controle de qualidade

  • 20 Respostas
  • 5659 Visualizações
*

awatchmaker

controle de qualidade
« Online: 04 Novembro 2010 às 21:58:50 »
Muito importante  entregar o relógio para o cliente em melhor condição que o cliente deixou, sim claro, com alguns cuidados sempre e ainda melhor, se tiver alguma dica escreva, ou se tiver alguma experiência compartilhe, Forte abraço.

*Nao deixar nenhuma sujeirinha no mostrador ou na parte de dentro do vidro.
* Ponteiros alinhados, ponteiros de segundos também.....
*ter certeza que o disco calendário nao esteja sujo e mudando a meia noite livremente
* Massa Oscilante ou Rotor, livre e carregando corretamente o relógio
* Coroa rosqueando ate o fim.
* borrachas selantes, novas e colocadas no lugar certo, nao podendo estar aparecendo saindo pra fora do fundo do relógio.....
* desmagnetizar, regular dentro da tolerancia correta segundo os manuais técnicos.
* fazer teste de resistencia a agua! nada mais grave que o cliente voltar com o relógio cheio d'agua.... 
 se seu relojoeiro tem estas qualidades pode recomendar !!!!

*

Alberto Ferreira

Re: controle de qualidade
« Resposta #1 Online: 04 Novembro 2010 às 22:08:15 »
Salve!

E...
Um profissional não deve...

JAMAIS, NUNCA, nem de leve, anotar algo, riscando com a ponta de uma pinça, na parte interna da tampa de um relógio!  :P

O relógio não é "arquivo" de informações nem atestado do serviço prestado, e é propriedade do cliente, razão da existência do bom profissional, que como tal deve agir.

Pena que essa prática tenha sido tão usada no passado, agora, felizmente, menos.

Abraços!
Alberto

*

awatchmaker

Re: controle de qualidade
« Resposta #2 Online: 04 Novembro 2010 às 22:46:57 »
mandou bem , muito bem lembrado este detalhe....

*

Offline Cezar

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: controle de qualidade
« Resposta #3 Online: 04 Novembro 2010 às 22:57:40 »

senhores:
me arrepiei, vislumbrando a tampa de meu PO chrono rabiscada pelo tenico da primeira revisao.
lutemos pela mudança de postura.
abs
Cezar
Salve!

E...
Um profissional não deve...

JAMAIS, NUNCA, nem de leve, anotar algo, riscando com a ponta de uma pinça, na parte interna da tampa de um relógio!  :P

O relógio não é "arquivo" de informações nem atestado do serviço prestado, e é propriedade do cliente, razão da existência do bom profissional, que como tal deve agir.

Pena que essa prática tenha sido tão usada no passado, agora, felizmente, menos.

Abraços!
Alberto

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: controle de qualidade
« Resposta #4 Online: 04 Novembro 2010 às 23:11:46 »
E perder o ponteiro de segundos, trocando-o por outro "parecido", nem pensar, né ?  :-\
Abraços,
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

*

awatchmaker

Re: controle de qualidade
« Resposta #5 Online: 04 Novembro 2010 às 23:52:41 »
E perder o ponteiro de segundos, trocando-o por outro "parecido", nem pensar, né ?  :-\
Abraços,
inaceitável.....

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: controle de qualidade
« Resposta #6 Online: 05 Novembro 2010 às 09:18:54 »
Esses detalhes citados são o mínimo do mínimo do mínimo para um relojoeiro mexer em um relógio simples e barato.

É preciso ainda observar:

- se todas as funções estão atuando corretamente (como função "split seconds" em cronos a quartzo)
- se o comprimento da tige está adequado para o relógio
- se os estágios da coroa estão precisos, saltando com firmeza mas com suavidade
- se a altura dos ponteiros está adequada, especialmente em cronógrafos
- se o polimento está dentro do padrão original, se o escovado está devidamente alinhado com a caixa e entre si, se não há interferência entre as superfícies polidas e escovadas, e se não há restos de massa de polir
- verificar os pinos que prendem a pulseira na caixa, se estão novos, se são adequados para a pulseira e para a caixa e se estão bem montados
- verificar os barretes entre os elos das pulseiras de metal
- verificar pressão no fecho da pulseira, que deve estar adequado (nem demais nem de menos)
- marcas de ferramentas em ponteiros e cifras são inadmissíveis

E há ainda mais uma porção de itens a serem observados, que nem me lembro, pois são feitos de maneira tão automática pelo bom profissional.

Abraços!

Adriano




*

awatchmaker

Re: controle de qualidade
« Resposta #7 Online: 05 Novembro 2010 às 09:58:32 »
Esses detalhes citados são o mínimo do mínimo do mínimo para um relojoeiro mexer em um relógio simples e barato.

