Menu principal

Que relógio você está usando hoje?

Iniciado por Miguel, 14 Outubro 2008 às 15:18:48

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Aliás, por falar em Chronos, o Deus do Tempo, eis um poster da Longines aqui em casa. O poster (o desenho!) é uma propaganda da marca de 1917.



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


fbmj

Vai fundo Flávio...
Hoje com um De Ville (da Cidade) de outra década:

Felipe Santos

#51462
Citação de: flávio online 31 Outubro 2021 às 17:43:37

Uma linha que o povo esquece e que acho FODÁSTICA é a De Ville De Luxe da Omega, que lembram os desenhos dos 30t da década de 40. E sabem o que ninguém comenta? Como usam o calibre 2500 ao invés dos 8500, custam 3500 dólares, o que reputo uma pechincha em dias atuais (sem converter).

Oi Flávio, tudo bem ?
Então o calibre 2500 é bom?
Desculpe a minha ignorância.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

flávio

Citação de: Felipe Santos online 01 Novembro 2021 às 11:49:47

Oi Flávio, tudo bem ?
Então o calibre 2500 é bom?
Desculpe a minha ignorância.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk




Quando a Omega deu sinal verde para prototipagem do escapamento Coaxial, os custos envolvidos e a incerteza do projeto não lhe permitiram investir na produção de um movimento totalmente novo. Então, a Omega (na verdade a ETA, cujo projeto foi encampado por Kilian Eiseneger. Há post meu no Instagram e aqui sobre isso) optou por ADAPTAR o escapamento Coaxial ao seu movimento padrão da época, o calibre 1120. Este nada mais era do que um ETA 2892 na sua melhor conformação, com pequenas alterações no sistema de carga (o rolamento é diferente e, acho, rodas reversoras também) e no acabamento (a Omega usava listras de Genebra diferentes da ETA e com os clássicos escritos de cronômetro "ajustado em 5 posições e temperaturas"). O movimento resultante, então, foi um Omega 1120 com o escapamento Coaxial. Neste novo modelo, foi-se também o regulador e entrou um ajuste via pesos no próprio balanço ("free sprung").

Este movimento foi usado por pelo menos uma década pela Omega, mas logo quando entrou em linha, a fábrica já começou o desenvolvimento do que seria seu primeiro calibre feito em casa, desde o encerramento de sua produção própria, em 1984 (calibres 102x).

O que surgiu no mercado foi um novo movimento, o 8500, com um monte de inovações para a época e avançadas até hoje, como o uso de dois tambores de corda pareados equalizando torque; escapamento coaxial pensado desde o princípio para todo o "chassis" do movimento, não uma adaptação como o 2500; maior reserva de corda; reduzido atrito, com utilização de DLC (diamond like carbon. É um folheado super duro, como se fosse um filme cerâmico sobre metal), etc, etc, etc.

Tecnicamente, pois, o 8500 é um movimento muito mais avançado do que o 2500. Mas.... Isso não quer dizer que o 2500 não seja um puta movimento. E há pelo menos 3 aspectos que gosto nele. Primeiro, estético. Eu sinceramente acho o 2500 um calibre mais bonito (gosto é gosto gente!), pois acho o 8500 sem contraste visual, ele é todo prateado com preto, não tem "profundidade visual". Deixo abaixo fotos para que tirem suas conclusões: cada um gosto de um ou outro.

Em segundo lugar, a espessura dele é muito, mas muito menor do que a dos 8500, possibilitando construir relógios mais finos e elegantes (o 8500 é um movimento de uma outra era... Os ETA 2892, 1120, 2500 são extra planos, moda nos anos 90/2000).

Em terceiro, a confiabilidade é testada e garantida, pois o movimento foi e é usado até hoje sem problemas. E hoje ainda tem uma vantagem: dentro a Omega, os modelos com 2500 são mais baratos.

Enfim, deixo as ponderações acima para reflexão. Eu tenho um relógio com o 2500 (Omega PO de 2008) e um Skyfall de 2014 ou 15, nem sei, com o 8500. Ambos funcionam muito bem e o PO, aliás, nunca passou por revisão.


