Menu principal

Relógio a adiantar

Iniciado por chip, 18 Agosto 2010 às 14:05:52

tópico anterior - próximo tópico

chip

Boa tarde

Peço ajuda para um problema que é o seguinte:
Já me falaram que num relógio mecânico, o óleo no cabelo faz adiantar a máquina cerca de 15 minutos em uma hora + ou -, Correcto?.

Agora, quais as outras causas possíveis para fazer uma máquina adiantar?

Desde já o meu obrigado

Aquele abraço

Alberto Ferreira

Salve!

Uma dessas coisas seria uma magnetização das espiras.

Melhor dizendo, qualquer coisa que "encurte" a espiral provocará um efeito de adiantamento, pela aceleração da marcha.

Tanto no caso do óleo quanto da magnetização, uma ou mais espiras podem ser "coladas", criando o tal efeito.

Abraço,
Alberto

chip

O "fenómeno" do adiantar só pode ser essas duas causas?

Subtendi que o óleo e o magnetismo podem provocar o adiantamento da máquina.

No caso do magnetismo, como se remove isso? troca cabelo ou há algo para o efeito?

Cumprimentos
Aquele abraço

O Cara

Chip, acredito que existam outras coisas capazes de fazer um relógio adiantar, mas essa de encurtar o cabelo como o Alberto falou seria a principal.

Sobre a magnetização, existe um aparelho chamado aqui no Brasil de desmagnetizador, veja esse tópico do fórum antigo falando sobre ele:
http://arquivo.relogiosmecanicos.com.br/www.forumnow.com.br/vip/mensagensd0ae.html?forum=51071&grupo=73836&topico=2645830&pag=4&v=1
Um abraço
Fábio

JeanFabricio

Se deixar de molho na benzina não desmagnetiza também?

Alberto Ferreira

Citação de: JeanFabricio online 18 Agosto 2010 às 15:04:38
Se deixar de molho na benzina não desmagnetiza também?

Salve!

Não.
Tem que usar o desmagnetizador.
Mas, em geral, nem precisa abrir a caixa.

Abraços,
Alberto

mhasse

Ontem levei meu Moon, 1971, o cara da SJTime, me disse que estava adiantando, depois vou ver o motivo e posto ak..
"Lá, onde há risco, não há morte. Aqui, onde não há nenhum risco, não há vida. " - Pa. Duruz p/ Jo Siffert"Seppi"

"Os covardes, não fazem história!!."

chip

Me desculpem

Em 1º obrigado pelas ajudas, fico muito agradecido.

Mas como pode uma espiral do cabelo encurtar? (sem ser por excesso de óleo ou magnetização). Alguém mexer na máquina e cortar o cabelo? (para isso tem de ser um "profissional" e assim sendo esse individuo sabe que encurtando o dito cujo a máquina irá adiantar certo?).

Isto está-me cá a fazer uma confusão... Porque é assim... adquiri uma máquina danificada (Cauny) Eta 2472... Estava com alguma ferrugem, nomeadamente na roda das horas e chaussé avec roue entraineuse (coladas pela ferrugem), pignon remontoir e afins. Pulverizei essa parte com spray antiferrugem e deixei algum tempo. (de salientar que tive de comprar as rodas que estavam coladas). Depois "lavei" (só desmontando os dials e o balanço) a máquina com solução Elma 1/9 e no final passei duas vezes por benzina. Ao lubrificar cometi uns excessos e uma vez que a máquina estava a adiantar, absorvi os excessos de óleo, voltei a tirar o balanço e voltei a lavar este com benzina.

Acontece que a máquina está a adiantar + ou - 15m numa hora.

Tenho um desmagnetizador com alguns 30Cm de diâmetro que usava para desmagnetizar cinescópios... Será que o campo produzido pela bobine será eficaz para desmagnetizar a máquina?.

Cumprimentos
Aquele abraço

Alberto Ferreira

Salve, amigo chip!

Então vamos por partes...
Ao dizer "encurtar" (repare as aspas que eu usei, também na minha mensagem aí acima), eu falava no sentido figurado, ok?

