Menu principal

Breguet Type XXII 72.000vph Que loucura

Iniciado por melao, 09 Junho 2010 às 20:13:58

tópico anterior - próximo tópico

melao

Caracas meu,que relojasso.Funciona 72.000vph.extraordinario.Como consegue oscilar a essa velocidade sem causar dano ou defeito prematuro.Vejam
http://www.relogioserelogios.com.br/noticias_site.asp?idNoticia=1118

shun

Impressionante mesmo melão, lendo o texto, há em parte a explicação de sua dúvida: "Esta façanha técnica foi possível graças ao silício, que permite deixar mais leves os componentes móveis do escape e evita os problemas de lubrificação gerados nessas altas frequencias."

Um abraço!

dekkardnexus5

Interessante que ainda vemos evolucoes nos mecanismos mecanicos, a arte ainda não foi abandonada pela industria, isso é um sinal muito bom!

FALCO

Citação de: shun online 09 Junho 2010 às 20:17:30
Impressionante mesmo melão, lendo o texto, há em parte a explicação de sua dúvida: "Esta façanha técnica foi possível graças ao silício, que permite deixar mais leves os componentes móveis do escape e evita os problemas de lubrificação gerados nessas altas frequencias."
Um abraço!

Olá shun, para mim esta frase conta mas não explica, eu acho que, ou a Breguet reduziu consideravelmente o intervalo de revisões ou está contando com o fato de ser um relógio voltado ao entusiasta, que por ter vários, pouco usa cada. Não acredito que este relógio aguente 5 a 7 anos funcionando à 10Hz sem parar, tem muito atrito e inversão aí, vale esperar....
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

shun

Verdade Fernando.. Você tem razão!

De fato, o tempo entre revisões deve ser especial para esse modelo, mesmo com as modificações citadas, deve haver um desgaste enorme no movimento!

Um abraço!

Wadley

Wadley

Correia

Um relojao mesmo!
Grato por compartilhar :D

A Tag Heuer tem um crono que le 1/100 seg., com 360.000 alt/hora...... :o

http://www.youtube.com/watch?v=7EkuGq3i2HA

http://www.youtube.com/watch?v=AMz0fvdUzVY&feature=related

Tem 2 "reservas", uma para o relogio, outra para o crono.

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

FALCO

Citação de: Correia online 10 Junho 2010 às 19:33:49...
A Tag Heuer tem um crono que le 1/100 seg., com 360.000 alt/hora...... :o
...

Mas este movimento TAG 360 tem digamos uma "pegadinha", ele não fica oscilando nesta frequência sempre, usualmente ele é 28,800 como muitos...

O Cara

Aproveitando o tópico, alguém poderia me informar qual a diferença (na prática, não precisa dar explicações técnicas) de um relógio com 28.800 a/h para outros com 36.000 a/h (ou até esse com 72.000 a/h)?

Isso está ligado à precisão do mesmo não é isso, mas em que isso influencia exatamente?

Agradeço imensamente se alguém me explicar.
Um abraço
Fábio

melao

Alem de mais precisos,quanto maior a oscilaçao eles conseguem medir menores  intervalos de tempo .Esse Breguet por exemplo o segundeiro da uma volta completa em 30 segundos.Nesse Tag de 360.000vph ele marca até o centesimo de segundo.

O Cara

Hum, não havia pensado nisso, é aquela história do segundeiro que "dança", "passeia liso e solto" pelo mostrador e do segundeiro que dá pequenos "soquinhos" quando se movimenta, quanto maior o número de oscilações, mais fluído é o movimento do segundeiro.

Isso que faz o relógio ser mais preciso ou é apenas uma consequência da alta oscilação?
Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

Salve!

Não necessariamente.
A precisão depende de vários fatores.
Até de ajustes...

Um relógio pode estar preciso, ou não.

Mas uma freqüência maior, no caso de um "crono" por exemplo, permite uma "resolução" de leitura maior.
Uma leitura mais exata, digamos assim.

Permite o registro não apenas de décimos, mas, como disse o amigo Valmir, até de centésimos de segundo.

Abraços,
Alberto

igorschutz

Fábio,

Bem resumido:

A freqüência do relógio é definida pelo vai e vem do balanço.
Alguns desses "vai e vem" são erráticos. São mais rápidos ou mais lentos do que deveriam.
Num relógio de baixa freqüência, um "vai e vem" errado representa uma parte maior do que num escapamento de alta freqüência.