Flávio

Felipe Santos

Citação de: flávio online 01 Novembro 2021 às 14:16:39



Quando a Omega deu sinal verde para prototipagem do escapamento Coaxial, os custos envolvidos e a incerteza do projeto não lhe permitiram investir na produção de um movimento totalmente novo. Então, a Omega (na verdade a ETA, cujo projeto foi encampado por Kilian Eiseneger. Há post meu no Instagram e aqui sobre isso) optou por ADAPTAR o escapamento Coaxial ao seu movimento padrão da época, o calibre 1120. Este nada mais era do que um ETA 2892 na sua melhor conformação, com pequenas alterações no sistema de carga (o rolamento é diferente e, acho, rodas reversoras também) e no acabamento (a Omega usava listras de Genebra diferentes da ETA e com os clássicos escritos de cronômetro "ajustado em 5 posições e temperaturas"). O movimento resultante, então, foi um Omega 1120 com o escapamento Coaxial. Neste novo modelo, foi-se também o regulador e entrou um ajuste via pesos no próprio balanço ("free sprung").

Este movimento foi usado por pelo menos uma década pela Omega, mas logo quando entrou em linha, a fábrica já começou o desenvolvimento do que seria seu primeiro calibre feito em casa, desde o encerramento de sua produção própria, em 1984 (calibres 102x).

O que surgiu no mercado foi um novo movimento, o 8500, com um monte de inovações para a época e avançadas até hoje, como o uso de dois tambores de corda pareados equalizando torque; escapamento coaxial pensado desde o princípio para todo o "chassis" do movimento, não uma adaptação como o 2500; maior reserva de corda; reduzido atrito, com utilização de DLC (diamond like carbon. É um folheado super duro, como se fosse um filme cerâmico sobre metal), etc, etc, etc.

Tecnicamente, pois, o 8500 é um movimento muito mais avançado do que o 2500. Mas.... Isso não quer dizer que o 2500 não seja um puta movimento. E há pelo menos 3 aspectos que gosto nele. Primeiro, estético. Eu sinceramente acho o 2500 um calibre mais bonito (gosto é gosto gente!), pois acho o 8500 sem contraste visual, ele é todo prateado com preto, não tem "profundidade visual". Deixo abaixo fotos para que tirem suas conclusões: cada um gosto de um ou outro.

Em segundo lugar, a espessura dele é muito, mas muito menor do que a dos 8500, possibilitando construir relógios mais finos e elegantes (o 8500 é um movimento de uma outra era... Os ETA 2892, 1120, 2500 são extra planos, moda nos anos 90/2000).

Em terceiro, a confiabilidade é testada e garantida, pois o movimento foi e é usado até hoje sem problemas. E hoje ainda tem uma vantagem: dentro a Omega, os modelos com 2500 são mais baratos.

Enfim, deixo as ponderações acima para reflexão. Eu tenho um relógio com o 2500 (Omega PO de 2008) e um Skyfall de 2014 ou 15, nem sei, com o 8500. Ambos funcionam muito bem e o PO, aliás, nunca passou por revisão.


Flávio

Que aula Flávio!
Obrigado.
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Felipe Santos

#51465
Citação de: flávio online 01 Novembro 2021 às 14:16:39



Quando a Omega deu sinal verde para prototipagem do escapamento Coaxial, os custos envolvidos e a incerteza do projeto não lhe permitiram investir na produção de um movimento totalmente novo. Então, a Omega (na verdade a ETA, cujo projeto foi encampado por Kilian Eiseneger. Há post meu no Instagram e aqui sobre isso) optou por ADAPTAR o escapamento Coaxial ao seu movimento padrão da época, o calibre 1120. Este nada mais era do que um ETA 2892 na sua melhor conformação, com pequenas alterações no sistema de carga (o rolamento é diferente e, acho, rodas reversoras também) e no acabamento (a Omega usava listras de Genebra diferentes da ETA e com os clássicos escritos de cronômetro "ajustado em 5 posições e temperaturas"). O movimento resultante, então, foi um Omega 1120 com o escapamento Coaxial. Neste novo modelo, foi-se também o regulador e entrou um ajuste via pesos no próprio balanço ("free sprung").

Este movimento foi usado por pelo menos uma década pela Omega, mas logo quando entrou em linha, a fábrica já começou o desenvolvimento do que seria seu primeiro calibre feito em casa, desde o encerramento de sua produção própria, em 1984 (calibres 102x).

O que surgiu no mercado foi um novo movimento, o 8500, com um monte de inovações para a época e avançadas até hoje, como o uso de dois tambores de corda pareados equalizando torque; escapamento coaxial pensado desde o princípio para todo o "chassis" do movimento, não uma adaptação como o 2500; maior reserva de corda; reduzido atrito, com utilização de DLC (diamond like carbon. É um folheado super duro, como se fosse um filme cerâmico sobre metal), etc, etc, etc.