A espiral do balanço faz o efeito de um movimento "pendular" (aspa outra vez), de vai-e-vem, correto?
A amplitude, e a conseqüente freqüência das oscilações, é que determina a marcha do movimento.
Quando as espiras estão com sua forma perfeita, as oscilações têm uma determinada amplitude e, por conseguinte, freqüência.

Pela ação do excesso de óleo, que nem deve ter contato com as espiras, diga-se de passagem, algumas "voltas" da espiral se "aglutinam" (prendem-se umas às outras), o resultado então é que tudo passa acontecer como se houvesse um número menor de espiras (o tal "encurtamento", figurativamente falando), uma vez que aquelas que estão "coladas" (solidárias entre si) não executam o movimento (de flexão, de "mola", etc) correto, elas agem como se fosse um filamento único (naquele trecho da espiral).

O mesmo efeito ocorre pela magnetização. Algumas espiras ("voltas" da espiral) se prendem umas às outras pelo efeito magnético, que pode ter sido causado por um forte campo externo, por exemplo.

O desmagnetizador usado em relógios deve ser específico para tal, veja a ilustração e tentativa de explicação que eu fiz naquele tópico antigo que foi citado pelo colega O Cara.

Mas, por favor, releia o que eu escrevi antes e veja que eu tentei deixar claro que "...uma dessas coisas seria uma magnetização das espiras...", pode haver outras causas.

Sem pretender entrar nos méritos da ação que você empreendeu para remoção da "ferrugem" nas rodas, etc.
Pois eu não teria como "avaliar" se outros problemas há, ou permaneceram.
Eu lhe daria um conselho.
Eu não usaria o magnetizador que o amigo mencionou, ele não foi projetado para a função e poderia até danificar o movimento, de magnetizá-lo, em vez da ação contrária procurada.

Eu espero ter ajudado.

Abraços,
Alberto

PS:
Citação de: chip online 18 Agosto 2010 às 17:36:46

...
Mas como pode uma espiral do cabelo encurtar? (sem ser por excesso de óleo ou magnetização). Alguém mexer na máquina e cortar o cabelo? (para isso tem de ser um "profissional" e assim sendo esse individuo sabe que encurtando o dito cujo a máquina irá adiantar certo?).
...

Não! Não é isso.
Ninguém corta (tira um pedaço) a espiral.

O ajuste, quando necessário e se possível, é feito através da chamada raquete (aquela peça com um símbolo de + e outro de - de cada lado.
Mas esta ação é parte de um conjunto de, digamos assim, regulagens préviamente asseguradas.

chip

Obrigado "mestre" Alberto pelos esclarecimentos.

Agora... especulando, que outros factores poderão estar na origem do problema?

Citação de: Alberto Ferreira online 18 Agosto 2010 às 18:36:07
Mas, por favor, releia o que eu escrevi antes e veja que eu tentei deixar claro que "...uma dessas coisas seria uma magnetização das espiras...", pode haver outras causas.

Bem haja
Aquele abraço

Alberto Ferreira

Menos que "mestre"... Bem menos!  ;)
:D

Difícil, para mim, dizer...  ::)

Mas, alguma deformação (mecânica) na própria espiral, talvez...
Embora menos provável que as (clássicas) espiras "coladas".

Outros componentes (peças) alterados... e/ou não adequados.
Comece avaliando também o órgão motor. A corda (no tambor)... A sua tensão correta...

Alberto

chip

Ok, vou desmontar e visualizar... Tenho é que obter outro esclarecimento adicional... posso? Como posso "ver" a tensão correcta da mola?

Obrigado
Aquele abraço

Alberto Ferreira

Pois é...
Mas ela pode estar inteira (não partida), etc e nem ser a original...

Eu francamente não sei se seria o caso, de medir de alguma forma.
A rigor, eu nem sei se há como, ou porque, fazer algum procedimento assim em uma peça muito usada.

Em relógios assim, antigos, o melhor é trocar a mola (a corda) de uma vez.
Tendo sempre que estar atentos ao fato de ser ela a "fornitura" (a peça) correta, adequada.

