Menu principal

Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...

Iniciado por Enéias, 05 Junho 2010 às 22:28:44

tópico anterior - próximo tópico

Vargas

Amigos,

Hoje fui de Angelina e percebi que estava um seco.

Tenho uma caixa com umidor mas fiquei mais de 1 mês fora de casa e sem reidratar o umidor (o meu é aquele mais básico). Tem feito muito calor por aqui, inclusive minha adega deu sinal de alerta (motor funcionando muito e gelo na parede) e tive que ligar o ar condicionado da minha sala de bebida para dar uma acertada na temperatura.

Enfim, estou apenas relatando para a minha pergunta, que é se existe alguma forma de reidratar os charutos de forma que eles voltem ao normal. Já coloquei agua no úmidor e deixei eles num lugar mais fresco.

Alguma orientação adicional ou receita...

Obrigado pela ajuda!

Abs.

jfestrelabr

Vargas, compre boveda e seja feliz, esquece esse lance de agua, agora todas as vezes que um charuto seca ele perde muito de seu teor, de uma pesquisada ai nas bovedas e compre, cada saquinho segura de 25 a 30 unidades.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Vargas

Blz, valeu pela dica Felipe.

Vou providenciar.

Abs.

Vargas

Vargas

Já providenciei 2 sachê de boveda 69%. Valeu.

jfestrelabr

Citação de: Vargas online 09 Fevereiro 2016 às 22:39:22
Já providenciei 2 sachê de boveda 69%. Valeu.

Boa, eu gosto deles um pouco + humidos, então uso sempre o de 74%.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

jfestrelabr

#845


Cohiba Siglo VI, o charuto cheiroso, se fosse tão bom quanto cheira seria maravilhoso, porem não é.
Ja falei e volto a falar, a cohiba é uma marca exelente porem tem coisa muito + barata e melhor no bitolario Cubano.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Octávio Augusto

Estes foram os de ontem:

Nub capa Camarões







Davidoff Gran Cru N 3

Abraço,

Octávio Augusto

jfestrelabr

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Adriano

#848











Abraços!

Adriano

jfestrelabr

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Octávio Augusto

Lindas peças Adriano, parabéns!!

Hoje a noite :

Abraço,

Octávio Augusto

MAGB-ILHA

Show Adriano,
Tirando os Petersons (me pareceram pela piteira) este com a parte de metal que atinge o fornilho com a letra B, nunca tinha visto. Belo exemplar.
Parabéns,
Forte abraço,

Adriano

Isso! O primeiro é um Savinelli, tenho alguns. Esse com o B é um Big Ben, feito na Holanda pela Gubbels, tenho alguns também.

Mas a maior parte da minha coleção é de Petersons mesmo.

E esta semana recebi meu primeiro Brebbia, um lindo free-hand:










Abraços!

Adriano

MAGB-ILHA

Lindíssimo, não tenho nem palavras para tal peça.
Vc. compra direto de algum site fora do Brasil? Existem dicas para isso?
Abraço,

Adriano

Alguns eu comprei aqui no Brasil mesmo, na Tabacaria Nacional. Outros comprei pelo eBay ou tabacarias on-line estrangeiras.

Este Brebbia comprei de um revendedor autorizado na Itália que vende via eBay e estava liquidando vários cachimbos. Quase metade do preço normal.

Abraços!

Adriano

MAGB-ILHA

Bacana! sempre tive medo de comprar lá fora... Acho que preciso rever os meus conceitos. ;D
Parabéns.

Octávio Augusto

Caro Adriano,

Tens alguma indicação de tabacaria estrangeira para comprar fumo para cachimbo? Obrigado!!
Abraço,

Octávio Augusto

Alberto Ferreira

Boa tarde, amigos!

Bem,...
Se me perdoam  a intromissão, pois eu não fumo...  ::)
Portanto o meu interesse é diletante, apenas para aprender.

Apreciando os belos cachimbos do Adriano, bonitos de fato, eu gostaria de fazer uma pergunta.
Algo que atiçou a minha curiosidade.

O que vem a ser um cachimbo "free-hand", tem algo a ver com a forma de usá-lo?

Abraços!
Alberto

Adriano

Octávio, os tabacos que comprei no exterior eu comprei em viagens mesmo, nunca pela internet, exceto por uma única vez que arrematei no eBay uma caixa com 5 bolsas do raro Balkan Sobranie.

Os tabacos importados que tenho eu trouxe de fora mesmo ou compro de um cara que traz de fora esses tabacos. Pois as tabacarias não possuem nada mesmo.

Mas caso queira comprar via internet, procure a 4noggins.com. Muita gente que conheço compra lá e manda entregar nos EUA. Eles têm muita variedade e muitas exclusividades. Possuem toda a linha dos produtores americanos como McClelland, G. L. Pease e Cornell & Diehl.

Alberto, "free-hand" é como chamamos cachimbos esculpidos a mão livre, ou seja, sem o uso de tornos ou outras ferramentas como as usadas nos cachimbos de formato mais tradicional, que mesmo que feitos a mão, são basicamente blocos usinados de briar.

Um como esse meu Brebbia é assim. Claro que algumas operações na confecção são feitas com o uso de ferramentas fixas, especialmente as furações. Mas a forma principal dele é esculpida a mão, o que faz também que nunca haja dois cachimbos iguais. O artesão começa a esculpir o bloco e vai dando forma de acordo com a aparência dos veios da madeira. Ele também escolhe as partes que recebem acabamento liso ou rústico de acordo com os veios também. Se durante o trabalho dele ele perceber por exemplo que os veios tem uma geometria suficientemente bela para ser toda apreciada, ele certamente deixará o acabamento todo liso, propositalmente.

Um cachimbo como esse meu, certamente começou a ser esculpido para ser potencialmente um modelo todo liso, mas como algumas partes possuiam um veio bonito (como eases veios retos, verticais e na mesma direção, visíveis na parte polida) e outras com veios erráticos ou quem sabe outras imperfeições, o artesão resolveu fazer um acabamento misto entre polido e rústico.

O preço dos cachimbos são basicamente baseados nessa estética. Mas só a natureza pode "decidir". O fabricante nunca sabe como parecerão os veios da madeira após a conformação ou usinagem.

Por exemplo, o fabricante tem formatos pré-definidos e que são usinados todos iguais. Uma vez usinados, os blocos passam por um controle de qualidade para decidir que acabamento eles receberão. Os que tiverem por sorte veios bonitos, seja por serem simétricos, retos, ou outras características desejáveis, como pequenas bolinhas chamadas de "bird's eyes", e forem livres de imperfeições como pequenos furos ou vazios, acabam sendo praticamente apenas polidos e encerados, para que os veios fiquem bem visíveis. Cerca de 0,5 a 2% da produção tem essa qualidade e são reservados para as sériea mais nobres e caras.

Os que forem sem imperfeições mas com veios desinteressantes, recebem um tingimento mais escuro, ou até pintura. Já os que possuírem pequenos furos (que podem ser grãos de areia que foram "sugados" pela raíz da planta) podem receber preenchimentos e depois pinturas, ou podem receber um acabamento rústico que encobre ou disfarça os defeitos.


Abraços!

Adriano

Octávio Augusto

Abraço,

Octávio Augusto