É preciso ainda observar:

- se todas as funções estão atuando corretamente (como função "split seconds" em cronos a quartzo)
- se o comprimento da tige está adequado para o relógio
- se os estágios da coroa estão precisos, saltando com firmeza mas com suavidade
- se a altura dos ponteiros está adequada, especialmente em cronógrafos
- se o polimento está dentro do padrão original, se o escovado está devidamente alinhado com a caixa e entre si, se não há interferência entre as superfícies polidas e escovadas, e se não há restos de massa de polir
- verificar os pinos que prendem a pulseira na caixa, se estão novos, se são adequados para a pulseira e para a caixa e se estão bem montados
- verificar os barretes entre os elos das pulseiras de metal
- verificar pressão no fecho da pulseira, que deve estar adequado (nem demais nem de menos)
- marcas de ferramentas em ponteiros e cifras são inadmissíveis

E há ainda mais uma porção de itens a serem observados, que nem me lembro, pois são feitos de maneira tão automática pelo bom profissional.

Abraços!

Adriano
Valeu mesmo pela contribuição Adriano,muito bom ,  sao tantos os maus profissionais nesta área que nao eh brincadeira.....também com tantos relógios de camelo baratos por ai, que qualquer um pensa que pode ser relojoeiro......




Re: controle de qualidade
« Resposta #8 Online: 05 Novembro 2010 às 10:47:31 »
*Nao deixar nenhuma sujeirinha no mostrador ou na parte de dentro do vidro.
* Ponteiros alinhados, ponteiros de segundos também.....

Já tive de abrir relógios para limpar por dentro o acrílico ou o mostrador e alinhar os ponteiros, isso depois de pegar na revisão e olhar com calma em casa... quando um "técnico" deixa de observar isso, eu apenas não volto mais nele.

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: controle de qualidade
« Resposta #9 Online: 05 Novembro 2010 às 12:04:53 »
Salve!
E...
Um profissional não deve...
JAMAIS, NUNCA, nem de leve, anotar algo, riscando com a ponta de uma pinça, na parte interna da tampa de um relógio!  :P
O relógio não é "arquivo" de informações nem atestado do serviço prestado, e é propriedade do cliente, razão da existência do bom profissional, que como tal deve agir.
Pena que essa prática tenha sido tão usada no passado, agora, felizmente, menos.
Abraços!
Alberto

SEI QUE SEREI CRUCIFICADO PELO QUE VOU FALAR, MAS SABE QUE AS INSCRIÇÕES NÃO ME INCOMODAM? já tirei bons proveitos de algumas.....obviamente que sem exageiros....coisa discreta, no canto da caixa, para deixar registrada a intervenção........acho pitoresco...(minha opinião)
abs

*

Alberto Ferreira

Re: controle de qualidade
« Resposta #10 Online: 06 Novembro 2010 às 09:34:42 »
Salve!
E...
Um profissional não deve...
JAMAIS, NUNCA, nem de leve, anotar algo, riscando com a ponta de uma pinça, na parte interna da tampa de um relógio!  :P
O relógio não é "arquivo" de informações nem atestado do serviço prestado, e é propriedade do cliente, razão da existência do bom profissional, que como tal deve agir.
Pena que essa prática tenha sido tão usada no passado, agora, felizmente, menos.
Abraços!
Alberto

SEI QUE SEREI CRUCIFICADO PELO QUE VOU FALAR, MAS SABE QUE AS INSCRIÇÕES NÃO ME INCOMODAM? já tirei bons proveitos de algumas.....obviamente que sem exageiros....coisa discreta, no canto da caixa, para deixar registrada a intervenção........acho pitoresco...(minha opinião)
abs


Salve!

Luis,
A opinião é sua, claro, e nada há a "refutar"!

Mas,...
Eu apenas lembro que nós falamos aqui de "procedimentos" que seriam (ou não) recomendáveis para adoção por um profissional do ramo.

A gravação com uma pinça pode ser "pitoresca" e "informativa"...  ::)

Desde que o dono do relógio soubesse que ela seria feita.
O que nunca foi o caso.


Como eu já disse uma vez aqui,...
Se eu recebesse um relógio meu, com aqueles registros (feitos à revelia), o meu "impulso" seria (candidamente) pedir uma pinça bem afiada ao "magarefe" e tentaria escrever no seu braço...

Recebido.

No meu modo de ver o caso é o mesmo...  ::)

Abraços,
Alberto

Re: controle de qualidade
« Resposta #11 Online: 06 Novembro 2010 às 10:05:30 »
Arranhões e amassados na pulseira, principalmente após ajustes!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: controle de qualidade
« Resposta #12 Online: 07 Novembro 2010 às 09:50:38 »
Esses detalhes citados são o mínimo do mínimo do mínimo para um relojoeiro mexer em um relógio simples e barato.

