Menu principal

COSC - Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres.

Iniciado por hessel, 12 Setembro 2010 às 12:06:27

tópico anterior - próximo tópico

hessel

Olá pessoal:

Não tenho certeza se este material já havia sido disponibilizado anteriormente. De qualquer modo, como eu estava lendo sobre o tema, tomei a liberdade de disponibilizar aos demais.


Criação do COSC

Fundada em 1973 na sua atual estrutura, o COSC é uma associação sem fins lucrativos. Foi criado por cinco cantões da relojoaria (Berna, Genebra, Neuchâtel, Solothurn e Vaud), bem como a Federação das Indústrias Swiss Watch. Ela abrange os laboratórios que tinham sido estabelecidos independentemente um do outro a partir do final do século 19.



O que exatamente é um cronômetro?

O termo cronômetro é muitas vezes erroneamente aplicados a instrumentos de relojoaria equipado com um mecanismo adicional que pode ser acionado por botões de pressão para permitir a medição da duração de um evento.

Tal instrumento é, de facto, um cronógrafo ou chronoscope. Pode, obviamente, ser certificado cronómetro, desde que cumpra os critérios estabelecidos para o padrão.

Em seus regulamentos técnicos, o COSC incluiu uma condição adicional, ou seja, mostrar a permanente dos segundos.


Um cronômetro pode ser definida como segue:

Um cronômetro é um relógio de alta precisão, capaz de mostrar os segundos e possuir um movimento que foi testado durante vários dias, em diferentes posições e em diferentes temperaturas, por um organismo oficial neutro (COSC).

Cada cronômetro é único, identificado por um número gravado em seu movimento e um número de certificação dada pelo COSC.

Cada movimento é testado individualmente durante vários dias consecutivos, em 5 posições e em três temperaturas.

Cada movimento é medido individualmente. Qualquer ver com o "cronômetro" denominação é fornecido com um movimento certificada.


Cronômetro mecânico

ISO 3159 fornece a definição de um pulso com cronômetro oscilador de equilíbrio da mola.

Apenas os movimentos que preencherem os critérios de precisão estabelecidas pela norma ISO 3159 é concedido um certificado de cronômetro oficial.

Os movimentos são testados por 16 dias consecutivos, de acordo com um painel de testes.



• Todos os dias, incluindo sábados e domingos, os movimentos são medidos e rebobinado.
• Com base nestas medições, 7 critérios eliminatórios são calculados.
• Se e somente se todos estes critérios estão preenchidos, o movimento está devidamente "certificado cronómetro".

Por favor, consulte a tabela somando-se esses critérios e seus graus de tolerância.




Cronómetro de quartzo

Não há padrão internacional até agora tem sido emitidos sobre relógios de quartzo eletrônico.

Com base na norma ISO 3159, o COSC elaborou um conjunto de prescrições de ensaio aplicáveis aos cronómetros de quartzo que regem os seus desempenhos na mesma forma que para cronômetros mecânicos.

Tendo em conta as especificidades tecnológicas dos produtos, o COSC adaptou os testes e os requisitos de precisão.

Este chamado para o desenvolvimento de movimentos especiais de quartzo, a fim de atender a essas novas exigências. Tornou-se obrigatória para que possam ser equipados com um sistema eletrônico para compensar a variação na freqüência do quartzo de acordo com mudanças na temperatura.

Um cronômetro de quartzo da nova geração é, portanto, 10 vezes mais preciso do que um relógio de quartzo convencional. Além disso, é um produto muito exclusivo fabricado em escala reduzida.

Cada cronógrafo de quartzo é testado por 11 dias, em uma posição e em três temperaturas, como mostrado na tabela na próxima página.



Além disso, durante um dia inteiro, ele é submetido a rotações 3-dimensional que faz com que repetidamente assumir todas as posições espaciais.

Finalmente, é submetido a choques 200 equivalente a 100 g (100 vezes mais forte que a gravidade).

Com base nessas medições, 8 critérios eliminatórios são calculados. Se e somente se estes 8 critérios estão preenchidos, o movimento está devidamente "certificado cronómetro".

Por favor, consulte a tabela somando-se esses critérios e seus graus de tolerância.




Métodos

Para nosso conhecimento, o BOs são os únicos laboratórios do mundo a aplicar esse padrão em uma escala industrial e entregar mais de 1.000.000 certificados de cronômetro oficial por ano. No entanto, o que representa apenas 3% da produção relojoeira suíça, uma proporção que sublinha o carácter excepcional de um cronômetro.

