Menu principal

E os reguladores Tagus (DIMEP)? Alguém tem, sabe onde tem, teve?

Iniciado por admin, 25 Junho 2010 às 11:17:05

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Tenho a biografia do Dimas de Melo Pimenta. Na biografia ele conta que projetou e depois foram instalados como reguladores em vários locais (para hora oficial) relógios eletromecânicos fabricados pela Tagus. Há fotos na biografia e uma descrição:

"Relógios mestre Tagus com pêndulo batendo um segundo (trinta oscilações completas por minuto) com compensação flutuante variável, emitindo impulsos para a rede de secundários cada minuto com duração de dois segundos e alternação de polaridade, com ponteiros centrais elétricos adicionais que emitem impulsos cada segundo com alternação de polaridade cada segundo, em cabinetes de madeira de lei envernizada de 1,75 X 0,33 X 0,16 m".

Diz no livro que o projeto era baseado no sistema de Warren.

Vejam o anúncio deles. Queria um regulador desses!

Flávio

igorschutz

Bonito igual esse da foto eu não sei, mas no ML tem um feiozo.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

melao

Por falar em DIMEP,esta semana eu comprei um de pulso.Estou aguardando o correio ansiosamente.Quando chegar eu posto fotos dele.

Gravina

O problema destes reguladores, é encontrar um sem problema!
Quero dizer: encontrar um funcionando, pois para colocá-lo para funcionar pode não ser tarefa fácil!
Conheço um "sucateiro" (isso é profissão, e das mais rentáveis que conheço), que tem alguns destes (IBM).......em estado de calamidade pública :'( :'(
Mas que é show, isso é mesmo!!!......

Abs

Gravina

melao

Caro mestre,este ai ta novo hein.Coisa linda de se ver.Parabens.
Uma foto do que eu comprei(foto do vendedor).Assim que o correio chegar eu vou envia-lo aos cuidados do Carregalo e espero que fique bem bonito.

Gravina

Citação de: melao online 26 Junho 2010 às 11:32:34
Caro mestre,este ai ta novo hein.Coisa linda de se ver.Parabens.
Uma foto do que eu comprei(foto do vendedor).Assim que o correio chegar eu vou envia-lo aos cuidados do Carregalo e espero que fique bem bonito.

Beleza Melão!

Meus olhos dizem que este seu DIMEP está novo :-* (posso estar errado).......talvez até mais do que este meu!

Um abração

Gravina

Alberto Ferreira

Salve!

Pela importância do professor Dimas para a nossa história horológica, no Brasil, eu também bem que gostaria de ter um...  ::)
Mesmo que de pulso.

Certa vez, cheio de "más intenções", eu "ganhei" um de ponto, ele era da firma em que eu trabalhava e o sistema foi substituído quando nós mudamos o local da fábrica.

Mas,...
Eu, felizmente, liguei o meu "desconfiômetro" em tempo hábil e nem o trouxe para casa...
Seria um veto mais que certo da Dona TT...
Com certa razão, convenhamos...  ;D

Em vez disso, para não deixar "barato"  8), eu "peguei" lá um de vigilante noturno.  ;)

Esse ela "aceitou" numa boa (eu creio  :D), eu escapei do risco de uma internação sumária, e ele ainda está aqui.

;)

Abraços!
Alberto

shun

Hoje fui almoçar em uma lanchonete na Rua Vergueiro e achei esse relógio aqui..!

( foto tirada com iPhone, nao esperem muita qualidade  :-\ )

Um abraço!

flávio

Citação de: shun online 07 Julho 2010 às 22:47:52
Hoje fui almoçar em uma lanchonete na Rua Vergueiro e achei esse relógio aqui..!

( foto tirada com iPhone, nao esperem muita qualidade  :-\ )

Um abraço!

Tá aí, gostaria de saber a precisão desses troços, pois o sistema é de pêndulo eletromecânico. Aliás, alguém sabe detalhadamente como esses relógios funcionam?

Flávio