Menu principal

Como ajustar a hora em relógios mecânicos?

Iniciado por mericlis, 05 Fevereiro 2010 às 16:54:54

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Sergio

Do que já foi colocado acima, creio que a informação de não se retroceder os ponteiros entre as 22:00h e as 04:00h seja a mais importante, nesse mecanismo, pelos fatos citados e por serem os "impulsores" do calendário feitos de plástico, o que leva a uma maior fragilidade do sistema!!!
Quanto ao sistema hack, sou de opinião que deveria ser estendido a todos os relógios mecânicos... se observarem, principalmente nos ETA, o "lugar" para a peça que faz a parada existe em muitos calibres, não sendo a mesma colocada em certos relógios/marcas... motivo... ??? ... encarecer... ??? maior manutenção ... ??? desconhecimento do sistema... ???
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Dependendo do projeto do movimento, o acionador do calendário tem o formato de uma espécie de "gancho".
Ele atua "puxando", ou seja, engrenando o tal "gancho" na cremalheira que existe no discoo e puxando. Se for acionado no sentido inverso, pode haver problemas.

Os fabricantes costumam recomendar tacitamente nas instruções de uso que o ajuste da data não seja feito naquele período, ou seja, enquanto o acionamento do disco estiver engrenado.

Abraços!
Alberto

Adriano

Amigo Paulo Sérgio, o uso da peça de plástico no sistema do calendário tem um fundamento, que é justamente servir de ponto fraco. Ela não é menos durável: se o relógio for usado corretamente, a peça de plástico dura tanto quanto o relógio. Como o sistema todo não é, por projeto, um sistema "idiot-proof", então desenvolveram uma peça "idiot-proof": sendo de plástico, o revoir do calendário se destrói caso o cara force o sistema. Isso é típico dos Orient e vários Seiko. Quando a peça era de metal, e o camarada forçava a passagem do calendário, podia ocorrer uma cadeia catatrófica de eventos, danificando a roda do calendário, a roda canon, e a minuteria.

Hoje os calibres são desenvolvidos com essas coisas em mente e os sistemas são muito mais difíceis de se danificar por uso inadequado.

Abraços!

Adriano

tstorquato

Nossa, nunca imaginei que não era recomendado acertar a hora durante o seu período de funcionamento!! Vivendo e aprendendo!! Obrigado a todos!
Abraços

nilomis

Pergunta para os especialistas:

(eu acho que já foi discutido anteriormente mas a "pesquisa" não achou o que eu queria)

Quando eu acerto um relógio, dentro da loucura por precisão, procuro (sempre que o movimento tem hacking) colocar o ponteiro dos segundos no 12, puxo a coroa e acerto os minutos (e as horas, se for caso), usando como base de tempo (olhem o exagero) um programa do iPhone que faz a média de quatro servidores NTP (Network Time Protocol)  :o.

Neste caso, posiciono o ponteiro dos minutos avançando no sentido horário.

Li, acho que foi aqui, que certos movimentos como o ETA, deve-se fazer o acerto "fino", no sentido anti-horário.
Já experimentei com um IWC Aquatimer (que usa ETA, por mais trabalhada que seja pela IWC, mas é ETA) e me pareceu que depois, com o funcionamento, há um alinhamento melhor entre o ponteiro dos minutos e a passagem do segundeiro na 12 horas.

Procede ou é mais uma lenda urbana?

Abs,

Nilo

Nota: O programa (sem custo) para iPhone (caso existam mais doidos por precisão) é o Emerald Time.

igorschutz

Procede.

Quando se ajusta o relógio apenas no sentido horário, há uma "latência" até que o ponteiro de segundos engrene no de minutos e, com isto, estes ponteiros não ficam sincronizados um com o outro (p. ex.: o ponteiro de segundos marca 30 seg., mas o de minutos não está no meio entre uma marcação e outra.).

Essa "latência" varia de movimento para movimento, conforme o Adriano comentou conosco certa vez no Masp; alguns para mais, outros para menos.
Se não me falha a memória, ele comentou que num Speedmaster Reduced, você deve parar o ponteiro de segundos aos 45 e ajustar corretamente o de minutos, para que eles fiquem sincronizados.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

nilomis

Boa (ainda bem que não tenho um reduced - ia ficar doido)

Me parece que certos movimentos (Rolex, por exemplo) não existe essa latência. Estou usando hoje um 5513 e acertei no 12, minutos no sentido horário e está correto.

