, enquanto tem gente que pode usar muito bem e cuida bem dessas peças.

Não estipulo limite: apenas quero vender o que eu não uso ou perdi o apreço por qualquer razão.

Abraços!

Adriano

Daniel Eira

Amigos,

Essa é uma tecla que venho batendo faz tempo. Ter poucos e bons. O Alexandre aqui do fórum tem uma caixinha com 5 relógios muito bons! Eu me lembro quando ele apareceu com a idéia e eu achei meio louca, mas depois eu acho que faz muito sentido. Venho tentando diminuir a coleção ao longo de 2 anos.
Ano passado e nesse início de ano vendi praticamente tudo o que eu tinha e estou juntando mais um pouco para tentar alguns que são os meus sonhos de consumo. Tenho na minha cabeça em torno de 4 peças: 2 diver, 1 crono e 1 social. Mas nessa conta, eu não levo em consideração os relógios a quartz que praticamente não uso, mas tirando os que foram presentes de família, pode colocar um g-shock para fechar 5 que acho que estará de bom tamanho. 8)

Abs

Daniel

Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Arrais

Citação de: broker online 16 Janeiro 2010 às 13:16:58

PS. Arrais pelo que entendi, mais do que reduzindo você está apurando (saindo de alguns médios, menos desejados para um rolex), acho um sábio caminho.

Acho que é isto mesmo...quero apurar. Ter algumas peças que poderão ficar por aqui por muito tempo. Na verdade, acho que a loucura consumista está meio que acabando na minha vida. Vocês sabem bem o quanto a mania por relógios pode nos levar a comprar um monte e gastar muito no começo. Mas, depois de um tempo, vamos focando.

Acho que este é realmente um "sábio caminho".

Abraço

Arrais

Glauco GM

Também estou começando a partir para este foco.

Tenho notado que vários relógios só estão ainda aqui pelo
prazer de ter conseguido adquirir, mas que realmente nunca
uso.

abs

Glauco

Fabricioab

Amigos, creio que eu ainda n cheguei nesse ponto, pq tmb nem tenho tantas peças assim.

Sei de uma coisa, se alguem tiver um sumo e estiver querendo vender, por gentileza me avisem.

Abs.
What the next step ?

nilomis

Estou basicamente na mesma linha ...

Quando comecei neste vício, comprava o que aparecia e, é claro, os vendedores (e há muitos) se aproveitam disso e nos vendem muita porcaria.

Já fiz um ciclo de "purificação" e outros virão.
Estou ficando só com coisas que realmente valham a pena e, sempre que possível, com duas de cada seguindo o "quem tem um não tem nenhum".

Pretendo estabilizar, e mesmo parar de modificar a minha coleção, dentro de mais uns dois ciclos. Devo focar mais em movimentos realmente bem desenhados, caixas que eu me sinta bem e menos no "hype" comercial.

Evidentemente, pois não sou de ferro, Seiko não entra nesta regra, pelo menos os divers antigos.  ::)

Abs,

Nilo

zE_

Eu espero não chegar neste ponto  ;D

Abraços,
Jose A.

mestreaudi

Há no mínimo 2 anos tenho feito isso.

O primeiro passo é por um foco na coleção/ ajuntamento.... depois agir, sem dó nem piedade!!
Rafael.

Cigano

Citação de: zE_ online 16 Janeiro 2010 às 20:02:29
Eu espero não chegar neste ponto  ;D

Abraços,
Jose A.

Com você que é apaixonado mesmo, não que os colegas não são, mais no dia que acontecer isso com você zÉ é melhor procurar um médico para ver o que está pegando contigo !! ;D ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Desotti

Citação de: nilomis online 16 Janeiro 2010 às 18:25:45... Estou ficando só com coisas que realmente valham a pena e, sempre que possível, com duas de cada seguindo o "quem tem um não tem nenhum"...

Putz, acabo de perder um Oris e um Longines então :'(...  brincadeira! ;D ;D ;D

Caros, considerando a possibilidade de começar a anunciar futuramente algumas peças, gostaria de saber dos amigos se existem maneiras menos subjetivas de estimar a depreciação de um relógio usado ante a um novo (exclui-se portanto peças raras), levando-se em conta seu estado de conservação, tempo de uso e etc.

Abraços!

Marcelo.

nilomis

flávio

Eu cheguei num ponto que também gostaria de fazer isso, o problema é que sempre comprei os relógios por oportunidade, então relativamente baratos para eu me desfazer deles. Aliás, mercado de usado é uma droga, iria me desfazer dos relógios e não conseguir comprar nada com o dinheiro. De qualquer forma, não tenho tantos relógios assim. Eis a lista e rápidos comentários sobre preço e meu gosto:

