Menu principal

Que relógio você está usando hoje?

Iniciado por Miguel, 14 Outubro 2008 às 15:18:48

tópico anterior - próximo tópico

Carretera18

Citação de: Gravina online 09 Março 2015 às 08:20:39
Big Universal Genève - SS - Calibre Berthoud 385 (UG 285) Circa 1938

Abs

Gravina

Caramba!! Que relógio bonito! E o senhor ainda coleciona memorabilia de automobilismo? Só falta me dizer que este capacete foi do Fangio ou Stirling Moss...
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Cocobambu

flávio

Citação de: joaoc online 07 Março 2015 às 15:32:10
Kkkkk

Schultz, que pulseira doida é essa?

Parece bem loka!

Falando em braceletes, os Ebels usam uns braceletes bem característicos, né?

Não sei nada da marca, mas a vejo com bons olhos!

Abç

João, por incrível que pareça a Ebel tem uma importância histórica na relojoaria recente. A Ebel, desde os anos 70, mudou o foco das suas coleções para algo muito ligado a design. Eles sabiam que somente assim permaneceriam no mercado e, enquanto a maioria das marcas lutava para sobreviver, eles estavam vendendo bem. E nos anos 70 conseguiram um contrato para fabricar 300 mil relógios para a Cartier, razão pela qual, no retorno da relojoaria mecânica nos meados dos anos 80, estavam na frente.

Tanto é que aquela história da Zenith ter fornecido movimentos, Charles Vermot, etc... Adivinhe quem bancou a Zenith para voltar a produzir os El Primero? Sim, Ebel e Rolex, porque queriam o El Primero nos seus cronos da época. Mas a Ebel foi além, porque não só bancou com grana como enviou uma tropa de relojoeiros para a Zenith para fabricar os movimentos.

E foi nos anos 80, meados, que a Ebel se tornou ícone e muito vendida nos EUA, um mercado não muito usual, por uma situação inusitada. O Don Johnson fazia o papel de policial iconoclasta na série Miami Vice, que arrasou quarteirões na época. E ele (o personagem) usava durante toda séria um cronógrafo Ebel S Wave, também com o bracelete característico em forma de S e, claro, movimento Zenith. E eles custavam uns três Rolex, eram caros paca!

Mas não só. Na época Lemania e Ebel eram do mesmo dono, razão pela qual fizeram joint ventures para projetar movimentos. Para substituir o El Primero, por exemplo, projetaram o calibre 137 (que é o usado no relógio que mostrei acima), cujo design foi compartilhado com a Lemania, que depois virou Manufatura Breguet e, hoje, usa tais movimentos nos modelos Aeronavale e Transatlantique.

Mas...

A Ebel foi vendida para a Movado e, na minha opinião, esta marca, assim como se cagou, cagou também a Ebel.

A Ebel tem um problema, para o bem ou mal. Como sempre foi focada no design dos seus produtos, eles tendem a refletir a época que foram feitos e, portanto, tendem a não envelhecer bem. Veja meu E Type. Ele é algo claramente dos anos 90, com bracelete integrado, muitos detalhes no bezel, coroa e... Não envelheceu bem.

A Ebel, sob o comando da Movado, demorou a se adaptar ao mercado e ficou mal das pernas, salvo nos EUA, onde ainda é bem vista, mas EUA nunca foi mercado grande para relojoaria, acreditem.

Fato é que faz dois anos a Ebel vendeu seu projeto do calibre 137 para a UN (sim, aquele "novo" crono da UN, "in house", é Ebel no fundo. Apenas transferiram a produção para a UN), porque era caro manter cronos na linha e passou a simplificar seus produtos.

Está agora com mais enfoque em relógios femininos e clássicos, sem movimentos feitos em casa.

A marca perdeu sua veia, mas não seu rumo, talvez se recupere algum dia, porque faziam coisas MUITO BEM FEITAS, cheias de detalhes, mas... Não clássicas, portanto sujeitas a envelhecer.

Flávio

joaoc

Obrigado pela aula, Flávio!

Bem interessante a história de Ebel!

Avç

vizel

vizel

esene01

flávio

Guga Sport

Membro do RedBarBrazil.

EduBr

Citação de: flavio online 09 Março 2015 às 12:12:42
mas EUA nunca foi mercado grande para relojoaria, acreditem.

Flávio

Tema interessante para ser aprofundado em um post!

flávio

Essa minha frase não ficou boa, dando a impressão que as empresas não estão nem aí para os EUA e nunca estiveram. Desenvolvo rapidamente. Na verdade os EUA são responsáveis por 10% do mercado mundial de relógios suíços (em valores), o maior mercado. Mas... Japão e Hong Kong, diminutos e com uma população idem, respondem pela mesma parcela. O problema dos EUA é que somente os moradores das costas oeste e leste, menos conservadores, compram relógios. O resto dos EUA é praticamente um país inexplorado, mais até do que os mercados de fato emergentes como o Brasil, que pelo menos sempre tiveram uma rede de joalherias conhecida. Acreditem, isso não existe no "centro" dos EUA. Portanto, eu não vejo as fábricas criando ou tendo criado produtos "específicos" para todo os EUA, que parece ter uma miríade de gostos. Foi nesse sentido que quis dizer, os EUA, NA MINHA OPINIÃO, paradoxalmente são o maior mercado do mundo em valor, mas não tão grande em "relógios per capita", se me fiz entender e, por isso, as fábricas parecem ser mais influenciadas pelas necessidades culturais do "leste", nos últimos tempos, do que EUA. Mas não são bobos... Se os EUA respondem pela maior parte das vendas e apenas contribuem com isso com as suas costas, há muita coisa inexplorada por lá. Na minha opinião, repito, parece que só agora os EUA vem sendo levados a sério como mercado que pode vir a crescer muito mais.

Flávio

Cocobambu

Gravina

Guga Sport

Membro do RedBarBrazil.

CSM

Flavio, o americano médio só usa G-shcock.... sério, da ultima vez que fui para a disney fiquei reparando, todo mundo de gshock.

abraços
Membro do RedBarBrazil

TUZ40

Vai no Beto Carrero World para ver o que a galera usa, vai...  ;D ;D ;D
"All your base are belong to us"

flávio

Citação de: cesar online 10 Março 2015 às 12:38:35
Flavio, o americano médio só usa G-shcock.... sério, da ultima vez que fui para a disney fiquei reparando, todo mundo de gshock.

abraços

O que confirma o que eu disse. Apesar de o mercado americano ainda ser o maior em volume de compras, pelo tamanho que é, um país com 300 milhões de habitantes, chega a ser ridículo o território inexplorado. O mercado americano ainda tem MUITO para crescer, muito! Mas os suíços devem encará-lo com mercado "emergente", porque não adianta tentar vender relógio do mesmo modo que se faz na Itália e Alemanha para americanos que não vai dar certo.

Flávio

flávio

aguiar

Bem bonito este Longines !!!

Abs

Guga Sport

Longines com estilo. Relógio agradável aos olhos. Parabéns.
8)
Membro do RedBarBrazil.