Existe alguma tabela para estes ajustes, de outros movimentos, por exemplo ETA, Omega 321/861 etc.?

Abs,

Nilo

igorschutz

Citação de: nilomis online 08 Fevereiro 2010 às 11:59:10
Existe alguma tabela para estes ajustes, de outros movimentos, por exemplo ETA, Omega 321/861 etc.?

Não sei. Mas se tiver, gostaria de ver também.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

mericlis

aproveitando a oportunidade,

alguem sabe onde eu consigo o manual do seiko monster? pois na compra eu pedi pra enviar sem a caixa e manuais :(

Adriano

Procede! Mas não há tabela para isso. É questão de experiência. Isso tudo depende de alguns fatores de construção. É como, por exemplo, alguns relógios viram os ponteiros no sentido horário girando a coroa para frente; outros, girando para trás. Depende do conjunto de rodas e revoir que fazem essa conexão.

Quase todo mecanismo que me lembro, a sincronização ocorre perfeitamente virando os ponteiros para frente. Um muito específico que é ocorre diferente é o do Omega Speedmaster Rattrapante. Apesar da base 7750, por motivo da adição da complicação do rattrapante, ele tem uma folga maior para ajuste dos ponteiros. Ele só sincroniza perfeitamente se ajustar as horas para trás.

No caso dos relógios equipados com módulos, é mais comum o ajuste ser "estranho". É o que acontece por exemplo com o módulo DD 2020 e derivados. Para sincrozinação, o ponteiro de segundos deve estar sobre o 45 segundos. Outro calibre que apesar de não ser modular, ocorre esse fenômeno, é no Omega 3303 e derivados, cuja sincronização deve ocorrer com o ponteiro de segundos sobre o 50.

Abraços!

Adriano

Glauco GM

Grato Adriano !

uma dúvida, neste caso que tem que deixar uma "folga", os
ponteiros acabam sincronizando já na primeira volta ou é um
processo que ocorre após algum tempo ?

abs

Glauco

nilomis

Citação de: Adriano online 08 Fevereiro 2010 às 13:48:38
Procede! Mas não há tabela para isso. É questão de experiência. Isso tudo depende de alguns fatores de construção. É como, por exemplo, alguns relógios viram os Outro calibre que apesar de não ser modular, ocorre esse fenômeno, é no Omega 3303 e derivados, cuja sincronização deve ocorrer com o ponteiro de segundos sobre o 50.
Adriano,

Muito obrigado. Nada como ter o nosso especialista de plantão.

Abs,

Nilo

Valeu Adriano e Igor!

Esclareceram uma coisa que sempre me deixou com a pulga atrás da orelha!

Já aprendi, na prática, qual e o "delay" (chamava a tal da latência assim) entre o ponteiro de minutos em relação ao de segundos da maioria dos meus relógios, mas nunca soube o porquê disso.

Não sou tão neura quanto o Nilo na questão de precisão, mas acho que sou até mais na questão do sincronismo entre os ponteiros. Me incomoda MUITO ver o ponteiro de segundos chegar no 0 e o ponteiro de minutos não estar exatamente em cima da marcação correspondente (cada louco com suas manias!!!).


Grande abraço a todos!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

FALCO

Citação de: tstorquato online 08 Fevereiro 2010 às 11:04:14Nossa, nunca imaginei que não era recomendado acertar a hora durante o seu período de funcionamento!! Vivendo e aprendendo!! Obrigado a todos!
Abraços

Thiago, no caso específico das máquinas 3185/6 da rolex, que equipam os modelos GMT II, GMT IIC e Explorer II o acerto da data é feito pelo avanço ou retrocesso do ponteiro das horas e não tem nenhum problema em acertar a data em qualquer horário e também retroceder os ponteiros de forma que a data mude para o dia anterior.
Por exemplo, caso seu relógio esteja marcando dia 10 às 23:00 e você queira acertá-lo para o dia 8 às 18:40, basta girar o ponteiro das horas no sentido anti-horário (4 voltas) até a data voltar para o dia 8 e depois mover o ponteiro dos minutos até os minutos corretos.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Paulo Sergio

Valeu mais uma vez Adriano e amigos!!!
Um tema "aparentemente" simples, revela uma complexidade que, para alguns, nem é realidade!!!
Sim, pois como o amigo Nilo disse, em outras palavras, a precisão "depende de cada um"... uns mais exigentes, outros menos!!!
Muito bom!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

Valeu amigos!

