Menu principal

Uma paixão do momento: Zenith El Primero Port Royal V

Iniciado por nilomis, 23 Março 2010 às 17:43:24

tópico anterior - próximo tópico

nilomis

A história

A minha relação com relógios mecânicos foi, e ainda é, sempre baseada em fases:

Iniciei com cronógrafos, Breitling e Omega Speedmaster, para depois passar por relógios de mergulho indo de Omega até Rolex.
Mais tarde veio a fase GMT.
Depois vieram os "vintages" e esta foi uma etapa frustrante mas, como tudo, passou. Um dia eu explico os motivos.

Em 2007 vi fotos de um Zenith Rainbow, equipado com o movimento "El Primero" e fiquei muito entusiasmado com ele.
Achei bonito e a história do movimento me atraiu.

Mais tarde adquiri um exemplar do Rainbow que até hoje é um dos relógio que mais admiro.

Como sou adepto do "quem tem um não tem nenhum", ao surgir a oportunidade de um bom rolo fechei o negócio .

Não é um outro Rainbow e sim um Zenith Port Royal V - Automatic Chronograph.

A peça estava bem longe de estar "mint" (precisão, a amplitude não estava correta, havia alguns riscos na caixa e no fundo e a pulseira não era de 21mm), mas julguei que seria um bom treino para o meu relojoeiro "aguçar" as suas ferramentas neste movimento para, futuramente, revisar o Rainbow.

O Port Royal foi polido, com a qualidade de sempre, mas o que me surpreendeufoi a extrema precisão que o relógio, revisado com absoluta maestria.
Aplausos calorosos para ele.

Obviamente, o movimento 400Z foi lubrificado com os produtos corretos, como demanda um calibre de 36.000 "batidas por hora".

Curiosidades sobre este movimento

- Durante muito tempo o "site" da Zenith afirmava que o nome "El Primero" era em Esperanto. Na verdade é Espanhol.

- A Zenith deu o nome no calibre de "El Primero" para clamar ser este o primeiro cronógrafo automático do mundo. Esta afirmação, já discutida aqui, é contestada pela Heuer, Breitling etc.

- Quando a Rolex começou a utilizar o El Primero no Rolex Daytona (usou até o lançamento do movimento próprio por volta do ano 2000) foram feitas modificações e o movimento teve a sua vibração reduzida para 28.800 "beats" por hora. Como este hobby é cheio de rumores, consta que a Rolex fez esta redução para aumentar a robustez do movimento. Aparentemente isso não é verdade. O motivo da redução foi para continuarem utilizando os mesmos lubrificantes dos demais movimentos da Rolex. Economia e pronto.

- Quando saíram as versões iniciais do El Primero, consta que ocorreram alguns problemas no mecanismo de carga. Aparentemente isto foi resolvido nos modelos mais recentes (400, 400Z e 410).

Comentários sobre o relógio

- Uso

Embora seja um relógio de dimensões consideráveis (para o meu pulso) o Port Royal "veste" muito bem. Nota 9 para o conforto.

- Estética

De início achei o relógio meio "cheguei", por conta do bezel todo polido. Com o uso, acabei gostando da estética. Depois, quando fotografei o mesmo, observei os detalhes do mostrador. Maravilha. Outro ponto interessante é o fundo transparente por onde se pode admirar o movimento. Nota 9 para a estética.

- Geral

Como em todo "El Primero", o movimento não tem "hacking", ou seja o segundeiro não quando estamos acertando o relógio. Outro inconveniente é a forma de acertar o relógio que é o inverso de outros movimentos.

Nota 6 para o geral. A falta de "hacking", para mim, é uma grande inconveniente.

- Precisão

Desvio diário de zero segundos tanto observado no uso diário como no Timegrapher.

Somente alguns outros relógios, que possuo, atingem este elevadíssimo nível:

a) "Joias da coroa" (versão 1.0 e 2.0)
b) Omega Speedmaster Broad Arrow (Cal 3303)
c) Rolex Submariner 1680 de 1979

Notar que o meu Zenith Rainbow já teve uma precisão similar, o que pode ser um indicativo de que a hora da sua revisão chegou.
Afinal é um relógio com dez anos sem ter sido aberto.

O Sub 1680 é fruto de mais um "milagre" do meu relojoeiro pois se trata de um mecanismo com mais de trinta anos.

Nota 10 para a precisão.