Tecnicamente, pois, o 8500 é um movimento muito mais avançado do que o 2500. Mas.... Isso não quer dizer que o 2500 não seja um puta movimento. E há pelo menos 3 aspectos que gosto nele. Primeiro, estético. Eu sinceramente acho o 2500 um calibre mais bonito (gosto é gosto gente!), pois acho o 8500 sem contraste visual, ele é todo prateado com preto, não tem "profundidade visual". Deixo abaixo fotos para que tirem suas conclusões: cada um gosto de um ou outro.

Em segundo lugar, a espessura dele é muito, mas muito menor do que a dos 8500, possibilitando construir relógios mais finos e elegantes (o 8500 é um movimento de uma outra era... Os ETA 2892, 1120, 2500 são extra planos, moda nos anos 90/2000).

Em terceiro, a confiabilidade é testada e garantida, pois o movimento foi e é usado até hoje sem problemas. E hoje ainda tem uma vantagem: dentro a Omega, os modelos com 2500 são mais baratos.

Enfim, deixo as ponderações acima para reflexão. Eu tenho um relógio com o 2500 (Omega PO de 2008) e um Skyfall de 2014 ou 15, nem sei, com o 8500. Ambos funcionam muito bem e o PO, aliás, nunca passou por revisão.


Flávio

Flávio,

Aproveitando um pouco do seu conhecimento, o que você acha do 8800? Vi um Aqua Terra 38, com dial preto e que utiliza este calibre. Seria uma boa peça?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

DonPepe

Na minha humilde opinião, o Aquaterra em 38mm é um puta relógio! O tamanho é perfeito, o movimento é foda e veste bem com bermuda ou terno. Tenho o AT 38mm azul com 8500 (Skyfall) de 2012 e de longe é o relógio que mais curto usar.


Sent from my iPhone using Tapatalk

DonPepe

Voltando à programação normal [emoji38]: Hoje com Seiko Turtle + Nato Bond!



Sent from my iPhone using Tapatalk

Felipe Santos

Citação de: DonPepe online 02 Novembro 2021 às 13:38:59
Na minha humilde opinião, o Aquaterra em 38mm é um puta relógio! O tamanho é perfeito, o movimento é foda e veste bem com bermuda ou terno. Tenho o AT 38mm azul com 8500 (Skyfall) de 2012 e de longe é o relógio que mais curto usar.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Obrigado Don!
Tem vários vídeos no YouTube comparando esse AT (8800) com o DJ 36, acho que seria um tópico interessante aqui para o fórum...
E desculpem pela minha fuga do tópico.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

flávio

Tenho também um igual ao seu (ele é na verdade 38.5). O 8800 é o 8500 aperfeiçoado para imunidade a magnetismo, certificado pelo METAS. No fundo é o 8500 com espiral em silício, antichoque e pivô do balanço em liga antimagnetica.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Adriano

Citação de: flávio online 02 Novembro 2021 às 23:06:37
Tenho também um igual ao seu (ele é na verdade 38.5). O 8800 é o 8500 aperfeiçoado para imunidade a magnetismo, certificado pelo METAS. No fundo é o 8500 com espiral em silício, antichoque e pivô do balanço em liga antimagnetica.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Tomando a liberdade de corrigir, esse que você se refere é o 8900. O 8800 é um calibre totalmente diferente dos 8500/8900, e que compartilha muuuitas semelhanças com os 2892, e portanto, com os 1120 e 2500. Digamos que é um 2500 muuuuuuito modificado e melhorado. A construção é diferente, o automático é totalmente diferente, mas a arquitetura do mecanismo é a mesma (posição da rodagem, sistema de acerto das horas e calendário, etc.).

Abs.,

Adriano

M4RC0S



Citação de: DonPepe online 02 Novembro 2021 às 13:41:08
Voltando à programação normal [emoji38]: Hoje com Seiko Turtle + Nato


O meu Gilt também tem o aro interno descentralizado[emoji52]

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk


DonPepe

Citação de: M4RC0S online 03 Novembro 2021 às 12:07:25

O meu Gilt também tem o aro interno descentralizado[emoji52]

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
Pois é! Acho que esse pequeno defeito é marca registrada da Seiko [emoji38] Meu SKX007 tbm tem um pequeno desalinhamento no bezel. É curioso que tenha essa falha na montagem considerando que a Seiko entrega uma qualidade muito alta no acabamento para o preço que cobra.


