Menu principal

Como ajustar a hora em relógios mecânicos?

Iniciado por mericlis, 05 Fevereiro 2010 às 16:54:54

tópico anterior - próximo tópico

- STR -

Citação de: Adriano online 08 Fevereiro 2010 às 23:58:27
Valeu amigos!

Caro Glauco, a sincronização ocorre logo. O que ocorre, em outras palavras, no exemplo do módulo Dubois Depraz, é que quando o horário é ajustado, a folga em todo o sistema faz com que leve 15 segundos para o ponteiro de minutos se mover. Você pode parar o segundeiro no "60" e colocar o ponteiro de minutos um pouco mais para frente, mas não dá muita precisão. Mais fácil é parar o ponteiro de segundos no "45" e botar o ponteiro de minutos bem em cima da marca.

Eu me considero com poucas "manias" com relógios, comparado com a média que conheço. Mas também sou bem chato com esse lance de sincronização dos minutos com os segundos. Mesmo que eu nem cheque depois se está tudo sincronizado (ou nem note se pegar na mão um relógio dessincronizado), eu sempre sincronizo perfeitamente os minutos e segundos.

Foi o que me levou a pegar as "mãnhas" de vários calibres.

Abraços!

Adriano

Meu Reduced se comporta exatamente assim.... calibre Omega 1143.... Eta 2890 + DD 2020.. se não me engano...

E tem mais.. no manual já está especificado pela Omega essa diferença de 15 segundos....

Seguindo... as palavras de Lord Alberto... eu também já dei "alta" para a mania de precisão - querer que ele faça + ou - 1 seg dia.... mas confesso que não me sinto bem usando um relógio que esteja com o ponteiro de minutos entre as marcações dos minutos do mostrador, quando o ponteiro dos segundos passa pela posição 0

Grande abraço

Rodrigo STR ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

mestreaudi

Citação de: nilomis online 08 Fevereiro 2010 às 11:59:10

Me parece que certos movimentos (Rolex, por exemplo) não existe essa latência. Estou usando hoje um 5513 e acertei no 12, minutos no sentido horário e está correto.

Nilo, no caso dos Rolex, alguns têm, outros não!!
No meu Sub 168000 tenho q colocar nos 45 para sincronizar direito... já no Exp II não! (ambos com hack)

Só uma dúvida, no seu 5513 vem o calibre 1520 com hack?

Abraços!
Rafael.

Rodrigão

Olá pessoal,

Agora a noite, não tinha o que fazer e resolvi "acertar" meus relógios entre 20:40 e 21:20min. e somente no último relógio ( >:( >:( >:( >:() me lembrei que não deveria acertá-los nesse horário. >:( >:( >:( >:(!!!

Vamos esperar até amanhã para ver se houve algum dano. Santa burrice...

To muito puto, qual a possibilidade de ter danificado algum/todos os relógios 50%??? Obrigado aos que responderem.

*Acrescentando + uma informação: Só 1 deles "mexeu" a data o Seiko Starfish (7s36A)
Abraço,

Rodrigão.

Alberto Ferreira

Salve, Rodrigão!

Relaxe, meu amigo.  :D

Bem,...
É o seguinte.
A recomendação de não se fazer os ajustes em uma certa faixa de horários, tem a ver com o fato que, neste período, o sistema de troca de data (calendário) possa (ou deva) já estar engrenado, ou engrenando, situação esta que poderia forçar o dito mecanismo.

Mas,...
O lado bom,...
Poderia seria a palavra chave. O que não quer dizer que, certamente um dano real (quebra de algo) vá de fato ocorrer.
Trata-se de uma precaução importante, diga-se. Mas é mais uma precaução do que uma certeza.

Portanto, eu repito, relaxe.
Pode dormir sossegado...
Eu creio que amanhã os seus relógios estarão, como você, numa boa...  8)

Mas, no futuro, não abuse da "sorte" e siga a recomendação dos fabricantes.  ;)  :D

Abraços,
Alberto

PS:
Ah! O horário em que não se recomenda fazer os ajustes, em geral, é um pouco mais tarde...
A depender do movimento, eu diria que algo entre 22H00 e 02H00.

Rodrigão

Poxa Alberto, muito obrigado, agora estou relaxado 8) 8). Deixei a data como estava, amanhã pela manhã procedo o "acerto" de hora e data novamente.

Muito obrigado e 1 abraço!!! ;) ;) ;) ;)
Abraço,

Rodrigão.