É preciso ainda observar:

- se todas as funções estão atuando corretamente (como função "split seconds" em cronos a quartzo)
- se o comprimento da tige está adequado para o relógio
- se os estágios da coroa estão precisos, saltando com firmeza mas com suavidade
- se a altura dos ponteiros está adequada, especialmente em cronógrafos
- se o polimento está dentro do padrão original, se o escovado está devidamente alinhado com a caixa e entre si, se não há interferência entre as superfícies polidas e escovadas, e se não há restos de massa de polir
- verificar os pinos que prendem a pulseira na caixa, se estão novos, se são adequados para a pulseira e para a caixa e se estão bem montados
- verificar os barretes entre os elos das pulseiras de metal
- verificar pressão no fecho da pulseira, que deve estar adequado (nem demais nem de menos)
- marcas de ferramentas em ponteiros e cifras são inadmissíveis

E há ainda mais uma porção de itens a serem observados, que nem me lembro, pois são feitos de maneira tão automática pelo bom profissional.

Abraços!

Adriano





 ;)













Crédito: Amigo Mohamed Khediri

Abs

Gravina


Re: controle de qualidade
« Resposta #13 Online: 07 Novembro 2010 às 10:30:59 »
Muito, mas muito criativas essas fotos amigo Gravina!!!
Originalmente estariam em algum contexto???
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re: controle de qualidade
« Resposta #14 Online: 07 Novembro 2010 às 10:44:42 »
Salve!
E...
Um profissional não deve...
JAMAIS, NUNCA, nem de leve, anotar algo, riscando com a ponta de uma pinça, na parte interna da tampa de um relógio!  :P
O relógio não é "arquivo" de informações nem atestado do serviço prestado, e é propriedade do cliente, razão da existência do bom profissional, que como tal deve agir.
Pena que essa prática tenha sido tão usada no passado, agora, felizmente, menos.
Abraços!
Alberto

SEI QUE SEREI CRUCIFICADO PELO QUE VOU FALAR, MAS SABE QUE AS INSCRIÇÕES NÃO ME INCOMODAM? já tirei bons proveitos de algumas.....obviamente que sem exageiros....coisa discreta, no canto da caixa, para deixar registrada a intervenção........acho pitoresco...(minha opinião)
abs
Concordo, em alguns casos até servem como um curriculo da peça, não pelas revisões, mas pelos consertos; em meu Datron eu achei marcações feitas em 1971 (se não me engano o relógio era de 1969).
[]s

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: controle de qualidade
« Resposta #15 Online: 07 Novembro 2010 às 21:32:57 »
Já aconteceu comigo duas coisas horrorosas  na troca do vidro.

1) Marca do digital do "trocador" dentro do vidro.

2) O "trocador" limpou a parte de dentro do vidro segurando um papel higiênico com uma pinça.   Arranhou tudo....
Wadley

*

awatchmaker

Re: controle de qualidade
« Resposta #16 Online: 10 Novembro 2010 às 00:05:20 »
Muito, mas muito criativas essas fotos amigo Gravina!!!
Originalmente estariam em algum contexto???
Abraço
Paulo Sergio
muito boa mesmo!!!!

*

Offline reis

  • **
  • 52
    • Ver perfil
Re: controle de qualidade
« Resposta #17 Online: 19 Fevereiro 2011 às 12:52:53 »
   Sobre riscar e fazer aotações no fundo do relogio é antiestetico não recomendado. Omelhor método é usar talão de otas aotar marca do relogio numero de serie e data.

veja o que aconteceu comigo .freguês me due para revisão um Orient alguns meses depois me disse que o relogio estava do mesmo jeito isto é: parado vc pode traze-lo uqe vou verificar. Ele veio com Citizen 8200 como eu avia esquecido o calibre do que  tinha feitofui no canhoto do bloco o revisado era orient Fiz a revisão geral quando veio procurar dei o preço ele me disse não esta na garatia?Está mas é o Orient Mostrei a ele o que estava anotado no canhoto do talão de notas enfiou a mão no bolso pago todo desajeitado e nunca mais o vi.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: controle de qualidade
« Resposta #18 Online: 19 Fevereiro 2011 às 13:01:18 »
Mandou bem, reis!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: controle de qualidade
« Resposta #19 Online: 19 Fevereiro 2011 às 13:58:19 »
E mais! Estamos em tempos de CDC e ninguém quer chateação, certo?

Minha mulher tem um Baume, levou na H.Stern para trocar a bateria, serviço de excelência!

Trocaram  abateria e deram um polimento, ela se surpreendeu; pareci novo novamente!

Edu

PS: cobraram R$400 reais mas ele ficou satisfeita e é isso que importa!
Omega SpeedMaster Professional