Menu principal

Dúvida sobre polimento..!

Iniciado por shun, 20 Janeiro 2011 às 18:49:36

tópico anterior - próximo tópico

shun

Gente,

Eu to com uma caixa de 6309-7040 que está com o polimento errado, um lado está "ondulado" e visualmente está bem irregular quando é visto sob luz.. Gostaria que os mais experts me ajudassem. Como é uma caixa que está sobrando, não me importo se eu fizer merda e estragar ela.. Portanto qual seria os materiais e procedimentos necessários para isso; tipo, desde o começo até o fim? Gostaria de tentar, como aprendizado.. Primeiro vou tentar em uma caixa de um outro relógio, pegar o jeito, e partir pro abraço! ( Ou um tapa na orelha, né?  :P )

Seria melhor tentar nivelar a ondulação com lixa d'água e fazer à mão? Ou usar um Dremel de uma vez e torcer pro braço ser firme (  ;D ) ? E o que seria mais inteligente usar para polir o aço depois? Já vi gente usar Brasso..

Estou de férias e o que mais está me sobrando é tempo..!  ::)

Abraços!

Luis O

Shun

Eu tb adoro fz polimentos....e tenho conseguido bons resultados...inclusive elogios de profissionais experientes.

Eu faço meus polimentos sempre na mão....uso lixas d'agua...sempre com uma base, para que os cantos-vivos não se percam...

Os escovados eu faço com uma trama especial da 3M, que vende em fornituras....especial para escovado...

Fuja do dremel....ele só deve ser usado com escovas, para tirar a sujeira....a chance de vc estragar uma peça é enorme.

Já o polimento brilhante, eu faço com as lixas, podendo chegar à lixa 3.000, tb da 3M....o brilho é impressionante....e as vezes uso, dps das lixas, massa de polir coral no. 2, facilmente encontrada em lojas de tintas...

Se vc quiser me ligar para saber os detalhes, estou à sua disposição...vou te mandar uma MP com meu tel.

abs.

Adriano

Só precia da politriz, umas rodas de feltro, umas de algodão, uma escovada ou de borracha para fazer os foscos, e massas, para tirar risco e para dar brilho. O resto é habilidade.

Para fazer os foscos circulares, precisará de um torno e lixas.

Abraços!

Adriano

FALCO

Citação de: Adriano online 20 Janeiro 2011 às 19:29:37...O resto é habilidade...

Este resto significa, aproximadamente, 99,99% da conta... ;D
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

PRTORRES

Eu também uso massa de polir nº 2, depois limpo os excessos com água e um pouquinho de sabão de côco, usando uma escova macia para retirar os excessos, termino secando com um pano tipo de limpar óculos. O resultado tem sido ótimo.

Serafim

Falando em polimento (não de caixas) lembrei de um vídeo da RGM que vi uma vez. Não conhecia isso e achei muito legal, então compartilhando:

The Art of Black Polishing

Abraço,
Serafim

Jefferson

Shun meu caro,

Acho que o que já foi dito pelo Luis e pelo Adriano é suficiente.

A abordagem profissional foi apresentada pelo Adriano, que certamente traz os melhores resultados.

Se você buscar vídeos no you tube sobre polimento de caixas, verá que este é o padrão.

O Luis apresentou uma solução mais caseira, mas que também funciona. Meu procedimento quando faço um polimento é muito parecido com o descrito por ele.

É preciso ter em mente que os resultados podem variar em função da experiência de quem faz.

Se a caixa tem riscos profundos, uso uma lixa com grana um pouco mais grossa. Vou utilizando lixas mais finas, até chegar a fase do polimento. No meu caso, uso a dremel, com bons resultados. Claro, nunca no acrílico!

Para superfícies escovadas, uso uma lixa a seco, fixada em uma régua. Os movimentos tem de ser lentos e precisos, obedecendo sempre a mesma direção.

No entanto, o manuseio das lixas deve ser feito com todo o cuidado, pois o risco de descaracterizar uma caixa é grande, pela remoção indevida das arestas.

Usar uma base reta para fixar a lixa é necessário, mas não suficiente. É preciso prática.

Lhe dou o seguinte conselho: vá em uma relojoaria conhecida e peça algumas caixas de relógios. Treine em peças mais comuns. Tente polimentos, superfícies escovadas. Tente ainda o acabamento misto, com parte da caixa polida e parte escovada.

Deixe sua caixa de 6309 para mais tarde, com um pouco mais de experiência. Mas não deixe de tentar!

