Menu principal

Guia de preços/valores existe ?

Iniciado por MVasconcelos, 08 Outubro 2010 às 12:37:47

tópico anterior - próximo tópico

MVasconcelos

Senhores,

Como neófito nesse clube, tenho cá uma dúvida que talvez já tenha sido respondida, mas que acredito seja comum a muitos de nós.

Existe algum GUIA de preços/valores ou algo assim, talvez genérico, tavez por marca ?

Exemplo, quanto vale um Omega 30T2 dos anos 40 em bom e em excelente estado ?

Como saber se encontramos uma pechincha ou se estamos sendo "esfolados"  ?

Minha dúvida é pertinente ?

Forte abraço,

Mauricio

"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

Alberto Ferreira

Salve!

Mauricio,...
Em âmbito internacional, até existe alguma coisa do tipo...

Fonte de referência para eventuais informações: http://www.amazon.com/Complete-Price-Watches-Cooksey-Shugart/dp/1574321307

Eu não sei dizer se há coisa "melhor"...  ::)

Mas,...
Como quase sempre ocorre, estes "catálogos" costumam padecer do mesmo mal das (más) estatísticas.

São atualizados e precisos...
Só que nunca ao mesmo tempo.

Os mais "atuais" nem sempre são precisos... ou vice-versa.  :P

Em geral, servem apenas como uma "vaga" referência.
São edições anuais.

Abraços!
Alberto

igorschutz

É isso aí!

Já estava respondendo quando vi a mensagem do Alberto.

É o mais próximo disso que você quer, e reitero a observação quanto à precisão dos valores ali informados.
Imagino que fazer um guia como este seja uma tarefa muito ingrata, visto a volubilidade dos preços de relógios antigos.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

edumaroja

Maurício,

Possuo esse guia indicado pelo Alberto, mas posso te afirmar que não condiz em nada com os valores praticados no Brasil. A título de exemplo vou citar os Rolex subs que possuem preços distintos conforme o ano e algumas diferenças, porém o menor valor que achei no guia foi de US$5.000, salvo engano. E chega a mostrar um modelo de Sea Dweller por valor bem inferior a esse. Nunca vi no Brasil um Sea Dweller sendo vendido por valor inferior a um Submariner equivalente em aço.
2/3 desse guia é dedicado aos relógios de bolso.
Ademais também peca bastante em trazer as características de cada relógio mostrado (alguns poucos cita as dimensões, não traz todas as versões lançadas de cada modelo, calibres de cada modelo, etc. O próprio guia diz para fazer a valoração do relógio por equiparação com modelos de características semelhantes.

Como bem disse o Alberto, serve para uma "vaga" referência. 

Abraços,

Eduardo

Citação de: Alberto Ferreira online 08 Outubro 2010 às 13:00:44
Salve!

Mauricio,...
Em âmbito internacional, até existe alguma coisa do tipo...

Fonte de referência para eventuais informações: http://www.amazon.com/Complete-Price-Watches-Cooksey-Shugart/dp/1574321307

Eu não sei dizer se há coisa "melhor"...  ::)

Mas,...
Como quase sempre ocorre, estes "catálogos" costumam padecer do mesmo mal das (más) estatísticas.

São atualizados e precisos...
Só que nunca ao mesmo tempo.

Os mais "atuais" nem sempre são precisos... ou vice-versa.  :P

Em geral, servem apenas como uma "vaga" referência.
São edições anuais.

Abraços!
Alberto

MVasconcelos

Valeu pessoal. Pelo visto não sou o único maluco que havia pensado nisso ;)

Certamente a tarefa de compilar algo assim não é nada simples e está sujeita a muitos equívocos.

Na Amazon achei esse aqui do Reyne Haines que parece bem cotado por lá

http://www.amazon.com/Vintage-Wristwatches-Reyne-Haines/dp/1440204098/ref=pd_sim_b_5

Existe algo simile aqui em terras brasilis, seja um site, um wiki ou algo símile ?

Como os amigos costumam fazer usualmente para se nortear ? Ligar pro Gravina na madrigada não me parece uma alternativa viável...  ;D

Forte abraço,

Mauricio

Alberto Ferreira

Citação de: MVasconcelos online 08 Outubro 2010 às 14:03:39
...

