Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!

  • 315 Respostas
  • 142325 Visualizações
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #260 Online: 15 Janeiro 2015 às 13:38:14 »
Bela sacada dos caras hehehe.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #261 Online: 15 Janeiro 2015 às 15:09:35 »
César, você vai me desculpar, mas conquanto seu SM 300 seja lindo e novo, o que faria com que eu gostasse de ter um, já que não curto relógio com cara de museu, ele é um "franken".

Como ressaltei acima, um relógio seria atestado pela própria fábrica como the real deal original da época se e somente se todos os números de série batessem. Tem uma pegadinha aí, como quis indicar acima nos meus textos. A fábrica, estando os números de série compatíveis entre si, o que só existe em praticamente três peças, não conseguiria, ela própria, deixar de afirmar a absoluta originalidade e, dependendo do caso, "mint" (alidade) da coisa.

Por outro lado, seu relógio tomaria fumo na hora de qualquer colecionador, ainda que com todas as peças "originais", simplesmente porque número de movimento (contido apenas na platina), não bate com o restante.

Aí voltamos aos exemplos da Rolex acima descritos. Relógios desse naipe, ou seja, relógios normais, nunca foram "para colecionar". Era mero objeto de uso. Assim, não era anormal que peças gastas fossem trocadas na revisão. Aliás, a obrigação do relojoeiro é entregar-lhe o relógio na melhor condição possível.

Tenho certeza, portanto, que no passado muitos chegaram com seus relógios Rolex numa autorizada e, vendo seus marcadores em trítio já amarelados pelo tempo, conquanto os mostradores em bom estado, pediram para trocá-los. Muitas vezes a Rolex não tinha os mostradores de época, e os atualizou. Problema nenhum...

O problema foi esses relógios terem virado com o passar do tempo peça de colecionador. E um colecionador quer o modelo tal qual saiu da loja, "não atualizado", ainda que corretamente falando, pela Rolex.

Nesse quesito, o exemplo em nada difere dos colecionadores de carro que restauram seus veículos com peças da referência do carro. O que não pode é pegar uma BMW 320, sei lá, da década de 70 e colocar um para choque dos anos 80, ainda que o carro  só tenha mudado, sei lá, a furação do para choque. Mudou a originalidade.

O que me causa espanto, pelo que ouvi falar, é a Rolex, sabendo disso nos dias de hoje, negar-se a devolver o mostrador antigo para o dono em eventual revisão.

Um cara que não coleciona mas ainda vê o relógio como futuro bem para negociar, pode querer usar seu Rolex como novo e, por causa disso, trocar voluntariamente na autorizada o mostrador de dez em dez anos, por achar que está amarelando. Se a Rolex se dispor a arruma um mostrador "vintage" do seu estoque, mas zero, tudo bem. Se resolver mudar a referência, tem a obrigação LEGAL de devolver o antigo.

Resumindo. Acho que todo colecionador quer o relógio tal qual este saiu da loja, ainda que restaurado, COM PEÇAS DA ÉPOCA E DAS REFERÊNCIAS CORRETAS. Afinal, não há colecionador que irá conseguir descobrir se relógio x ou y ficou ou não guardado numa caixa ou foi remontado com peças de época. Isso é impossível.

Mas colecionador PURISTA algum quer relógio com referências diversas no mesmo relógio, ainda mais com números de séries diversos entre os componentes que possuem tal numeração.


Flávio
« Última modificação: 15 Janeiro 2015 às 15:13:40 por flavio »

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #262 Online: 15 Janeiro 2015 às 15:48:11 »
Continuo querendo seu SM300 César! :o :o :o
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline Dalll

  • ****
  • 428
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #263 Online: 15 Janeiro 2015 às 16:05:08 »
Sua última frase disse tudo.... curtir !!!!
[]s


