Relojoaria para amadores (pequenos consertos).

  • 63 Respostas
  • 20542 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Online: 14 Abril 2010 às 18:29:51 »
Abri esse tópico com o intuito de tirarmos pequenas dúvidas sobre relojoaria, aquelas que podemos fazer em casa facilmente com ferramentas amadoras ou até ferramentas que não sejam próprias para relojoaria.

Minha primeira dúvida é bem simples, sempre que abro um relógio vai alguma sujeirinha para dentro da caixa e só percebo depois que volto com o mostrador para o lugar, sempre fica um "pelinho". Alguma dica para evitar esse inconveniente ou como limpar sem deixar outros resíduos?

A segunda dica é sobre limpeza, as vezes uma caixa e pulseira estão um pouco embaçadas, sem arranhões que justifiquem um polimento, mas chato o bastante para não sair apenas com um paninho molhado, o que podemos fazer para "revitalizar" a caixa/pulseira nesse estado (embaçado/fosco) sem chegar ao extremo de um polimento?

É isso, espero que esse tópico ajude a todos os amadores e entusiastas como eu.
Um abraço
Fábio

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #1 Online: 14 Abril 2010 às 18:32:02 »
 ;D ;D ;D ;D Fazia falta este tópico amigo Fabio,5 estrelas...

Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #2 Online: 14 Abril 2010 às 18:39:05 »
Pergunta um: ródico.

Pergunta dois, se polido brilhante, já meti cera, não quis nem saber! kkkk


Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #3 Online: 14 Abril 2010 às 18:46:53 »
Salve!

Legal o tópico!  8)

Para a pergunta dois,...
Há umas (chamads assim no comércio) "flanelas mágicas", elas não são abrasivas e restauram o brilho, se a coisa for leve.

Abraços,
Alberto

*

Offline marck

  • ****
  • 273
    • Ver perfil
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #4 Online: 14 Abril 2010 às 18:58:54 »
ola pessoal,


                alerta aos navegantes....

             " EVITEM PRODUTOS QUIMICOS ...."

                verificar se a superficie em questão é adequada para este ou aquele produto, sob pena de ter seu relógio danificado de maneira irreversível....

                    sds,

                          marck

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #5 Online: 14 Abril 2010 às 18:59:13 »
 ??? ??? ??? Uma pergunta aos meus amigos: é possível devolver o brilho aos relógios em titânio? ??? ??? ??? Fica desde já o meu agradecimento pelas eventuais respostas.

Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

*

Alberto Ferreira

Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #6 Online: 14 Abril 2010 às 19:03:35 »
Salve!

Leon,
Depende...

Mas eu acho que polir (bem) titânio é coisa para técnico qualificado e equipado.  ::)

Mas vamos ver o que os colegas com experiência profissional nos dizem.

Um abração!
Alberto

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #7 Online: 14 Abril 2010 às 19:29:23 »
 ;) ;) Grato amigo Alberto , o meu relojoeiro nem gosta de ouvir a frase " polir titânio" , será assim tão difíssil ??? ??? ???.


Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #8 Online: 14 Abril 2010 às 20:18:02 »
Polir titânio é um pouco complicado mesmo. Pois é mole como um metal nobre, o que requer bem mais sensibilidade do que polir aço, e para piorar, é muito difícil regularizar a superfície, bem mais que o ouro. Pois o ouro, apesar de mole (ductil), é mais denso. O titânio é mole como um ouro, tornando fácil matar as quinas, e para piorar, se comporta como um plástico quando a temperatura aumenta, e ele enrruga. A superfície fica horrível e é dificílimo atenuar depois que isso ocorre.

Não é como o aço, ou até o ouro, que apesar de mole, perdoa as "navalhadas".

Abraços!

Adriano

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #9 Online: 14 Abril 2010 às 20:24:29 »
 ;D Grato amigo Adriano ;D
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #10 Online: 14 Abril 2010 às 21:22:22 »
Há tempos queria saber para que servia o ródico, finalmente descobri, e por acaso, kkkkkk.
Explica melhor isso aí, ele é tipo uma massinha onde os pelinhos ficam grudados?

Eu tenho uma micro-retífica Dremmel, com um disco de feltro (ou algo similar) eu poderia fazer uma "limpeza"? Oobviamente que sem produto abrasivo nenhum, somente o disco puro.

Sobre o titânio, não tenho nenhum relógio do tipo, justamente porque já vi uns gastos e fica com uma cor escurecida, acho feio mesmo, será que não existe um meio termo entre a limpeza que não dá resultado e o polimento para o titânio também?
Um abraço
Fábio

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #11 Online: 14 Abril 2010 às 21:36:19 »
Nao sei se enquadraria na seção "pequenos" consertos mas vai lá...

É possivel desentortar um acionador de um Seiko 6139? procurei pelo eBay e o unico que achei que vendia exatamente o acionador que eu preciso é justamente o tal do "sophon" ( falcatrua global ), e por um preço nada módico ( 30 dólares ).


o metal do acionador é muito frágil?


Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #12 Online: 14 Abril 2010 às 21:55:57 »
É amigos... é mesmo muito DIFÍCIL polir metais...  ;D  ;D  ;D
« Última modificação: 14 Abril 2010 às 22:00:59 por Paulo Sergio »
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #13 Online: 14 Abril 2010 às 22:24:43 »
...
É possivel desentortar um acionador de um Seiko 6139? procurei pelo eBay e o unico que achei que vendia exatamente o acionador que eu preciso é justamente o tal do "sophon" ( falcatrua global ), e por um preço nada módico ( 30 dólares ).


o metal do acionador é muito frágil?




Shun,

O que você está chamando de "acionador" é o "ponsoir", não?
Ou seja, um daqueles "botões" que acionam o cronógrafo, certo?

Se for isso, eu tentaria mandar desentortar (um bom relojoeiro), mas obviamente tudo vai depender de como e quanto entortado está.
O material em si, na parte que geralmente entorta, o miolo (uma fina haste) e o “pezinho” (que apoia no movimento) não é propriamente frágil, pois essa parte é de aço, mas...

Pode ter ocorrido que, com as deformações (entortamentos) sucessivas, por exemplo, cada vez que alguém forçava o acionamento, que a sua resistência já esteja comprometida.
É aí que entraria a avaliação (da peça em si) feita pelo técnico relojoeiro.

Mas tentar desentortar, eu creio ser válido., sim.

Se no processo a coisa quebrar, nós estaríamos voltando à estaca de ter que conseguir um “ponsoir”, seja ele de reposição (aftermarket) ou proveniente de uma sucata.

Eu espero ter contribuído para um melhor entendimento da questão, ok?

Abraços!
Alberto

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #14 Online: 14 Abril 2010 às 22:43:30 »
Opa, exatamente isso Mestre Alberto! a haste com o pézinho está entortado.. Provavelmente vou ter que comprar um aftermarket, mas vou ver se dá para desentortar! Pois somente o jogo das molas vai sair uns 10 dólares, enquanto o jogo de 'ponsoir' é 3x mais caro. Se eu conseguir deixar ele retinho eu economizo uma graninha  ;). ( mesmo torto, ele funciona... mas como o movimento necessita de revisão, está muito duro de zerar o cronógrafo, além de que faltam as molinhas no ponsoir!

Um abraço!

*

Alberto Ferreira

Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #15 Online: 14 Abril 2010 às 23:00:34 »
...
Explica melhor isso aí, ele é tipo uma massinha onde os pelinhos ficam grudados?
...

Sim.
É exatamente isso, uma "massinha" (não gordurosa) que, ao ser pressionada sobre a peça, captura a sujeira.


Citar
...
Eu tenho uma micro-retífica Dremmel, com um disco de feltro (ou algo similar) eu poderia fazer uma "limpeza"? Oobviamente que sem produto abrasivo nenhum, somente o disco puro.
...

Aí é que mora o perigo.
Pode ocorrer o aquecimento e "enrugamento" da superfície, como comentou o Adriano.
Polir titânio, mesmo que de leve, é para quem sabe, um técnico com experiência e ferramental correto.



Citar
...
... será que não existe um meio termo entre a limpeza que não dá resultado e o polimento para o titânio também?

Eu creio que não...  :(

Abraços,
Alberto

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #16 Online: 14 Abril 2010 às 23:41:32 »
Antes de mais nada quero agradecer o "O Cara" pelo tópico.

Puxa amadorismo é comigo mesmo !! ;D ;D

Eu sempre abri meus relógios que compro usados, como Seiko Orient Technos e com isso fiz uma ferramenta para abrir os fundos de rosca usando pregos e um pedaço de madeira, bem rustico mesmo, nas de presão eu uso um canivete pequeno!!

Quando compro usados eu tenho a mania de limpar e polir para ficar bem bonito, eu abro retiro a tige em seguida a maquina dele e vedação da tampa, ai eu os colocos dentro de pequenos potes do tipo "tapeware" que comprei só para isso, ai vou lavar a caixa, tampa e pulseira (aço) coloco a caixa só naqueles potes plásticos de achocolatado com detergente neutro e em outro separado a pulseira e a tampa do funto, dou umas agitadas e aguardo cerca de 15mim, pego uma peneira dessas de coar suco e faço o escoamento das peças nela, depois mergulho as peças lavadas só em água limpa para tirar o detergente, ai deixo secar por conta para fazer o polimento, para polir eu uso massa automotiva, e quando tem arranhões no metal eu uso umas lixinhas d´agua bem finas como as 1200 e 1600 depois uma flanela dessas laranjas para finalizar o polimento, ai monto todinho e passo mais uma vez a flanela!!

Lembrando que só faço em relógios baratos e usados, quando há algum risco no acrilico passo uma lixinha 1200 e em segui uma massa de polir e finalizo com uma flanela e pronto fica novo!! ;D ;D

Eu já troquei o movimento do Technos automático que já contei a história por ai   
O ultimo que fiz foi de leve no Seiko 6119, eu só tirei as pulseiras e poli a caixa com relógio fechado, eu não quis abrir o bixinho não  ::) ::), o bixinho apesar de está em bom estado estava sujinho e com leves risquinhos na caixa e na pulseira, hoje está zero, e o acrilico que troquei por conta usndo um tutorial que achie na net !!