Ao fazer isso, eles devem aplicar rigorosamente as condições de ensaio estabelecidas pela norma.

É vital lembrar o fato de que esses testes não guardam absolutamente nenhuma relação com uma simulação do comportamento de assistir e desempenho quando em uso.

Estes são testes estáticos aplicados em condições de laboratório para os movimentos e não relógios acabados.

Os resultados fornecem uma imagem "fotográfica" da taxa de um movimento em um determinado momento e certificar a sua posição intrínseca.

No entanto, devido à sua gravidade, estes testes são muito selectivas e apenas movimentos extremamente alta qualidade pode esperar passar.

Este é, portanto, um exame baseado na excelência, mesmo que o comportamento dos movimentos que são concedidas a certificação ainda é diretamente dependente dos portadores si.

Para ganhar a certificação cronómetro, um movimento não só deve ser feita a partir de componentes da mais alta qualidade, mas também o objeto de cuidados especiais por parte dos melhores fabricantes de relógios e cronômetros durante a montagem.

É, portanto, um produto com altíssimo valor agregado e, portanto, destaca-se claramente de produção padrão de qualidade do relógio.


O que é medido pelos laboratórios COSC?

A medição diária tomadas pelo COSC em cada movimento que lhe foi apresentado consiste na determinação de um estado (tempo apresentado pelo movimento) em relação a um tempo de referência.

Ao contrário do que uma medida de classificação instantâneas usando um calendário de máquina (um instrumento de medição usado por relojoeiros que indica um comportamento previsível ao longo do tempo, mas não leva em conta a variação da força motriz e da consequente perda de amplitude, bem como os distúrbios ligados às falhas pequenas na geometria das artes de pesca), medindo pela diferenciação dos estados torna possível integrar o comportamento do movimento ao longo do tempo.

O COSC agora testa os movimentos que lhe são confiadas por testes de visão industrial alimentado por sistemas de manejo do robô.

O sensor utilizado é uma célula CCD acoplada com um sensor óptico que detecta a posição do ponteiro de segundos (preto) sobre a divisão de discagem (branco). Um sistema de pontos de referência permite a centralização absoluta da imagem (de translação e rotação dos eixos) e torna a medição insensível à tolerância de posição no âmbito do movimento da câmera.

Cada BO utiliza uma base de tempo formado por dois relógios atómicos sincronizados no tempo do GPS.

Gravação de dados e cálculo são totalmente automatizado, usando o software de computador.


FAQ

- Que tipo de informação pode um comprador de um relógio cronômetro começa a partir do certificado COSC?
Nada mesmo. O COSC é o depositante dos resultados da análise que pertencem a seus clientes. Ele não está autorizado a comunicar estes resultados a ninguém mais do que os proprietários legais.
O comprador deve dirigir-se directamente para a sede do seu nome cronômetro marca.

- Será que algum cronômetro no mercado têm um certificado COSC?
Documentos n º emitido pelo COSC são opcionais. Somente os fabricantes podem decidir se querem ou não revelar os resultados obtidos durante o processo de certificação do movimento pelo COSC.

- O que há para ser feito se um certificado COSC se perde?
Um certificado COSC é considerado como um valor de documento. O COSC só pode emitir uma cópia de uma certidão, que terá a menção "duplicado". Se um duplicado se perde, assim, a única maneira de obter um novo documento é de apresentar novamente a assistir a um processo novo teste. Neste caso, somente o nome da marca pode perguntar para ele. Tem de se candidatar à sede da marca de seu cronômetro.

- O que há para ser feito se um certificado COSC fica danificado?
O documento danificado deve ser enviado de volta para o fabricante. Somente em nome do fabricante e desde que o documento está restaurado para o COSC, um novo certificado original pode ser emitido (sem a menção "duplicado").

- Pode ser um cronômetro medida várias vezes em sua vida?
Sim, um cronômetro pode ser submetido a tantos controles como necessários, especialmente se os componentes principais foram alterados. No entanto, só a marca é susceptível de perguntar para ele.

- Quanto tempo é um título válido cronômetro?
O título do cronômetro pode ser comparado a um diploma de uma escola especializada. Em um dado momento de sua vida, um candidato tem comprovado, graças a um exame, que se reuniu com os critérios de desempenho fornecendo-lhe esse título.
Da mesma forma que para uma pós-graduação, este título foi concedido a ele por toda sua vida, embora seu desempenho pode ficar ligeiramente alterada no ano.

