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The Co-Axial Escapement - Omega’s 10 Year Anniversary

Iniciado por Wadley, 27 Janeiro 2009 às 19:51:13

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Wadley

Wadley

mestreaudi

Excelente tópico Wadley!!  :)

10 anos de Co-axial!!!!

Enfim....

Pergunto aos especialistas, se realmente ele é tudo isso q falam???? (mais preciso, menos desgastes, maior tempo de intervalo de manutenção etc...)

Abraços!
Rafael.

Adriano

Ele não é mais imediatamente mais preciso; sua qualidade é a de manter a precisão por mais tempo pois há mínima alteração no nível de atrito no momento do impulso. O intervalo de manutenção não deve ser maior; é o mesmo que qualquer relógio. Mas ele mantém um nível de precisão superior entre esses períodos, pois sofre consideravelmente menos com a degradação da lubrificação.

Os calibres com esse escapamento, no entanto, são de alta precisão por serem dotados de outros recursos como o balanço free-sprung, possuirem COSC e etc.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Que engraçado, sem querer lancei meu artigo sobre o George Daniels no ano do aniversário de 10 anos da produção em série... coincidência! Nem tinha me tocado.

Abraços,

Igor


Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Wadley

Acho que nestes últimos 10 anos, a melhor tecnologia lançada nos movimentos mecânicos foi o escapamento co-axial.

Wadley
Wadley

mestreaudi

Citação de: Adriano online 28 Janeiro 2009 às 09:55:57
Ele não é mais imediatamente mais preciso; sua qualidade é a de manter a precisão por mais tempo pois há mínima alteração no nível de atrito no momento do impulso. O intervalo de manutenção não deve ser maior; é o mesmo que qualquer relógio. Mas ele mantém um nível de precisão superior entre esses períodos, pois sofre consideravelmente menos com a degradação da lubrificação.

Os calibres com esse escapamento, no entanto, são de alta precisão por serem dotados de outros recursos como o balanço free-sprung, possuirem COSC e etc.

Abraços!

Adriano

Valeu Adriano!!  :)

Vc já fez alguma manutenção em alguma máquina com esse escapamento? É mais complicado?

Abraços!
Rafael.

Adriano

Já fizemos manutenção em alguns poucos co-axial, e apenas dois realmente precisavam de revisão completa, ambos já antigos, um De Ville GMT e um Aquaterra. Estavam apenas com pouca amplitude, natural da idade e do uso intenso por mais de 6 ou 7 anos. Bastou limpeza e lubrificação para ficar "zero". A manutenção não é mais complicada, mas eu diria que é mais criteriosa pois o procedimento de lubrificação do escape é bem mais delicado que o do escape de âncora suíça (que já é a parte mais delicada de se lubrificar em um relógio). Por isso os relojoeiros treinam na suíça especificamente a lubrificação do escape co-axial. A quantidade e localização do óleo é super-crítica, fazendo a diferença entre funcionar perfeitamente e simplesmente não funcionar. Ele é bastante intolerante à erros de lubrificação. Além disso, ela precisa ser refeita depois de 24 horas em funcionamento, portanto, o escapamento é lubrificado em duas etapas. Tirando ele, todo o resto do mecanismo segue o padrão.

Mas é bom lembrar que a lubrificação dele é uma opção da Omega. O conceito original do sistema dispensa totalmente sua lubrificação. A orientação é que a lubrificação deve ser checada com miscrocópio, e recomenda-se que seja feita diretamente com o uso de microscópio. Ao contrário do escape de âncora suíça, no qual se lubrificam as levées, no co-axial lubrificam-se os dentes, um por um dos oito de impulso e dois dentes do pinhão, com o detalhe deste último que não deve sob hipótese nenhum haver lubrificante, nem por meio de dispersão, na face em que ele toca a roda de escape intermediária. Nas rodas de escape de 3 níveis, usada nos 3313 por exemplo (pois a altura permite), isso é menos crítico, pois o pinhão é separado dos dentes que têm contato com a roda intermediária de escape.
Ainda assim, são apenas microns (micra) que separam o limite de quantidade mínino e máximo de óleo.

Vale complementar que o desenho sofreu mudanças desde os primeiros exemplares. Além da mudança de freqüência nos calibres 2500 (inicialmente 28.800 bph, depois modificado para 25.500 bph), outras mudanças foram feitas. A âncora teve seu formato mudado, melhorando suas características de equilíbrio (por mudar o centro de gravidade) as rodas importantes foram mudadas pela mudança da freqüência, apesar da diminuição da freqüência, a necessidade de um balanço de maior momento de inércia (pela menor freqüência) privilegia o desempenho posicional. Com isso também a capacidade de arranque (facilidade de entrar em funcionamento, quando parado).