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Jefferson

shun

Valeu, gente! Por todas as dicas! Vou deixar a 6309 pra mais tarde e ver se consigo algumas aqui, para servirem de vítimas..  ;)

A do 6309-7040 estou até pensando em mandar pra alguém, pois ela está a beira da descaracterização, tenho quase certeza de que o cara se distraiu com a máquina e fez merda, porque o resto da caixa até que está com um padrão aceitável.

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Mais um par de "conselhos", no sentido do treinamento, se for o caso...

Bom,...
Uma premissa.
O grau de satisfação com o resultado dependerá da avaliação de cada um, ok?

Como o processo mais ao nosso alcance, e havendo a necessária habilidade manual básica, é mesmo o manual (artesanal), siga as sugestões dos amigos.

No caso das caixas-cobaia (de inox, é claro!) selecione nas sucatas as que, mesmo que arranhadas, ainda possuam o polimento original.

E por que isso?
Porque, na hora do tal treinamento, uma parte (pode ser a face do lado oposto, ou algo assim) poderá ser preservada (com o polimento original) para comparação imediata (inclusive do progresso da operação) do resultado que estaria sendo obtido.

Não é incomum, um relógio já ter tido a sua caixa "polida" sem muito critério (alguns ditos "profissionais", mas "magarefes", acham que o negócio é só deixar a coisa "brilhando" ou "fosca"...   E que as arestas...
...ora as arestas, que se danem!).  :P

Resumindo...
Polimento bem feito, como mostra o filme aí acima, pode sim ser manual e artesanal (...um método imbatível, porém lento, pouco "produtivo"...).

Mas,...
Não esqueçamos dos pré-requisitos...

1) Habilidade manual.
2) Planejamento...
3) Paciência...
4) Paciência...
...
Muita paciência...  
:D

A pressa, em geral, é "fatal"!  ::)  8)

Ah!
Eu gosto muito dessa frase...

Restauração mal feita é para sempre!

Abraços,
Alberto

zE_

Os dois 6139 do Automatic estão com o polimento refeito de maneira impecável, exatamente como o original.
Não sei quem fez o serviço, mas está de parabéns!   :D
Olhem as fotos dos 6139 que ele colocou à venda.

Abraços,
Jose A.

mazarif

Amigos,
Tenho algumas duvidas:

Eu pretendo mandar polir um autavia que acabei de comprar. Pelas fotos que vi na net a caixa dele é fosca com os cantos vivos brilhantes, é isso mesmo ?
Eu nao tenho essa habilidade manual para me meter a fazer uma coisas dessas, sou de Sp quem vcs recomendam para fazer este serviço e aproximadamente quanto custa um servico como este ?

Grato pela ajuda,

MARCO

Luis O

Prezado

ligue para o José Carregalo. Ele é um excelente relojoeiro, e trabalha com um excelente profissional de polimento, mas que não atende particularmente.

E de qq forma a desmontagem e montagem do movimento na caixa deverá ser feita por um relojoeiro.

Para que vc tenha uma idéia, acabo de receber um relogio polido por esse profissional....o relógio estava um horror, inclusive com marcas profundas. Ele recuperou a caixa e deixou o relógio novo (praticamente), respeitando o acabamento original, escovado, cantos etc. Um verdadeiro espetáculo.

A minha outra experiência é com um Rolex 1570, meu, que estava pavoroso quando o adquiri. O relogio ficou maravilhoso....com acabamento original...já postei fotos dele aki no fórum, num espaço denominado "Antes e depois".

O telefone do JC é 50518139. Ele trabalha de 8 às 17, e a relojoaria fica em Moema.

Espero que goste da dica.

abs

mazarif

Citação de: Luis O online 21 Janeiro 2011 às 15:19:03
Prezado

ligue para o José Carregalo. Ele é um excelente relojoeiro, e trabalha com um excelente profissional de polimento, mas que não atende particularmente.

E de qq forma a desmontagem e montagem do movimento na caixa deverá ser feita por um relojoeiro.

Para que vc tenha uma idéia, acabo de receber um relogio polido por esse profissional....o relógio estava um horror, inclusive com marcas profundas. Ele recuperou a caixa e deixou o relógio novo (praticamente), respeitando o acabamento original, escovado, cantos etc. Um verdadeiro espetáculo.

A minha outra experiência é com um Rolex 1570, meu, que estava pavoroso quando o adquiri. O relogio ficou maravilhoso....com acabamento original...já postei fotos dele aki no fórum, num espaço denominado "Antes e depois".

O telefone do JC é 50518139. Ele trabalha de 8 às 17, e a relojoaria fica em Moema.

Espero que goste da dica.

abs

Amigo, valeu pela dica, eu conheco o Zé, parce uma unanimidade que ele é o relojoeiro que mais meche com heuer vintage.
Vou procura-lo no inicio do mês.

Abc