- Quanto tempo a COSC guarda os resultados de suas análises?
Resultados ligado a um cronômetro são armazenados por cinco anos, a partir do final dos testes em diante. Após este período de tempo, nenhuma informação adicional pode ser entregue.

- Por que é um cronômetro mais caro do que um relógio não certificada?
O controle em si praticados pelo COSC é moderado. No entanto, como para a carta de condução, não é o próprio exame que prova a ser caro, mas tudo o que foi investido nele para success.Concerning o cronômetro, a produção de movimento, reunião para se reunir com os critérios de precisão pré-requisito exige mais cuidado e tempo. Portanto, a qualidade do produto se justifica o seu preço.

- Pode um relógio não-certificadas satisfazem os critérios de precisão de um cronômetro?
Não, como os componentes de um cronômetro são de melhor qualidade e cuidado concedida a sua montagem ea sua configuração não podem ser comparados.

- Os laboratórios COSC são SCS credenciados, o que significa isso?
Os laboratórios estão COSC até um Manual da Qualidade (de acordo com a norma ISO 17025) que o conteúdo ea aplicação são supervisionadas pela SAS (Swiss Accreditation Service). Elas são regularmente submetidos a auditorias de controle.

Source: www.cosc.ch

Traduzido por: translate.google.com.br/#en|pt|


Abraços,

Hessel

;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)



Paulo Sergio

Amigo!!!  :o  :o  :o
Uma verdadeira aula!!!  :o  :o  :o
Obrigado!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

shun

Dizem as más linguas que o COSC foi criado para 'excluir' os relógios não-suiços que estavam dando um show de precisão nas competições de cronometria. Verdade ou não, é uma bela coincidência.

mestreaudi

Excelentes informações!

Digno dos clássicos!!  ;)
Rafael.

Alberto Ferreira

Salve!

Muito bom, Hessel!

Grato por compartilhar.

Abraços,
Alberto

solano

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

RÔMULO FÓZ

Amigo, muito obrigado por compartilhar a informação.... gravado no meu rardi disqui.. ;D
abs
romulofoz

Gravina

Citação de: hessel online 12 Setembro 2010 às 12:06:27
Cada movimento é testado individualmente durante vários dias consecutivos, em 5 posições e em três temperaturas.




Este, uma exceção,  é o famoso Kama-Sutra - 8



Grato Hessel por compartilhar!

Abs

Gravina

HumbertoReis

#8
A Rolex diz ter (e escreve isso em cada um dos seus relógios) o Superlative Chronometer Officially Certified. Uma espécie de COSC melhorado. Mas ela envia seus relógios para o COSC, não é? Então a empresa submete seus movimentos a outros testes na própria fábrica, além dos elaborados pelo COSC?

Mostrador de um Rolex, indicando o Superlative Chronometer Officially Certified:


Fonte da imagem

igorschutz

Excelente! Obrigado, Hessel!




Shun, acho que não é verdade.
Quando os Observatórios pararam de certificar os cronômetros (perdeu-se o sentido disso com a chegada dos quartzo), a Federação precisava de alguém que continuasse este trabalho, daí criou-se o COSC.

A França tem sua autoridade certificadora, e agora a Alemanha também.
Se o Japão quisesse, poderia criar uma para si. Não tem porque não quer.




Humberto,

Antigamente, os Observatórios diferenciavam os cronômetros por classes: haviam os "superlativos" e os "normais", dentre outros. Hoje em dia, essa diferenciação não existe mais, e cada um adota a nomeclatura que desejar.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Rafa_Almeida


Alberto Ferreira

Citação de: Gravina online 13 Setembro 2010 às 06:23:35
Citação de: hessel online 12 Setembro 2010 às 12:06:27
Cada movimento é testado individualmente durante vários dias consecutivos, em 5 posições e em três temperaturas.




Este, uma exceção,  é o famoso Kama-Sutra - 8
...



Salve!

Para variar, mais uma que eu aprendo...
Oito posições.

Legal!
Grato por compartilhar mais esta informação, Douglas!   8)

Abraços,
Alberto

shun

Saquei Igor, tanto é que eu nem coloquei essa informação como um fato, mais como um 'boato'; e isso propagado por aficionados em relógios não-suiços..! ( SCWF  ;) )

Agora, um Omeguinha ajustado em 8 posições... U-lá-lá ein!? Só poderia estar nas mãos do Mestre..!

Abração!

Cigano

Muito bom o artigo caro Hessel, valeu por compartilhar !!
Abraços,
Cigano!

fabs77

Hessel,

muito legal o post... parabéns pela pesquisa e pela iniciativa!
Obrigado!