- Omega Speedmaster Reduced. Não o venderia, foi meu presente de formatura;
- Omega Constellation C de 1973. Foi do meu avô. Idem;
- Omega Planet Ocean. Gosto pacas deste relógio. Não o venderia;
- Swatch Irony Automatic. Tinha enjoado deste relógio, mas arrumei uma pulseira twist o flex para ele e, que diferença, passei a vê-lo com outros olhos, o tenho usado pracaramba;
- Longines Avigation Chrono. Não conseguiria uma boa grana nele. Vender para que? O comprei por 1200 reais, não conseguiria comprar nada semelhante por este preço. E o relógio custa na loja, hoje, uns 7 paus. Problemas de movimento à parte, pois efetivamente acho o 2894 uma JOÇA, acho o relógio muito bonito, talvez uma das coisas mais equilibradas que a Longines fez nos últimos anos;
- Zenith Elite. Eu não uso muito o relógio, pois ele é extra plano e cai bem com ternos. O problema é que todos os meus ternos são risca de giz pretos ou cinzas, e só uso sapatos pretos (sua pulseira é de couro de crocodilo marrom). Em síntese, eu o uso para usar, pois quebro regra de estilo, pois sapato preto, cinto preto, relógio pulseira preta, não marrom. No entanto, com um traje mais esporte fino, na balada, ele até cai bem. Não o venderia. Acho meu relógio com o movimento mais interessante de se ver;
- Ebel E Type. Queria colocar uma pulseira de borracha preta nele, pois o acho branco demais. Mas até que o uso bastante e, se fosse vender, não conseguiria um bom preço, pois a Ebel não é boa de mercado. E, afinal, seu calibre é singular;
- Rms 1 e 2. Não os venderia, por motivos óbvios. Mas também não os uso muito.
- Rolex Explorer 1. Engraçado, uso este relógio demais, pois vai bem com tudo, mas não sentiria remorso em me desfazer dele. Mas aí talvez comprasse um Sub ou Sea Dweller, só para ainda ter um Rolex. Vá entender...
- Tissot Touch. Relógio que ganhei num concurso feito pela Tissot mundial? Ah, nem o uso tanto assim, mas não o vendo. História mais engraçada, nunca ganhei nada na vida, acabo ganhando logo um relógio, e num concurso?
- Tissot Janeiro. Engraçado, até uso muito este relógio com ternos. É um crono muito legal para usar com ternos. Fora do trampo, porém, quase não o uso. Mas ele entrou tão barato para mim (1000 pilas) que eu não venderia. Para que? Ganhar uns 2 paus? O que compraria com o dinheiro? Resposta: nada.
- Revue Thommen Cricket. O relógio nem tem um visual moderno, é discreto, mas não o venderia, sobretudo pela complicação não usual no mercado. Aliás, com ele fiz o caminho contrário: o vendi e depois o recomprei.
- Tenho um reloginho do Mickey a quartzo que minha ex noiva me deu. Este eu até daria. Não bastasse a ligação com o relógio, que me lembra a ex, o troço ainda é folheado a ouro, não combina com nada. Se fosse o modelo vintage eu até o usaria na balada para zoar. Mas não tenho afeição alguma a este relógio.

Em síntese. Não tenho coleção, se posso dizer e não valeria a pena vender nada. Então vou ficando com os relógios, que me dão é prejuízo em revisões kkkkkk!

A pergunta que não quer calar é: se comprarei alguma outra coisa no futuro.

Como o Igor, gostaria de ter algo de alguém da AHCI. Tenho até dinheiro, meu salário não é dos piores. Mas, sinceramente, falta-me coragem para comprar algo. De todos os relógios que tenho, o mais caro que comprei foi o Rolex, usado me custou 8,5 k. Demorei um tempão para criar coragem para comprá-lo. Depois o PO, que paguei 2300 euros, mas efetivamente só o comprei porque estava bêbado em Mônaco e agi por impulso. Sim, depois a compra rendeu até texto, que está no site. Depois foi o Ebel, que na época paguei 4200 reais, usado (mas ainda estava na garantia). Depois, apesar de custarem mais do que isso nas lojas, todos os meus relógios foram comprados por mim por menos de 2,5 k.

Não teria coragem de comprar nada além disso. Aí você acaba ficando naquele limite em que não sabe se compra, pois é meio besteira este lance de relógios.

Mas algum dia, por impulso, vou acabar comprando alguma coisa, não tem jeito. Se a viagem que planejo a Suiça este ano rolar mesmo, provavelmente comprarei algo. O que? Sei lá...

Flávio

igorschutz

Citação de: flavio online 16 Janeiro 2010 às 22:30:52
Se a viagem que planejo a Suiça este ano rolar mesmo, provavelmente comprarei algo. O que? Sei lá...

Vai rolar! Junte a grana para dar uma passada na Boutique Patek...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Byron

Posso até mudar de ideia quando eu estiver num outro nível $$$, mas hoje é o seguinte: não dou, não vendo, não empresto! Tenho ciúme até das fotos dos bichinhos! KKK...
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

flávio

Citação de: igorschutz online 16 Janeiro 2010 às 22:45:57
Citação de: flavio online 16 Janeiro 2010 às 22:30:52
Se a viagem que planejo a Suiça este ano rolar mesmo, provavelmente comprarei algo. O que? Sei lá...

Vai rolar! Junte a grana para dar uma passada na Boutique Patek...

Um abraço,

Igor

Tá louco! kkkk! Se eu disser o relógio aqui que gosto pracaralho e gostaria de ter, mas sinceramente achei que subiu de preço demais de uns tempos para cá, cairia para trás: o IWC Portuguese Chrono com ponteiros azuis. Belíssimo!

Flávio

nilomis

Flávio

Vi o teu sonho ontem na Benedito. Não estava "mint", mas ....

Abs

Nilo

Arrais

Citação de: flavio online 17 Janeiro 2010 às 00:49:36

Tá louco! kkkk! Se eu disser o relógio aqui que gosto pracaralho e gostaria de ter, mas sinceramente achei que subiu de preço demais de uns tempos para cá, cairia para trás: o IWC Portuguese Chrono com ponteiros azuis. Belíssimo!

Flávio

Este é um dos meus favoritos tb...ainda quero um! Mas planejo encontra-lo nos EUA, usado, por um bom preço. Vou começar a garimpar por lá e negociar : )