Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !

  • 780 Respostas
  • 262343 Visualizações
*

Offline jones

  • ***
  • 129
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #360 Online: 18 Dezembro 2010 às 21:49:21 »
Marcelo, uma recente pra voce:



[]'s

Jones

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #361 Online: 18 Dezembro 2010 às 21:55:52 »
Muito doida essa Jones!!!  :o

Uma focagem precisa!!

A aranha parece estar preparada para o "bote"!!!  :)

Você é muito bom nessas macro!!!

A minha contribuição:



Abração!!!

P.S.: Cadê o Igor???  :D  Poste aí algumas para apreciarmos Igor!!!!  :-*
« Última modificação: 18 Dezembro 2010 às 21:59:40 por Marcelo Costa »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #362 Online: 20 Dezembro 2010 às 09:31:03 »
E aí, Marcelo, tudo bem? Agradeço a lembrança!
Faz tempo que não tiro uma fotinha que acho realmente boa, por isso não tenho postado aqui, mas aí vai:



Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #363 Online: 20 Dezembro 2010 às 09:41:28 »
Ultimamente, tenho me dividido entre macros de insetos e foto do meu cotidiano (nada a ver, fala aí).

Os insetos:

1. Um bicho que não sei o nome, mas parece com uma cigarra.


2. Percevejo-verde-do-mato.


3. Joaninha.




Cotidiano:

4. Patroa.


5. Maldita pomba que as vezes pousa na floreira do meu ap (repare que a foto foi tirada as 6:22h da manhã!).


6. Bagunça.



Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #364 Online: 21 Dezembro 2010 às 23:12:21 »
Igor!!! Essas macros estão uma coisa de doido!!!  :o

E essas cotidianas estão muito bem feitas e daqui a alguns anos vocês vão adorar esses arquivos!!!

Eu tenho tentado várias coisas...também não decidi o que realmente gosto e quero fazer com a fotografia...por enquanto vou atirando para todos os lados!!!

A cidade vigiada:   8)



Abs

Marcelo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #365 Online: 22 Dezembro 2010 às 09:08:01 »
Marcelo,

Bela foto!

Se não se importar, poderia mostrar essa foto em seu formato original, sem crop?
Achei-a muito interessante, bem captada (foco, enquadramento, momento).

Se me permite opinar: penso que essa imagem é muito boa, e ganharia mais força ainda se o olhar do vigia fosse menos evidenciado pelo recorte do quadro.
Como você cropou muito, destacando bem o olhar, a interpretação da foto fica muito literal, muito fácil, entende? Perde um pouco o charme.
Se o quadro mostrasse mais da cena, e a foto necessitasse de um pouquinho mais de contemplação, creio que o espectador sentiria-se mais "recompensado" ao final, quando "descobrisse" o porquê do momento captado (a razão de existir da foto).

Que câmera usou, a 7D ou a S90?
Como está sua relação com as duas câmeras? Qual delas tem usado mais?

Vejo que você tem apresentado aqui muitas fotos nesse estilo "street". Todas com a S90? Ela tem sido instrumento mais importante na sua fotografia que a 7D?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #366 Online: 22 Dezembro 2010 às 14:11:37 »
Igor,

na verdade essa não foi nem com a 7D e nem com a S90! Foi com a T1i que ainda mantenho pois o valor de revenda dela é tão baixo que nem compensa. Prefiro mantê-la comigo!

A 7D é um show de câmera e quando pretendo fazer alguma coisa mais elaborada, mais programada com certeza é a escolha!! Mas ela "assusta" o povo! ;) Aquela câmera grande com uma objetiva de 18-200 mm chama muito a atenção! Isso também acaba me atrapalhando e inibindo.

A S90 é uma câmera que eu não tiro do bolso! Para todos os lugares que vou...vai ela comigo!!  ;)  Já virei até motivo de piadas dos meus amigos!  :)  Ela é uma câmera compacta muito poderosa, com muitos recursos e a grande vantagem é realmente essa discrição que ela proporciona!!!