Fotos

Agora umas fotos que foram tiradas no último final de semana (21 e 22 de março de 2010) com o seguinte "making of":

Câmera: Canon 50d
Lente: Canon macro 100mm f2.8 – filtro polarizador
Iluminação: Natural, final da tarde (sempre)
Software: Apple Aperture 3.

A foto do relógio no Timegrapher foi feita com uma Canon G11 no modo automático.

(O Zenith sendo medido pelo Timegrapher)

(O movimento El Primero 400Z. Um dia eu aprendo como fotografar bem um movimento)

(De tarde)

(Vendo o por do sol na Lapa)

(Detalhes do mostrador)

(Reflexos)

(Versão psicodélica - Na verdade é o resultado de um "preset" do Aperture que simula uma foto tirada com uma máquina Lomo)

Conclusão

É um relógio que entrou no meu ajuntamento e não sairá dele.
Além do movimento notável e de valor histórico, é um relógio muito interessante pois transita bem do esportivo para o social.
Gostei!

Abs,

Nilo

Referências

Em Inglês

- Um review, ainda que superficial, do Port Royal: clique aqui.

- O exame do calibre El Primero, feito pelo Walt Odets: clique aqui.

- Uma história do El Primero, com foco nos Rainbow: clique aqui.

Em Italiano

- A história do El Primero no fórum  Orologi & Passioni:  clique aqui.

julianobernartti

Parabéns pelo tópico (muito bem escrito e agradavel de ler) e pelo belo relógio!

Realmente este relógio é muito lindo, e com a  precisão dele, é um relógio o qual da orgulho a qualquer um que o possua!

Grande Abraço;
Juliano

shun

Muito bom Nilo! Parabéns pela peça!! e a precisão... sem comentários né?

Felicidades!

By the way, ÓTIMAS fotos!

leon

MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

ACPavanato

Nilo, percebi que você estava "sumido", porém reapareceu, brilhante como sempre!  :)  :)  :)

Parabéns pelo tópico!  ;)  ;) ;)

Interessante e digno de quem ama de fato relógios!  :-*  :-*  :-*

Abraços!

ACPavanato

nilomis

Turma,

Obrigado para todos.

Mudei o escritório e ... mudança é uma boa m.

Como no filme, "Nada além de problemas".

Abs,

Nilo

Correia

Parabens Nilo, uma belissima peça e um movimento que encanta(mesmo com tanto tempo, diria, talvez melhor, que continua a encantar 8) ;))

Belas fotos(como nao podia deixar de ser... :P).

Esta com uma precisao incrivel.... :o 8)

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Alberto Ferreira

Salve!

Muito legal, Nilo!
Parabéns!

E dizer o que?
Talvez...  ::)

"Somewhere over the rainbow..."  8)

Abraços!
Alberto

DART

Lindo relógio, e para variar ;D excelentes fotos. Abraços.

Daniel Eira

Nilo,

Mais um ótimo tópico. Lindo relógio e lindas fotos! ;D
Parabéns pelo relógio. Mas surgiu uma dúvida: esse seu relógio referido como "joia da coroa" nunca apareceu em foto ou estarei errado? ::)

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

HumbertoReis

Nilo, que coisa legal esse relógio!

É uma marca que, vez ou outra, recebe a minha atenção.

Parabéns!

mestreaudi

Nilo!!

Que report!!!  :D :D :D :D E com essas fotos ainda!!!  :-* :-* :-*

Obrigadíssimo por postar!!  ;)

Abraços!
Rafael.

nilomis

Citação de: Daniel Eira online 23 Março 2010 às 21:12:45
Mas surgiu uma dúvida: esse seu relógio referido como "joia da coroa" nunca apareceu em foto ou estarei errado? ::)
Daniel,

Jóia da coroa é, por conta da nobreza, tímida. Detesta aparecer.  ;D ;D ;D

Um dia ... quem sabe.  ::) ::) ::)

Abs,

Nilo

zE_

Fabricioab

Brilhante review meu amigo nilo.

Peça simplesmente incrivel mesmo, encadadora ao extremo.

As fotos? Simplesmente sem comentários.

Parabens meu querido.

Abraço.

OBS: adorei seu flickr, não conhecia.
What the next step ?

RÔMULO FÓZ

Puts, que relógio mestre, sou fã incondicional desta marca/movimento....
Eu tinha um bacana, mais simples, mas legal tb....
Abs
Romulo Foz