Menu principal

Haha!Pergunta do CESPE no concurso do MPU sobre...John Harrison? Sério!

Iniciado por admin, 29 Julho 2010 às 23:58:20

tópico anterior - próximo tópico

flávio

CESPE

Instruções: a questão 270 refere-se ao texto abaixo.

No século XVIII, o Parlamento Inglês ofereceu uma pequena fortuna a quem inventasse uma forma que permitisse aos marinheiros calcular a longitude em alto-mar. Quem levou o prêmio foi John Harrison, um desconhecido relojoeiro do interior da Inglaterra. Ele criou o primeiro cronômetro marítimo, instrumento que revolucionou a navegação. Hoje, uma dezena de sítios na Internet usa o mesmo princípio em benefício da inovação no mundo dos negócios. Na maioria desses sítios, as empresas descrevem anonimamente um problema que não conseguem resolver e recebem propostas de solução de cientistas, técnicos e outros interessados, muitos sem nenhuma formação acadêmica. Veja, 20/8/2008 (com adaptações).

270. (CESPE) Julgue o seguinte item, a respeito das estruturas linguísticas do texto acima.

A argumentação do texto mostra que a expressão "o mesmo princípio" (4.º período) refere-se ao princípio científico de funcionamento do cronômetro marítimo.

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto.

A expressão "o mesmo princípio" (4.º período) relaciona-se à forma como hoje, na maioria de sítios da Internet, se faz descrevendo anonimamente um problema para receber propostas de solução de cientistas, técnicos e outros interessados.

Portanto a expressão "o mesmo princípio" (4.º período) não está relacionado ao princípio científico de funcionamento do cronômetro marítimo.

Falsa a afirmação.

É mole?
Acho que já tinha postado isso aqui, mas surgiu de novo num site de análises de questões do último concurso.

Flávio

igorschutz

Já tinha caído algo sobre Harrison num outro concurso, mas acho que não era esse mesmo texto.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Tariki

Obviamente, alguma pessoa que trabalha na elaboração das questões é um horologista!

HumbertoReis

Citação de: Tariki online 30 Julho 2010 às 08:34:09
Obviamente, alguma pessoa que trabalha na elaboração das questões é um horologista!

Acho que não é, não, Tariki.

Esses caras que elaboram provas ficam lendo revistas semanais (observe que o texto foi adaptada da revista Veja), à procura de idéias para as perguntas.