Menu principal

Que relógio você está usando hoje?

Iniciado por Miguel, 14 Outubro 2008 às 15:18:48

tópico anterior - próximo tópico

FPiccinin

Hoje usei meu bvlgari diagono, o antireflexo desse relogio é "fora da curva"

Cigano

Caro FPiccinin, lindo Bvlgari, acho que é um dos mais bonitos que já vi !!
Parabéns!! ;)
Abraços,
Cigano!

jokr82

Hoje, não resisti a tentação  :P

8) ;D

Gyromatic

Bom dia a todos.
Hoje, com esse aqui:

Um bom e velho Technos dos "bons tempos"!

Adriano

Citação de: Paulistano online 29 Maio 2012 às 14:27:45
prezado Mestre Adriano
também corri atrás de informações sobre um seiko "monaco" que estava anunciado aqui no fórum, por um amigo nosso.
segundo informações de um grande colecionador de seikos e de um relojoeiro amigo, este 7016, apesar de bonito demais, é um dos piores calibres já lançados pela seiko...tosco, se comparado a outros cronos seikos da mesma época, como o 6139 etc.
você confirma isso?
por favor, não entenda minha pergunta como desmerecimento da bela peça apresentada, que por sinal, volto a dizer, é lindo.
é, apenas, uma curiosidade técnica...
grande abraço.

Não compartilho da mesma opinião. Acho um crono tão bom quanto os 6139, com a ressalva de que prefiro a base dos 61xx, acho a base melhor que o 70xx. No entanto acho um mecanismo tão bom quanto o 6139, e ainda possui o detalhe do acumulador duplo no mesmo eixo, e é flyback. Acho um belo crono, que mantém todas as características desejáveis do 6139, como o comando por roda de colunas e a embreagem vertical.

A única ressalva é que é difícil conseguir peças. E há muitos judiados por aí. Assim como para oa 613x, peças, só em sucata. Mas como estes foram produzidos em quantidade bem menor, as peças são bem mais difíceis de se conseguir. Como eu não considero isso um problema do mecanismo em si, mas sim uma fatalidade do tempo, não tenho nada a dizer contra esse mecanismo.

Aliás, muita gente critica muitos movimentos, mas raramente os argumentos são apresentados. Fala-se mau de calibre "X" e "Y", mas muito raramente os motivos são explicados. Além disso, aprendi com o convívio com relojoeiros a receber com cautela o relato de que um calibre é ruim, pois aprendi, na maioria das vezes, que quando um relojoeiro tem dificuldade com um calibre, ele diz que o calibre não presta. Eu gostaria muito de saber o quais os argumentos de quem acha esse "um dos piores calibres já lançados pela seiko". Essa afirmação me espanta bastante e me parece pouco cautelosa.

O que é ser tosco? Conter alavancas estampadas? Curiosamente, o Valjoux 7750, um dos cronos mais toscos e mais feios já feitos, só perdendo para alguns um pouco mais toscos como os 7734 e os Lemania 5100 (e sem contar os EB e Baumgartner), é aclamado por muitos como um dos melhores cronos... É realmente muito bom, mas se tornou a opção de todo mundo por questões de preço, e não de qualidade. Além de eu achar bizarro fundos transparentes para 7750... não sei o que há para se ver ali. Mas enfim, opinião é opinião.

De todo modo, acho o 7016 um movimento high-grade da Seiko. Motivos: é uma evolução natural dos 6139, era na época o menor e mais esbelto cronógrafo automático, e seu conjunto de alavancas da embreagem dispensa completamente ajustes de simetria, coisa que era necessário checar e ajustar nos 613x. O garfo da embreagem é composto por uma peça única com as duas alavancas controladas diretamente pela roda de colunas. É incrivelmente engenhoso e facílimo de se manipular no momento da manutenção. Muito mais preciso que o controle meio indireto da roda de colunas sobre uma única alavanca da embreagem. Aliás, parece que os suíços perceberam que a facilidade de revisão era uma questão importante no projeto cerca de 25 anos depois... Outra peça altamente integrada é o martelo de zeramento, com molas integradas, e que também dispensa completamente qualquer tipo de ajuste. A parte do crono não tem mais do que 6 peças no total. Acho isso brilhante.

Mas, novamente, essa é só minha opinião e meus argumentos. Gostaria de saber os argumentos opostos.

Abraços!

Adriano

FPiccinin

Citação de: Cigano online 29 Maio 2012 às 21:33:04
Caro FPiccinin, lindo Bvlgari, acho que é um dos mais bonitos que já vi !!
Parabéns!! ;)
Obrigado!