Exemplificando:

Num relógio de 28.800 bph, o escapamento, logicamente, bate 28.800 vezes por hora. Se em uma hora ele erra o "vai e vem" uma vez, isso significa que escapamento errou 1/28800 vezes numa hora.
Agora, num relógio de 72.000 bph, se o escapamento errou o "vai e vem" uma vez em uma hora, significa que ele errou 1/72000, ou seja, 2,5 vezes menos!

Sacou onde a alta freqüência ajuda na precisão?

Outra coisa: escapamentos de alta freqüência também sofrem menos influência posicional (posição vertical, posição horizontal, etc.).

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

FALCO

Eu sou da opinião do Alberto, e mais radical, acho que frequência não tem relação com precisão, projeto, execussão e etc. trazem a precisão, frequência é apenas mais uma característica.

igorschutz

O aumento da freqüência, por si só, já é suficiente para uma melhor precisão.
Em dois movimentos rigorosamente iguais, porém com freqüências diferentes, o mais "rápido" será mais preciso.

Um bom exemplo de que a freqüência, por si só, já é capaz de aumentar a precisão consideravelmente, pode ser observada nos relógios quartzo vagabundos, que são construídos sem o menor cuidado e ainda assim muito mais precisos que o melhor relógio mecânico.

Um abraço,

Igor

O Cara

Alberto, Igor, Fernando, obrigado pelas explicações.
Nesse ponto não tenho mais dúvidas.

Agora quais são os tipos de oscilações existentes (digo as mais comuns)?
28.800
36.000
72.000

São essas?
Um abraço
Fábio

shun

72.000 Não é nada comum Fábio! Pelo menos eu nao conheco nenhum modelo, só esse breguet.. ( se bem que sou leigão ainda.. )

Comum você quer dizer em High-Beat?

Abraços!

Alberto Ferreira

Salve!

Fábio,
Ao falar das "mais comuns", não se esqueça da mais básica de todas, 18.000 bph.

Abraços!
Alberto

FALCO

Citação de: igorschutz online 11 Junho 2010 às 19:49:28O aumento da freqüência, por si só, já é suficiente para uma melhor precisão.
Em dois movimentos rigorosamente iguais, porém com freqüências diferentes, o mais "rápido" será mais preciso.

Um bom exemplo de que a freqüência, por si só, já é capaz de aumentar a precisão consideravelmente, pode ser observada nos relógios quartzo vagabundos, que são construídos sem o menor cuidado e ainda assim muito mais precisos que o melhor relógio mecânico.
...

Eu entendo sua posição e acho-a muito lógica e correta, cientificamente perfeita também, como diria Umberto Eco, quanto maior o número de obervações em uma pesquisa, maior será sua precisão. Mas, saindo do campo "acadêmico", o que penso é, e aí me baseio em que "não existe algo rigorosamente igual com características diferentes", um relógio (qualquer) não é mais preciso que outro relógio (qualquer) pelo fato deste ter mais oscilações. E, por isto, no mundo real, não consigo fazer uma relação sobre relógios de maior número de "bph" serem mais precisos.

Acho seu exemplo do relógio quartz muito inteligente e desafiador, mas não consigo afirmar que dois objetos tão intrinsecamente diferentes possam ter seu desempenho comparado apenas pela frequência.
Reescrevendo sua frase poderiamos ficar assim:
Um bom exemplo de que a oscilação é irrelevante na precisão são os relógios quartz, onde todos oscilam na mesma frequênica mas mesmo assim podem ter precisões tão diferentes, como poucos segundos por ano até muitos minutos ao ano.

igorschutz

Nem todo relógio quartzo tem a mesma freqüência. Um Seiko 8F tem freqüência de 196 kHz, um Omega 1516 tem 2,4 MHz, um Junghans 667 tem 4 MHz, no entanto, atualmente, a freqüência mais comum é de 32 kHz.

Dos diversos relógios quartzo em produção hoje em dia, o fator que determina sua precisão é a presença ou não de termocompensação, que nada mais é do que uma programação no chip do relógio (portanto, software) que desconta ou soma alguns milésimos de segundo ao relógio de acordo com a temperatura a qual o cristal esteja submetido.
Portanto, basicamente, apesar da maioria dos cristais de quartzo vibrarem na mesma freqüência, não é sua qualidade que determina sua precisão, e sim a programação no chip do relógio. Algumas programações são melhores (mais criteriosas), outras piores.
A qualidade do cristal apenas facilita ou não essa programação (é mais fácil programar uma tabela de compensação naqueles cristais de melhor qualidade, e, conseqüentemente, mais estáveis).

Um abraço,

Igor