Paulistano

eu sempre ajustei meus relógios a qualquer hora, e NUNCA tive problemas.
até onde sei, os mecanismos são independentes, e pelo que conheço, não há nada que force o mecenismo caso o relógio seja acertado enquanto o calendário está mudando.
gostaria que o Mestre Adriano, que me parece ser a pessoa mais qualificada do fórum tecnicamente, nos falasse mais sobre isso.
de qualquer forma, não vou entrar na paranóia. continuarei acertando sempre que quiser.
e se algo quebrar por conta disso, é porque o relógio não valia a pena. odeio restrições.
enfim, cada um com a sua mania. e todos seguindo apaixonados.
grande abraço e ótimo final de semana.

Rodrigão

Bem, no manual dos relógios diz para não "mudar o calendário" entre 21hs e 04:00h. Realmente não me custa nada "não tocar" nos relógios nesse intervalo de tempo. Deixei para acertar meu Seiko hoje pela manhã e está tudo certo com ele.

Abraço a todos.  :) :)
Abraço,

Rodrigão.

Paulistano

acho que tem mesmo que seguir o manual.
eu que sou meio preguiçoso para ler manuais.
fico feliz em saber que nada aconteceu. reforça a minha preguiça. huahua.
grande abraço amigo Rodrigo.

Paulo Sergio

Olá amigos...
Em poucas palavras, o conjunto de peças do calendário pode ser danificado se ajustarmos hora e/ou calendários nesse intervalo de tempo, mencionado nos manuais!!!  ;) ;) ;)
O assunto já foi tratado por aqui... não me recordo o endereço do tópico!!!  :-\ :-\ :-\
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Salve!

Exatamente.
Os mecanismos não são independentes. Não neste caso.
O "finger" peça (como uma "alavanca") que aciona o disco do(s) calendário(s), caso já esteja engrenado (acionando) pode, sim, sofrer algum dano.
Esta é uma peça bastante delgada.

Mas como dito, não é uma certeza, pois depende da situação, do movimento, etc.
Por isso a recomendação dos fabricantes ser com o objetivo principal da proteção e da diminuição dos possíveis riscos.

Aproveitando,...
Eu não sei se é o caso, mas talvez alguma confusão possa ser feita por alguém no seguinte ponto.

Ao dizermos que os mecanismos são livres entre si (de ação independente, etc) podemos estar falando do ajuste dos ponteiros (seja para frente ou para trás), a minuteria.
Aí, sim, não há riscos em fazê-lo em um sentido ou outro.

Abraços,
Alberto

Paulo Sergio

"O "finger" peça (como uma "alavanca") que aciona o disco do(s) calendário(s), caso já esteja engrenado (acionando) pode, sim, sofrer algum dano.
Esta é uma peça bastante delgada."

Como muito bem mencionado pelo amigo Alberto, esse seria um dos problemas mais comuns, no caso em comento!!!
Por exemplo, nos relógios da Seiko e da Orient mais antigos, essa peça era de metal... hoje é feita em plástico!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

Aí é que está a questão, em um ótimo exemplo das vantagens de uso de peças de plástico em mecanismos: o corretor do calendário foi mudado para plástico justamente para se quebrar facilmente em caso de abuso; é uma peça de sacrifício. Se não for abusada, dura a vida toda, tanto quanto o corretor de metal. O problema é que o corretor de metal, quando abusado, não se parte, pelo contrário, tranfere o esforço abusivo para o resto da rodagem. Resultado: com o corretor de metal, quando forçado, o estrago se extende pela roda canon (roda das horas), roda do calendário, e todas os revoir que intermediam as rodas. Os danos são extensos e o prejuízo é enorme. Com o corretor de plástico, se forçado, ele se deforma e pronto, interrompe a transmissão de força entre todos os componentes. Ao invés de meia dúzia de peças caras de metal danificadas, você tem uma só, de plástico, baratíssima. O uso de corretor de plástico, nesse tipo de projeto, é inteligentíssimo e considero uma das melhores melhorias já feitas nesses calibre, ao contrário da crença geral, de que isso é uma piora de projeto.

Meus 2.000 cents....

Abraços!

Adriano

Paulo Sergio

Muito boa sua observação amigo Adriano!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

Ah, e respondendo à questão original, o sistema do calendário é totalmente dependente de todo o resto da rodagem. Ajustar o calendário na hora errada (como já corretamente informado), SEMPRE vai forçar o sistema todo. SEMPRE. E essa forçada SEMPRE vai trazer algum dano, que pode nunca se manifestar como algum defeito, como pode parar o calendário ou até o mecanismo todo. Resumindo: ajustar o calendário na hora errada sempre causa danos. Podem ser microscópicos e inofensivos a princípio, mas sempre causa. É um fato. A extensão do dano é que é uma questão de "sorte", digamos assim.