Abraços!

Adriano

flávio

Pô, 10 anos já!


Agora a pergunta que não quer calar: e um escapamento coaxial sem lubrificação, seguindo o modelo proposto por Daniels. Porque no livro dele, ele dizia que usava um troço com Coaxial (não lembro e não vou procurar, mas acho que era um Patek modificado), sem lubrificação há 10 anos e sem desgaste.

Queria ver, então, alguém tocar o pau num coaxial e deixá-lo funcionando anos sem lubrificação. Afinal, a proposta não é essa? Aliás, a grande vantagem do escapamento de detenção por mola é a ausência total de lubrificação, em comparação ao detenção por pivô, que tinha lubrificação (não no escape, mas no pivô), porque na prática os dois tinham impulsos tangenciais, que é também uma vantagem de precisão, e não apenas de manutenção de precisão (e neste ponto discordo um pouquinho, apenas um pouquinho do Adriano) do que o de âncora normal.

Resumindo, queria ver o troço como foi projetado, não como a Omega modificou.

Eu já disse aqui que, depois de várias tentativas de fazer um sistema de carga eta de 2892 carregar de forma adequada, falei para o relojoeiro: deixe essas - ah, vai com palavrão mesmo - merdas de rodas reversas sem lubrificação alguma! Daqui a alguns anos abrimos e conferimos o que aconteceu. Não abri até hoje, e já se vão...7 anos. Tô até com medo.


Flávio

igorschutz

Citação de: flavio online 28 Janeiro 2009 às 18:32:37
Porque no livro dele, ele dizia que usava um troço com Coaxial (não lembro e não vou procurar, mas acho que era um Patek modificado), sem lubrificação há 10 anos e sem desgaste.

Foram 12 anos, num ébauche do calibre PP 315. Veja aqui.

Abraços,

Igor

P.S.: Estou te mandando uma MP.
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Wadley

Wadley

jobasa


Já deu pra ver que por causa dessa lubrificação mais criteriosa não se pode revisar em qualquer relojoeiro e sem microscópio ainda . Por conta deste treinamento extra e especializado a Omega deve cobrar os olhos da cara por uma revisão nesses coaxiais . É caso pra se pensar antes de comprar o relógio .

Adriano

#11
Não cobra. O preço é o mesmo dos modelos sem co-axial, ou seja, a revisão de um 2500 é o mesmo preço de um 1120 e a de um 3313 é o mesmo preço de um 3303. Ter relojoeiros treinados e especializados nos últimos lançamentos da marca não é um extra, mas sim uma obrigação da assistência técnica decente, e essa responsabilidade é da empresa e não do cliente.

Além disso, todos os modelos com escapamento co-axial vem com garantia de 3 anos, ao invés da tradicional de 2 anos.

Abraços!

Adriano

Desotti

Um video mostrando algumas etapas da montagem do movimento Co-Axial cal. 8500:

http://www.youtube.com/watch?v=Kp5oby6nzxA

E, de quebra, a produção do novo bezel "liquid metal" para o Planet Ocean:

http://www.youtube.com/watch?v=r71t-FSoFAI

Abraços!

Marcelo.

igorschutz

Excelente o primeiro vídeo.

Muito interessante ver as máquinas trabalhando na montagem do movimento. É algo que não se vê todo dia.

Um abraço,

Igor
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Alberto Ferreira

Salve!

Grato por compartilhar, Marcelo!

Muito bons mesmo.
Eu sempre quis ver como eram feitos os bezéis de "cerâmica".

Abraços,
Alberto

shun

Uia, adorei os vídeos!! Sério!

Muito obrigado por compartilhar Desotti!

Um abração!

Cigano

Puxa vida !! Lindíssimos movimentos, video e Omegas !! ::) ::)
Um dia quando eu tiver dinheiro quem sabe eu compre um, dois, três... Omegas, e com certeza terá um Co-Axial entre eles!! ::)

Obrigado Desotti por compartilhar !!
Abraços,
Cigano!

jones


rlessa

Citação de: igorschutz online 16 Junho 2010 às 16:36:48
Excelente o primeiro vídeo.

Muito interessante ver as máquinas trabalhando na montagem do movimento. É algo que não se vê todo dia.

Um abraço,

Igor

Tinha umas dessas na Basel, mais máquinas de usinagem e polimento... espetáculo!!!! acho que gastei mais tempo nesse pavilhão do que nos das manufaturas... ;D

aminger

Eu, quando pego meu omega para ficar babando em cima dele (heheheh), fico vendo o acabamento imprcávél na sua construção e imaginando como seria.... Esses vídeos me ajudaram muito , simplesmente demais, obrigado por compartilhar.