Alberto Ferreira

Salve!

Ainda os 7016...
Argumentos contrários?

Huuuummmm...
De mim eles não virão, não!  :D

Eu concordo ("ipsis litteris"... ou quase "ipsis verbis"  ;)) com a opinião do amigo Adriano.

E acrescento os meus dois centavos (de Iene...  :D)

- Eu considero os 7016 verdadeiros "clássicos", que devem (na medida do possível) estar presentes em qualquer boa coleção, ou ajuntamento sério, caso prefiram assim, de Seiko´s cronógrafos.

- Nas circunstâncias aí acima, qualquer peça ("vintage"), em especial se com movimentos dotados de complicação, deve ser muito bem avaliada na hora da aquisição.

As razões para estes cuidados adicionais (no caso dos 7016) são,...
Dentre outras...

- Por terem, durante as suas vidas, passados por mãos inábeis, dos donos (que muitas vezes acionam os pulsadores de maneira quase "paranoica"  :D e sem manter as revisões em dia) e até mesmo de relojoeiros (aqueles tipo "magarefes") que por falta de conhecimento, ou pior, sem o devido "cacife" para cobrar pelo trabalho (se sério) de manutenção, preferem fazer algo "por alto"...

E se os amigos me permitem certa "licença poética"...
...como já disse o Poeta Chico, preferem "jogar bosta na Geni" e não "pegar" o serviço.

Abraços, com os cumprimentos da turma da ASA, numa boa!  8)
Alberto

Adriano

Ah, hoje estou equipado com este:

Abraços!

Adriano

Paulistano

mestre Adriano
muito obrigado pela consistente explicação.
uma aula...
muito obrigado.
abraços.

RÔMULO FÓZ

ozi de 5513 com "pulseila olizinal"

abs
romulofoz

Jansen

" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

jokr82

Eba, sou o primeiro a postar na data de hoje 31/05!

michelim

Citação de: jokr82 online 31 Maio 2012 às 07:41:11

Jokr,
se puder, faça um review do grandão !

abraço
mich
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

jokr82

Citação de: michelim online 31 Maio 2012 às 08:46:55

Jokr,

abraço
mich

Ok, mas to com uma preguiça, enorme!!!!!

mas irei criar agora, o Review!!!

vinniearques

michelim

Citação de: michelim online 31 Maio 2012 às 08:46:55

Jokr,

abraço
mich

Obrigado!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Cosentino

jokr82

Citação de: Cosentino online 31 Maio 2012 às 13:05:34
Hoje de Carrera! ;)

uau!!!!  :o

Lindo que pena que não to com o seu irmão mais novo!!  ::)

Parabéns!!!

:D

Cigano

Que Seiko bacana caro Vinnie, para que está em estado "a lá Gravina"  8)

Caro Cosentino, como eu já tinha dito antes, um dos Heuer da era "TAG" que acho muito bonito, pela uniformidade e pela beleza da simplicidade...

Ainda com Marina Militare (By Arrais), ::) agora mais preciso....  ;D
Abri ele, e dei um tapa na regulagem, sem contar que a parte não parafusada da Swan Neck estava passando por cima da haste da raquete de regulagens, e já passaram 12hs seguidas medindo com um Casio digital, e visual mente, percebo que adiantou quase 1 segundo....

Depois de uma gambiarra consegui tirar uma foto com menos reflexo...  ;D ;D ;D  (meu único recurso fotográfico, é o celular) :'(

Descobri que existe mais uma fabricante das vulgo ST3600 da Seagull, que faz movimentos para os Marinas, é a tal PTS-Hangzhou, também chinesa, e são tão bons quantos os Seagull´s, e são superiores no acabamento, porem não mais precisos que os Seagull, e como são bem parecidos, a única forma de identificar qual é qual no "zóiometro" é pelo acabamento das rodas de corda pela coroa e a do tambor, e pela ponte da âncora, a da Seagull tem 2 parafusos e azuis, a PTS-Hangzhou tem apenas um e polido, e o acabamento da ponte é superior ao da Seagull.

***Sei que essas informações, não importam para muitos, mais o bacana de um relógio é a pesquisa, não importa o valor!! E me desculpem pela extensão da postagem aqui neste espaço, acho que não era necessário abrir um tópico para apenas este assunto!! ;)
Abraços,
Cigano!

Cosentino

Muito legal Cigano. Só o fato de poder avaliar o movimento e corrigir as falhas, já é um baita diferencial. Por enquanto não contribuo muito nos assuntos técnicos, mas quem sabe em um futuro próximo. O visual ficou bem melhor com esse foco. Parabéns pela postagem. Abs