Menu principal

Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!

Iniciado por igorschutz, 03 Janeiro 2011 às 22:35:46

tópico anterior - próximo tópico

Arrais

Grande post...é por postagens como esta que passo aqui todo dia. Merece virar classico...

Obrigado Igor.

Um abraço

Arrais
Easily satisfied with the Best

thomas.bnu

Estou impressionado com a técnica para o folheamento a ouro.

Fico feliz se o Sr. Odilio está satisfeito com sua trajetoria. As vezes a simplicidade dessas pessoas nos é apresentada como um testemunho de virtudes que
desconhecemos ou não valorizamos. Sua simplicidade é o que tornou, talvez, nenhum desafio por demais complicado...

Sua história merece ser registrada como um exemplo também de como é um grande homem.

Ótima reportagem, de grande sensibilidade para expor em tão poucas imagens e linhas a alma do grande artista!

Sinceros Parabéns!

Wilson

Igor !

Puxa, belíssima história ! digna de ser publicada na pulso...

Obrigado por compartilhar !

são pessoas como o Sr. Odilio que nos dá força para continuar, não é ?

abraços,

wilson

Glauco GM

Não tenho o que dizer, pois tudo já foi dito anteriormente !!

obrigado pelo post !

abs

Glauco

FSV

Igor: Obrigado!!!  ;)

Seu Odílio: Obrigado!!!  ;)

Aos cultores e apreciadores da técnica, do desprendimento, do amor à arte (e não somente à "profissão" e seus de$dobramento$), enfim, a nós  :D :D: Obrigado !!!  ;)

Abraços

Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

Serafim

Caro Igor,
muito obrigado pelo texto, excelente você ter compartilhado isso.
Por isso que eu sempre penso: tem certas coisas que só se vê no FRM.
Obrigado mesmo, e belas fotos!

Abraços,
Serafim

Wadley

Muito bom.

E o seu Odílio  é da terra.....das Minas Gerais.... :D :D :D
Wadley

igorschutz

Obrigado, novamente, amigos, pelas manifestações. Fico muito feliz que tenha agradado.

Sobre o comentário do Alberto, estou com ele.
Acredito sim que existam muitos exemplos de relojoeiros engenhosos e criativos como o Seu Odílio aqui na nossa terrinha, e assim eles vão se desdobrando com o que têm e pondo pra frente nossos queridos reloginhos, especialmente aqueles mais baratos, onde já não compensa mais gastar uma fábula para revisar e/ou encontrar peças. :D

Se hoje em dia há uma notória ausência de profissionais qualificados para confeccionarem uma peça no torno, a culpa mais está na própria indústria relojoeira suíça, que tolhe essa atitude e prefere "trocadores de peças" (por razões qualitativas que agora não tenho tempo de discutir), do que em nosso "pobre" mercado.

Faço uma analogia com os próprios veículos automotores: quem nunca ouviu falar naquele mecânico das antigas, profissional maravilhoso, muitas vezes isolado numa cidadezinha do interior, que se virava nas suas gambiarras e colocava o Fuscão e a Brasólia pra trabalhar?
Hoje, se jogar um Vectra cheio de parafernálias eletrônicas, sensores, injeção, etc., o pobre "doutor" pouco poderá fazer... Carros como este não aceitam mais gambiarras, certo? :-\

Um abraço a todos,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Marcelo Costa

Igor!!!!!

Que maravilha de reportagem!!!!

O texto e as fotografias estão fantásticos!!!

Essa matéria poderia ser publicada em qualquer revista meu amigo!!!

Muito obrigado por compartilhar essa maravilha e por nos fazer conhecer o "Seu" Odílio, uma pessoa que com certeza ainda tem muito que ensinar às novas gerações!!!

Saúde e mais 100 anos ao "Seu" Odílio!!!

Abração!!!

