Menu principal

Que relógio você está usando hoje?

Iniciado por Miguel, 14 Outubro 2008 às 15:18:48

tópico anterior - próximo tópico

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

jfestrelabr

Funk foi foda kkkkkk ai meu, tanta peça p vc qualificar como funk ostentaçao e vc foi colocar o pobre do daytona.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Edu164

Citação de: CHICO online 18 Junho 2014 às 09:30:18
Citação de: Edu164 online 17 Junho 2014 às 13:28:01
Boa tarde, Senhores.

Belos relógios apresentados  ;)

Agora de tarde com um Omega retrô  :)

Abraços,

Edu

Estou bem atrasado, mas... Lindo esse Omega Edu!

Valeu CHICO, obrigado  :D

Abraço,
Edu
"não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você..."

Edu164

Citação de: esene01 online 18 Junho 2014 às 12:07:42

Hoje, com um Seiko World Time pouco conhecido, com movimento 7009

Abraços,
Edu

BELEZA DE SEIKO !!!

Obrigado, Esene  ;)

Neto1973

Caros amigos,

após alguns anos de procura, e mais de 3 meses de correio, eis que posso usar meu Sturmanskie igual ao usado por Yuri Gagarin, em 1961, quando entrou em órbita e foi o primeiro homem no espaço, na Vostok 1.

Demorou até encontrar um exemplar com mostrador, caixa e movimento original (existem muitas cópias, modernas e antigas). O único detalhe são os ponteiros de horas e minutos, que penso foram substituidos em algum momento.

Mas a sensação de estar com este relógio em mãos é incrível, pura história. Acho que é disto que nosso hobby trata...

Seguem algumas fotos de meu exemplar, e também de Gagarin, usando o relógio dele:

Abraços a todos!

mario.lobao

Citação de: Neto1973 online 18 Junho 2014 às 21:57:41
Caros amigos,

após alguns anos de procura, e mais de 3 meses de correio, eis que posso usar meu Sturmanskie igual ao usado por Yuri Gagarin, em 1961, quando entrou em órbita e foi o primeiro homem no espaço, na Vostok 1.

Demorou até encontrar um exemplar com mostrador, caixa e movimento original (existem muitas cópias, modernas e antigas). O único detalhe são os ponteiros de horas e minutos, que penso foram substituidos em algum momento.

Mas a sensação de estar com este relógio em mãos é incrível, pura história. Acho que é disto que nosso hobby trata...

Seguem algumas fotos de meu exemplar, e também de Gagarin, usando o relógio dele:

Abraços a todos!

Top demais, Neto! Parabens!

shun

Um pedaço de história...!

3 meses de correios? Meu Deus... Pelo menos chegou..!!

Espero nao ter que aguardar tanto assim por minhas encomendas!

joaoc

Parabéns pela aquisição, Neto!

Muito bacana! ;D

wrocha

Edu164

Parabéns Neto,

Ao ler o seu post dá para perceber a alegria em cada palavra escrita  :D :D :D

Curta muito, muito mesmo, este vem com muita história e isto enriquece mais ainda a nossa paixão por estas "maquininhas que contam o tempo".    Gosto de chamá-los assim  :)

Um forte abraço,
Edu

CSM

Caraca que barato a historia de voce ter conseguido achar um destes....comprou nos eua, europa?!?

Abracos
Membro do RedBarBrazil

flavio

Mas fale mais sobre o relógio. O que o caracteriza como o mesmo modelo? O que quero dizer é o seguinte: ele não continuou sendo fabricado como o speedy? Deste modo só saiu um ano?

Dede

Acabou de sair da sala de cirurgia...  ;)

Neto1973

Caros amigos, muito grato pelas belas palavras!

