Menu principal

Heuer Autavia - Interessa?

Iniciado por nilomis, 27 Janeiro 2010 às 20:43:51

tópico anterior - próximo tópico

nilomis

Ia postar como nova aquisição mas ... não é. Como também não estou usando ...

Vamos lá:

Um pouco de história

A companhia Heuer, fundada em 1860 por Edouard Heuer, desenvolveu e patenteou seu primeiro cronógrafo em 1882 e continuou evoluindo patenteando o pinhão oscilante (oscillating pinion) em 1887.

Este mecanismo que é utilizado em cronógrafo por mais de um século até os dias de hoje.

No final dos anos 1960's a Heuer, já como Heuer-Leonidas, juntou-se a Hamilton-Buren, Breitling e a Dubois-Drepraz para criar o primeiro movimento para um cronógrafo automático de pulso. O empreendimento tinha alguns outros rivais como a Seiko e a Zenith (esta anunciou o movimento El Primero ... primeiro que as outras mas o introduziu comercialmente meses depois).

Um ponto interessante dessa briga de "quem fez o primeiro cronógrafo automático"" é que hoje a Zenith e a Tag Heuer, que já eram do grupo LVMH (Moët Hennessy - Louis Vuitton S.A.), recentemente se fundiram passando a se chamar LVMH Swiss Manufactures SA. Agora, pelo menos entre a Heuer e a Zenith a briga acabou.

O movimento, chamado de Chronomatic ou Calibre 11, foi o resultado do "Projeto 99". Na verdade este movimento é resultado da combinação de um movimento Buren, com micro-rotor, com um módulo de cronógrafo fabricado pela Dubois-Drepraz.

Achei notável descobrir que a Buren é que inventou e patenteou o micro-rotor, dentro da obsessão da época por relógios extra chatos, e só mais tarde, depois de uma boa briga, o licenciou para outros, incluindo a Universal Geneve (até então eu acreditava que a Universal tinha inventado o micro-rotor – falha nossa).

Logo o Calibre 11 evoluiu para o Calibre 12 (com 21.600 bph), depois para o Calibre 14 (com ponteiro GMT) e depois para o Calibre 15 (que é o do relógio em pauta) que passou a ter um segundeiro no local do acumulador de 12 horas.

Um Calibre 12:

(Fonte: www.thewatchspot.co.uk)

Eis o Calibre 15:

(Fonte: www.thewatchspot.co.uk)

A Heuer logo capitalizou a disponibilidade do Calibre 12 e associou vários relógios com corridas de carros e com pilotos.

- Um Calibre 12 equipou o Heuer Mônaco usado por Steve McQueen no filme Lê Mans. Depois do filme o relógio passou a ser conhecido como "McQueen Mônaco.

- O (não tão) famoso corredor da Fórmula 1 Jo Siffert , por usar um Autavia com mostrador branco e com acumuladores pretos deu origem ao Autavia "Siffert".

- Já durante a crise do quartzo, em 1974, a Heuer produziu um Autavia com mostrador preto que era vendido aos fumantes dos cigarros Viceroy por US$ 88,00! Na promoção a Heuer/ Viceroy usaram o corredor de Indianápolis Parnelli Jones. Naturalmente esta versão do Autavia é chamada de "Viceroy".

Dois pontos interessantes sobre o movimento:

a) A "cozinhada"

O produto da combinação do movimento base da Buren com o módulo de cronógrafo da Dubois-Drepraz resultou naquilo que chamamos de "cozinhada" e o de língua inglesa de "kludge".

Como o movimento base da Buren 1281 não acomodava o módulo de cronógrafo, tiveram que rodar, por 180 graus, o movimento base. O resultado é que todo cronógrafo que usa um desses calibres (11, 12, 14 e 15) tem a coroa do lado esquerdo e os acionadores do cronógrafo do lado direito.
Não é, como muitos pensam, um relógio desenhado para canhotos!

b) Não faltam peças

O Calibre 15, por conta das modificações feitas, aparenta "faltar peças". Consta que um amigo devolveu um relógio por achar que "tinham removido peças"!