Sent from my iPhone using Tapatalk

DonPepe

Hoje levando o Moon para passear!



Sent from my iPhone using Tapatalk

flávio

Valeu Adriano! Eu sequer sabia da existência deste calibre então. Olhando agora especificações e desenho, corrija me se estiver errado: eu não consigo ver nada do 2500 nele, salvo a posição, então, da rodagem. É muito, mas muito diferente mesmo. Arruma umas fotos de algum destes movimentos desmontados quando aparecer por aí na assistência, please.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


flávio

Achei umas fotos e discussão num fórum gringo

https://omegaforums.net/threads/omegas-8800-and-2500-calibers.116928/

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Adriano

Difícil aparecer um precisando de revisão (o que é uma boa coisa), mas de fato a arquitetura é a mesma. Não dá para dizer que é derivado, nem que é uma evolução natural. Ele é um novo mecanismo, de fato. Mas a arquitetura é a mesma, não é achismo meu. Ninguém precisa concordar, mas quando você tem disposição da rodagem idêntica, é o suficiente para dizer que a arquitetura é a mesma. É quase um DNA ou uma impressão digital. É quase impossível dois calibres diferentes possuírem a mesma arquitetura por coincidência. Vide calibres de corda manual da década de 1940, 50 e 60. Há centenas, que aos olhos de leigos, não são apenas parecidos, mas idênticos. Porém não são. Não há uma única peça entre eles que seja compatível e por isso mesmo existiam aqueles catálogos curiosos de identificação de peças, com peças específicas (tipo tirete, báscula, saltador do tirete, etc.) em tamanho real para você poder colocar a peça em cima do livro e comparar com certeza qual calibre era qual. Pois só no olho, até um profissional errava, fácil, tamanha a semelhança, não só dentro de um só fabricante de ébauches, como entre fabricantes diferentes. Era quase tudo igual, pois aquela disposição de rodagem e etc. foi evoluindo até um ponto ótimo, e todo mundo seguia. Mas a compatibilidade era zero, porque não era exatamente a mesma arquitetura. Repetindo, nem a coincidência era capaz de fazer com que centenas de calibres calhassem de ser internamente compatíveis. Coisa que já acontece quando a arquitetura é a mesma. Você pode mudar forma e pontos de fixação das pontes, pode mudar módulos inteiros como a parte do automático (é o caso do 8800 vs. 2892), mas quando você tem a posição do tambor e toda a rodagem micrometricamente igual, não tem como ser coincidência, mas sim de fato a mesma arquitetura.

Obviamente isso esbarra na velha polêmica do que é in-house, o que não é... discussão que eu nem debato mais e que é totalmente infrutífera. É conversa de boteco. Mas no estado de evolução da relojoaria, não há nem sentido não aproveitar arquiteturas existentes, provadas e comprovadas, para execução de calibres industriais. Pelo contrário, é prova da qualidade de alguns desenhos, e convenhamos, o 2892, gostem ou não, é uma puta arquitetura, e de desempenho altíssimo. É até hoje um dos calibres industriais com o melhor índice "Q". Sim, tem lá aquele automático que originalmente arrega meio cedo, mas é um puta calibre.

Aí vide o que a IWC faz com o 7750. São vários calibres da IWC que você nem desconfia da semelhança. Mas a arquitetura é do 7750. Idem também aos Nomos e a arquitetura do Peseux 7001. Mas é "derivado"? Ou "não é in-house" por causa disso? Não pode ser, se é feito inteiramente dentro de casa e nem uma peça sequer é comprada fora...
Isso tem sido cada vez mais comum na indústria, ao que me parece.

Aliás, vide aí aquela palestra do Richard Habring no instituto de relojoaria nova-iorquino. Ele explica o porquê o 7750 é o que é, e por que ele adota essa arquitetura em seus mecanismos, que são, claro, in-house e ninguém pode negar.

Abs.,

Adriano

DonPepe

Omega De Ville 166.051 do inicio da década de 1970 com o famigerado calibre 1002.




Sent from my iPhone using Tapatalk

flávio

Novinho hein? Foi revisado?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


DonPepe

Citação de: flávio online 04 Novembro 2021 às 08:44:50
Novinho hein? Foi revisado?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
Era do avô da minha esposa e estava bem batido quando recebi. Passou por uma revisão e restauração completa na Watchtime em 2011, deixaram impecável com todas as características originais respeitadas.
Infelizmente não fiz fotos do antes/depois, mas fiquei muito satisfeito com o resultado.


Sent from my iPhone using Tapatalk