Navalhas, alguém manja um pouco?

  • 22 Respostas
  • 11316 Visualizações
*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Navalhas, alguém manja um pouco?
« Online: 13 Outubro 2010 às 14:08:46 »
Como aqui é botequim, posso fazer perguntas doidas. O pai de minha noiva, falecido em 1990, fazia sua barba, utilizando-se de navalha, em vez de lâmina de barbear. Encontramos sua navalha, que, possui cerca de 50 anos, ou mais. Não é nenhuma Solingen, mas, da desconhecida marca Filarmonica, parece que espanhola. Está em perfeito estado, mas, cegou, pelos 20 anos sem uso. Será que seria possível, após esses anos, deixá-la em ordem?
Abraços,

SANDRO

Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #1 Online: 13 Outubro 2010 às 14:39:49 »
Oi Sandro, acho que tem jeito sim. Achei uma do meu velho e, como estava cega, passei algumas vezes numa pedra de Arkansas e depois naquele afiador de couro que acompanhava a navalha.
Ficou afiada pra burro embora nunca tenha testado na minha cara  ::) afinal não estou doido  8) bom, pelo menos ainda ;D ;D ;D

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #2 Online: 13 Outubro 2010 às 16:15:08 »
Obrigado, Lourival.  Esse afiador, não existe mais. Mas, o que é pedra Arkansas?
Abraços,

SANDRO

Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #3 Online: 13 Outubro 2010 às 18:22:16 »
Oi Sandro !

Olha, Filarmonica é uma marca das boas sim !!

Quanto a recuperar, a resposta é sim, a 100% !

Tenho um amigo que compra essas navalhas, mesmo enferrujadas, e  depois limpa, da polimento, depois afia com pedra de arkansas (ou similar, nao lembro), e termina no couro, fica perfeito ! Basta um pouco de pratica...

Boas navalhadas !

Bruno


Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #4 Online: 14 Outubro 2010 às 07:45:44 »
Obrigado, Lourival.  Esse afiador, não existe mais. Mas, o que é pedra Arkansas?
Abraços,

SANDRO
Bom dia Sandro,
pedra de Arkansas é uma pedra utilizada por joalheiros (e cuteleiros mais sofisticados  8)) para dar polimento em peças.
Me parece que na relojoaria era utilizada antigamente para dar polimento em pivots.
Você encontra este troço em fornituras.Tem em diversos tamanhos, formas e granas.  Mas ja te adianto, são caras pra burro!

Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #5 Online: 14 Outubro 2010 às 19:38:07 »
Olá amigos...
Tenho uma Solingen, que era do meu avô!!!
Está 90%... mas não tenho coragem de usar!!! Ela corta até pensamento!!!  ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline C.Osti

  • ***
  • 102
    • Ver perfil
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #6 Online: 14 Outubro 2010 às 22:09:59 »
Boa noite, Amigo

Eu também gosto destes brinquedos, tenho varias, entre elas esta filarmônica, nunca usada:


Abs

C.Osti

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #7 Online: 14 Outubro 2010 às 23:16:56 »
Pessoal,

Coincidentemente, semana passada um amigo me mostrou 2 navalhas que foram do pai dele, perguntando se eu saberia o quento valem, e me lembro que pelomenos uma delas era suiça.

Se interessarem a algum de vocês, me mandem uma MP e lhes passo o contato dele.

Abraço,

Mauricio
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #8 Online: 15 Outubro 2010 às 01:47:40 »
Eu acho muito interessante fazer barba de navalha, só fiz uma vez no barbeiro, mas tenho medo de tentar fazer em casa e me cortar todo, kkkkk.

Mas como sou meio doido, se um dia pintar alguma na minha mão sou bem capaz de experimentar.
Um abraço
Fábio

*

Matheus13

Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #9 Online: 15 Outubro 2010 às 18:41:49 »
Nossa, usar navalha na "raça" é pra poucos.

O troço é afiado demais, como disseram aí, corta até pensamento.

Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #10 Online: 19 Outubro 2010 às 02:28:29 »
Será que a barba fica boa ?

Deve dar um trampo p/ fazer ...

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #11 Online: 20 Outubro 2010 às 00:34:48 »
Mazarif, na única vez que fiz barba no barbeiro (com navalha) não ficou tão boa quanto fazendo em casa com aparelhos convencionais (uso o Mach 3), ela ficou boa, ficou rente, mas com o Mach 3 fica excelente, por isso a exigência.
E ainda irritou um pouquinho, pouca coisa mas irritou.