Gravina

Citação de: igorschutz online 05 Janeiro 2011 às 08:50:26
Acredito sim que existam muitos exemplos de relojoeiros engenhosos e criativos como o Seu Odílio aqui na nossa terrinha, Um abraço a todos,

Sim também acredito, e ainda bem....graças quiçá,  ao watchmaker maior ::). ;D
Este tipo de personagem não pode estar limitado às fronteiras geográficas, eles vão para além delas, eles invadem, adentram nas nossas mais profundas reflexões.
Permita-me, amigo Igor, poluir :'( este seu maravilhoso post, com fotos que estão aquém destas suas aqui postadas, mas é por uma boa causa, mostrar um destes profissionais que aprendem sem os livros, mas que são verdadeiros mestres também.
Este é o octogenário Corato, paulista de fato :-\, um homem  do tipo que não pode ser limitado pelas meras, e artificiais divisões geográficas.
Há uma passagem, apenas para citar uma,  onde um turista suíço ao visitar a estância de Serra Negra-SP, se deparou com o velho Corato, e perguntou a ele se era possível consertar um relógio de sua propriedade, de alto valor estimativo, um relógio de família.
O simpático músico Corato, não estou viajando, ele também é músico, disse que sim, mas teria que avaliá-lo pessoalmente, e coisa e tal....
De posse de um cartão de visitas, o breve suíço foi embora..............seis meses depois, chega uma encomenda  (from SwissPost), e para espanto do  simpático corato era um Cuco alemão Floresta Negra, mais velho que a fome...
Mãos na obra, ou melhor, mãos à obra, o cuco ficou pronto, cantando e trabalhando como um adolescente, e após aproximadamente um ano depois daquela helvética visita, o suíço aparece novamente na bela Serra Negra, face rosada, sorridente, e muito agradecido leva seu velho Floresta embora.........
Meses depois, o Corato recebe uma carta, num português medíocre, mas certamente carregada de grande esforço por parte do emissor, cheia de emoções, e agradecimentos pelo feito, pelo tal conserto.........o relógio estava parado há mais de 30 anos, e o suíço veio encontrar aqui na terra de Santa Cruz um profissional que lhe respaldou de segurança para executar aquele serviço!.......quase como se fosse uma cirurgia num ente querido! (exageros meus...)
O Corato também já fez muitas peças de relógios em seu velho torno, inclusive uma (fez várias delas), e que é  o calcanhar de Aquiles do movimento Rolex A296, que ele denomina de cruzeta.
O rostinho lindo do Brad Pitt está com uma bolinha ;D vermelha, pois não é necessário  mostrá-lo aqui.............está na rede mundial para quem quiser ver .

Corato uma figura, um relojoeiro, um músico, uma simpatia, uma simplicidade, um amigo, um mestre, de fato! :-* :-* :-*

Abraços

Gravina

igorschutz

Citação de: Gravina online 05 Janeiro 2011 às 13:41:08
Permita-me, amigo Igor, poluir :'( este seu maravilhoso post, (...)

Poluir? De maneira alguma!
Publicar aqui esta bela história do Sr. Corato em muito engrandece o tópico e o Fórum como um todo. Quisera eu todos tenhamos histórias como essas pra contar, sejam ilustradas com foto ou não.
O tópico está livre para quem quiser compartilhar "causos" de mestres como o Sr. Corato e o Seu Odílio. Eles mais do que merecem!

Obrigado por compartilhar, Mestre! ;)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Bravo!!!!!

É isso aí, meus amigos.
Isso, vocês podem ter a mais pura e certa certeza, não tem preço!
Deve ser tido como uma das "missões" do nosso FRM, reconhecer e louvar estes profissionais, insubstituíveis por um lado, mas inspiradores por outro.

Douglas,
Grato por compartilhar mais essa!

Vida longa ao Mestre Corato!!!!!
8) 8) 8)

Abraços a todos!
Alberto

Jefferson

Caro Igor,

Gostaria de lhe parabenizar pelo belo trabalho de registro dessa linda história de vida.

Minha humilde sugestão: aprofunde, e continue pesquisando a respeito de pessoas como os senhores Odílio e Corato.

Seria uma importante contribuição tanto para a horologia, quanto para as ciências humanas de maneira geral.

Grande abraço,

Jefferson

flávio

George Daniels foi questionado se algum dia usaria máquinas CNC, métodos não "antigos" para produção etc. Resposta rápida: não, pois sempre quis superar o que os antigos mestres faziam (nada modesto...Sua inspiração é Breguet), e eles não usavam nada disso, por que eu usaria?

Flávio

Desotti

Tudo o que podia ser dito em termos de elogios ao "Seo" Odílio neste belo tópico já o foi, nada mais merecido!

Uma pena que poucas pessoas saibam valorizar este tipo de trabalho nos dias atuais, mas histórias de vida como as do Seu Odílio e Corato em verdade enobrecem todos os profissionais que persistem em se formar e se aprimorar no nobre ofício de relojoeiro.

Amigos Igor e Gravina, muito grato por compartilhar! :)

[[]]'s

Marcelo.