Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?

  • 18 Respostas
  • 4959 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Online: 24 Setembro 2010 às 03:57:46 »
Mais um bezel diferente, não faço idéia de como se usa ele.
Quando acho que já sei tudo sobre bezel aparece um modelo diferente.
Alguém saberia explicar?

Um abraço
Fábio

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #1 Online: 24 Setembro 2010 às 07:10:54 »
É só uma régua da cálculos.
Veja aqui nessa página "web" dedicada à Breitling : http://www.breitlingsource.com/articles_slide_rule.shtml
Sobre régua de calculos, uma explicação em português, aqui : http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9gua_de_c%C3%A1lculo]
Abs,

« Última modificação: 24 Setembro 2010 às 07:22:57 por Fa »
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

*

Alberto Ferreira

Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #2 Online: 24 Setembro 2010 às 09:37:44 »
Salve!

Em certa medida, como bem ilustrado no site indicado pelo Fa, sim, é uma régua de cálculo. No sentido genérico do termo.
E apenas com o intuito de complementar e talvez aclarar um pouco mais.

Mas não é uma régua de cálculo, daquelas que apenas são usadas para efetuar operações aritméticas.
É uma "régua de cálculo" especializada, que serve (principalmente) para cálculos importantes durante um vôo.

Aqui neste tópico ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,3808.0.html, nós falamos sobre isso, de forma um pouco mais extensa, inclusive com a indicação daquele mesmo link.

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #3 Online: 24 Setembro 2010 às 09:51:40 »
ou seja, provavelmente não serve para nada.............

então pergunto: pq as fábricas insistem em fz bezel com esse tipo de marcação? não seria melhor fz algo realmente útil?

Quem sabe um bezel que substituisse a famosa "tabelinha"....os homens poderiam acompanhar os ciclos das mulheres, e se previnirem melhor de uma gravidez indesejada....rssss...imagina que legal......

Enfim, sinceramente acho ridículo esse tipo de marcação...parece que quanto mais números, maior a importância do relógio....

Por isso gosto tanto de relógios simples, que somente marcam a hora....só.

É a minha opinião....respeito a de quem discorda.

grande abraço a todos.

*

Alberto Ferreira

Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #4 Online: 24 Setembro 2010 às 10:13:07 »
ou seja, provavelmente não serve para nada.............

...


 ??? ??? ???

Como assim?

Além dos "passageiros" (eventualmente, orgulosamente, com eles nos seus pulsos...  ::)), há pilotos voando por aí.

E, embora seus painéis de instrumentos tenham (ou deveriam ter) as tais informações, nem todas as aeronaves são sofisticados e computadorizados "jumbo jets".

Eu diria que é algo parecido com o que ocorre com os bezéis (e relógios) de mergulho.
Ou com a velha bússola dos viajantes...
Há instrumentos melhores...
Hoje, os profissionais confiam muito mais neles, claro!

Mas,... Isso não quer dizer que aqueles não tenham uso, ou que "não servem para nada".

Mas esta também é uma mera opinião minha.

Abraços!
Alberto

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #5 Online: 24 Setembro 2010 às 10:52:18 »
Alberto

entendo sua posição......mas vc já viu alguém dizer que foi salvo pelo que estava escrito no Bezel? kkkk

O Bezel de um relógio de mergulho tradicional é absolutamente simples e útil........de fácil leitura e utilização automática.....sem necessidade de lupa para se enchergar os números lá contidos....

Sem dúvida que esses Bezeis complicados não são para serem utilizados, e sim para adornarem o relógio...perfumaria....

Note que a criação do Bezel vem de outros tempos, quando não havia GPS e outros instrumentos úteis à navegação etc.....

Tirando o Mac Giver (acho que vc se lembra do seriado), não conheço ninguém que tenha usado o bezel para qq finalidade........

Bem, essa é a minha opinião. Grande abraço.

*

Alberto Ferreira

Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #6 Online: 24 Setembro 2010 às 11:39:43 »
Salve!

Ok, o seu ponto está bem entendido, Luis...
É uma opinião.
Como a minha,... Claro!  :D

E esta troca de idéias é mesmo um dos motivos de estarmos aqui.

Alguns cálculos, como taxa de consumo de combustível, etc, não são tão "complexos", e talvez possam ser úteis e feitos mesmo a bordo de um "teco-teco".

Com a palavra os pilotos, caso haja algum por aqui,...  ::)

Além dos eventuais "deskpilots".  ;)  :D

Abraços a todos!
Alberto

PS1:
Enfocando por outro lado.
Outra opinião...
Eu também não sou lá muito fã de mostradores muito "poluídos" (palavra inadequada).
Essa é uma das razões para que eu não seja lá muito "fanático" por essa "característica" de alguns modelos da Breitling.

PS2:
Ah!
Para pilotos (os que voam além das suas mesas...  :D) é crucial ter uma boa visão.
 ;)
« Última modificação: 24 Setembro 2010 às 11:41:47 por Alberto Ferreira »

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #7 Online: 24 Setembro 2010 às 12:30:35 »
com a palavra os pilotos.......kkkkk

abs

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #8 Online: 24 Setembro 2010 às 19:28:03 »
ou seja, provavelmente não serve para nada.............
...
Se, na minha vida, só comprasse o que tem utilidade... não teria nenhum relógio...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #9 Online: 24 Setembro 2010 às 20:43:43 »
ou seja, provavelmente não serve para nada.............
...
Se, na minha vida, só comprasse o que tem utilidade... não teria nenhum relógio...