O relógio

Bom, depois dessa introdução. que ficou mais longa do que gosto, vamos ao que interessa.

Acrescentei ao ajuntamento (não adianta, fiz o maior troca-troca e não consigo reduzir o ajuntamento) um Heuer Autavia 15630MH.

Dentro da minha ignorância, sempre achei que o relógio se chamava Autavia por conta de alguma pista italiana obscura e, para escrever esta postagem, descobri que Autavia vem de "AUTos" e "AVIAtion" e, outra surpresa, que este nome é usado pela Heuer desde os anos 1930s.
Vivendo e aprendendo.

Sempre desejei ter um Autavia crono, tanto pela história como pela estética – que muitos podem discordar, mas todos os modelos que já me foram oferecidos sempre usavam o Calibre 11 ou 12 e tenho uma verdadeira aversão por relógios que "ficam parados" (segundeiro imóvel) até que o cronógrafo é acionado.

Na falta de um Autavia com segundeiro móvel, tinha comprado um Heuer Skipper que ficou no estaleiro quase um ano por falta do ponteiro do cronógrafo.

Quando obtive o ponteiro, no dia seguinte, não um mas dois Autavia com Calibre 15 (um 15630MH, com mostrador preto e um 15630T, com mostrador branco). Como não gosto de mostradores claros ... a escolha foi fácil.

Foi-se o Skipper, que era um pouco colorido demais para o meu gosto, e veio o Autavia 15630MH.

Umas fotos

Comentários finais:

- Não é um relógio que se ponha no pulso e se esqueça dele. Trata-se de um grande pedaço de aço (42mm de largura, sem a coroa e bem alto) e o fato da pulseira ser estreita (19mm na caixa e 16 no fecho) também não ajuda o "fator conforto".

- A despeito do desconforto, é um relógio que eu acho bastante estético e é gostoso de se usar, de vez em quando.

- Considerando ser um relógio com 38 anos a precisão é bastante boa. Está, acreditem se quiserem, dentro dos padrões COSC!

Até a próxima,

Nilo

Referências:

1) Autavia Passion - Somente Autavia

2) On the Dash - Site do "papa" em Heuer

3) Wikipedia - Tag Heuer - A história da marca

DART

Lindas fotos como sempre e o relógio nem precisa falar.........maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

leon

MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

shun

Eu também pensava que a Universal que tinha inventado o micro-rotor, Nilomis vc sabe a partir de quando que a Buren autorizou o uso por outras manufaturas?

gilvvm

Nilo, belo post!!! Uma verdadeira aula.

E o relógio é lindão, muito bonito mesmo.
Abs
Gil!

www.log3d.com.br
https://www.facebook.com/Log3d

igorschutz

Belo tópico, e belo relógio. Parabéns!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

nilomis

Citação de: shun online 27 Janeiro 2010 às 21:08:01
Eu também pensava que a Universal que tinha inventado o micro-rotor, Nilomis vc sabe a partir de quando que a Buren autorizou o uso por outras manufaturas?
A Buren patenteou o primeiro movimento automático com micro-rotor (o Intra-matic) em 1954.

Esta tecnologia foi depois licenciada para a Bulova e para a Hamilton. A Universal Geneve tentou patentear a mesma idéia em 1955. O micro-rotor do Polerouter era praticamente idêntico ao do Buren Intra-matic. A Buren ganhou uma ação e a Universal passou a pagar royalties para cada movimento que usava o micro-rotor.

Depois, em 1958, a Universal obteve outra patente e se livrou desses pagamentos.

Neste período, 1955-1958, os movimentos da Universal tem gravados "Patent Pending".

Abs,

Nilo

ACPavanato

Grande Nilo! Excelente a sua "aula" professor!  ;)
Gostei do texto, do relógio e principalmente das fotos!
Em tempo: E esta moranga, vai virar um belo doce caseiro ou vai ser camarão na moranga? ;D

Abraços!