Mas vamos ver se algum colega com experiência profissional nos diz algo mais.

Alberto

Daniel

Olá !!!

Sobre magnetização acredito que estou com este problema ! Tenho um Tissot que estava super preciso, voltou da revisão assim, trabalhou uns 3 meses e agora de uma hora para outra está " correndo o mundo " adianta absurdamente.

Agora a pergunta : Se estiver magnetizado, e eu colocar no vibrograph, o aparelho vai mostrar a aceleração da marcha ? A pergunta se faz necessária, porque se demonstrar, eu não preciso deixar o relógio com o relojoeiro ! Já peço para ele passar no desmagnetizador de cara !  ;D e depois peço para passar novamente no vibrograph, se voltar ao normal, era porque estava magnetizado. Se não voltar ........... Vai ficar por lá  :'(

Daniel

Advogado

Olá amigos. Peço respeitosa permissão para participar deste tópico e dar uma modesta contribuição. Já vi casos de relógios muito bons (Um Technos com máquina Eta e um Orient "Scuba"), ambos com sistema incabloc (anti choque), que sofreram pancada e queda ambas violentas, o que vez o registro do balanço se mover, e, consequentemente, afetar a precisão dos relógios. Ambos passaram por revisão em profissional especializado, e, voltaram a funcionar precisamente.  Então, qualquer pancada que altere a posição do registro também é um fator que pode provocar o adiantar do relógio.

reis

presado colega se o relogio esta adiantando muito antes de penssar em vibrografe voce tera de ver o angulo de ocilação cabelo colando com a lupa da para ver ou cabelo ebarrando na pomte ou roda de centro

Adriano

Pessoal, há tempos não comento isso por aqui, porque sei que é uma "anti-resposta" ou "anti-solução", enquanto o que todo mundo quer é a resposta e a solução. Sei que é desanimador, mas, perguntar por que um relógio adianta ou atrasa é o mesmo que perguntar "porque meu carro está falhando" ou "porque minha barriga está doendo", para o mecânico e para o médico, e o pior, por telefone.

De cabeça, eu que não sou relojoeiro, consigo pensar em pelo menos umas 20 causas possíveis, totalmente diferente umas das outras, para um relógio estar adiantando ou atrasando. Além disso, um pequeno atraso ou um pequeno adiantamento, quando sabe-se que o relógio está bom, aí sim, as causas podem ser facilmente deduzidas e medidas corretivas podem ser tomadas bem pontualmente. Mas quando falamos de qualquer coisa que ultrapasse um minuto por dia, estamos falando de um erro tão absurdo (falando-se em relógios modernos) que pode ser causado por "n" motivos, ou melhor, "n" ao quadrado! O problema pode estar em simplesmente qualquer peça do relógio, até um parafuso colocado no lugar errado.

Aliás, não ser que o defeito na espiral seja facilmente detectado a olho nu, a espiral e o balanço seriam um dos últimos lugares onde eu procuraria a causa por uma marcha tão errática. De nada adianta procurar alguma coisa no escapamento se não se tiver erteza ABSOLUTA de que a força chega plenamente e estavelmente ao escapamento. Essa é a primeira pergunta a se fazer.

Abraços!

Adriano

reis

relogio adiantando ser for cabelo colando com a lupa da para ver facilmente quando o cabelo estiver colando e não for magnitismo passe na benzina se não resolver passe  no liquido tricloretileno e uma belezas

Daniel

Olá !!!

Pessoal, obrigado pelas respostas  :)

O mais prudente é levar o relógio para o relojoeiro e ele que encontre o "defeito".

Adriano, nem sempre ouvimos, ou lemos o que gostaríamos, mas é assim mesmo ! E penso que é assim que tem que ser ! ;) A gente as vezes quer tentar achar soluções práticas ou mirabolantes !  ;D

Obrigado,

Daniel

Wilson

Seja Bem vindo Reis !

pessoal o Orlando Reis é relojoeiro também !

legal ver vc participando aqui,

abraços,

wilson