Ambas as opiniões trazem verdades!!!  ;D  ;D  ;D
Creio que, hoje, essas escalas, digamos, "diferentes", sejam nada mais que enfeite, e reportem a modelos passados, que belos eram, além de terem utilidade com bezéis possuidores de escalas, as mais variadas.
Hoje, seu uso, fora as escalas dos bezéis de mergulho, creio seja nulo!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #10 Online: 24 Setembro 2010 às 22:21:51 »
ou seja, provavelmente não serve para nada.............
...
Se, na minha vida, só comprasse o que tem utilidade... não teria nenhum relógio...
CONSUMISTA!

afinal, vc compra relógios por causa do bezel ou por causa do relógio em si?

se for por causa do bezel, é melhor ir a uma fornitura e comprar vários, que vai sair bem mais barato que comprar o relógio inteiro....kkkkkkk

de qq forma continuo achando um adorno desnecessário para os relógios, à exceção dos antigos (que histórias possuem), e os de mergulho, que guardam alguma utilidade...o resto: puro mal gosto. (minha singela opinião)
grande abraço a todos.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #11 Online: 25 Setembro 2010 às 00:56:44 »
Heuer Cauculator


Abraços,
Cigano!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #12 Online: 25 Setembro 2010 às 03:43:35 »
Luis, eu já sou o contrário, adoro bezeis mas na situação atual, só compro os divers e olhe lá, meu bolso não permite ir além disso
Eu compraria um relógio de cada tipo de bezel diferente que encontrasse se a condição financeira permitisse.

To de olho num Seiko Flightmaster faz tempo, acho o modelo muito lindo, mesmo achando que o bezel não terá utilidade alguma pra mim, se comprá-lo será pela beleza mesmo.
Um abraço
Fábio

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #13 Online: 25 Setembro 2010 às 08:23:27 »
Olá,

Gosto é gosto.

Opinião é opinião.......Doxa é Doxa (prefiro os com Valjoux :-*)

Até aqui o óbvio. ;D

Respeito-as!

Viajando na maionese, fico imaginando o que seria, por exemplo, (apenas para citar um) da Breilting sem as escalas, sem as réguas, estas que foram as principais responsáveis por sua notabilidade ao longo destes anos.

O primeiro crono com régua de cálculo no mundo , o Chronomat de 1942 (Patente de 1941)

O primeiro crono destinado exclusivamente para a navegação aérea, o Navitimer de 1952.

Vertigem tenho  neste exato momento, diante do mero imaginar  da inexistência do cronógrafo, ou ainda que existissem, apenas com a escala decimal(papai/mamãe).......caspta!!........que troço  mais sem graça!

Particularmente, apesar destes instrumentos exercerem benefício zero no meu dia a dia, aprecio este tipo de relógio(crono) com uma "porrada" de escalas, e se forem coloridas então :-* :-*.........é a luz!  :-* :-*Quase me afogo agora!.Ui...!


Leon e Gaston estariam tristes!
Pré-Breitling do inicio do século passado




Nem tudo que reluz é ouro :-\ :'(




Abs

Gravina

*

Offline Byron

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #14 Online: 25 Setembro 2010 às 11:39:40 »
Citando Alberto Caieiro: "Mestre, meu mestre e meu guia!"
Gravina, não à toa vc é chamado de "mestre"...
Tô contigo e não abro.

Abraço.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #15 Online: 25 Setembro 2010 às 11:48:40 »
Bem...
Já que estamos falando dessas escalas de cálculo, como poderíamos utilizá-las? ? ?
Alguém tem uma tabela? ? ?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Aero

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #16 Online: 12 Novembro 2010 às 23:19:05 »
 Oi, pessoal, vou dar um revival no tópico.

 Como foi comentado, essas réguas de cálculo reproduzem o que nós pilotos chamamos de "Computador de vôo E-6B". é a régua de cálculo circular, onde você realiza operações em cima de regra de 3. Por mais que o painel das máquinas que voamos seja bem complexo, uma reguinha de cálculo ajuda bastante pra fazer um cálculo ou outro. Eu acabo por usar mais em solo, quando alguém pergunta alguma coisa de tempo de vôo, consumo de combustível, coisas mais básicas. O meu Breitling Navitimer deve ter mais da metade das minhas horas de vôo, mas acabo mesmo usando a régua pra servir de conversor de moeda .

 Apesar disso, a maioria dos pilotos- principalmente os mais novos que curtem Breitling- usam o Aerospace. Eu não digo que não terei um, mas reluto quanto ao quartz. Mas meu colega de vôo... tem quatro.

 A Hamilton lançou um recentemente voltado pra quem voa Heli, onde você consegue calcular a Altitude Densidade de onde se está decolando. Achei carregado demais.

 Abraços !

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #17 Online: 12 Novembro 2010 às 23:25:20 »

 A Hamilton lançou um recentemente voltado pra quem voa Heli, onde você consegue calcular a Altitude Densidade de onde se está decolando. Achei carregado demais.

 Abraços !

Seria o Hamilton X-Copter?  ;)



Abraços!

*

Offline Aero

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
Re: Mais um bezel diferente, alguém poderia explicar?
« Resposta #18 Online: 12 Novembro 2010 às 23:58:36 »
 Isso aí ! Eu o vi ao vivo. Se resolver deixar as asas fixas e partir pros Helis, acabo comprando por farra, e por não ter visto em outra marca.

 Valeu !