Menu principal

Desafio nº 14 (é isso mesmo?)

Iniciado por igorschutz, 01 Março 2010 às 16:03:29

tópico anterior - próximo tópico

igorschutz

Caros amigos,

Estou devendo este desafio há um tempão, tanto que o Humberto já até veio me cobrar. ;D
Desculpem aí! :D

Vou propor cinco perguntas. Quem acertar mais, leva a taça.
A última é a mais difícil, e é possível que ninguém queira pesquisá-la, então fica como opcional. Mas se alguém acertá-la, leva dois "pontos", ok?

Vamos lá:

• 1-) Nivarox, além do nome de uma empresa, também é o nome da liga utilizada na maioria das molas de balanço dos relógios suíços. De onde vem esse nome? Qual o nome (completo) de quem o cunhou?

• 2-) Quem foi o inventor do escapamento destacado, isto é, aquele em que o elemento oscilante movimenta-se livremente, entrando em contato com a alavanca apenas no momento do impulso?

• 3-) Quem foi o(a) proprietário(a) do primeiro relógio de pulso que se tem registro?

• 4-) O uso de gemas funcionais em relógio vem de muito tempo, porém seu uso ficou muito mais comum após o início da fabricação de rubis sintéticos. Qual o nome do processo de fabricação dos rubis sintéticos? Qual o nome do seu inventor? Em que ano ele anunciou sua descoberta?

• 5-) Escapamentos de força constante em relógios portáteis não são comuns. Primeiro porque são dificílimos de desenvolver, e segundo porque, mesmo que funcionem na teoria, nada garante que na prática o resultado será o esperado. Ainda assim, alguns chegaram lá.
    Qual o nome do inventor do primeiro escapamento de força constante a equipar um relógio portátil? De que ano é a patente?

Todas as perguntas são claras e objetivas, e só admitem uma resposta, isto é, não há dúvidas ou controvérsias quanto a estas questões.

O desafio vai até as 23:59:59h do dia 07/03, domingo próximo. Mas acredito que vocês vão detonar tudo antes disso.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Marcelo Costa

Só arrisco a terceira que segundo a lenda foi Santos Dumont o inventor do relógio de pulso.  :D

Para facilitar a visualização das horas em voo ele deu um jeito de prender seu relógio de bolso no pulso e esse fato pode ser considerado a "invenção" do relógio de pulso!

Certo?  8)

Abs

Marcelo

igorschutz

Infelizmente, não, Marcelo.

Há registros de relógios de pulso anteriores ao Cartier feito para Santos Dumont.

Um abraço,

Igor

HumbertoReis

1. Nivarox vem da palavra alemã Nicht Variable Oxydfest. Significa algo como não-variável e não-oxidante.
Só essa que sei.

Prometo olhar as outras com calma em casa, dentro de 3 horas.

igorschutz

Certo, Humberto! Mas está pela metade...

Quem cunhou o termo 'Nivarox'?

Um abraço,

Igor

nilomis

Vamos ver:

* 1-) Nivarox, além do nome de uma empresa, também é o nome da liga utilizada na maioria das molas de balanço dos relógios suíços. De onde vem esse nome? Qual o nome (completo) de quem o cunhou?

Do alemão: "Nicht Variable Oxydfest", Dr. h.c. Reinhard Straumann.

* 2-) Quem foi o inventor do escapamento destacado, isto é, aquele em que o elemento oscilante movimenta-se livremente, entrando em contato com a alavanca apenas no momento do impulso?

Pierre Le Roy - Wikipedia

* 3-) Quem foi o(a) proprietário(a) do primeiro relógio de pulso que se tem registro?

Countess Koscowicz of Hungary by Patek Philippe 1868 / GP

* 4-) O uso de gemas funcionais em relógio vem de muito tempo, porém seu uso ficou muito mais comum após o início da fabricação de rubis sintéticos. Qual o nome do processo de fabricação dos rubis sintéticos? Qual o nome do seu inventor? Em que ano ele anunciou sua descoberta?

Processo de Verneuil, Auguste Verneuil, 1902.

