Menu principal

Data - Utilidade x Estética

Iniciado por Leonardo25, 26 Janeiro 2011 às 17:26:55

tópico anterior - próximo tópico

Leonardo25

Senhores,

Vou tocar aqui em um assunto que para muitos é tão bobinho que nem tópico merecia algumas palavras, mas sei que ouvirei opiniões bastante diversas aqui. Já vi alguns comentários, ainda que meio dispersos, sobre a presença da data nos mostradores.

O que vocês acham da presença da data nos mostradores? Preferem com data, ou sem data? Para alguns, eu suponho que um relógio sem data seja um "deal breaker', ou seja, comprar nem morto. Outros preferem apenas uma data discreta, só com o número do mês e deploram aquela data dupla (dia da semana + dia do mês). Por fim, existem aqueles que possuem predileção pela data dupla, ou mais (dia da semana, dia do mês, mês). Outros devem considerar tudo isso irrelevante, e alguns talvez afirmem que tudo vai depender de que relógio se está falando.

- Sem Data

- Com Data (apenas o dia)

- Com data (dia da semana + dia)

Outros relógios mais complicados, como alguns fabricados pela Jaeger le Coultre, apresentam também o mês e o ano, mas preferi deixar esses fora de cogitação em virtude do preço.

E então?

Abração.

Luis O

Para mim tanto faz, desde que seja um bom relógio.....

Gosto dos mostradores com dia....mas......

Enfim, eu gosto é de relógios..

abs

shun

Eu adoro mostradores limpos, sem data.. Porém eu reconheco que a função do calendário é de MUUUUITA praticidade, uso constantemente!

Então para mim tanto faz, com ou sem.

alvesm

Para mim, data é fundamental - sem data = sem relógio.
-------------------------------------------------
http://tempoerelogios.blogspot.com

helio

Tem muito relógio bacana nas duas categorias, nos SEM poderia citar o Speedy Moon (321,861&1861), o 5513 em acrilico (eu gosto mais dos intages da marca), os FlightMasters da Omega e tanta coisa bacana; para defender os que tem data vem o 1675(0), o DualMatic, o UG Tri-Compax, os Da-Vince da IWC e muita (mas muita mesmo) coisa legal; e isto vem a mente sem fazer muito esforço (tem coisa barata sim que é tmb interessante nas duas categorias ;)).
Não sei se o caminho e este, acho que o mais importante é um projeto bem feito que as complicações propriamente ditas.
[]s

Desotti

Não tenho nada contra a marcação da data, salvo quando colocada em reedições de relógios que originalmente não a possuíam, como na mais recente versão do Longines Legend Diver, por exemplo. :-\

Sou meio desligado ;D portanto acho a função realmente útil, embora longe de ser fundamental.

[[]]'s

Erick

Opa

Eu prefiro com data, porem não deixaria passar um belo relogio por q ele nao marca data

;)

abraço

Erick   8) 8)

C.Osti

Gosto pessoal, sempre sem data, porem na impossibilidade, apenas com o dia do mês.

Considero os mostradores sem data muito mais equilibrados, muito mais bonitos, veja o Sub sem data e o outro com o ciclope.

Isso é o que eu penso.

Abraços

Osti

mothe

Tem até alguns modelos bonitos sem data, mais uma datinha é sempre bem vinda!

Abraços.
MOTHE.

bdalla

Não ligo, contanto que o design seja bem balanceado..   Tem data em tanto  lugar hoje (desktop,notebook,,celular etc) que acho a data no relógio uma informação prescindivel.

Abs.
O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

caetano

Com data pra usar dia de semana...

E sem no fim de semana!  8)

flávio

A não ser em viagens, nunca verão os relógios no meu pulso com a data certa. A hora, aliás, é sempre aproximada. Isso porque sou o interessado no fórum no estudo da precisão dos relógios. Ei, mas Freud explica! Não gosto de relógios com data...Minto, adoro meu PO, por exemplo. Mas acharia mais bacana sem data.

Flávio

Moscabranca

Com data ou sem não importa, levo em conta a qualidade geral da peça.

MOsca

automatic

Prefiro sem data !!!

Só deixo os relógios quartz com calendário certo.
Nos automáticos e a corda não mexo para evitar desgaste.

Wadley

Acho que depende do modelo e da necessidade da função para o proprietário.   

Como outros membros, meus relógios mecânicos nunca funcionam com a data certa....
Wadley

aguiar

Tanto faz , depende do relógio.

benyvitz

Para mim relógio sem data parece que fica faltando algo, um mostrador incompleto, que eu
me lembro dos sem data o único que gosto é o Daytona. Agora mim uma coisa que não consigo
engolir de jeito nenhum é a falta do secundeiro.

Leonardo25

Citação de: automatic online 26 Janeiro 2011 às 22:08:25
Prefiro sem data !!!

Só deixo os relógios quartz com calendário certo.
Nos automáticos e a corda não mexo para evitar desgaste.

Caro Automatic,

Perdoe a minha falta de conhecimento, mas qual seria a diferença entre a mudança de data em um relógio quartz e em um analógico? Como o desgaste se dá no analógico no momento em que acabamos por corrigir a data?

Um grande abraço.

Rodrigo_swiss

Olha, mesmo tendo data em qualquer canto hoje para mim ainda não há nada mais prático e rápido do que olhar no pulso. Entretanto, essa função já foi mais importante para mim. A uns 2 anos fiz uma aquisição da qual me arrependo hoje só porque um relógio tinha data e o outro não e como estava começando a me interessar um pouco mais por relógios ainda não entendia absolutamente nada de movimentos e o histórico dos modelos, não que hoje eu saiba grande coisa mas já é muito mais do que antes, comprei o que tinha data...

Hoje não me importo muito, o mais relevante é o conjunto. No que diz respeito a estética, se o dial for bem equilibrado penso que a presença da data não atrapalhe. Só que é mais difícil criar um dial equilibrado quando existe a função de data...

Abs,
Rodrigo

Alberto Ferreira

Salve!

Eu creio que é mesmo por aí, Leonardo...

Para mim, a questão é essa mesma...
A utilidade ou a estética?

Bem,...
Eu diria que depende, que a rigor cada caso é um caso. Que não daria para estabelecer regras.

Eu prezo a estética, não dispenso a praticidade e, a depender do caso, não vejo maior conflito entre ambas.  8)

Abraços!
Alberto