ACPavanato

bdalla

Obrigado pelas informações Nilo e parabéns pelo relógio.

Estou a procura de um Heuer vintage ( Monaco ou Autavia) NOS como este seu.. daqui a pouco acho !!  ;)

Abs.

Bruno
O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

Cigano

Nossa sque post !! Muito bom mesmo Mr. Nilo !!
Achei as informações muito interessnte !!

E parabéns pela aquisição !!
Abraços,
Cigano!

Arrais

Estou aqui de boca aberta.... :P

Lindo relógio e agrdeço tb o cuidado e trabalho que o amigo teve para escrever o texto...

Parabens!
Easily satisfied with the Best

Marcelo Costa

Lindão Nilo!  :o

Um vintage com cara de moderno e com um movimento maravilhoso.

E com uma bela história!

Se interessa? Leva ele no Masp pra ver se não fica sem ele!  :-*

Abs

Marcelo

nilomis

Citação de: Marcelo Costa online 27 Janeiro 2010 às 23:31:20
Se interessa? Leva ele no Masp pra ver se não fica sem ele!  :-*
Marcelo,

Este não vai dar. Quem sabe ... a moranga, interessa?

Agora sério, veja este:

(Fonte: Heuer Autavia Passion)

O vendedor do meu estava com um desses, Autavia 15630T.

Posso passar o contato por MP.

Abs,

Nilo

bdalla

Citação de: nilomis online 27 Janeiro 2010 às 21:47:52
Citação de: shun online 27 Janeiro 2010 às 21:08:01
A Buren patenteou o primeiro movimento automático com micro-rotor (o Intra-matic) em 1954.

Esta tecnologia foi depois licenciada para a Bulova e para a Hamilton. A Universal Geneve tentou patentear a mesma idéia em 1955. O micro-rotor do Polerouter era praticamente idêntico ao do Buren Intra-matic. A Buren ganhou uma ação e a Universal passou a pagar royalties para cada movimento que usava o micro-rotor.

Depois, em 1958, a Universal obteve outra patente e se livrou desses pagamentos.

Neste período, 1955-1958, os movimentos da Universal tem gravados "Patent Pending".

Abs,

Nilo

Nilo,

Aonde entra a alemã Dugena na história dos micro rotores ?

Abs.

Bruno

O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

Wadley

Wadley

marck

salve nilo,

esse modelo com a coroa para esquerda, e os comandos dos acumuladores para direita , na minha opinião , são bem legais, já vi alguns breitling's assim, provavelmente utilizavam esse mesmo calibre, acho que até  a techinos utilizou-o.

para quem gosta de história, relogios mecanicos e cronografos, uma máquina dessas é como um premio de loteria....

amigo,  use-o com gosto e muita satisfação :D :D :D

ainda em tempo : SEMPRE participe dessa forma enrriquecendo nosso saber... ;D ;D ;D

saúde  colega...

marck

fabs77

Nilo,

belíssimo relógio!  :o Parabéns!
Sobre o post e as fotos nem precisamos falar nada...  ;) Tudo perfeito!

Obrigado por compartilhar!

Grande abraço!

Fab´s
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

nilomis

Citação de: bdalla online 28 Janeiro 2010 às 08:49:13
Aonde entra a alemã Dugena na história dos micro rotores ?
Bruno
Bruno,

Até onde cheguei a Dugena era uma das múltiplas marcas da Buren: Van Buren (África do Sul), Steelco e Haste (México) e Dugena e Monza (Estados Unidos).

Abs,

Nilo

Daniel Eira

Nilo,

Eu acho esses Heuer Autavias demais! Um ótimo texto e um lindo relógio! Esses heuer estão na minha lista, assim que eu puder, troco meu eska a corda por um desses.

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

aminger

Nilo, que belíssima aquisição vc fez.
E a história que envolve o mecanismo é fascinante, principalmente com relação á coroa estar do lado oposto.
Uma bela aula, e o relógio está numa condição MINT excepcional.
Mais uma vez meus parabéns.