Por enquanto é só isso.

Valeu pelo tópico !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #17 Online: 15 Abril 2010 às 00:41:38 »
Aí é que mora o perigo.
Pode ocorrer o aquecimento e "enrugamento" da superfície, como comentou o Adriano.
Polir titânio, mesmo que de leve, é para quem sabe, um técnico com experiência e ferramental correto.
Eu havia perguntado sobre a Dremmel para ser usada em partes em aço mesmo, aproveitei e perguntei sobre o titânio só por curiosidade e acabei por confundir a pergunta.

Uma coisa que tenho dúvida também é sobre retirada e recolocação de visor (vidro, acrílico, saphira), nunca mexi por medo.

Também nunca retirei um ponsoir do lugar por medo de fazer besteira.

Cigano, eu confesso que quando criei esse post pensei em você, pois lembrei do Technos que você trocou o movimento, eu também troquei o movimento de um Technos, mas foi um Skydiver, tá funcionando 100% o bichinho.

Gostei do Ródico, vou procurar para comprar.

Um abraço
Fábio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #18 Online: 15 Abril 2010 às 01:01:42 »
Citar
Uma coisa que tenho dúvida também é sobre retirada e recolocação de visor (vidro, acrílico, saphira), nunca mexi por medo.

Bom o acrilíco eu já troquei do meu 6119, eu tirei o aro que segura o acrilico, arranquei a cola velha, tirei o acrilico antigo e coloquei o novo, e de acordo com o tutorial que segui, usei cola do tipo epoxi no meu caso araldite para colar tudo de volta, passando a cola bem passado e uniformimente sem ecessos fica muito bom, e sem querer eu testei a vedação dele no tanque d´agua aqui em casa, grilei na hora, mais depois constatei que o serviço ficou ótimo !! 

Citar
Também nunca retirei um ponsoir do lugar por medo de fazer besteira.
Eu já daquele modelo que tem uma pequena arruela de pressão, só tem que tomar cuidado para não perdela porque é muito pequena mesmo, e nele está a vedação no caso de possuir vedação!!

Citar
Cigano, eu confesso que quando criei esse post pensei em você, pois lembrei do Technos que você trocou o movimento, eu também troquei o movimento de um Technos, mas foi um Skydiver, tá funcionando 100% o bichinho.

Graças á Deus o meu está 100% tbm, usei uma pinça daquelas que mulher usa para depilar as sombracelhas rsrs para retirar os ponteiros e uma chavinha de precisão para tirar o mostrador!! rsrsrs
Eu tbm lembrei do seu Technos, e devez enquando eu dou uma passada por lá, adoro ver esses tip´pos de serviço, confesso que na época eu ainda novo no forum achava que você era ou tinha feito curso de relójoaria!!

Se alguem tiver algumas fotos de suas manutenções sendo elas amadoras ou não poste ai!!

Mais uma vez eu lhe agradeço pelo belo tópico !!

Edit!!!

O meu Skydiver parou de atrasar o analógico, esquisito né !!
O que acho estranho nele é que é todo assinado, mais não encontro a maquina dele para a troca,  ele só tem 2 botões para as funções do digital do lado oposto da corôa !!

No fundo dele tem as seguintes descrições:

Technos, e logo abaixo, numeração 41.02 e mais em baixo tem um TEC.965 ZF MAO AM IND. BRAS.

« Última modificação: 15 Abril 2010 às 01:48:01 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Relojoaria para amadores (pequenos consertos).
« Resposta #19 Online: 15 Abril 2010 às 01:20:42 »
Que ródico que nada, achei no fórum antigo uma discussão entre 3 foristas daqui (não gosto de citar nomes, mas se os autores quiserem se anunciar fiquem à vontade) aconselham a usar o Limpa-tipos, pois tem a mesma consistência do ródico e o resultado final é o mesmo, sendo que o ródico custa uns R$40,00 e o Limpa-tipos menos de R$4,00.

O limpa-tipos é uma borracha de consistência maleável como o ródico e serve para limpar tipos das máquinas de escrever, é muito usado por quem pratica desenho, para limpar pó de grafite do desenho, portanto serve para substituir o ródico também.
Alguém contesta isso?

O limpa-tipos é encontrado em casas de artigos para artistas plásticos e desenhos, aquelas papelarias mais especializadas etc.

Já aproveito para "mandar" outras perguntinhas:
1.Tenho 2 relógios que estão com o segundeiro frouxo, provavelmente o "furinho" da haste do segundeiro é mais largo que o "pininho" do movimento (não sei os termos técnicos), o que posso fazer para firmar esses ponteiros?

2. Sobre o visor, o visor se fixa com cola, Araldite é uma solução caseira, mas existe alguma cola especial para fixá-lo? E os Visores dos Divers, que exigem resistência maior à água, também podem ser colados dessa forma (Araldite)?

3. Nas vedações do fundo, é aconselhável passar algum produto antes de rosquear o fundo?


Acho que essas perguntas ajudarão a outros membros também hein.
Um abraço
Fábio