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Que relógio você está usando hoje?

Iniciado por Miguel, 14 Outubro 2008 às 15:18:48

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Prezotti

Rodrigo, belo Omega e bela paisagem!

Rodrigoa


flávio

#29542
Há alguns anos entrei na casa de um chapa e lá pelas tantas olhei para o lado e... É um cronômetro?  Segundo soube,o avô do cara era da marinha mercante. Já deram corda? Corda? E dei corda. Nem sabiam onde se dava corda. O troço funcionou e com aquele barulho de compasso de cronômetro até chorei. A revisão estava marcada para uns cinquenta anos atrás. Variação quando foi ajustado? Centésimos. Eu nunca tinha visto um cronômetro na vida que pudesse tocar. E hoje o coloquei de novo para funcionar




flávio


Gravina

Legal!!! :-*

Henry Hughes and Son Limited

Nationality: British

Brief Bio: active 1828-1947, marine & aeronautical navigational instrument maker, London
Notes: 1828 - Hughes and Sons were originally clock makers in the East End of London who later supplied sextants and chronometers to ships coming into the Thames
Partnership headed by Alexander Hughes, son of Henry Hughes (w.1835-79, d.1879),
1879-1941 - Traded at 59 Fenchurch St., London England.
1903 - Incorporated as a limited company
1915 - Factory at Hainault, London
1917 - Works at Forest Gate and Ilford, London, England
1947 - merged with Kelvin Bottomley & Baird Ltd. to become Kelvin & Hughes Limited;

flávio

Gravina, esses caras existem até hoje, fazem equipamentos militares. Mas o legal é a ênfase que dão a tal "compensação auxiliar". Eu não sei qual o sistema usado, porque não vi o balanço, mas isso era algo alta tecnologia na época, e quem usava, pica grossa.

O lance, para quem não sabe (teclo bêbado...) é que a regra é que a regra matemática dizia que no calor o balanço se envergaria mais para fora, atrasando o relógio; no frio, envergaria mais para dentro, adiantando. E com os parafusos de compensação do balanço você compensaria o erro em todas as temperaturas. Mas a metalurgia não era tão simples assim... Os balanços bi metálicos tinham um erro médio de temperatura, no qual este não se comportava assim, mas ao contrário. Então, para determinadas temperaturas, os caras tiveram que inventar mecanismos de compensação (auxiliar) que faziam justamente o contrário do que normalmente a física nos dizia. E como inventaram... E como surgiram mecanismos de compensação auxiliar de balanços bi metálicos... Como se perdeu tempo pensando nisso, desde Guillaume até a invenção de ligas absolutamente auto "compensantes", como o invar e elinvar. Bem, isso é outra história... Fato é que os cronômetros com compensação auxiliar eram considerados algo superior. Esse aí está zero bala.

Flávio

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Prezotti

#29547
Belo DS e bela fotografia, parabéns VIP!

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Gravina

Citação de: flavio online 15 Fevereiro 2015 às 00:32:07
Gravina, esses caras existem até hoje, fazem equipamentos militares. Mas o legal é a ênfase que dão a tal "compensação auxiliar". Eu não sei qual o sistema usado, porque não vi o balanço...

Flávio,

De uma olhada aqui: http://www.la-timonerie-antiquites.com/en/antique/710/marine-chronometer-h-hughes-amp-son-london

Não consegui ver nada de diferente (especial) nesta joia :-*


Hoje,



Abraços

Gravina

Carbonieri

sic transit gloria mundi

Guga Sport

Bom dia amigos...
Hoje com esse...



Abs
Membro do RedBarBrazil.

Alberto Ferreira

Bom dia a todos!

Voltando ao cronômetro naval.
Alguém saberia dizer algo a respeito da empresa (ou possivelmente a pessoa) - Guilherme Lopes Custodio - que fez a manutenção e ajustes lá no passado?

Flavio, grato por compartilhar e resgatar parte do nosso conhecimento horológico, aqui no Brasil.

Eu acho fascinante quando essas "joias" aparecem e chamam a atenção outra vez...

Bem,...
Pelo menos de alguns de nós, não é?  ::)

Abraços!
Alberto

vizel

Achei interessante a instrução de dar corda todos os dias as 9:00h
vizel

Gravina

Citação de: Alberto Ferreira online 15 Fevereiro 2015 às 11:04:34

Alguém saberia dizer algo a respeito da empresa (ou possivelmente a pessoa) - Guilherme Lopes Custodio - que fez a manutenção e ajustes lá no passado?



Gostaria muito também saber, Alberto!
Procurei, mas....pouco ou nada encontrei...
Existiu uma Ouvesaria e Relojoaria Guilherme Lopes Custodio" na Rua 5 de Outubro, nº 20 em Figueira da Fóz - Portugal.
Um tal Guilherme Lopes Custodio nascido em 1880 em Figueira da Fóz imigrou para o Brasil, e faleceu em setembro de 1963 no Rio de Janeiro. Este foi casado com a sra. Celeste Almeida com quem teve dois filhos, Antonio José de Almeida, e Conceição da Silva.
Pode ser que não estejamos falando da mesma pessoa... ??? ??? ???

Abraços

Gravina

Carbonieri

Alguem sabe dizer se os cronômetros marítimos tem algum tipo de sistema para compensar o balanço que as ondas procam na embarcação?
Ps. Peça muito interessante. Me recordei de um post antigo, se nao me engano do Amadeu sobre uma peça parecida. Abs.
sic transit gloria mundi

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Gravina

Citação de: Carbonieri online 15 Fevereiro 2015 às 12:11:22
Alguem sabe dizer se os cronômetros marítimos tem algum tipo de sistema para compensar o balanço que as ondas procam na embarcação?


Carbonieri,
Em serviço, ele acompanha o balanço ;)



Abs

Gravina

flávio

Carbonieri, tem sim, como o Gravina mostrou. É uma suspensão cardã. E o conjunto de cronômetros do navio era sempre guardado numa sala ao centro e o mais embaixo possível na embarcação, para minimizar os efeitos do balanço do navio. E em locais que não precisasse ser retirados para dar corda, normalmente um armário baixo.

No caso do cronômetro da minha foto, ele certamente foi projetado e funcionava como o relógio "mestre" do navio. Sabem por quê? Vejam à esquerda da foto dois fios azuis. Esses fios se conectava a um relé no movimento e através de contato elétrico externo, "transmitia" da hora para o navio.

Percebam, também, que num cronômetro o importante não é a marcha absoluta ser baixa (apesar de no caso ser, ele foi ajustado para meio segundo de atraso ao dia), mas a regularidade de marcha. Se o navegador sabe que o relógio atrasa regularmente 5 segundos ao dia, independentemente de condições de temperatura, etc, basta computar isso ao realizar seus cálculos para determinação da longitude.

Aliás, a tal regularidade de marcha era um conceito pouco compreendido pela comissão da Longitude quando os relógios de Harrison foram postos a prova. De forma simplista, a Comissão duvidava da "precisão" de seus relógios justamente porque não apresentavam uma marcha absoluta dentro dos parâmetros exigidos, mas como Harrison sabia a sua variação de marcha média diária, ele simplesmente computava isso nos cálculos.

Um relógio é muito bom se não apresenta variação de marcha, e os cronômetros marítimos eram impressionantes nisso, sobretudo pela compensação de temperatura através de balanços complexos e, principalmente, o escapamento de detenção usado.


Flávio

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