Essa foto em questão...eu utilizei uma técnica muito elaborada...anos de prática....rsrsrs... ;D....!! Tô brincando....na verdade é o seguinte...eu faço uma regulagem e fotometria meio na "média" da rua que estou passando de carro e acho que vai render alguma coisa....coloco a câmera no colo....abro o vidro do carro...e com uma mão eu clico...com a outra eu dirijo, troco as marchas e às vezes ainda seguro um cigarrinho....rsrsrs....é brincadeira...mas é mas ou menos isso!!!  ;)

Algumas coisas ficam interessantes pois consigo captar o movimento em um plano e congelar outro como nesse caso!!

Essa foto original e sem tratamento eu achei sem graça pois o enquadramento não possibilitou muita coisa além disso...Dê uma olhada e diga o que acha!



Abração!!!

Marcelo


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #367 Online: 22 Dezembro 2010 às 14:35:00 »
Muito obrigado pelas respostas, Marcelo. Gostei da sua técnica! ;D ;D ;D

Dei sorte e consegui vender minha T1i logo que a T2i saiu, então não perdi muita grana (paguei R$ 1.800 e vendi por R$ 1.500).
Hoje estou com a 7D, que uso para fotos macro, fotos que exijam velocidade, ou flash, ou alguma situação especial (tilt-shift ou grande angular por exemplo), e uma Leica M9 para fotos "normais" ou quando quero portabilidade.

Por muito tempo quis comprar uma Lumix LX5 como alternativa mais portátil ainda, mas mudei de idéia e agora quero uma S95, que é bem menor (apesar de ser um pouco pior).
Vou esperar passar essa época de Natal, quando as coisas estão mais caras, e comprarei mais pra frente. Já estou decidido! Também irei carregá-la pra todo lado, como você.

Quanto à sua foto, uma pena que ela não esteja mais pra baixo, pois daria uma bela cena.
Em comparação com o enquadramento original, seu recorte ficou bem melhor mesmo. Parabéns, ótimo momento! :D

São nessas situações que a câmera portátil se paga.
É o que digo: não adianta nada você ter a câmera mais poderosa, com a lente mais fodona, e não puder tirar a foto que você quer porque não pode carregá-la (seja pelo tamanho, ou pela insegurança).

Um abração, e continue nos brindando com seus ótimos registros!

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #368 Online: 22 Dezembro 2010 às 14:52:48 »
Que maravilha Igor!!!!  :o

Uma M9!!!  :o

Nunca vi de perto um "bicho" desses!!! O que está achando dessa maravilha? Vale a pena o alto investimento nesse equipamento?? E qual objetiva vc. tem para ela?? Abriu uma loja oficial da Leica no Shopping Cidade Jardim você está sabendo? Tenho uma amiga que trabalha lá!! Se quiser algum desconto em algum acessório eu falo com ela!!! Aliás...ainda estou devendo uma visita para ela nessa loja pelo menos para babar um pouco!!!  :-*

A S95 eu também não conheço mas com certeza é uma evolução da S90 que pelo tamanho, preço e recursos é uma compra daquelas que não nos arrependemos !!!

Obrigado pelo incentivo!!! Ainda espero um dia conseguir fazer algo mais sério com a fotografia!!! Minha atual "cachaça"!!  ;)

Abração!!!

Marcelo

« Última modificação: 22 Dezembro 2010 às 14:54:44 por Marcelo Costa »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #369 Online: 22 Dezembro 2010 às 15:47:08 »
Somos dois nessa cachaça! :D

A M9 é legal, mas não é fácil de operar. Como é quase toda manual (nada de autofoco, lentes zoom, prioridade de abertura, etc.), ainda apanho um pouco, assim, no sentido de não conseguir tirar uma foto rapidamente, saca?
Eu tenho de olhar a cena, preparar a exposição (velocidade, abertura, ISO), tomar meu tempo para focar e só então clicar. Não consigo fazer como na 7D, que é botar a lente no olho e "metralhar" o botão disparador.

Mas quando sai alguma coisa, sai bonito demais, com a vantagem do DOF do sensor full frame, algo impossível com a 7D. Mas também não é algo de outro mundo. O que difere mais é o ato de fotografar, e não o resultado, a imagem em si.