Caro Glauco, a sincronização ocorre logo. O que ocorre, em outras palavras, no exemplo do módulo Dubois Depraz, é que quando o horário é ajustado, a folga em todo o sistema faz com que leve 15 segundos para o ponteiro de minutos se mover. Você pode parar o segundeiro no "60" e colocar o ponteiro de minutos um pouco mais para frente, mas não dá muita precisão. Mais fácil é parar o ponteiro de segundos no "45" e botar o ponteiro de minutos bem em cima da marca.

Eu me considero com poucas "manias" com relógios, comparado com a média que conheço. Mas também sou bem chato com esse lance de sincronização dos minutos com os segundos. Mesmo que eu nem cheque depois se está tudo sincronizado (ou nem note se pegar na mão um relógio dessincronizado), eu sempre sincronizo perfeitamente os minutos e segundos.

Foi o que me levou a pegar as "mãnhas" de vários calibres.

Abraços!

Adriano

tstorquato

Citação de: broker online 08 Fevereiro 2010 às 19:36:02
Citação de: tstorquato online 08 Fevereiro 2010 às 11:04:14Nossa, nunca imaginei que não era recomendado acertar a hora durante o seu período de funcionamento!! Vivendo e aprendendo!! Obrigado a todos!
Abraços

Thiago, no caso específico das máquinas 3185/6 da rolex, que equipam os modelos GMT II, GMT IIC e Explorer II o acerto da data é feito pelo avanço ou retrocesso do ponteiro das horas e não tem nenhum problema em acertar a data em qualquer horário e também retroceder os ponteiros de forma que a data mude para o dia anterior.
Por exemplo, caso seu relógio esteja marcando dia 10 às 23:00 e você queira acertá-lo para o dia 8 às 18:40, basta girar o ponteiro das horas no sentido anti-horário (4 voltas) até a data voltar para o dia 8 e depois mover o ponteiro dos minutos até os minutos corretos.

Bom dia gente...
Fernando, maravilha de explicaçao... Vai ser muito util, uma vez que nao possuo watch winder...
E por falar em Watch Winder, o que voces acham sobre a NECESSIDADE de guardar relogios mecanicos nele. Atualmente guardo meus relogios em uma caixa de madeira que comprei no ML, Meus automaticos costumam ser usados no MAXIMO uma vez na semana, sendo assim tenho que acerta-los toda vez que os uso... Isso pode vir a causar algum dano? Seria MELHOR coloca-los num wach winder?
MUITO OBRIGADO FERNANDO...e a todos os colegas...
Abraços

Glauco GM

Citação de: Adriano online 08 Fevereiro 2010 às 23:58:27
Caro Glauco, a sincronização ocorre logo. O que ocorre, em outras palavras, no exemplo do módulo Dubois Depraz, é que quando o horário é ajustado, a folga em todo o sistema faz com que leve 15 segundos para o ponteiro de minutos se mover. Você pode parar o segundeiro no "60" e colocar o ponteiro de minutos um pouco mais para frente, mas não dá muita precisão. Mais fácil é parar o ponteiro de segundos no "45" e botar o ponteiro de minutos bem em cima da marca.

Obrigado Adriano !
Eu também não sou tão "maluco", mas quando vou usar um mecânico que esteja parado, procuro sempre deixar o mais
sincronizados os ponteiros.....

abs

Glauco

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Sem críticas, claro!  8)

Pois, afinal, eu também estou nessa...
...de juntar relógios e ter algumas "preocupações" (manias...  ;D) com os "acertos" e "desacertos" dos dito cujos, mecânicos...

Comigo ocorre o seguinte.
Seja com "hack", ou sem ele, eu "sincronizo" sempre, da melhor forma que me parece possível.

E eu faço isso simplesmente para constatar, minutos após, que a sincronização (falo da dita cuja contra um horário de referência, etc), já era!  :P



Meus caros amigos, Afonsinhos ou não.   ;)
Parodiando aquela música...

"...a precisão é uma meta
defendida pelo goleiro
que joga na seleção..."
;D  ;D  ;D



Já sincronizar a posição relativa dos ponteiros, eu também faço, mas numa boa, sem tabelas e outros recursos para saber as "manhas" (ou seriam "manias"?) de cada movimento...

Ou seja, eu confesso que "já dei alta" para isso.  8)

Um abraço a todos!
Alberto