Menu principal

Pra que se usa "Comparador Óptico" em relojoaria

Iniciado por Lourival, 28 Setembro 2010 às 14:41:18

tópico anterior - próximo tópico

Lourival

Estava dando uma vista d'olhos no Watchmaking do George Daniels e vi que na oficina dele tem uma máquina que, no livro, é chamada de "Optical Comparator". Já tinha visto a mesma máquina na ofinica do Roger Smith ... ::)
Pelo nome da geringonça dá pra inferir pra que que serve mas como nunca ouvi falar deste equipamento, gostaria de saber se alguém aqui sabe pra que e como se usa esse troço em relojoaria. ??? ??? ???
Abraço a todos,
Lourival

igorschutz

Serve pra você comparar se o formato de determinada peça "bate" com os planos (ie. desenhos, blueprint) em papel.

Você põe a peça no comparador, e ele a amplia, expondo sua silhueta em determinado tamanho.
Aí você põe o desenho técnico em cima da silhueta e vê se a peça está no formato e dentro das tolerâncias exigidas.

Isso serve para peças feitas à moda antiga, em torno, coisa e tal.
Peças saídas de máquinas CNC, feitas com base em desenhos CAD, não precisam de comparador ótico, a não ser em casos excepcionais, ou por MUITO capricho do relojoeiro.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

melao

Tenho um DVD da Glashutte Original em que aparece a tal maquina em açao.Muito legal.

Lourival

Citação de: melao online 28 Setembro 2010 às 15:16:19
Tenho um DVD da Glashutte Original em que aparece a tal maquina em açao.Muito legal.
Duplicável? ::) ::) ::)

melao

Vou ver se consigo e falamos depois.Te mando uma MP.

FALCO

O conteúdo do DVD da Glashütte já foi postado aqui no forum e ainda se encontra disponível no link:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,566.msg9046.html#msg9046
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Volante

Nas ferramentarias brasileiras o comparador ótico é mais conhecido como projetor de perfis. Abs.