Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.

  • 11 Respostas
  • 4630 Visualizações
Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Online: 21 Junho 2010 às 21:21:19 »
Certa vez alguém comentou, acho foi na Rolex, que depois de regular o bracelete que utiliza parafusos seria interessante colocar uma gota de esmalte de unha incolor (base) para que o parafuso não se solte.
O que vocês acham? O esmalte podeia causar algum dano no AÇO?
Abs
João

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Resposta #1 Online: 21 Junho 2010 às 21:46:41 »
No relógio não sei, mas eu sempre uso em botão de camisa para dar um reforço...

abraço

mich
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re: Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Resposta #2 Online: 21 Junho 2010 às 21:46:41 »
O esmalte incolor não possui pigmentação, tem gente que usa até como esparadrapo, a vantagem de utilizalo em aço e que pode ser removido facilmente.
[]s

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Resposta #3 Online: 21 Junho 2010 às 21:51:00 »
Me surpreende que um profissional ou algum local respeitável recomende esmalte de unha para isso...

Esmalte de unha serve para... as unhas. Só. Esmalte de unha não segura parafuso nenhum. Isso é lenda.

Parafusos de braceletes (que prestam...) normalmente são projetados para travarem com segurança sem nenhum artifício, salvo recomendação do fabricante sobre o uso de trava-rosca. Se houver receio em perder um parafuso e tiver certeza de que nao mexerá na pulseira em breve, pode-se usar o Loctite azul (não lembro o número), que é fraquinho e suficiente para a aplicação. Não use o vermelho sob o risco de travar demais e acabar danificando o parafuso caso precise retirar num futuro.

Mas esqueça o esmalte de unha. Não serve para nada e pode sim causar reação no aço. Além de ser uma gambiarra, que pode acabar saindo caro.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 21 Junho 2010 às 21:52:32 por Adriano »

Re: Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Resposta #4 Online: 21 Junho 2010 às 21:52:26 »
O esmalte incolor não possui pigmentação, tem gente que usa até como esparadrapo, a vantagem de utilizalo em aço e que pode ser removido facilmente.
[]s

Você saberia informar se existe algum componente em sua fórmula que poderia danificar (manchar) o aço inóx?
Obrigado
João
João

Re: Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Resposta #5 Online: 21 Junho 2010 às 21:54:06 »
Me surpreende que um profissional ou algum local respeitável recomende esmalte de unha para isso...

Esmalte de unha serve para... as unhas. Só. Esmalte de unha não segura parafuso nenhum. Isso é lenda.

Parafusos de braceletes (que prestam...) normalmente são projetados para travarem com segurança sem nenhum artifício, salvo recomendação do fabricante sobre o uso de trava-rosca. Se houver receio em perder um parafuso e tiver certeza de que nao mexerá na pulseira em breve, pode-se usar o Loctite azul (não lembro o número), que é fraquinho e suficiente para a aplicação. Não use o vermelho sob o risco de travar demais e acabar danificando o parafuso caso precise retirar num futuro.

Mas esqueça o esmalte de unha. Não serve para nada e pode sim causar reação no aço. Além de ser uma gambiarra, que pode acabar saindo caro.

Abraços!

Adriano

Obrigado Adriano.
Abs
João
João

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re: Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Resposta #6 Online: 21 Junho 2010 às 22:10:39 »
Adriano, realmente o uso é a mais pura expressão de uma gambiarra, mas ::), o certo seria encaminhar a um bom relojoeiro para fazer um novo conjunto parafuso&rosca; mas convenhamos é muito menos pior que aplicar superbonder.
Quando disse que tem gente que usa até como esparadrapo, tem fundamento; quando era garoto existia um spray chamado nobecutane que era um tipo de pele artificial cara para caramba; sumiu. Uma vez, perguntei pro meu pai que é médico (daqueles muito antigos) por que havia sumido um produto tão legal, e porque ele não barateou; ele me disse que sua formulação não diferia muito de um esmalte incolor (que não possui pigmentação e portanto é infinitamente menos agressivo) e que o mesmo poderia ser utilizado para o mesmo fim (lembre-se que eu não sou médico ::))
[]s
« Última modificação: 21 Junho 2010 às 22:21:33 por helio »

*

Alberto Ferreira

Re: Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Resposta #7 Online: 21 Junho 2010 às 22:45:23 »
Salve, amigos...

 :D
Ah! As velhas e boas gambiarras...
Quem nunca as fez?

Essa do esmalte é "fichinha"...
Mas, se funciona... Tá limpo, uai!  ::)

Mas será mesmo?
Talvez não...  Sô! :P


Bom,... Eu não sei...
Eu acho que vou ter que pesquisar na NET...  ::)
Mas antes eu vou ter que ligar o micro no nariz de outro porco.
Aquela "tomada" que eu estava usando não estava funcionando...
 ;D

Abraços e desculpem as "gozações".
Alberto
 8)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Resposta #8 Online: 21 Junho 2010 às 23:38:56 »
Existe uma outra abordagem na minha resposta: normalmente parafusos são coisas de pulseiras bem elaboradas, o que se entende por relógios caros. Sim, existem as falsificações de Rolex, todas com parafusos, mas essas não contam.

Então, partindo-se da suposição de se tratar de um relógio bom, o que quero dizer com a abordagem diferente é: um relógio bom, merece esse tipo de tratamento (ex: gambiarra)?

Abraços!

Adriano

Re: Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Resposta #9 Online: 22 Junho 2010 às 08:20:10 »
Desculpem a brincadeira, mas não resisto.

Frequentei um fórum náutico durante um tempo, e o administrador de lá, pessoa extremamente conhecedora de náutica, tinha os seguintes dizeres como assinatura, que sempre encarei como uma blague, mas com um fundo de verdade:

Se não mexe e deveria mexer, WD 40, se mexe e não deveria mexer, silvertape.

Amplexos, Mário
Amplexos do Mário

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Resposta #10 Online: 22 Junho 2010 às 08:25:54 »
...
o certo seria encaminhar a um bom relojoeiro para fazer um novo conjunto parafuso&rosca
...

Entendi da pergunta inicial que o conjunto não está danificado, logo não existe necessidade de refazer as roscas e muito menos qualquer substância travante. Seria apenas uma preocupação para que este não se solte no uso normal.
Não acredito que, por exemplo, em um Rolex, quando corretamente (e corretamente não significa muito apertado) ajustado o parafuso se solte.
Quem tem experiência em manuteção pode atestar e nisto o Adriano pode nos ajudar, um problema muito pior que os parafusos soltos de uma pulseira são os mesmos muito presos.
Pessoalmente acredito que Loctite e esmalte é trazer um problema para onde não existe.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Alberto Ferreira

Re: Esmalte de Unha: Parafusos de Bracelete.
« Resposta #11 Online: 22 Junho 2010 às 10:30:19 »

...
Pessoalmente acredito que Loctite e esmalte é trazer um problema para onde não existe.


Salve!

Falando mais sério agora...
Eu diria que o Fernando sintetizou perfeitamente a questão.

Abraços,
Alberto