Menu principal

Antes e Depois !!

Iniciado por Malima, 28 Janeiro 2009 às 20:11:12

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Citação de: Pandolfi online 30 Setembro 2012 às 11:17:44
Parabéns, Cigano, meu amigo...
Grande abraço.
Pandolfi

Muito obrigado caro amigo Pandolfi, acho que esse está na mira (+) para o "desmantelamento do movimento"  ;D :D

Até logo!! ;)

Caro Filipe, parabéns, a platina parece NOS agora, belo trabalho!! ;)

Citação de: automatic for the people online 02 Outubro 2012 às 14:32:23
Cigano e Filipe: belos trabalhos!

abs

AFTP

Thanks caro AFTP, até logo!! ;)

Caro Paulistano, que fantástico essa pessa que está restaurando, nossa depois de pronta vai ficar muito bonita, nossa em uma estante ou aparador antigo em mogno esse relógio ficaria fantástico!!

Vou acompanhar!! ;)

Boa sorte!! :)
Abraços,
Cigano!

Carbonieri

Caros colegas, dei uma boa olhada em todos os posts deste tópico, achei muito legal as restaurações, fiquei até com vontade de começar eu mesmo mexer em algum relógio, mais ainda não tive coragem.
Há uns doze anos mandei restaurar em uma relojoaria no centro de São Paulo um relógio Mido Ocean Star que foi de meu pai e de meu irmão, achei que ficou ótima a restauração, contudo, foram trocadas as duas coroas (que eram assinadas "mido") por coroas normais. Me foi avisado na ocasião pois as originais estavam espanadas. Será que consigo encontrar duas coroas assinadas da "mido"? Elas eram de tamanho bem grande e o relógio é decada de oitenta, com o bezel dentro do vidro (semelhante ao Orient KD). Sou meio ruim de informatica mas vou tentar postar foto posteriormente....abraços.
sic transit gloria mundi

Carbonieri

tem um relógio igual ao que estou falando no post aterior, no endereço abaixo citado:
http://lisboacity.olx.pt/mido-ocean-star-iid-195124643
sic transit gloria mundi

vinniearques

Citação de: Carbonieri online 09 Outubro 2012 às 17:40:25
tem um relógio igual ao que estou falando no post aterior, no endereço abaixo citado:
http://lisboacity.olx.pt/mido-ocean-star-iid-195124643

Carboneri na fornitura 777 aqui em são paulo você encontra coroas pro mido, lá tem varias (ou tinha pelo menos), só não sei se o modelo exato mesmo, o bom é levar o relógio e ver lá o que se aproxima usando o relógio e sua memoria!

Alias vale a dica, na 777 tem MUITa coisa da Mido, fecho, pulseira, mostradores, caixas, é coisa pra caramba!

Carbonieri

obrigado pela dica Vinni,sou do interior de sp, mas as vezes vou a são paulo e aproveitarei a oportunidade....abraço.
sic transit gloria mundi

Paulistano

Citação de: Paulistano online 04 Outubro 2012 às 18:17:06
apresento aos amigos mais um projeto:
um relógio do final do século XIX, com base em mógno e prata maciça, que pertence a um grande amigo da família.
este relógio passou de mão em mão, até parar na casa dele....mas em péssimas condições.
ele, então, sabendo que eu gosto de restaurar coisas, me pediu para dar um trato na preciosidade.
o movimento é bastante tosco...simples até...mas funciona perfeitamente. ele foi totalmente desmontado e revisado por mim, e está aguardando a reforma da caixa para voltar à casinha.
o acabamento externo dele é em prata portuguesa, maciça, ou seja, não é latão banhado.
um belíssimo trabalho por sinal, cuja restauração está sendo feita pela melhor oficina de prata de lei aqui de SP...eles lá só trabalham com prata maciça.
a restauração é minunciosa....e merece muito cuidado, pois trata-se de uma peça única.
o mostrador ainda não fotografei, mas não será restaurado. ele está em bom estado.
os ponteiros foram reformados, e depois postarei fotos do conjunto montado.
espero pegar a prata amanhã, fazer a restauração do acabamento da madeira e montá-lo na semana que vem.
por enquanto, segue, apenas, um aperitivo.
grande abraço a todos.

reparem na parte de cima do adorno...está escrito: HORAS FELIZES!
tenhamos todos horas felizes. abraços.

