Menu principal

Como ajustar a hora em relógios mecânicos?

Iniciado por mericlis, 05 Fevereiro 2010 às 16:54:54

tópico anterior - próximo tópico

mericlis

galera,

acabei de receber meu seiko orange monster e to com uma baita dúvida: como eu ajusto a hora dele corretamente (sem causar danos ao mecanismo) ?

se eu girar os ponteiros no sentido anti-horário o segundeiro começa a andar pra tráz tb  ??? isso pode danificar o mecanismo?

e outra dúvida, tem como parar o segundeiro? pq queria deixar ele na hora exata do relógio do computador (atualizado na internet) mas o segundeiro ñ para  :'( :'( :'(

[]´s

Bruno

mericlis,

Primeiramente, parabéns pela aquisição.

Não há nenhum problema em girar os ponteiros em sentido anti-horário. O mecanismo não sofrerá nenhum dano. Trata-se de uma lenda esse papo de que girar as horas no sentido contrário danifica o relógio.

O que não se aconselha é usar o câmbio rápido da data no período das 22:00 as 2:00 porque neste espaço de tempo o mecanismo que faz a mudança da data está em funcionamento, podendo ser danificado. Esse período varia entre marcas e modelos. Consulte o manual do seu Seiko para verificar o período. Muito provavelmente, no seu caso, será de 21h às 04h, uma vez que seu relógio dipõe de calendário com dias do mês e da semana.

Seu relógio não dispõe da função "hack" que trava o segundeiro quando a coroa é puxada, portanto, terá que ajustar as horas com ele em movimento mesmo.

Mantendo a humildade de sempre ;D, peço, por gentileza, que os colegas com mais experiência me corrijam e/ou complementem as informações por mim transmitidas.

Abraços,

Bruno.

Desotti

Mericlis, o fato do segundeiro andar no sentido anti-horário ao tentarmos ajustar movimentos não "hackeáveis" como o de seu Monster tem relação com a pouca quantidade de corda dada ao relógio e, nessa condição, isso pode realmente pode ocorrer em movimentos deste tipo quando giramos os ponteiros no sentido anti-horário, tratando-se de um bom momento para sincronizar os segundos com seu relógio de referência.

Depois, agite o relógio por cerca de 30 segundos e verá que isso não mais ocorrerá, então acerte as horas e minutos, sem esquecer de nunca tentar acertar a data no período de tempo apontado pelo Bruno.

Um abraço!

Marcelo.

O Cara

A meu ver só tem um jeito de ajustar os segundos em relógios não "hackeáveis" (sem parada do segundeiro).
Esperar a corda se esgotar totalmente, acertar o relógio com o segundeiro parado e só começar a agitá-lo (quando automático) ou dar corda (quando manual) quando os segundos do seu computador bater certinho com o segundeiro do relógio.

Já li aqui no fórum também, que nos relógios sem Hack, ao andar com os pointeiros no sentido anti-horário, o segundeiro dá uam travada, seria o momento de acertá-lo e só voltar a empurrar a coroa quando os segundos baterem com o segundeiro parado. Na prática nunca testei.
Um abraço
Fábio

leon

;D ;D Excelente tópico , e mais uma vez a uma entreajuda mútua de todos isto nos dias que correm é cada vez mais raro , que continuem assim ;D ;D

ABS

Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

solano

Amigos

Eu não recomendo a inversão do movimento. Para ajustar vá sempre no sentido horário e não " esquente " com precisão ! ;) Em automáticos não " rola" segundos...

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Fabricioab

Hm sempre foi essa minha dúvida, desde da compra do meu primeiro automático.

Obrigado pelas informaçoes meus amigos.

Uma dúvida, alguem de vcs possuem alguma peça com "hack" ?

Se sim poderiam dar uma breve introduçao? Falando da marca e do modelo do relógio tmb ?

Obrigado

Abraços.
What the next step ?

solano

Os relógios mais caros tem a função hack, isso é normal ! ;) Esses aqui tem:

São mais comodos para o acerto " fino " da hora ! :D
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Cigano

Os meu Orient´s cal.(4691, 1942 e 1943) tem a função de parar o segundeiro quando se ajusta as horas,  o Seiko 6119 também tem, o segundeiro dele chega andar para trás, o Technos com ETA 2789 que tenho também para o segundeiro e o Ruhla que é corda manual o segundeiro chega á saltar para trás rsrsrs !!

Então todos esses que citei tem a função hack!!
Abraços,
Cigano!

HumbertoReis

Eu SEMPRE dou corda primeiro, pra somente depois mexer no ajuste de horas.

Ao ajustar as horas, minha única preocupação é colocar na hora exata e no minuto aproximado.

Segundos? Nem olho pro ponteiro de segundos.

Desotti

Eu já tenho o hábito de sempre acertar os segundos com meu quartz de referência ou o relógio do micro devidamente atualizado, até para ajudar na verificação do quanto estão atrasando/adiantando em uso normal.

Abraços!

Marcelo.

Bruno

Citação de: solano online 05 Fevereiro 2010 às 19:40:56
Os relógios mais caros tem a função hack, isso é normal !

Solano, já vi relógio falso com função hack. Será que esse negócio de ser mais caro tem a ver mesmo?

Abs,

igorschutz

Citação de: Bruno online 06 Fevereiro 2010 às 00:32:14
Solano, já vi relógio falso com função hack. Será que esse negócio de ser mais caro tem a ver mesmo?

Não.
Ter ou não ter hack é apenas uma característica do projeto.
Você encontra Patek Philippe novo, de US$ 50 mil, sem hack, enquanto encontra também Parnis ling-ling de US$ 50 com hack.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Cigano

É verdade mr. Igor, até o meu china de 35,00 rsrs tem hack tbm !! 8) 8)
Abraços,
Cigano!

mericlis

FALCO

Citação de: igorschutz online 06 Fevereiro 2010 às 00:49:20
...
Ter ou não ter hack é apenas uma característica do projeto.
Você encontra Patek Philippe novo, de US$ 50 mil, sem hack
...
Igor

Do que eu sei, nenhum Patek tem hack ou troca rápida de data...
Mas "who cares"
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

rlessa

igorschutz

Citação de: broker online 06 Fevereiro 2010 às 09:59:36
Do que eu sei, nenhum Patek tem hack ou troca rápida de data...
Mas "who cares"

Tem sim.
O CH 27-525 do ref. 5959 tem hack e o novo calibre CH 29-535 também tem.

A Patek tem inserido o hack em todos os novos calibres.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

;D

Huuuummm!
Parece que a Patek "cares"... ::)

8)

Abraços!
Alberto

FALCO

Citação de: igorschutz online 07 Fevereiro 2010 às 19:16:28Tem sim.
O CH 27-525 do ref. 5959 tem hack e o novo calibre CH 29-535 também tem.
A Patek tem inserido o hack em todos os novos calibres.
Um abraço,
Igor

Legal, grato por compartilhar, de fato não sabia que estes novos tem hack, o material que tenho aqui não fala dos movimentos mais novos e tenho muita dificuldade de achar subsídios sobre Patek na Internet. Este CH 29-535 é um movimento lindo mesmo, para relógios muito exclusivos e, principalmente, consumidores exigentes. Grato.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!