Existe algo simile aqui em terras brasilis, seja um site, um wiki ou algo símile ?

Como os amigos costumam fazer usualmente para se nortear ? Ligar pro Gravina na madrigada não me parece uma alternativa viável...  ;D
...

Iiiiihhh!

Por aqui...  ::)

Na "terrinha"...  ::)

Bem,...  ::)

Errrr...  ::)

Bom,...
Eu acho que vou ficar devendo essa...
A coisa é mais na "janela" e no "boca-a-boca" mesmo...  :D

O Douglas, por telefone, de madrugada?...
Nem pensar!

Tem que ser de dia!
;D

Abraços!
Alberto

PS:
Amigos, que "reste claro", como costumam dizer, e antes que eu possa ser alvo de algum "processo" por citação não autorizada, falsidade ideológica, "calúnia", e "perversão moral", dentre outras...

Isso tudo que eu estou dizendo é a mais pura brincareira, viu?  ;)

Affff!  :-X

Abraços!
Alberto
8)

helio

Eu tmb acho furado os valores de referencia nestes catálogos (uma vez o Lobo comentou que: o que eles tem é supervalorado, e o que eles querem SUB, e eu tenho um deles para não dizerem que é a ignorancia em ação). Acho que acompanhar aquilo que lhe interessa no Ebay (por exemplo) seja um bom referencial (mal não faz ::)), mas mesmo isto não é regra pois valores internacionais nem sempre servem no Brasil (mas evita grandes merd*s).
O mercado é muito senssivel, e o estado&raridade&T que a peça desperta em quem tem $$$ pode sim influienciar em muito o mercado como um todo (é impressionante o que tem de gringo maluco). Citando o Douglas (GRAVINA), vale o que pagam (coroladeando:e não o que pedem ;)).
No geral, quando eu quero comprar vale muito (e portanto sai caro), quando quero me desfazer vale nada :'(.
[]s

O Cara

Maurício, acho que o melhor guia é consultar os sites de venda e ver a quanto estão negociando os modelos, acho que não tem nada mais atual.

O chato é quando não encontramos exatamente o modelo que queremos, aí fazemos por aproximação (muitas vezes errônea).

Com o tempo e experiência vamos aprendendo a avaliar melhor.
Um abraço
Fábio

MVasconcelos

Muito bom. Grandes dicas.  :D

Abraço,

Mauricio

helio

Mauricio
Se vc se interessou pelo catálogo indicado pelo Alberto, tem um (ou pelo menos tinha na semana passada, provavelmente ainda está lá) na Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas.
Logo que vc entra na segunda ou terceira estante  rente a parede (contrario ao Starbucks), não só ele mas outros catálogos com preços de lista de modelos novos e alguns livrros. Não tem muito sobre o assunto (nem na Livraria Cultura do Conjunto Nacional tem :-\), mas talvez vc ache alguma coisa interessnate lá.
[]s

MVasconcelos

helio

Estava lendo um blog gringo e achei este post realmente interessante, ele não diz nada de novo, mas enumera muito bem os cuidados a serem tomados para comprar um relógio vintage ou `semi-novo` (como dizem as revendas de carro ::)) - http://www.motoringexposure.com/2999/buying-a-vintage-or-pre-owned-watch-here-are-5-useful-tips
Resumindo: Vc compra o vendedor, pesquise, não existem milagres (se está muito barato é pq tem surpresa, o conserto pode sair mais caro que compra-lo em ordem, e haja paciancia), questione o vendedor (omitir não é o mesmo que mentir ::), eu já dancei por não ter questionado :'( - o relógio estava completo, estava funcionando, mas a complicação não :-\, agradeço ao José Mauro que me acudiu nesta roubada), combine o pagto (se incluir postagem verifique o seguro).
Eu acrecentaria ainda mais uma indispenssavel (principalmente se for internacional), envie o numero de rastreio (trakking - viu fa eu li seu post criticando as postagenscom termos ou mesmo em ligua estrangeira ;D).
[]s