DESCULPEM A REPETIÇÃO DE POSTAGEM, MAS É PARA QUE FIQUE MAIS BEM VISUALIZADA A DIFERENÇA....

a madeira é jacarandá, e a frente é em prata maciça, lavrada à mão, em Portugal.
a madeira foi toda escovada com escova de aço (não se pode lixar pois ficaria manchada). agora será aplicada, tão somente, cêra de carnaúba com cera de abelha, escura, que dá um brilho acetinado e mantém a cor da peça.
a frente de prata foi totalmente desamassada por um "prateiro" aqui de SP, feita a pátina e aplicado verniz, para que não oxide, pois com esse detalhamento é impossível viver limpando a peça....
faltam, ainda, os pregos de fixação (a coisa mais difícil de encontrar, pois devem ser de latão banhado em prata...vou conseguí-los na semana que vem.
a máquina é bem rústica, e será colocada na semana que vem...está consertada e revisada, mas falta colocá-la no suporte.
enfim, estou em fase final de restauração.
irei atualizando à medida que for fazendo.
seguem as novas fotos:

grande abraço.

ThiagoDF

Muito legal Paulistano!
Por favor, continue nos atualizando com a evolução da restauração!
Membro do RedBarBrazil

Paulistano

DEIXA COMIGO AMIGO.
OBRIGADO PELO INTERESSE.
ABRAÇOS E ÓTIMO FERIADO.

Filipeandrade

Paulistano, que relógio lindo cara!

Quantos detalhes! Show d+

Ficou muito bonito o serviço feito na prata, dá pra ver que é todo feito a mão!

O movimento esta em ótimo estado em?

Abraços e continue postando!

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

BigPaul

Muito legal essa ultima restauraçao, eu sempre acho que toda e qualquer restauraçao que seja feita, nunca deve deixar de tirar a originalidade da peça, procurar sempre manter o mais fiel possivel do original

tem alguns colegas aqui por exemplo nao gostam de restaurar mostradores e deixam com pontos de ferrugem justamente para nao tirar a originalidade, mas eu ja tive relogios assim e sinceramente me incomodava isso, e mandei restaurar os  mostradores, mas sempre tendo algum criterio e sempre seguindo conselhos de quem entende bem do assunto

Paul

Paulistano

Felipe
o movimento está em bom estado. o único problema é a corda, que foi cortada um pedaço e deu um certo trabalho para consertá-la.
a frente de prata é toda feita à mão, e data do final do século 19. uma bela peça, muito bem feita.
o acabamento original da prata é esse final. o que vcs viram nas primeiras fotos foi resultado de anos de abandono e maus tratos, que deterioraram a peça e quase acabaram com ela.
basta ver os furos que foram feitos para colocação de pregos. originalmente esses furos eram mínimos e se usava pregos de latão banhados em prata. vou pepor esse tipo de prego, mas um pouco mais grrossos, diante do alargamento dos furos.
o Jacarandá está em ótimo estado, apesar de ter sofrido uma certa deformação....as madeiras secam e deformam ao longo dos anos, e isso faz parte das chamadas "marcas do tempo".
curiosamente, o Jacarandá está levemente curvado para frente, como se fosse uma "velha senhora", que se curva, aos poucos, ao longo da vida....muito curiosa essa atitude da madeira....
enfim, na semana que vem pretendo montá-lo. aí volto a postar fotos dele.
o mostrador do relógio em si não foi restaurado, pois ele é bem diferente, e custaria muito caro para restaurar. sem falar que tiraria a originalidade desnecessariamente.
num porcesso de restauração, as chamadas intervenções devem ser feitas com muito critério, mantendo-se o máximo possível do aspecto original.
se vc não pode repor a peça como era, deixe-a, ou faça uma intervenção gritante, ou seja, restaure o pedaço faltante com um material totalmente diferente.
vcs já viram em estátuas de mármore que muitas vezes se uas gesso para refazer um nariz, um braço? pois é, isso não é trabalho "porco", mas técnicas de restauração em peças de arte.
cada antiguidade tem uma forma de ser restaurada....são muitas as técnicas. estudei muito isso na minha fase de restaurador, quando restaurava aparelhos telefônicos.
para quem não sabe, fui eu que restaurei todo o acervo do museu do telefone no Rio de Janeiro, hj espaço Oi Claro. vale a pena a visita.
enfim, é um processo longo e cuidadoso...e que deve ser feito com muito critério.
mais uma vez muito obrigado pelo interesse.
grande abraço a todos e ótimo feriado.

Filipeandrade

Gostei das explicações.

Abraços!