* 5-) Escapamentos de força constante em relógios portáteis não são comuns. Primeiro porque são dificílimos de desenvolver, e segundo porque, mesmo que funcionem na teoria, nada garante que na prática o resultado será o esperado. Ainda assim, alguns chegaram lá.
     Qual o nome do inventor do primeiro escapamento de força constante a equipar um relógio portátil? De que ano é a patente?

A pergunta é ambígua. O que é "portátil", na pergunta? Que pode ser carregado?

Abs,

Nilo

igorschutz

Nilo,

Questões nº 1, 2 e 4 corretíssimas.

A nº 3 está errada.

Na nº 5, "portátil" significa aquele relógio que se carrega consigo (em inglês, eles chamariam de "watch", enquanto os não-portáteis seriam "clocks").

Um abraço,

Igor

nilomis

Igor,

A pergunta número 3 tem tanta resposta na net que, se alguém procurar com bastante tempo, pode-se achar que fui eu.  ;D

Consta que o primeiro relógio de pulso prático foi inventado pelo Louis Cartier para o Santos Dumont em 1904.

Mas como o Santos Dumont não inventou mesmo o avião ... fica sempre a questão.

Abs,

Nilo

Rovel

3) Rainha de Nápoles - encomendou um Breguet de pulso em 1810, entregue em 1812
Abraços,
César Rovel

igorschutz

Dica da questão n. 3: foi anterior ao da Rainha de Nápoles.

Um abraço,

Igor

shun

O Pai da Rainha!!!  ;D ;D ;D ;D brincadeirinha! Estou só acompanhando esse desafio, pra ver se eu aprendo um pouco!!

Bruno Recchia

Oi pessoal !

Quanto ao primeiro relogio de pulso, so quero ver como o Igor vai se safar dessa... A questao é tao indecisa... Tem gente que diz que o primeiro foi feito pra rainha Elizabeth 1a, em 1600 e cacetada... Dizem também que Blaise Pascal usava seu relogio no pulso (atençao, ele usava no pulso, mas isso nao quer dizer que ERA um relogio de pulso...)

Bom, so pro exemplo, um relogio anterior ao "reine de naples", e verdadeiramente de pulso :

Mas nao sei pra quem foi feito...

Abraços,

Bruno

HumbertoReis

Sim, Bruno.

Essa questão é excelente. Muito bom sair 'catando' informação aqui e ali.

Neste site encontrei o seguinte: Em 1790, Jacquet-Droz e Leschet introduziram o primeiro relógio de pulso em Genebra, Suiça, como um relógio fixo a um bracelete.

Outros sites (como este) comentam sobre o mesmo ano e falam da inspiração do relojoeiro surgida no momento em que ele avistou uma mulher com um relógio 'enrolado' no pulso.

Adriano

Bem, como as questões 1,2 e 4 foram respondidas, vou dar meu pitaco:

3 - Já li que certa feita que acharam um livro caixa ou algo assim da Jaquet-Droz, de 1790, e lá dizia que venderam um "relógio para fixar em um bracelete". Mas como não sei quem é o dono, acabo não respondendo à pergunta.

5 - A idéia foi de Johann Jakob Huber, e a coisa nasceu pelas mãos de Thomas Mudge. Mas acho que não usou em relógios portáteis. Quem usou em relógios de bolso foi um sujeito chamado Abraham Louis Breguet. Patenteou o treco em 1798.

Está certo mestre?

Agora questiono: a resposta da pergunta 2 é inquestionável mesmo? Me constava que era coisa de Thomas Mudge, por volta de 1750.

Abraços!

Adriano

HumbertoReis

Achei algo bom aqui:

- Jaquet-Droz e Leschot de Genebra, em 1790, montaram um relógio para ser fixado a um bracelete, não um relógio-bracelete ou relógio de pulso;

- Quando Eugène de Beauharnais casou-se com a Princesa Auguste-Amélie de Leuchtenbergin, em 1809, a Imperadora Josephine presenteou sua filha com dois braceletes, um contendo um relógio e outro, um calendário. Ele foi feito em 1806 por um joalheiro parisiense chamado Nitot;

- Em 1810, Bréguet foi contratado pela Rainha de Nápoles para criar um relógio de pulso.

igorschutz

É isso aí, Bruno, correta a resposta para a questão n° 4: o primeiro relógio de pulso que se tem registro foi o da Rainha Elizabeth I, de 1571.
O bicho é tão antigo, que nem ponteiro de minutos tinha. Foi um presente do Conde de Leicester.