Coloco a seguir um texto com mais detalhes sobre esta peça:

O primeiro relógio no espaço

Em 12 de abril de 1961, às 06:07 GMT, Yuri Gagarin, ao comando da Vostok 1, marcou o início de uma nova era, a dos vôos espaciais tripulados, e o mundo mudou para sempre. A tecnologia dos equipamentos que colocaram esse homem no espaço e o trouxe para casa em segurança, era a mais nova e moderna disponível. Ironicamente, em seu pulso havia uma tecnologia que já existia há séculos – a relojoaria. Pode parecer estranho para nós agora, neste momento de relógios de quartzo extremamente precisos, mas naquele momento, o relógio de pulso mecânico foi uma importante peça, e sua precisão e confiabilidade foram uma preocupação primordial. À luz destas preocupações, a escolha do relógio que Gagarin usou não teria sido uma decisão tomada às pressas.

O relógio Sturmanskie (o nome significa "Navegador") que era presenteado aos recém-formados da prestigiada escola de vôo de Orenberg juntamente com os seus diplomas desde o final dos anos 1940, foi uma escolha lógica, devido à alta qualidade do movimento e sua inerente precisão. Gagarin também teria sido presenteado com este primeiro Sturmanskie na sua graduação em Orenberg, mas não foi aquele o famoso Sturmanskie por ele usado no espaço naquele momento. Muito provavelmente, ele foi presenteado com um relógio de 15 rubis, muito semelhante ao que ele usou no espaço, mas faltando algumas das novas funções que não estavam disponíveis na época.

O Sturmanskie foi baseado em um design francês do LIP R26, a partir do qual os soviéticos compraram o maquinário da conhecida fábrica francesa para produzi-lo. Os soviéticos atualizaram o projeto adicionando um ponteiro de segundos central com hacking, que permitia que o relógio fosse precisamente parado e sincronizado, um detalhe fundamental em qualquer relógio militar, mas especialmente em um relógio de navegadores, onde frequentemente a localização era determinada ao se estimar corretamente onde se localizava uma aeronave em se medindo precisamente o tempo em relação à distância.

O Sturmanskie que Gagarin usou no espaço tinha um movimento de 17 rubis, à prova de choque, finamente acabado (incluindo um acabamento "Côtes de Genève"). O movimento foi alojado em uma caixa cromada de duas peças medindo 33mm de diâmetro, 12mm de altura, com "lug" de 16 mm e fundo de rosca. Ao contrário do relógio de 15 rubis, que tinha um fundo de pressão de aço, este novo Sturmanskie era completamente vedado, proporcionando melhor resistência à água.
O movimento e a caixa do Sturmanskie 17 rubis eram praticamente idênticos à sua versão civil, o "Sportivnie", apenas os mostradores se diferenciavam entre si.

Depois de seu pioneiro e famoso vôo, o relógio que Gagarin usou foi doado à que estava prestes a se tornar a Poljot (que significa "vôo"), em honra de sua missão inovadora, onde reside atualmente como parte de sua coleção atual.

Então, o meu relógio (comprado de um vendedor muito legal do Uzbequistão) é este de 17 rubis, o mesmo que Yuri Gagarin ostentou em seu pulso naquela incrível jornada de coragem.

E sobre a duração da produção do Sturmanskie 17 rubis, em minhas pesquisas ainda não descobri o tempo de duração de sua produção, mas o que se sabe é que em 12 de junho de 1965 o cosmonauta Alexi Leonov, que foi o primeiro ser humano a deixar a sua cápsula e realizar um "passeio" espacial, já tinha em seu pulso um relógio ainda mais evoluído, um cronógrafo Strela, com roda de colunas.

Um grande abraço a todos, e obrigado pelo interesse! ;)

esene01

Excelente !!! Parabens p vc   Gostei D+ do relato !!!

Edu164

FPiccinin

Neto1973, tudo bem? Mas como você sabe que esse EXATO é igual ao de Gagarin, ha algum registro histórico, fotografico? Por favor favor, não entenda como uma contestação é pura curiosidade pois sou um grande admirador da aviação.

Gravina

Ciao grande Neto!
Absolutamente fantástico :-* :-* :-* :-*Super complimenti!!!

Piccinin, alguma coisa sobre o tema aqui: http://www.netgrafik.ch/russian_space_watches.htm

Hoje, Diplomat! (1938- aço)

Abs

Gravina

FPiccinin

esene01

Hoje de Longines, aco, corda manual