No fim das contas, são filosofias diferentes de fotografia. A M9 requer mais trabalho e contemplação.
Pra mim, acho que uma câmera complementa a outra: com a M9 tenho a portabilidade e o sensor full frame praquelas fotos ditas "normais" e com a 7D tenho todo o resto (strobist, GA, TS, 9 fps, macro, corpo selado, etc.).

É gostoso fotografar com a M9, mas as vezes dá uma preguicinha, e aí uso a 7D.

Qualquer dia que quiser vê-la, está a sua disposição. É só dar um toque. Vamos acertar aquela nossa saída fotográfica.

Por enquanto, e acho que por um bom tempo, em termo de lentes tenho uma Voigtländer 50mm f/1.1 e um Leitz 35mm Summicron (f/2) vintage dos anos 60.
Não sinto necessidade de outras distâncias focais, pois para GA e Tele prefiro a 7D. Não acho que a Leica seja boa pra isso.

Se possível, num futuro a médio prazo, trocarei a Summicron antiga por uma Summicron moderna, pois creio possuírem melhor qualidade ótica (o que fode é o preço).

Sobre a loja da Leica, eu li algumas notícias, mas não fui ainda. Quero visitá-la pra ver o que tem de bom. Só tenho medo de perguntar o preço. Deve ser uma facada sem dó! :'(

Um abração!

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #370 Online: 22 Dezembro 2010 às 19:36:53 »
Igor,

se a grande vantagem da sua Leica M9 é o sensor full frame, será que a 5D não resolveria essa questão a um custo bem menor? E ainda com a vantagem de utilizar as objetivas que você já tem?

Também tem um pouco de saudosismo nisso tudo...pois os grandes fotógrafos do passado (Bresson, Doisneau, Brassai...e tantos outros) só trabalhavam com Leica....e o nosso brasileiro e grande fotógrafo Sebastião Salgado também só usa essas câmeras....

A qualidade das objetivas Leica também estão bem acima das demais...pelo menos assim penso...pois muitas delas...não sei se todas...são montadas a mão...o polimento e finalização das lentes feitas com muito mais capricho e materiais melhores...diferentes das outras (Canon, Nikon, etc...) que são feitas aos milhares e o processo todo feito por máquinas! Bom...sei lá??!! Daí o preço e exclusividade do produto se justifica!

Eu acho que quando sentir a necessidade de uma Full Frame...vou cair na 5D mesmo.....Ôhhh cachaça braba!!!  ;D

Abraços

Marcelo


Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #371 Online: 22 Dezembro 2010 às 19:55:01 »
Gente, eu sou ruim DEMAIS em fotografia, mas gosto de tirar fotos. Porém, vez por outra tiro uma foto que gosto, e a que posto agora, feita para zoar uns amigos, ficou bem legal, no meu sentir.



Ahhhhh, que tal?
Amplexos do Mário

*

Offline Fe

  • ***
  • 109
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #372 Online: 22 Dezembro 2010 às 20:21:08 »
Muito legal essa foto Jones!!!

Parece ate um bicho e' de plastico que vc colocou dentro da flor :)


Marcelo, uma recente pra voce:



[]'s

Jones

*

Offline Fe

  • ***
  • 109
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #373 Online: 22 Dezembro 2010 às 20:22:08 »
Arvore descansado na pedra  ;D


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #374 Online: 22 Dezembro 2010 às 20:55:12 »
Marcelo,

Escolheu bem as palavras: a vantagem da M9 é o sensor full frame, porém, por ser uma rangefinder, fotografar com ela em nada se assemelha à fotografia com SLR. Pra alguns é melhor, pra outros é pior, mas pra mim é apenas diferente. Tem situações que acho rangefinder melhor e tem situações quando acho pior.

A 5D certamente faz fotos iguais ou melhores que a M9, e por menos da metade do preço, mas eu queria a melhor qualidade no menor pacote, e a 5D é enooooorme. No fim das contas, o sensor full frame foi um "plus a mais", e não o motivo principal da minha escolha.