Agora só falta a questão n° 5, que o Adriano não acertou.

Thomas Mudge realmente desenvolveu um escapamento de força constante, porém para um relógio de mesa (o importantíssimo "Mudge Green Clock"), e não para um relógio portátil.

E ALB também desenvolveu um escapamento de força constante, mas foi posteriormente à este que estou falando.
Um detalhe interessante: o escapamento do ALB é um exemplo dos que funcionam na teoria mas nunca funcionaram na prática, para enorme frustração do grande mestre.

Citação de: Adriano online 01 Março 2010 às 19:57:12
Agora questiono: a resposta da pergunta 2 é inquestionável mesmo? Me constava que era coisa de Thomas Mudge, por volta de 1750.

Sim, sim, Adriano, a resposta da questão 2 é inquestionável.
O escapamento destacado é uma das invenções mais notáveis do grande gênio Pierre Le Roy, e foi apresentado em 1748.

O curioso é que, naquela época, quando os ingleses e franceses tinham uma grande rixa pela supremacia relojoeira, apenas os ingleses deram crédito às invenções de Le Roy, adotando suas idéias, enquanto os franceses insistiam em aperfeiçoar princípios que eram inerentemente limitados.

Portanto, Thomas Mudge veio na cola do Le Roy.

Um abraço,

Igor

leon

;D ;D ;D ;D Excelente desafio amigo Igor , o conhecimento não ocupa lugar,cada vez mais aprendo coisas interessantes aqui neste explêndido fórum.....fica desde já o meu agradecimento pela vossa partilha de conhecimentos...

Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

flávio

Uma dica Igor: quando se referiu aos escapamentos de força constante, pensou em algo sem mecanismos intermediários, entenda-se, um remontoir? Digo isso porque vai parecer imbecil minha resposta, mas o primeiro relógio "portátil" que eu me lembro usando algo do tipo é o h4 de Harrison.

Flávio

Adriano

Citação de: flavio online 01 Março 2010 às 20:57:54
Uma dica Igor: quando se referiu aos escapamentos de força constante, pensou em algo sem mecanismos intermediários, entenda-se, um remontoir? Digo isso porque vai parecer imbecil minha resposta, mas o primeiro relógio "portátil" que eu me lembro usando algo do tipo é o h4 de Harrison.

Flávio

Sim, pensei diretamente num remontoir!

Citação de: igorschutz online 01 Março 2010 às 20:22:08

Sim, sim, Adriano, a resposta da questão 2 é inquestionável.
O escapamento destacado é uma das invenções mais notáveis do grande gênio Pierre Le Roy, e foi apresentado em 1748.

O curioso é que, naquela época, quando os ingleses e franceses tinham uma grande rixa pela supremacia relojoeira, apenas os ingleses deram crédito às invenções de Le Roy, adotando suas idéias, enquanto os franceses insistiam em aperfeiçoar princípios que eram inerentemente limitados.

Portanto, Thomas Mudge veio na cola do Le Roy.

Um abraço,

Igor

É! Quem sabe sabe! Obrigado Igor! Fico curiosíssimo agora até chegar a resposta da questão 5!  :D

PS: preciso alterar essa informação em minhas "bases".  8)

Abraços!

Adriano

igorschutz

Não estou falando de remontoire não. Este e o escapamento de força constante são coisas completamente diferentes.

Fazer um remontoire é melzinho na chupeta perto de um escapamento de força constante (para relógios portáteis, digo).
Para se ter uma idéia, dos escapamentos de força constante que se tem registro, apenas dois funcionaram na prática (um deles é este da pergunta), e mesmo assim dizem que os bichos eram tão complicados de fazer e ajustar, que era melhor se manter com os escapamentos normais mesmo.

George Daniels é um que diz que o escapamento de força constante é uma utopia, pois nunca funcionaram na prática; sempre há uma perda ao longo do tempo.

Um abraço,

Igor