Isto tudo me lembra o mundo dos carros antigos. Hoje em dia está na moda o "barn find", que é o carro antigo que ficou décadas (supostamente) íntegro numa garagem/celeiro/galpão, e que de repente foi "redescoberto" completamente original, embora em estado decrépito, enferrujado, desmanchando, sujo, etc.
Para alguns colecionadores, isto é o máximo, inclusive chegando ao fetichismo de não restaurar esta "carcaça"somente pelo prazer de vê-lo "íntegro" e original, desde que saiu da concessionária...
Mas o que é melhor? O carro desta maneira ou restaurado?
Uma restauração que leve o carro ao seu estado original, com peças originais de época (vindas de outros carros...) não fica um carro original? E outra coisa, não se torna um objeto "usável"?
No fundo, o prazer é usar o objeto, seja um carro, seja um relógio.
No meu caso, estou restaurando um relógio cujo mostrador (original) foi repintado/refeito em algum momento de sua existência. Fui atrás do mostrador original, achei em outro país, e esta caçada foi muito prazerosa.
No caso o mostrador é original, próprio para esta referência, mas nunca vou saber se foi feito no ano do relógio. O que sei é que ele é original para este modelo que foi produzido (com este mesmo tipo de mostrador) durante alguns anos.
Então, a satisfação de ter o relógio com um mostrador original é inigualável.
E para finalizar, ao comprarmos um relógio antigo, um Rolex por exemplo, podemos levar na própria Rolex que, caso esteja tudo nos conformes, vão atestar que é original (mesmo que alguma peça tenha sido trocada/substituída pela similar original).
Conclusão, o melhor é relaxar e curtir nosso hobby...

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #264 Online: 15 Janeiro 2015 às 17:37:25 »
desculpado flavio rsrsrs......
Membro do RedBarBrazil

Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #265 Online: 15 Janeiro 2015 às 21:13:35 »
desculpado flavio rsrsrs......

Cesar,

o meu 300 é fruto dessa alquimia também? Seja de onde vier, ele me dá muito prazer  ;)

Abs gabo

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #266 Online: 16 Janeiro 2015 às 12:22:34 »
sim gabo, o seu é exatamente um watchco....acho um demérito phudido isso, imagino que você fique um pouco decepcionado ao saber a verdade...... me vende ele de volta  ;D ;D ;D

abraços
Membro do RedBarBrazil

Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #267 Online: 17 Janeiro 2015 às 01:16:16 »
sim gabo, o seu é exatamente um watchco....acho um demérito phudido isso, imagino que você fique um pouco decepcionado ao saber a verdade...... me vende ele de volta  ;D ;D ;D

abraços

Ó! Meu Deus! Alah Akbar! Forças do Bem! Jesus! E agora? O que vou fazer...?
Em penitência pelo seu pecado vou ficar com ele!

KKkikikii


Bs gabo

*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #268 Online: 17 Janeiro 2015 às 01:30:26 »
Mas que elas estão " melhorando", estão!

*

Alberto Ferreira

Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #269 Online: 17 Janeiro 2015 às 12:08:18 »
... " melhorando"...

 ;D

Mas,...
Em que sentido?
 ;D

Alberto

*

Offline joaoc

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #270 Online: 17 Janeiro 2015 às 12:23:24 »
Fugindo um pouco do tópico mas a idéia faz valer o comentário.

Existe um Bugatti chamado Atlantic, que foram fabricados cerca de 700 carros, dos quais 6 (se não me engano) do modelo S57 e hoje restam apenas 2 ou algo assim - um deles é do Ralph Lauren!

Enfim, o endinheirado Jay Lenno comprou todo maquinário de época, projetos e tudo mais e fez o S57 dele, seguindo 100% do projeto!

Para mim, uma réplica perfeita, já que foi feito (por mais que seja tudo original) em meados dos anos 2000 e não em 1937, mas não é que a própria Bugatti autenticou o carro do cara como original?!

Pode ser propaganda ou qualquer outra coisa por se tratar de uma Celeb mundial, mas acho essa história interessante.



Abç

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #271 Online: 17 Janeiro 2015 às 12:58:43 »
Joaoc,

Pode ser original, mas na minha opinião é uma réplica. Uma cópia ou re-edição autorizada pelo fabricante.

At.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #272 Online: 17 Janeiro 2015 às 13:28:08 »
Já aconteceu algo semelhante com o George Daniels.

Numa visita ao workshop da Breguet (numa época em que era uma empresa minúscula que mais servia pra cuidar do patrimônio histórico da marca do que fabricando relógios), Daniels viu um relógio de mesa e ficou fascinado.

Quando voltou para a Inglaterra, fez uma réplica do mesmo modelo, que ficou tão fiel ao estilo da marca, que a Breguet autenticou o relógio, dando-lhe um número de série e acrescentando-o aos seus arquivos.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #273 Online: 17 Janeiro 2015 às 13:31:25 »
Essa e nova pra mim, vender replica com certificado e tudo mais..

