solução para limpar relogios

  • 33 Respostas
  • 32889 Visualizações
*

Offline reis

  • **
  • 52
    • Ver perfil
solução para limpar relogios
« Online: 24 Janeiro 2011 às 12:05:01 »
Solauçaõ para limpar Relogios. Está solução pode ser usada na maquina ou na limpeza manual.   

 ACIDO OLEICO  15ml                    Tenho outrs formulas mas esta é muito boa.
 ACETONA         30ml               
 AMÕNIA           40ml                       

*

Ringo

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #1 Online: 16 Fevereiro 2012 às 15:35:05 »
Mesmo usando uma solução pra limpeza dessas que compramos prontas é necessário utilizar benzina?
Se sim, qual primeiro?

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #2 Online: 16 Fevereiro 2012 às 15:46:03 »
solução, álcool isopropílico e benzina...nesta ordem.
o álcool não deve ser utilizado mais do que 2 minutos, pois como já informado em outro tópico, ele ataca a goma que segura, principalmente, as levés.

abraços.

*

Ringo

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #3 Online: 16 Fevereiro 2012 às 15:49:40 »
Muito bem, Pulistano!
Obrigado.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #4 Online: 16 Fevereiro 2012 às 16:47:30 »
Existem diferentes fórmulas para a solução de limpeza. Além dessa apresentada, pode-se usar água com detergente e amoníaco. O alcool isopropílico em seguida dispersa a água contida na solução de limpeza e evita a contaminação da benzina pela água, já que a benzina é o próximo banho.

Algumas marcas tem recomendações diferentes. A Audemars Piguet por exemplo, não recomenda as soluções de limpeza tradicionais com o argumento de que elas podem deixar resíduos e manchar acabamentos, especialmente em relógios mais antigos. E também não recomendam a benzina, sob o argumento de que ela deixa um resíduo oleoso. Logo, recomendam um produto de limpeza especial no primeiro banho, seguido de um ou dois banhos de água desmineralizada ou água destilada e dois banhos finais de alcool isopropílico.

Somente em módulos de calendário perpétuo e módulo de cronógrafos, por possuirem muitas peças de aço, recomendam um banho final de benzina justamente para deixar um resíduo oleoso que protegerá as peças de oxidação.

Abraços!

Adriano

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #5 Online: 16 Fevereiro 2012 às 19:25:33 »
muito legal a complementação do mestre supremo Adriano.
realmente há de se ter cuidado com a "solução" utilizada para lavar.
o revestimento cobreado dos movimentos omega, por exemplo, se ficarem muito tempo imersos nessas soluções, tendem a sair, e o latão da platina fica exposto...acaba com o relógio.
outro revestimento que sai é um banho dourado, que era utilizado em alguns relógios de bolso, ou naqueles relógios de mesa, que possuem duas semi esferas de vidro...deixar muito tempo significa acabar com o belo revestimento.
por isso é preciso ter cautela. na máquina de lavar (centrífuga, não passo de 30 minutos na solução, de 2 minutos no álcool e de 30 na benzina...isso para movimentos que não tenham revestimentos especiais ou muito antigos)

enfim, é só uma pequena omplementação ao que o Dri falou.

abraços.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #6 Online: 16 Fevereiro 2012 às 20:14:03 »
Verdade, o único produto inofensivo por tempo de contato é a benzina mesmo. Contra metais, ela não faz nada, mesmo se ficar de molho.

Todo o resto, especialmente a solução de limpeza, a lavagem deve ser a mais rápida possível. Tudo questão de minutos mesmo.

Ah, só para constar, existe um produto, que não faz nenhuma mágica, mas pode-se usar para dar uma última lavada no balanço completo. Chama-se "One-Dip", da Bergeon. É um produto do arco da velha, mas que se usa ainda. É um solvente forte e nocivo, mas diz que "esteriliza" a espiral em um só mergulhinho.