Abração!

Fab´s
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

flávio

Um dado: em 2005, o preço de cada teste - ao contrário do que já foi dito por aí em outros carnavais - girava apenas em torno de 3 dólares! Algo fantástico, considerada a logística do troço. A emissão do certificado em si custava mais caro, não sei quanto. Na verdade, apenas um relógio meu poderia ter vindo com o boletim completo, o Tissot Janeiro. Mas o FDP que me vendeu o relógio não quis me dar a caixa nem certificado completo (de qualquer modo, pelo que paguei por ele, salvo engano 1100 pilas, não podia pedir muito...).


Flávio

Gravina

Citação de: flavio online 13 Setembro 2010 às 22:00:38
Na verdade, apenas um relógio meu poderia ter vindo com o boletim completo, o Tissot Janeiro. Mas o FDP que me vendeu o relógio não quis me dar a caixa nem certificado completo (de qualquer modo, pelo que paguei por ele, salvo engano 1100 pilas, não podia pedir muito...).


Flávio

FDP (sorry a todos ::)) em letras garrafais............catso!!!......qual a utilidade desta informação para ele vendedor que já descartou o treco?
Tenho tido conhecimento de fatos (casos) similares...........então que fique: FDP mesmo!!!... doido varrido!!!............. >:(
Estude a possibilidade de requisitar da segunda via pelo número do movimento (duplicata).........creio que dá........ ;)
Barato, ou não......considero o Certificado um acessório.........e como tal, deveria seguir o principal ;D ;D ;D (Por vezes a teoria pesa nos meus valores pessoais ;D)

Abs

Gravina

igorschutz

Citação de: Gravina online 13 Setembro 2010 às 23:15:39
Estude a possibilidade de requisitar da segunda via pelo número do movimento (duplicata).........creio que dá........ ;)

Na teoria é possível sim, o COSC emite outras vias de certificados, mas dependemos da boa vontade da Tissot, pois só ela tem poderes para pedir a emissão.
O COSC não atende consumidores diretamente, é por isso que ninguém nunca consegue um certificado de um Rolex, por exemplo.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Citação de: igorschutz online 13 Setembro 2010 às 23:19:21
Citação de: Gravina online 13 Setembro 2010 às 23:15:39
Estude a possibilidade de requisitar da segunda via pelo número do movimento (duplicata).........creio que dá........ ;)

Na teoria é possível sim, o COSC emite outras vias de certificados, mas dependemos da boa vontade da Tissot, pois só ela tem poderes para pedir a emissão.
O COSC não atende consumidores diretamente, é por isso que ninguém nunca consegue um certificado de um Rolex, por exemplo.

Um abraço,

Igor

Grato Igor!!!
Desconhecia esta informação, mesmo porque nunca coloquei em prática este meu entendimento(sugestão, suposição) sobre o assunto (se está registrado na instituição, e você é o proprietário.deveria gozar do direito originário,,,,,,,,proprietário, é proprietário ;D (detentor??)........ mas a sua informação, tem lá os seus fundamentos, concordo!!!!(A Suíça não gosta da casa da tia Rosa)
Porém, o patrão, até por profissão..........tem extinto provocador ;D ;D no bom sentido, turma! profissional!!!........estes caras do Parquet.......conseguem coisas das quais duvidamos (ainda bem.....é o que esperamos deles).....tá no sangue.......nascem com isso!!!! ;D ;D ;D ;D
Não há quem possa (povo algum......munido de exagêro agora ;)) , com um bom argumento pátrio!!!
Tentar não custa.........tenho alguns causos ;D, com sucesso,  para contar.........um dia!

Abs

Gravina

flávio

É...Mas essa aí eu deixo passar. Nunca fiz questão de ter o certificado em mãos, já a caixa...Apesar de que caixas acabam sendo uma tranqueira para guardar. Como disse, pelo preço que paguei no relógio, não exigi nada. Na verdade, como já comprei aqui, vi ele no pulso do cara e comentei: que relógio diferente, é antigo? Ele disse: não, é novo, quer comprar? E peguei e paguei na hora!

Quanto à Rolex, existe fábrica mais pau no toba do que ela (e olha que tenho dois relógios da marca). O troço não tem nem e mail disponível no site! Busca por dados? Facbook? hahaha Faz me rir! A Rolex fez sua imagem, mas de dependesse de fazê-la hoje, estava no sal, é como se não houvesse departamento de comunicação na marca.

Flávio