Movado-Zenith EL Primero Qual é a diferença entre 17 e 31 rubis

  • 6 Respostas
  • 2467 Visualizações
*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Movado-Zenith EL Primero Qual é a diferença entre 17 e 31 rubis
« Online: 24 Fevereiro 2010 às 07:24:41 »
Eu sei que os Rubis são basicamente como mancais para automóveis, mas eu fiquei curioso em saber qual é a diferença nos primeiros modelos do El Primero 3019PHC (1a.Geração - produzidos entre 1969 e 1971), existe uma versão americana com 17 rubis e uma europeia com 31. Qual seria a justificativa para isso, posto que são funcionalmente equivalentes ???.
A versão com 17 rubis num Movado Datron SUB Sea

a versão com 31 rubis num mesmo Movado Datro Sub Sea

e a versão que conhecemos mais comumente da Zenith

Todos são relogios do mesmo periodo e as fotos foram tiradas da NET e ou foram postadoas em outros forums ou no ebay.
[]s
« Última modificação: 24 Fevereiro 2010 às 07:50:08 por helio »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Movado-Zenith EL Primero Qual é a diferença entre 17 e 31 rubis
« Resposta #1 Online: 24 Fevereiro 2010 às 08:41:46 »
Qual seria a justificativa para isso, posto que são funcionalmente equivalentes ???.

Impostos.

A legislação tributária americana impõe altos impostos para relógios estrangeiros com mais de 17 rubis. Inclusive há casos de máquinas com, por exemplo, 21 rubis, 30 rubis, mas gravado "17 rubis", a fim de burlar o regime alfandegário dos EUA.

Hoje em dia esta legislação ainda é válida, mas acredito que não seja mais aplicada. No entanto, quando ainda existia uma indústria relojoeira nacional, os EUA pegavam no pé mesmo (protecionismo).

O Lessa, que mora lá, pode relatar como os fiscais da alfândega agem em relação a relógios por ali...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Movado-Zenith EL Primero Qual é a diferença entre 17 e 31 rubis
« Resposta #2 Online: 24 Fevereiro 2010 às 09:04:55 »
Impostos.
Igor,

Sobre os impostos, é verdade.

Perguntas:

A remoção de todos estes rubis não causaria problemas, de longo termo, no movimento?
Maior desgaste?
Menor precisão?

Abs,

Nilo


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Movado-Zenith EL Primero Qual é a diferença entre 17 e 31 rubis
« Resposta #3 Online: 24 Fevereiro 2010 às 09:12:34 »
A remoção de todos estes rubis não causaria problemas, de longo termo, no movimento?
Maior desgaste?
Menor precisão?

Com certeza.
Uma bucha de latão não é tão resistente ao desgaste e não é tão "lisa" quanto um rubi. A longo prazo, melhor a versão com 31 rubis do que a de 17.

Mas acho que a Movado não estava tão preocupada com isso. O que interessava era vender.
Melhor uma versão "piorada" de 17 rubis do que relógio algum.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re: Movado-Zenith EL Primero Qual é a diferença entre 17 e 31 rubis
« Resposta #4 Online: 24 Fevereiro 2010 às 16:47:47 »
Eu comprei em Dezembro um Sub-Sea (rolei num Mark II, ainda não coloquei no pulso :-[), esta desmontado e agora só falta o eixo do balanço (se São Camilo tiver passo o fim de semana com ele - em ultimo caso mando pivotar - esta seria uma pivotagem possivel, bem difetente do meu Aquastar que continua sem solução, a unica peça não felsa é uma encrenca, o eixo passa entre 2 engrenagens que são prenssadas).
Não tenho certeza mas acho que é um de 17 rubis (fiquei muito pouco tempo com ele antes de encaminha-lo a uma necessaria remontagem - quem o "revisou" era um criminoso :P), estava completo com mostrador creme e acumuladores em negro e o bracelete original (eu só havia visto um nas mão do Lobo, era do Lanza), já peguei micos maiores ::).[
Igor sua teoria explica muita coisa, não só o 3019, mas o 321, o 861....(que possuem 17 rubis e nunca foram contestados)
Honestamente eu nunca achei que quantidade de rubis fossem atributo de qualidade, numeros grandes geralmente aparecem em relógios modulares, mas quanto ao desgaste realmente vc tem razão.
[]s

P.S.- A peça da pivotagem impossivel (Regata) é esta ai

 - pelo visto não sou o unico apanhando com o problema :-\
http://thewatchspotblog.com/?p=894
« Última modificação: 24 Fevereiro 2010 às 16:49:38 por helio »

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Movado-Zenith EL Primero Qual é a diferença entre 17 e 31 rubis
« Resposta #5 Online: 25 Fevereiro 2010 às 07:46:21 »
Caramba!!!...........uma coisa que realmente eu não sabia, era a diferença de nome para o modelo da Movado-Zenith (Datachron, sendo que o mais comum seria Datron ................nunca me atentei para este detalhe!
Por coincidência, a foto do crono postada pelo Hélio é de um baita amigão......o Tom............da terra do tio Sam.........

Abs

Gravina

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re: Movado-Zenith EL Primero Qual é a diferença entre 17 e 31 rubis
« Resposta #6 Online: 25 Fevereiro 2010 às 09:33:31 »
Doglas é um prazer vê-lo novamente na ativa :) .
Grato pela sua pronta indicação da origem das fotos, e se alguem gosta deste meio com certeza terá vc no minimo como referencia, geralmente eu coloco fotos tiradas da net (quem quiser segue o link como vc o fez ;)), até postei "sem querer" o seu Orfina (foi a foto mais perfeita que encontrei em uma busca rápida) num post sobre mesh neste site (só percebi que era o seu depois), parece que desta vez esqueci-me do PS padrão ::).
Como vc percebeu ainda não resolvi o problema do Regate apesar de sua sempre preciosa orientação (estão ficando cada vez mais raros bons profissionais no meio), mas uma coisa que aprendi neste hobby foi ter paciencia ;D.
[]s