Aí minha opinião: acho que até era um produto mais importante no passado, com espirais mais antigas, de ligas meio propensas a grudas coisas, tipo aquelas azuladas mais antigas. OU porque as benzinas mais antigas não eram tão refinadas, e deixavam algum resíduo mais oleoso. Não sei se é um troço muito efetivo para espirais modernas, ou com as técnicas mais modernas. Mal não faz, mas não sei até que ponto faz diferença.

Abraços!

Adriano

*

Ringo

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #7 Online: 17 Fevereiro 2012 às 18:43:14 »
Para usar água + detergente + amoníaco quais as proporções de cada um?
Essa é mais fácil de fazer!

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #8 Online: 02 Maio 2012 às 11:25:40 »
Nessa solução de água, detergerte e amoníaco existe alguma proporção usual? Alguém pode indicar?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #9 Online: 02 Maio 2012 às 12:10:04 »
A proporção pode variar de acordo com a fórmula, pois pode-se usar outros aditivos como ácido oleico e acetona. Mas se for ficar no básico, eu diria que para cada litro de água, use uns 70ml de amoníaco concentrado e uns 30 a 40ml de detergente. Pode ser detergente de louça, mas é preferível usar o mais neutro possível, com pouco cheiro e sem corante.

Sempre enxague bem essa solução com água.

Se quiser melhor efeito, pode-se adicionar o ácido oleico e a acetona na mesma proporção que o detergente, ou seja, 30 a 40ml de cada.

Pode-se ainda fazer a mesma mistura concentrada, com meio litro de água ao invés de 1 litro. E aí, na hora de usar, misture o concentrado 1/2 a 1/2 com água.

O certo mesmo é usar água destilada. Caso não tenha acesso, use água de torneira mas antes ferva ela bastante para evaporar o cloro.

Minha opinião é que, a não ser que você vá usar quantidades muito grandes e com rapidez, simplesmente o trabalho de ir atrás dos ingredientes e o custo não vale a pena. Pois não adianta guardar o líquido por meses pois mesmo em uma vasilha fechada, a solução vai perdendo efeito, principalmente a amônia. Não adianta nada. Tem que fazer e usar em questão de semanas, e para usar um litro de solução, haja revisões!

Vale mais a pena comprar logo um vidrinho de solução Araújo concentrada.

Observação: não use solução com amônia em relógios antigos demais, tipo anteriores a 1850, por causa do tipo do latão usado nessa época. A amônia pode causar defeitos estruturais nas peças.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 02 Maio 2012 às 12:29:34 por Adriano »

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #10 Online: 02 Maio 2012 às 13:14:16 »
fazendo um singela complementação ao que o mestre Adriano falou:
NÃO DEIXE MUITO TEMPO O RELÓGIO NO BANHO, POIS PODE MANCHAR A PLATINA, NOS CASOS DE PLATINAS NIQUELADAS.
DA MESMA FORMA, CUIDADO COM ALGUNS MOVIMENTOS QUE TEM UM REVESTIMENTO DOURADO (era comum naqueles relógios colocados em duas metades de vidro, como se fosse uma bola de cristal), a solução de lavagem retira rapidamente o banho, aparecendo o latão por baixo...fica muito feio.

outra coisa: quando fizer uma solução nova (com a fórmula amônia+ácido oléico+acetona) use-a rapidamente na máquina, nunca acima de 15 minutos.

os movimentos omega e semelhantes, tipo 30T2 etc, que~tem o aspecto de ouro rosa, geralmente não mancham, mesmo que o tempo de lavagem seja superior a 15 min.

espero ter contribuído.

OBS: eu possuo máquina de lavagem (centrífuga), e portanto me baseio nesse tipo de lavagem para os tempos acima informados.
abraços.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #11 Online: 02 Maio 2012 às 13:29:28 »
Bem notado! De todo modo deve-se evitar o contato prolongado. Deve-se pensar sempre em usar o menor tempo necessário. Nunca use a solução de limpeza para deixar peças de molho, pois pode mesmo danificar o banho das platinas e pontes e pode enferrujar as peças de aço.