Pandolfi

Relojão Paulistano...
Pandolfi

Filipeandrade

Bem amigos, sem tempo como nunca..  :-\

Assim como o o amigo Paulistano, tenho alguns projetos... ;)

Um omega f300!

O movimento já esta em perfeita ordem, mais para frente postarei mais detalhes.

Passei aqui para compartilhar sobre a caixa.

Peguei ele em um estado de oxidação no aço muito grave, olhem só:

Aqui, o olho já começa a encher de lagrimas!

Aqui é onde o filho chora e a mãe não ver!

O problema maior é que para dar um trato bacana na caixa, tem que desmonta - lá, e como desmontar uma caixa travada pela ferrugem - oxidação? (Sem danifica-la?)

Bixo, não tinha como, tentei de tudo! Até que com bastante critério, consegui:

Com um pequeno forninho dei uma esquentada na caixa, sendo de aço puro e fazendo com cuidado não havia problema  ::) E em seguida, ainda quente, mergulhei ela em um pote de óleo bem fino. Até que o óleo penetrou nas roscas e nas juntas da caixa e ela saiu sem grande esforço! Fedeu a casa toda! Dona maria ficou brava  ;D ;D

Gente, esse Preto ai, era o ferrugem que dessouveu com óleo.

Agora, é depois que passei um outro produto para limpeza em aço inox: o LimpainoX (sem nenhum intereferencia de ferramentas!)

Agora aguardem até o proximo passo dessa caixa.

O ultimo passo acredito que seá o mais interessante.

Aguardem!

Abraços

Filipe

Filipeandrade

shun

Grande Filipe!

Fantástico!  :D

Habilidade pura!

Abraços!

Paulistano

Filipe
não sei onde foi, mas alguém aqui do fórum fez uma postagem sobre uns 3 f300 absolutamente novos, cuja máquina estava ruim.
não seria o caso de ir atrás de um desses e colocar a sua máquina nele? o relógio ficaria novo.
pelo que me lembro os relógios estavam lindos...mostrador e caixa zero mesmo.
dê uma procurada.
grande abraço e parabéns pelo trabalho.

Pandolfi

Parabéns Filipe.
Grande abraço.
Pandolfi

Filipeandrade

Citação de: shun online 14 Outubro 2012 às 04:39:05
Grande Filipe!

Fantástico!  :D

Habilidade pura!

Abraços!

Obrigado Shun, o resultado final vai fica bem legal.
Citação de: Paulistano online 14 Outubro 2012 às 07:19:53
Filipe
não sei onde foi, mas alguém aqui do fórum fez uma postagem sobre uns 3 f300 absolutamente novos, cuja máquina estava ruim.
não seria o caso de ir atrás de um desses e colocar a sua máquina nele? o relógio ficaria novo.
pelo que me lembro os relógios estavam lindos...mostrador e caixa zero mesmo.
dê uma procurada.
grande abraço e parabéns pelo trabalho.
Valeu Paulistano, lembro sim, cheguei a mandar um e-mail, tenho algumas peças desses modelos.
Mais é complicado a questão financeira e tempo investido, essa caixa está precisando de um carinho maior, e o mostrador está bem envelhecido, resolvi ficar com ele mesmo, do jeito que está.
E até mesmo com defeito, vai lá saber quanto estão pedindo pela sucata.
Próximo passo é dar um polimento e escovamento nos lugares certos da caixa.
Me deu muita curiosidade ver o mostrador do relógio de prata que está restaurando, vamos nos falar mais!

Abração cara, valeu pela idéia!

Citação de: Pandolfi online 14 Outubro 2012 às 09:02:32
Parabéns Filipe.
Grande abraço.
Pandolfi

Opa pandolfi! Quanto tempo em?
Obrigado por comentar.
Abraços.

Cigano

Caro amigo Paulistano, que lindo este relógio, nossa ficou outra coisa....
Quando você tinha dito prata nas fotos anteriores antes da limpeza, eu fiquei realmente me perguntando, "Aonde tem prata aí ??"  ;D 8)

Parabéns pelo belo trabalho!!

E caro Filipe parabéns pelo "projeto" de desoxidação da caixa deste belo Omega...
Gosto de ver seus trabalhos de "Antes e Depois"

Estou com um projeto para postar, mais com net via cel, sem condições, quando voltar minha net de verdade, eu posto o "projetinho" ficou "maro-menos" mais estou gostando!!

Tenham uma ótima semana!! ;)
Abraços,
Cigano!