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #274 Online: 17 Janeiro 2015 às 14:09:44 »
Para esclarecer: Bugatti ou Breguet, estamos falando de réplicas, no sentido original na palavra. Falsificação é cópia ilegal e não autorizada, é algo COMPLETAMENTE diferente de uma réplica, ainda que os criminosos tentem usar esse eufemismo para descrever seus produtos, e ainda que termo tenha caído como sinônimo no linguajar popular.

Abraços!

Adriano

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #275 Online: 17 Janeiro 2015 às 14:27:51 »
Para esclarecer: Bugatti ou Breguet, estamos falando de réplicas, no sentido original na palavra. Falsificação é cópia ilegal e não autorizada, é algo COMPLETAMENTE diferente de uma réplica, ainda que os criminosos tentem usar esse eufemismo para descrever seus produtos, e ainda que termo tenha caído como sinônimo no linguajar popular.

Abraços!

Adriano

Adriano, é muito legal você reforçar que Réplica é diferente de uma Falsificação.
Outro dia após postar uma foto do Omega Speedmaster Replica, recebi via MP de um colega de forúm um questionamento se aquele relógio realmente era uma réplica e onde eu havia comprado. :P :P :P :P :P :P

*

Offline joaoc

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #276 Online: 17 Janeiro 2015 às 14:42:48 »
Para esclarecer: Bugatti ou Breguet, estamos falando de réplicas, no sentido original na palavra. Falsificação é cópia ilegal e não autorizada, é algo COMPLETAMENTE diferente de uma réplica, ainda que os criminosos tentem usar esse eufemismo para descrever seus produtos, e ainda que termo tenha caído como sinônimo no linguajar popular.

Abraços!

Adriano

Exatamente!

Abç

*

vinniearques

Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #277 Online: 17 Janeiro 2015 às 15:28:35 »
Para esclarecer: Bugatti ou Breguet, estamos falando de réplicas, no sentido original na palavra. Falsificação é cópia ilegal e não autorizada, é algo COMPLETAMENTE diferente de uma réplica, ainda que os criminosos tentem usar esse eufemismo para descrever seus produtos, e ainda que termo tenha caído como sinônimo no linguajar popular.

Abraços!

Adriano

Adriano, é muito legal você reforçar que Réplica é diferente de uma Falsificação.
Outro dia após postar uma foto do Omega Speedmaster Replica, recebi via MP de um colega de forúm um questionamento se aquele relógio realmente era uma réplica e onde eu havia comprado. :P :P :P :P :P :P



Hahuhuhuhuha é muita cara de pau/ignorância.




*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #278 Online: 17 Janeiro 2015 às 17:05:22 »
Para esclarecer: Bugatti ou Breguet, estamos falando de réplicas, no sentido original na palavra. Falsificação é cópia ilegal e não autorizada, é algo COMPLETAMENTE diferente de uma réplica, ainda que os criminosos tentem usar esse eufemismo para descrever seus produtos, e ainda que termo tenha caído como sinônimo no linguajar popular.

Abraços!

Adriano

Adriano, é muito legal você reforçar que Réplica é diferente de uma Falsificação.
Outro dia após postar uma foto do Omega Speedmaster Replica, recebi via MP de um colega de forúm um questionamento se aquele relógio realmente era uma réplica e onde eu havia comprado. :P :P :P :P :P :P

Rsrsrsrs! Teve um fulano certa feita que também me questionou, tipo "logo você usando réplica?".

O pior de tudo foi o cara perguntar onde conseguir uma "réplica" dessas... Você devia ter dito que aquela réplica tinha saído de linha, mas tem uma outra legal de 1962, e devia ter dado o endereço da Boutique Omega...

Abraços!

Adriano


*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Estou abismado/revoltado como as réplicas evoluiram !!!
« Resposta #279 Online: 17 Janeiro 2015 às 17:25:58 »
kkkkkk...Adriano, a minha resposta foi +ou- assim; Sim, é uma réplica do Omega Speedmaster Broad Arrow de 1957 e foi comprado em 1999 em um AD Omega....kkkkk
A sua ideia de sugerir o ´62 é muito boa...kkkkkkk

Abs