A qualidade dos banhos varia muito de marcas para marcas, de épocas para épocas e de materiais para materiais. O banho melhorou muito nas últimas décadas e são bem resistentes. Mas os mais antigos podem mesmo requerer mais cuidado. E de fato, o banho cobreado dos Omega antigos, além de ser o mais bonito que há, me parece bem resistente (tal como os atuais banhos de ródio), especialmente se comparado com os banhos da mesma época.

Abraços!

Adriano


*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #12 Online: 02 Maio 2012 às 15:37:47 »
Obrigado pela explicação, prezados.
Não sabia que o tempo diminuia o efeito da solução pronta.
Como pretendo usar - num futuro ainda indeterminado - somente como hobby, em relógios (de pouco valor) que tenho para esse fim (aprendizado) comprarei a solução quando precisar. De qualquer forma é muito interessante conhecer os componentes do líquido de limpeza e seus princípios ativos. Vou pesquisar mais.

Abraço!

*

Offline kaiuka

  • ****
  • 257
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #13 Online: 02 Maio 2012 às 23:58:08 »
olá,

amigos, e aquelas flanelazinhas não limpam também? ???

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #14 Online: 03 Maio 2012 às 00:04:08 »
olá,

amigos, e aquelas flanelazinhas não limpam também? ???

Cara amiga "Dara", essa solução, é para lavar movimentos de relógios em revisão, mais serve para lavar a caixa e pulseira de relógios também, claro que é seguro desmontar ele todo para isso, ou seja para quem for revisar o movimento, já aproveita o embalo, mais tem algumas restrições, pois nem sempre as caixas são em aço, muitas em latão plaqueada ou cromada!!


Agora para dar um lustre e limpeza superficial, sim as flanelas são ótimas, tem a famosas flanelas mágicas, usada para lustrar jóias e relógios!! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Offline kaiuka

  • ****
  • 257
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #15 Online: 03 Maio 2012 às 00:11:03 »
obrigadão, caro amigo Cigano Igor.

como eu nao me atrevo a mexer no interior, fico só no lado externo dos relógios.

vou testar as flanelas!

 ;)

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #16 Online: 03 Maio 2012 às 09:15:58 »
Bacana a fórmula do Reis ... só uma dúvida ... onde comprar acetona e ácido oleico? Até onde sei, acetona é uma produto proibido atualmente ... ou estou enganado?
Abraços a todos,
Lourival

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #17 Online: 03 Maio 2012 às 23:46:48 »
Bacana a fórmula do Reis ... só uma dúvida ... onde comprar acetona e ácido oleico? Até onde sei, acetona é uma produto proibido atualmente ... ou estou enganado?
Abraços a todos,
Lourival

Olha acetona eu sei que vende aos montes aqui em casas de cosméticos, tem lugares que vendem de litros, acho que o Éter que é proibido, que antigamente usava-se muito no lugar de removedor de esmaltes...
Mais proibiram a muito tempo, pois estavam usando para fabricação daquele entorpecente que mata muitos artistas!! ;D ;D :-\

Agora o ácido oleico pode ser que encontre em algum local que venda, cloro para piscinas e detergentes para lavar pisos, pois muitos destes lugares, vendem os ingredientes para fazer produtos de limpeza, pelo menos aqui é normal isso!!
Abraços,
Cigano!

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #18 Online: 04 Maio 2012 às 07:55:51 »
Oi Cigano, tudo bacana com você?
Já ouvi uma vez, não sei se aqui no FRM, que o que se vende em lojas de cosméticos é um preparado a base de acetona para tirar esmalte e não acetona pura ... será que funciona do mesmo jeito?
Abração
Lourival

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #19 Online: 04 Maio 2012 às 13:17:09 »
Oi Cigano, tudo bacana com você?
Já ouvi uma vez, não sei se aqui no FRM, que o que se vende em lojas de cosméticos é um preparado a base de acetona para tirar esmalte e não acetona pura ... será que funciona do mesmo jeito?
Abração
Lourival

Olá caro Lourival,
É mesmo, puxa eu não sabia dessa, aí já não sei se serviria. Vamos esperar os colegas se pronunciarem sobre, talvez sim, não sei!! Vamos ver!! ;)
Abraços,
Cigano!