Quanto a qualidade da ótica, parece que a fama é merecida. Só tenho uma Leitz, e ela é soberba! Infelizmente, não tenho fundos para ter mais... :'(

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #375 Online: 22 Dezembro 2010 às 21:34:31 »
Mário...eu gostei da sua fotografia!! Bela nitidez no objeto principal!

Se fosse para dar um "pitaco" e melhorar ainda mais a imagem....se conseguisse desfocar mais o fundo, principalmente aquela parte mais alta perto da base...na minha humilde opinião a imagem teria um grande ganho!! (ou usando uma profundidade de campo menor...ou mudando de posição mesmo o objeto para tirar daquele degrau!!!)

Veja bem...sou amador e apenas curioso e como pediu a opinião....  8)


Fe...por esta sua fotografia já se vê que você gosta da coisa e tem uma visão diferenciada!! Poste mais fotos!! Vamos ver mais coisas que anda fazendo!!!

Igor...a 5D realmente é grande e pesada...mas para quem tem uma 7D já é um bom treino! A "criança" também é grande!! :) Ainda mais se colocar o "grip"!! Que acabei comprando também mas quase não uso!!

Você já comparou lado a lado a 7D e a 5D? É tanta diferença de tamanho assim???

Abraço!!!

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #376 Online: 22 Dezembro 2010 às 23:24:27 »
Obrigado pelo comentário, Marcelo!

Esta foi uma das primeiras fotos que fiz no manual, ajustando daqui e dali, e movendo a garrafa para pegar uma melhor posição de luminosidade.

Não havia me atentado para o "degrau" do rebaixamento da pia da cozinha. E, de fato, ficaria BEM melhor sem aquele detalhe.

Amanhã devemos passear meu filho e eu e vamos ver se tiro alguma outra foto.

Abraços, amigo, e grato!

PS - vocês tem alguma literatura básica para indicar, fotos for dummies???
Amplexos do Mário

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #377 Online: 23 Dezembro 2010 às 00:02:17 »
Mário...tem uma coleção que é legal e dá várias e boas dicas:

Scott Kelby's Digital Photography vol.1, vol.2 e vol.3 .

Também tem em português se preferir.

Abraço!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #378 Online: 23 Dezembro 2010 às 01:43:29 »
Você já comparou lado a lado a 7D e a 5D? É tanta diferença de tamanho assim???

Marcelo,

Aí é que está, o tamanho é quase o mesmo, diferença irrisória. É por isso mesmo que acho a 5D enorme e, portanto, completamente inútil pra mim.
Para o meu tipo de fotografia, prefiro os 18 Mp no crop 1,6 da 7D que os 21 Mp em FF da 5DII.

Aliás, em termos de DSLR, só trocaria a 7D por uma Nikon D3s. Não o faço por causa das lentes e acessórios que já tenho. Mas gostaria muito que a Canon fizesse uma câmera nessa linha (FF com baixa densidade de pixels e alta qualidade em pouca luz). Meu sonho!



Mário,

Sua foto está bacana, mas há espaço para melhorias.
Primeiro, ajuste do WB (balanço de branco), que está um pouquinho amarelado.
Segundo, em termos de composição: a garrafa bem no meio do quadro deixa a imagem um pouco óbvia e, portanto, monótona. Experimente levar a garrafa para o lado esquerdo do quadro, girando o rótulo um pouquinho no sentido anti-horário, isto é, que a última letra "N" da palavra "Eisenbahn" fique no limiar entre o que aparece ou não na foto.
Terceiro, evite cortar o rótulo, como foi cortado lá em cima, na figura da locomotiva.

De resto, sua foto está boa. Boa nitidez, boa iluminação (só um pouco estourada ali perto da letra "E"), bom desfoque do segundo plano.

O treino leva à perfeição, certo?

Um abração!

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #379 Online: 23 Dezembro 2010 às 08:11:41 »
Grato, Igor, os conselhos de vocês são muito valiosos e necessários para o meu aprendizado!

Obrigadão.
Amplexos do Mário