Menu principal

Na relojoaria, nada se cria, tudo se copia

Iniciado por Fa, 27 Setembro 2010 às 12:21:45

tópico anterior - próximo tópico

Fa

Vejam esse relógio dos anos 50. Não é a cara de um de pulso bem atual e caríssimo ? ;D
A marca do atual ?
Depois alguém conta. :P
Esse meu é de uma marca inexpressiva alemã. ;)
Abraços,

Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

michelim

Fa, eu tenho um Tagus Brasileiro que lembra este:

Eu já vi no masp um Jaeger que também possui a mesma cara...
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Fa

Tem algo errado.
Minha resposta ao Mich saiu antes dele falar. :o

Fala, Mich.
Não acho tão parecido, não. Veja o alinhamento das rodas no meu. ;)
Não lembra um relógio  de pulso atual ? ;D
Abraços,
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

FSV

Citação de: Fa online 27 Setembro 2010 às 12:21:45
Vejam esse relógio dos anos 50. Não é a cara de um de pulso bem atual e caríssimo ? ;D
A marca do atual ?

Salve Fa :

Realmente, há um quê (ou "uns quês"...) de Corum Golden Bridge, não !?  8) 8)

;D ;D

Abraços

Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

Fa

Na mosca. ;D
Se não compare ... até o balanço na parte de cima. :P
Sei da existencia de uns JLC com essa "configuração".
Será que todo mudo se inspirou nela, ou em quem foi mesmo ?
Abr,

Citação de: vulpino online 27 Setembro 2010 às 12:46:03

Realmente, há um quê (ou "uns quês"...) de Corum Golden Bridge, não !?  8) 8)
Abraços

Flávio.

Alberto Ferreira

;D

Salve!
Muito legal o post, Fa.
Sem dúvidas, uma lembrança interessante.

E é mesmo verdade...
Bem observado...

Mas,...
A rigor, é também (e apenas?), uma certa questão de "layout", não?
Mas é claro que alguém teve a idéia pela primeira vez. E que outros também a acharam interessante.

Mas, quanto à "copia" da idéia... Nesses termos (copia)...
Se olharmos com esses mesmos olhos,...
Os "layouts" de muitas outras platinas, digamos até no caso das mais convencionais (e comuns), elas também podem parecer inspiradas ou ter sido "copiadas" umas das outras...
Quase que com a mesma distribuição e desenho dos principais componentes, etc.

Ou não?

Abraços!
Alberto

Fa

Oi, Alberto. Só agora vi sua postagem. Difícil em relógio dizer desde Henry de Vicky, Christian Huygens ou mesmo Peter Heinlein quem copiou o que, de que e de quem,  né ?
É aquela velha história do Rolex "Sub", inspirador da Blancpain , que por sua vez inspirou .... e por aí vai !
Mas que o Corum tem o "jeitão" do meu reloginho, ninguém pode negar.  :P
Se os dois relógios não são "irmãos", tem algo mais aí que uma simples coincidência. ;D
Abraços,

Abraços,

Alberto Ferreira

Salve!

Tens mesmo razão, amigo Fa!

Mas a minha intenção não foi a de colocar "chifres em cabeça de camarão" (por si só já devidamente "complicada"  :D).
Eles ficam mesmo muito melhor na de um bode (até mesmo naquele vermelho).  ;D

Na verdade não foi aquela a minha intenção, e eu estou certo que o amigo percebeu o meu intuito, mas não custa tentar repetir, para que eventualmente o meu pensamento fique um pouco mais claro aos que nos lêem.

Eu pretendi apenas aproveitar o "gancho" do seu excelente tópico para lembrar que, ao falarmos de movimentos (e nós já vimos dúvidas aqui neste sentido) aqueles "layouts" semelhantes (tambor ali, balanço lá, rodas acolá...), que podem fazer parecer a alguns de nós haver uma ligação direta (no estilo "inspiração", ou porque não dizer, cópia), na verdade não o são bem isso.
São apenas "coincidências" construtivas, ou talvez mais que isso, o resultado de uma certa "lógica" na distribuição e função dos principais componentes.
Posto que não há, nos casos que eu estou visualizando, registro de direitos autorais, patentes, etc.

Tentando fazer uma analogia, bem "torta"...  ;)  :D

Um golfinho e um tubarão podem parecer "cópias" no seu aspecto. Mas o mamífero e o peixe evoluíram assim por razões funcionais, dizem os evolucionistas.

Um chimpanzé e eu,...  Nós também temos um "layout" semelhante... Cabeça encima, pernas embaixo, barriga no meio...  ::)

E em nenhum desses casos, espero eu (em especial no segundo  :D), houve (propriamente  ;)) uma cópia.

Brincadeiras à parte, esta era a "mensagem", o comentário que pretendi fazer.

Um grande abraço!
Alberto
8)

Fa

Oi, Alberto. Entendi, claro as ponderações do amigo.
Grande abraço,