Menu principal

O relógio do Conjunto Nacional

Iniciado por Volante, 24 Fevereiro 2011 às 21:10:09

tópico anterior - próximo tópico

Volante

24/02/2011 - 10h46 Em SP, multa ameaça relógio do Conjunto Nacional

São Paulo - Uma multa de R$ 2,1 milhões e a intenção do banco Itaú de retirar seu letreiro do relógio do Conjunto Nacional ameaçam a manutenção de um dos pontos mais conhecidos da Avenida Paulista, na região central de São Paulo. Em dezembro, a Prefeitura autuou a instituição por desrespeito à Lei Cidade Limpa, após a pintura do logo em azul e amarelo.

Em 2007, quando a legislação entrou em vigor, a Prefeitura havia decidido que o Itaú tinha de tirar a sua logomarca do local, mas o banco entrou com recurso na Comissão Permanente da Paisagem Urbana (CPPU) e o caso arrasta-se até hoje.

Para não ter de pagar multa, o Itaú protocolou no início do mês no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) um pedido para tirar o letreiro, que está há 35 anos no local. A autorização é necessária porque, para o órgão estadual, o relógio é considerado bem aderente ao imóvel tombado, no caso o Conjunto Nacional, e, portanto, sujeito às mesmas regras de tombamento, ocorrido um ano antes da Lei Cidade Limpa. A Secretaria Estadual de Cultura informou que o pedido está em estudo preliminar pela equipe técnica. Procurado por meio de sua Assessoria de Imprensa, o banco não se manifestou.

Para manter o relógio funcionando e garantir a manutenção da estrutura metálica, o banco paga para o condomínio mais de R$ 300 mil por ano. Durante todos esses anos de pendência, a logomarca do Itaú foi se desgastando e quase ficou apagada. Em setembro do ano passado, voltou a ficar visível após a reforma da estrutura, autorizada pelo Condephaat, que incluiu a reposição de peças, pintura e retirada de ferrugem. Três meses depois, a Subprefeitura de Pinheiros multou o banco. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Luis O

É digital? ah, então pode tirar! kkkkkkkkkkkkk

Paulo Sergio

Tanta coisa mais importante para se preocupar em São Paulo...  :-\ :-\ :-\
Será que um relógio pode "poluir" uma cidade?  :( :( :(
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

melao

"Burrocracia" demais,advogados demais,demandas demais,impostos demais,multas demais,legislação demais,demagogia demais,oportunismo demais,interesses demais,pouco interesse demais,bom senso de menos.E o coitado do relogio é que sofre.Esse é nosso mundo moderno.

igorschutz

Na minha opinião, o relógio do Conjunto Nacional é um marco da cidade, e deve ser mantido.

Como o dinheiro para sua manutenção nunca veio do Estado, e jamais virá, acho mais do que justo que apareça sim a logomarca do banco como forma de patrocínio. Além do mas, o negócio sempre foi assim (a logomarca aparecendo).

O Kassab tem umas coisas que as vezes me emputece. Fica de briguinha com umas bostas que não fazem diferença nenhuma para a qualidade de vida do cidadão, mas nas coisas importantes ele se cala (vide enchentes, asfalto esburacado, iluminação pública, transporte precário, etc.). Vá tomar banho!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

TioWatch

Se fosse aqui em Brasília, não haveria esta briga de jeito nenhum, sabem porquê???

O síndico do condomínio levaria 30%,

Os fiscais do órgão de preservação do patrimônio, mais 30%,

A empresa que dá manutenção ao relógio, receberia uns 3 milhões por ano,

E no fim, o relógio estaria atrasando pra caramba, sem ter a mínima uitilidade, e o banco descontaria 3x o valor investido, dos impostos que já não paga!

Todos estariam felizes da vida!

;D ;D ;D

"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

TUDA

lucius

Tombar o letreiro é um pouco demasiado, tanto em seu sentido literal quanto na sua acepção Jurídica  ;D

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Atalo

Amigos,
Para mim é mesmo a maior falta do que fazer.
Aquele relógio já faz parte da história, é marca registrada da Av Paulista.
Tem que ficar sim, e os administradores da cidade que procurem algo mais importante para se preocupar!
Átalo

TUDA

Citação de: Atalo online 25 Fevereiro 2011 às 14:15:28
Amigos,
Para mim é mesmo a maior falta do que fazer.
Aquele relógio já faz parte da história, é marca registrada da Av Paulista.
Tem que ficar sim, e os administradores da cidade que procurem algo mais importante para se preocupar!
Átalo
Alias, são muitas, muitas coisas mais importantes >:(

flávio

O relógio do JK em BH é um marco mas, curioso, nem sei se ainda está instalado. Lembro-me que da minha casa, na avenida Bandeirantes, dava para ver as horas. Digital. Lembrança total da minha infância, quando ficava sapeando a cidade com uma luneta de 14 vezes de aumento (não, nunca consegui ver putaria alguma). Site do prédio famoso mundialmente (apesar de ser um pardieiro. Bem, pelo menos era):

http://www.conjuntojk.com.br/

Flávio

Mac1969

Provavelmente alguém não levou o dele....

;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Citação de: TioWatch online 25 Fevereiro 2011 às 08:43:39
Se fosse aqui em Brasília, não haveria esta briga de jeito nenhum, sabem porquê???

O síndico do condomínio levaria 30%,

Os fiscais do órgão de preservação do patrimônio, mais 30%,

A empresa que dá manutenção ao relógio, receberia uns 3 milhões por ano,

E no fim, o relógio estaria atrasando pra caramba, sem ter a mínima uitilidade, e o banco descontaria 3x o valor investido, dos impostos que já não paga!

Todos estariam felizes da vida!

;D ;D ;D

"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

Atalo

Citação de: flavio online 25 Fevereiro 2011 às 19:04:20
O relógio do JK em BH é um marco mas, curioso, nem sei se ainda está instalado. Lembro-me que da minha casa, na avenida Bandeirantes, dava para ver as horas. Digital. Lembrança total da minha infância, quando ficava sapeando a cidade com uma luneta de 14 vezes de aumento (não, nunca consegui ver putaria alguma). Site do prédio famoso mundialmente (apesar de ser um pardieiro. Bem, pelo menos era):

http://www.conjuntojk.com.br/

Flávio

Ei Flávio,
O relojão do JK ainda está lá, e também com o "patrocínio" do Itau.
As imagens nao estão boas, foi À noite, com chuva e com um zoom de 48x.
Átalo