Abraços!

Adriano

romulofc

Caro Adriano, então o que não se pode ajustar durante a troca de data pelo mecanismo do relógio é o calendário, isto é, nos relógios onde se pode ajustar o calendário separadamente.

Me corrija se eu estiver errado, mas se eu atuando apenas no ajuste da hora, pegar um relógio que esteja marcando por exemplo 23:00h, for adiantando a hora até a 06:00h do dia seguinte, o que o ocorrerá será a troca da data pelo próprio sistema normal do relógio, sem danos.

Rômulotc

igorschutz

Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar uma coisa ao Adriano. Não se trata de pergunta retórica, é dúvida minha mesmo, pois faz tempo que estou longe dos livros/pesquisas e acabei esquecendo:

TODO mecanismo sofre dano ao ajustar o calendário desse horário?
Que eu me lembre, há alguns movimentos mais novos que não sofrem desse problema. Estou viajando?

Um abração,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Caro Rômulo, positivo! Estamos falando de mecamismos com quickset, ou seja, com ajuste rápido do calendário. Caso precise ajustar o calendário durante o horário proibido, basta mudar as horas para fora desse horário.

Amigo Igor, positivo! Reforcei o "sempre", mas existem sim uns raros calibres m ;)odernos projetados para evitat esse problema. Não me lembro de cabeça quais, mas existem alguns. E também não contam os calibres com ajuste rápido de fuso, pois o ajuste do calendário se dá pelo ajuste do ponteiro de horas, tipo ETA 2893 (salvo engano) que é o GMT, ou Omega 8500.

Abraços!

Adriano

BCRodrigues

Adriano, nos casos dos relógios com o GMT esse tendo mudança independente (tipo montblanc sport GMT) ajusta-se a data fora do intervalo "proibido", MAS O GMT PODE ESTAR DENTRO DO INTERVALO "PROIBIDO" OU DEVERÁ ESTAR FORA TAMBÉM?  Obrigado e o tópico tá showwwwwwww........abraços BC :) :) 
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

flávio

E depois dizem que as discussões no fórum tendem a se estagnar porque todos acham "que sabem tudo". Como sabem, o assunto que mais me interessa na relojoaria é a história da busca pela precisão. Mas nem por isso, também como já disse aqui, sou um viciado em precisão de relógios. Na verdade, como tenho vários, uso-os com datas erradas, horário aproximado etc. Talvez por isso - e aí chego onde queria - NUNCA tenha percebido essa "latência" nos movimentos, e olha que o Speedmaster Reduced é um dos meus relógios que mais uso e o tenho desde 1998!  :o

Sério, nunca tinha percebido isso.

Mais uma coisa ao ajustar relógios. No sistema com hack, use movimentos suaves e lentos. Relógios não gostam de "pancadaria" na coroa, se é que me fiz entender. Nos relógios sem hack, porém, o ideal é ajustar as horas em rápidos e curtos giros de coroa. É que o torque que se imprime na coroa costuma ser "transferido" para o mecanismo e, dependendo, o balanço pode vir a girar em uma amplitude maior, fazendo o relógio "bater pino" (sei lá como se chama isso tecnicamente. Adriano, que nome dão a este fenômeno nas oficinas?).

Talvez por isso eu também não ache adequado ajustar o relógio com variações de torque na coroa, fazendo o movimento retroceder. Isso parece - mas aí também peço ajuda aos universitários que trabalham com a mão na massa - que vai levá-lo a "bater pinos". E quebrar um rubi de impulso por conta de uma bobagem não está nos meus planos, muito embora eu não saiba se isso é realmente possível, na prática.

Adriano, já viu algum caso?

Flávio

Adriano

Caro BC, o horário do ponteiro GMT não importa pois o calendário é independente dele. O calendário depende apenas do ponteiro de horas local. Não existe "horário proibido" nesses relógios, já que é o próprio ponteiro que muda o calendário.

Flávio, já vi danos no rubi de impulso, mas não sei dizer a origem. Nunca consegui correlacionar o rebatimento com danos no rubi. Mas é totalmente plausível que isso aconteça, especialmente se a lubrificação na chausse estiver deficiente.

Abraços!

Adriano