Agora pegando prática e fazendo sempre acredito que fique muito bem feita sim.
Um abraço
Fábio

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #12 Online: 25 Outubro 2010 às 11:49:13 »
Eu conheço gente que faz barba com navalha, até hoje e fica melhor que qualquer aparelho. O que faltou foi prática.
Aliás, apareceu outra navalha, depois, posto a marca.
Abraços,

SANDRO

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #13 Online: 25 Outubro 2010 às 11:58:54 »
 Alguém sabe aonde amolar aqui no Rio de Janeiro ?

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #14 Online: 25 Outubro 2010 às 21:56:50 »
Rapaz... Só agora que fui ver esta conversa.

Gosto muito de navalhas e já usei para me barbear. Sabendo usar é o barbear mais suave que se possa imaginar.

Estou com um projeto a algum tempo de fazer uma artesanal, talvez agora saia.



Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #15 Online: 26 Outubro 2010 às 01:57:28 »
Rapaz... Só agora que fui ver esta conversa.

Gosto muito de navalhas e já usei para me barbear. Sabendo usar é o barbear mais suave que se possa imaginar.

Estou com um projeto a algum tempo de fazer uma artesanal, talvez agora saia.



Grande abraço

Se for sair mesmo, poste no seu blog também !!

Boa sorte com projeto !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #16 Online: 26 Outubro 2010 às 09:36:53 »
Como eu disse, achei uma outra navalha, que foi do pai da minha noiva. A marca, aparentemente desconhecida e quase apagada. Aparentemente desconhecida, pois só achei uma referência no Google:

C.V. Heldstrand, Sweden, K nº 31.

Perfeitamente recuperável, aparentemente.
Alguém já ouviu falar?
Abraços,

SANDRO

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #17 Online: 26 Outubro 2010 às 09:42:21 »
Galera, errei a marca, porque está um pouco apagada. É C. V. Heljestrand. K nº 31. Claro que, se fosse vendê-las, não valeriam nem dez pilas, mas, gostaria de recuperá-las, como relíquia de família e guardar.
Abraços,

SANDRO

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #18 Online: 26 Outubro 2010 às 10:49:01 »
Caro SAT, o que pude achar foi que C.V são abreviaturas de Carl Victor, e Carl é abreviatura de Charles.


Charles Victor Heljestrand

Aqui uma breve história dele Charles Victor Heljestrand

C.V. Heljestrand, é um nome muito famosa e prestigiada na Suécia, mas também no resto do mundo devido à tradição e qualidade dos seus instuments cirúrgica! C.V. Heljestrand usar aço de alta qualidade sueca, em combinação com a queda tradicionais forja, que é uma garantia de resistência e ótima estrutura de aço. A Suécia foi representada por lâminas de barbear da empresa Heljestrand e steelware fino na Exposição Mundial de Paris 1855, Estocolmo, 1866, Bogotá, 1875, 1876 Filadélfia, Chicago 1883, Paris 1900 e 1937.
Foi aperfeiçoada e vem a barba pronto.

Aqui um Complemento em PDF

Algumas imagens da MK31

Video de restauração de uma navalha, desde o inicio, dividido por partes! >>> Aqui

Aqui um Sub-fórum estrangeiro só para o assunto, navalhas, lâminas e cremes de barbear, achei muito legal, até onde vi!! >>> Aqui

Fórum http://badgerandblade.com/

Creio que a sua seja das décadas 20/30, não sei se é regra, mais vi uma nº 28 de 1921 !!
« Última modificação: 26 Outubro 2010 às 10:50:58 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Navalhas, alguém manja um pouco?
« Resposta #19 Online: 26 Outubro 2010 às 10:51:32 »
Sandro, encontrei este link, falando sobre esta sua navalha: http://www.straightrazorplace.com/forums/razors/12480-c-v-heljestrand-history.html


Um trecho:

Heljestrands was a Swedish knife manufacturing company from Eskilstuna. The company was founded in 1808 by Olof Heljestrand (1781-1837). After his death in 1837, the firm was taken over by his first son Nils Fredrik (1808-1868) and subsequently by his son Carl Viktor (1819-1861), I think this is where the name C.V. comes from. The company was run by descendants until 1980 when produciton, and the company, ceased. Besides razors, knives, cork screws, nail pliers and scissors was produced.

Tradução google:

Heljestrands foi uma empresa de fabricação de facas sueca da cidade de Eskilstuna. A empresa foi fundada em 1808 por Olof Heljestrand (1.781-1.837). Após sua morte em 1837, a empresa foi assumida por seu primeiro filho Nils Fredrik (1808-1868) e posteriormente por seu filho Carl Viktor (1819-1861), penso que este é o lugar onde o nome do CV vem. A empresa era dirigida por descendentes até 1980, quando a produção, e a empresa, cessou. Além de navalhas, facas, saca-rolhas, alicates de unha e tesouras foram produzidos.
Um grande abraço

Paulo Rocha